Viajar para Papua Nova Guiné

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Considerado um dos países com maior diversidade cultural do mundo, nos últimos anos, Papua Nova Guiné tem sido descoberto por turistas que adoram aventuras, atividades ao ar livre, paisagens paradisíacas, praia, sol e calor. Se você gosta de mergulho e de apreciar uma rica fauna marinha, 6 é o seu próximo destino de viagem.

Você conhece nossa página de Vantagens e Descontos? Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Recomendamos todos os fornecedores que lá estão porque confiamos.

Depois que ler o texto dê uma passada nessa página e garanta diversos descontos.

Afinal, esse conjunto de ilhas e arquipélagos, que está localizado na Oceania, entre o Pacífico Sul e o Mar de Coral, é considerado o paraíso do mergulho. Para você ter uma ideia do que encontrará nesse país, a diversidade de espécies que verá durante seus mergulhos não pode ser encontrada em nenhuma outra parte do globo.

Mas o país não se resume apenas na vida marinha; muito pelo contrário! Não é a toa que Papua Nova Guiné possui o título de um dos países que possui uma cultura muito rica e diversificada.  Há cerca de 848 línguas e dialetos diferentes listadas no país, das quais 12 não possuem nenhum falante vivo, mas não se preocupe!

Em termos de comunicação, viajar para Papua Nova Guiné é muito tranquilo, já que o inglês é considerado o idioma oficial devido às históricas influências britânica e australiana. Essa ilha é incrível, cheia de peculiaridades, com um povo acolhedor, simpático e costumes tão diferentes quanto sua coleção de dialetos.

Imagine só tudo que você pode encontrar nesse país?

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a história, as atrações turísticas, as possibilidades de hospedagem,  a culinária e muito mais. Um país com tanta diversidades cultural, onde o comércio ainda é feito a base de trocas, sem dúvida, tem muitas coisas diferentes e curiosas para nos contar, não é mesmo?

Então, vamos lá!

História de Papua Nova Guiné

historia-em-Papua-Nova-Guine-1024x768 Viajar para Papua Nova Guiné
História e tradição

Um país tão rico, certamente teria uma história também muito interessante.  Há cerca de 60 mil anos, os primeiros seres humanos chegaram à Papua Nova Guiné, sendo que a ilha só foi descoberta por  navegadores portugueses em 1511, que, na ocasião, lhe deram o nome de Nova Guiné.

Assim como ocorreu em vários outros continentes do planeta, nos anos seguintes, muitos exploradores europeus desembarcaram na ilha. Em 1885, ela foi dividida em três partes, sendo o lado  norte (Nova Guiné), que ficou com a Alemanha, a parte ocidental com a Holanda e a do sul (Papua) com a Grã-Bretanha, que, em 1902, entregou à administração para a Austrália, que tinha conquistado a independência no ano anterior.

Como a Alemanha foi vencida na Primeira Guerra Mundial, ela foi obrigada a passar a sua parte para a Austrália. Posteriormente, ambas as terras do norte e sul fundiram-se numa só após a Segunda Guerra Mundial, adquirindo então o nome de Papua Nova Guiné, conquistando sua independência em 16 de setembro de 1975.

Principais atrações turísticas de Papua Nova Guiné

atracoes-turisticas-Papua-Nova-Guine-1024x660 Viajar para Papua Nova Guiné
passeios e atrações de turismo

O país possui muitas atrações turísticas, que te deixarão literalmente de queixo caído. Para você não se perder na hora de fazer o roteiro, separamos as principais atrações dessa linda e fantástica ilha. 

Kokoda Track

Se você adora uma caminha por paisagens de tirar o fôlego, é possível fazer uma excursão para o Kokoda Track, uma trilha que foi palco de batalhas da Segunda Guerra Mundial.

A trilha Kokoda é uma via de fila única que percorre 96 quilômetros por terra, sendo 60 quilômetros em linha reta por meio da cordilheira Owen Stanley. Uma experiência única e enriquecedora.

