Conheça os encantos das Ilhas Salomão

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

As Ilhas Salomão são um lindo arquipélago perdido no sul do Oceano Pacífico e que, mesmo pouco conhecida da rota do turismo internacional, tem atraído visitantes de todo mundo, que adoram a combinação: clima tropical, praias paradisíacas e riqueza cultural.

Você conhece nossa página de Vantagens e Descontos? Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Recomendamos todos os fornecedores que lá estão porque confiamos.

Depois que ler o texto dê uma passada nessa página e garanta diversos descontos.

Aliás, as Ilhas Salomão contam com costumes e peculiaridades que você não encontra em nenhum outro local do planeta. Com cerca de 1 mil ilhas montanhosas e atóis de corais rasos, ela está situada a leste da Papua-Nova Guiné e possui uma coleção incrível de locais, que foram palcos de batalhas da 2ª Guerra Mundial.

De acordo com o Ethnologue, Languages of the World, estima-se que a quantidade de línguas locais alcance 74, sendo que quatro delas estão extintas. Contudo, mesmo tendo o inglês como idioma oficial, apenas 2% da população fala a língua, sendo o Pijin a língua franca.

Nessa breve descrição dá para imaginar o quanto as Ilhas Salomão têm muitas atrações e curiosidades para oferecer aos seus visitantes. Aliás, possivelmente você já deve ter visto reportagens sobre esse país na televisão.

Os salomonenses ficaram conhecidos em todo mundo em razão de 10% dos habitantes das Ilhas, mesmo sendo negros, terem os cabelos loiros. Porém, essas impressionantes características nativas não são resultados de uma exposição excessiva ao sol, pela alimentação local ou por relacionamentos com pessoas de outros continentes. Nada disso!

Parte da população das Ilhas Salomão possui uma variação genética num único gene; ou seja, uma característica exclusiva dos salomonenses, que não pode ser encontrada em nenhum lugar do mundo.

Mas isso vai ser assunto nos parágrafos seguintes. Com tantas peculiaridades, vem com a gente conhecer mais um pouco desse arquipélago, que pode estar no seu próximo roteiro de viagem.

História de das Ilhas Salomão

Não se sabe muito sobre a Ilhas Salomão no seu período pré-histórico. Algumas escavações feitas no passado indicam que há 1000 a.C.um povo de caçadores-coletores já vivia na região.

Mesmo assim, as Ilhas somente foram oficialmente descobertas em 1567 quando o explorador espanhol Álvaro de Mendana Y Neyra foi o primeiro europeu a chegar no arquipélago, para uma expedição nas ilhas lendárias de Salomão.

Em 1800, alguns missionários começaram a chegar no local, sendo que, neste mesmo período, iniciou o recrutamento de trabalhadores para as plantações de açúcar em Queensland e Fiji, o que levou também a episódios de massacres e represálias.  

Em 1893, o capitão Gibson RN, da Grã Bretanha declarou o sul das Ilhas Salomão um protetorado britânico, um território autônomo que  protegido diplomática ou militarmente contra terceiros por um Estado ou entidade mais forte.

Décadas depois, as Ilhas Salomão sediaram terríveis combates entre os Estados Unidos e o Império do Japão, como a Batalha de Guadalcanal. O autogoverno foi alcançado em 1976 e a independência somente foi conquistada em 1978.

Principais pontos turísticos das Ilhas Salomão

Há quem diga que muitas áreas no arquipélago ainda não foram descobertas, então, prepare-se para uma viagem incrível a esse país cheio de peculiaridades e belas paisagens. Coloque aí no seu roteiro os principais pontos turísticos das Ilhas Salomão e divirta-se!

Antes de embarcar, saiba que os melhores meses para viajar às Ilhas são entre setembro e maio quando o calor predomina em todo país. Os meses junho, julho e agosto são marcados por um clima frio.