Há excursões para a região que dura uma semana, com um percurso duro por meio das montanhas que separam o norte do sul do país, incluindo a subida ao Monte Hagen ou ao Monte Wilhelm, os dois limites máximos do país, com 4.509 metros, o primeiro nível do mar, na rota de Madang.

Mont Tavurvur

Para quem curte uma emoção, não deixe de conhecer a região do Monte Tavurvur, onde está localizado o  estratovulcão que fica próximo da cidade de Rabaul. Ele é conhecido por suas erupções devastadoras sobre Rabaul.

Obviamente que você conseguirá vê-lo de uma distância considerada seguro, mas vale muito a pena chegar perto de um fenômeno da natureza como esse.  Inclusive, um grupo de turistas já conseguiu registrar um episódio de erupção. Na região, é possível encontrar excursões para a região.

Milne Bay

Ela  está localizada na costa oeste das ilhas de Papua Nova Guiné. Possui mais de 35 quilômetros de comprimento e mais de 15 quilômetros de largura. Este é um local para quem quer ver as espécies marinhas mais lindas do mundo durante um mergulho.

A região possui mais de seis metros de profundidade e você pode mergulhar com animais marinhos, como o peixes-sapo, chocos, peixes-mandarim nudibrânquios, o peixe-escorpião, a rhinopia, além de mergulhar com pináculos submersos isolados, recifes e incríveis paredões incrustados de corais.

Um verdadeiro sonho!

Kimble Bay

Ela fica em uma grande baia na Província de West New Britain, sendo um importante hotspot de biodiversidade. Para você ter uma ideia, 60% das espécies de coral de toda a região do Indo-Pacífico vivem neste local.

Kimble Bay recebe muitos turistas que querem mergulhar, pois no local há recifes incríveis, que são considerados os mais bonitos do mundo, segundo a National Geographic Society. Também é possível ver tubarões e barracudas pelágicas, mamíferos como a baleia-piloto, golfinhos orcas e cachalotes.

Onde se hospedar em Papua Nova Guiné

onde-se-hospedar-em-Papua-Nova-Guine-1024x768 Viajar para Papua Nova Guiné
Onde vou?

Acomodações em Papua Nova Guiné são muito fáceis de ser encontradas. É possível se hospedar em hotéis bem baratos, com diárias econômicas. Há opções que oferecem transporte e aluguel de carro. 

Além disso, você pode se hospedar em resorts, como o Tawali Resort, chalés com amplos e confortáveis quartos, piscina, banheiros bem grandes, repleto de natureza ao redor.

O Madang Resort também é uma excelente escolha. Localizado na orla, ele oferece ótimas refeições, transporte do aeroporto ao hotel, serviços de mergulho, entre outros. No geral, a ilha possui opções mais baratas, como já falamos e opções mais caras, para quem quer investir em uma boa acomodação.

O que fazer em Papua Nova Guiné

Com tantas atrações, você deve imaginar que, o que não faltam são coisas para fazer, não é mesmo?

Para os amantes de mergulho ou para aqueles que nunca mergulham na vida, Papua Nova Guiné é perfeito. O que não faltam são opções de mergulho, mesmo que de forma amadora você pode mergulhar com cinco vezes mais espécies marinhas do que no Caribe. É, sem dúvida, uma experiência inesquecível.

Você também pode fazer trekking, voar de Air Niugini, além de navegar pelo rio Sepik, o maior do país. Esse é um passeio incrível; isso porque, as aldeias ao longo do rio são consideradas como algumas das melhores fontes de arte primitiva do mundo.

E não pense que as atrações se resumem por aí. Nada disso!

Em Papua Nova Guiné, não deixe de conhecer o Monte Wilhelm, considerado o mais alto do país, com 4509 metros. Visite também a região dos vulcões ativos, inclusive, o local faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico,onde terremotos e vulcões são frequentes.

Conheça também Rabaul, uma cidade que foi coberta pelas cinzas de dois vulcões, mas que segue ativa, mesmo com parte dela soterrada por cinzas. Inclua no roteiro também uma visita aos destroços da Segunda Guerras, aliás, muitos deles estão no fundo do mar. 

Não se esqueça da página de Vantagens e Descontos. Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá.

Ah, se você tiver qualquer aborrecimento com um dos fornecedores indicados na nossa página conta pra gente ok?

Onde comer em Papua Nova Guiné

Uma país tão rico, certamente teria uma culinária fantástica também.   Os papuasis adoram produtos tropicais, como frutas, legumes e saladas. Nos restaurantes, você também pode encontrar outras opções, como carne de porco, frango, vitela, cordeiro, pasta e arroz.

Além disso, peixes, mariscos e estrela do mar são pratos que muito fáceis de ser encontrados. De um modo geral, a culinária da ilha é uma mistura de influências ocidentais e orientais em razão de todo seu processo de colonização.

Além da diversidade cultural, em Papua Nova Guiné há também muitos restaurantes com uma culinária européia e africana. Aproveite a viagem ao país e experimente de tudo um pouco, você vai se deliciar.

Curiosidades de Papua Nova Guiné

Uma país paradisíaco e cheio de curiosidades das mais diversas. Por isso, trouxemos aqui as principais para você ficar impressionado. Um país culturalmente rico, com um povo feliz, lindas paisagens e costumes bem peculiares.

Canibalismo em Papua Nova Guiné

canibalismo-em-Papua-Nova-Guine Viajar para Papua Nova Guiné
Canibalismo

Calma, não vai ficar assustado!

Realmente os povos antigos que habitam Papua Nova Guiné no começo do século XX pensavam que comer carne das pessoas que eram consideradas inimigas traziam proteção para o espírito, ajudando a adquirir força e poder físico.

Porém, hoje em dia, com o avanço do cristianismo no país, algumas crenças indígenas ainda possuem forte influência sobre a população, porém não se sabe se essa prática ainda é adotada por alguns povos.

Futebol em Papua Nova Guiné

Definitivamente, Papua Nova Guiné não possui uma boa reputação no futebol. É até engraçado, mas o país, que é representado pela Seleção Papuásia já foi considerada pela FIFA  a pior do mundo.

Aliás, a seleção de futebol da ilha nunca conseguiu se classificar para disputar a Copa do Mundo, o mais longe que conseguiram chegar foi participar da Copa da Nações da OFC, por quatro vezes, conquistando o vice-campeonato em 2016, quando foram o país sede do torneio.

Mesmo já sendo considerado a pior seleção do mundo, o país não coleciona derrotas vergonhosas. As piores derrotas foram por 10 a 0, para a seleção da Malásia em 1976 e para a Austrália em 1980.

Não dá pra falar que é tão ruim; afinal, não tem como esquecer o famoso de 7 a 1, né!?

População em Papua Nova Guiné

O país da Oceânia conta com uma população de cerca de 8,3 milhões de habitantes, sendo que  87,5% deles moram em áreas rurais. Deste total, uma parte considerável dos habitantes não são alfabetizados. Aliás, parte do serviço de educação é oferecida por instituições religiosas.

Moeda em Papua Nova Guiné

Kina é moeda oficial do país, que é o nome da moeda tradicional de concha do mar utilizada no passado, considerado um  indicador comum da riqueza do indivíduo. Um dica muito importante é levar dinheiro ao invés de cartões de crédito, já que a utilização ainda não é muito popular no país.

Em locais mais turísticos é possível usá-los, mas não é melhor arriscar, né!? Os mais aceitos são o American Express e a Diners Club.

Fauna e flora em Papua Nova Guiné

Fauna-e-flora-em-Papua-Nova-Guine Viajar para Papua Nova Guiné
Fauna

Como já falamos, Papua Nova Guiné possui uma fauna e flora muito ricas. Cerca de 85% do país está coberto de extensos bosques.  A ilha possui muitos atributos, sendo conhecida principalmente pelas 700 espécies de aves das mais diferentes cores e tamanhos, desde enormes pássaros, pombas coroadas do sul, entre outros.

Somado a isso, o clima predominante tropical no país é perfeito para a população de répteis, que conta com mais de 200 espécies, incluindo duas de crocodilos e 13 espécies de tartarugas, além de diversas espécies de serpentes.

Papua Nova Guiné possui uma riqueza animal incrível, incluindo também os insetos, pois existem milhares de espécies incluindo as maiores borboletas do mundo, a famosa Queem Alexandra’s Bridwing.

Visto para Papua Nova Guiné

Essa fase é muito simples da viagem, pois no Brasil não há consulado. Dessa forma, os turistas brasileiros devem solicitar o visto na chegada para permanência máxima de 60 dias, desde que o desembarque ocorra em um dos aeroportos do país, como o Dauru Airport (DAU), Jackson’s International Airport (POM), ou Kagamuga Airport (HGU).

Para solicitar o visto, é necessária atender às seguintes regras:

  • Passaporte brasileiro com validade mínima de 6 meses;
  • Bilhete aéreo ida e volta confirmado;
  • Pagamento de taxa, que varia entre 100,00 e 200,00 PGK;
  • Prova de fundos suficientes para cobrir o período de estadia no país;
  • Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela (a dose deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem).

Passagens aéreas para Papua Nova Guiné

Talvez essa etapa seja uma das mais pesadas na viagem, uma vez que passagens aéreas costumam ser caras, principalmente para a Oceânica. Então, a regra sempre é pesquisar bastante para comprar passagens mais baratas antes de fechar como uma agência de viagem.

Hoje em dia, o que não faltam também são sites com os mais diferentes preços e condições de pagamento. Mas você já ouviu a falar do site PassagensPromo. Lá, você encontra passagens aéreas com preços incríveis, descontos de até 35%.

Seguro viagem para Papua Nova Guiné

Além das passagens áereas, o seguro viagem também merece atenção. Aliás, não caia naquela: “não vou contratar seguro viagem, porque não vai acontecer nada”.

Nada melhor do que um bom planejamento e as melhores decisões para tornar a viagem ainda mais inesquecível e com uma bagagem cheia de boas recordações. Por isso, não economize no seguro viagem e contrate os SegurosPromo (link com desconto).

Confira as vantagens e contratar os SegurosPromo:

Atraso e extravio de bagagem: perdeu a mala? Não se preocupe! 

Além de ajudar na localização da bagagem, o seguro cobre despesas referentes ao atraso ou dano às malas.

Cancelamento e atraso de voos: Perdeu o voo ou precisa cancelar? Os SegurosPromo resolve para você! Receba reembolso de despesas com alimentação, deslocamento e hospedagem em caso de atraso ou cancelamento de voo.

Assistência médica e hospitalar: Se tiver algum problema de saúde, não precisa se desesperar! Garanta atendimento médico, hospitalar ou odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem.

Acidentes pessoais: Ninguém quer que aconteça, mas é sempre bom contar com ajuda especializada nesses casos. Receba uma indenização caso você tenha algum acidente durante a viagem.

Reembolso com despesas médicas: Se tiver gastos com  medicamento ou outros custos,  receba o reembolso dos gastos com consultas médicas e medicamentos usados para o seu tratamento durante a viagem.

Atendimento 24h em português: Isso é muito importante, você poderá contar com auxílio com um atendimento 24h por dia, sempre no seu idioma nativo.

Nós, do Blog Dicas para Viagem, indicamos o SegurosPromo (link com desconto). Entre em contato e conheça todas as opções de seguro e vantagens de pagamento.

Passei aqui pra te lembrar de acessar a página de Vantagens e Descontos. Esperamos que você consiga encontrar alguma vantagem para você com os nossos parceiros.

tem cupom de desconto, links com descontos, indicação de serviços. Vale a pena!

Veja mais dicas para viagens à Oceania nos artigos abaixo.