Rennell

leste-de-Rennell-1024x682 Conheça os encantos das Ilhas Salomão
leste de Rennell

Esse é um dos principais pontos turísticos das Ilhas Salomão. Em 1998, a Ilha Rennell foi inscrita pelo Unesco como um Patrimônio da Humanidade; isso porque, a parte sudeste da ilha de Rennell, conhecida como Rennell Oriental é um antigo atol que, devido aos movimentos tectónicos, se tornou emerso e conquistou o título.

Além disso, ele é o maior atol de coral criado no mundo, cobrindo uma área de 87,500 hectares, com 15 quilômetros de largura e 86 quilômetros de comprimento, ocupando um terço da ilha, sendo, portanto, o maior lago no Pacífico insular.

O que fazer em Rennell

Na região, você pode fazer um incrível passeio de barco pelas águas pelo Lago Tegano, além de poder conferir as mais inúmeras aves endêmicas e plantas. Além disso, o local é ótimo para a caça de caranguejo, mergulho, pesca noturna e e observação de golfinhos.

Atrações básicas, não é mesmo!?

Tulagi

Tulagi-1024x768 Conheça os encantos das Ilhas Salomão
Tulagi

Com apenas 5,5 quilômetros de comprimento e 1 quilômetro de largura, Tugali é uma pequena ilha do arquipélago. Além das suas belezas naturais, ela também é uma referência história no que diz respeito à Segunda Guerra Mundial.

Ela foi a base dos britânicos durante o confronto, sendo que em 1942 foi atacada e ocupada pelo Japão, que, na época, estabeleceram uma grande base naval.

O que fazer em Tulagi

Se curte um mergulho, Tulagi é o local ideal para você.  Ela é referência nessa prática em razão das suas águas claras, profundas e pelos destroços de diversos navios de guerra naufragados a seu redor.

Sem dúvida, em Tugali, você terá um mergulho rico e cheio de paisagens marinhas surpreendentes. Isso porque, muitos armamentos do período de guerra ainda estão intactos no fundo do mar.

Uepi

Uma ilha encantadora repleta de recifes, coberta por floresta tropical e praias arenosas. De um lado da ilha, Uepi possui águas quentes da lagoa, do outro, profundidades oceânicas, com cerca de 6000 pés, um profundo abismo marinho.

Um dos pontos turísticos que você não pode deixar de visitar. 

O que fazer em Uepi

A ilha é conhecida por proporcionar um mergulho de alta qualidade em águas cristalinas e com espécies marinhas fantásticas, como peixes coloridos e arraias. O local conta com uma ótima infraestrutura para receber turistas, com chalés equipados.

Na ilha é possível fazer um stand pedal e ganhar de quebra um pôr do sol de tirar o fôlego, além de fazer incríveis passeios de barco.

É o tipo de passeio que você nunca mais esquecerá. 

Kennedy Island

Ela ganhou o nome do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy após um incidente que envolveu o político americano durante sua carreira naval na Segunda Guerra.

Assim como vários destinos nas Ilhas Salomão, Kennedy Island conta com águas cristalinas, areia branquinha e resquícios da guerra. Um lugar perfeito para curtir um dia de sol e calor.

O que fazer em Island

Na Kennedy Island você pode curtir um delicioso banho de mar, almoçar em quiosques e curtir a culinária local regada de muito peixe e frutos do mar, danças típicas com moradores locais, além de mergulhos impressionantes.

Onde comer Ilhas Salomão

Para quem prefere opções vegetarianas e veganas, o Lime Lounge é uma ótima pedida. O cardápio é bem variado e delicioso, com peixes, lanches naturais, café, batata frita, além de um cardápio de bebidas muito variado. O restaurante é conhecido também por contar com uma equipe muito simpática e acolhedora. 

O The Bamboo Bar Café é um restaurante com uma decoração tropical e funcionários muito cordiais, onde você também encontra opções veganas e vegetarianas tanto no café da manhã, almoço e brunch.

Além disso, no cardápio, você também encontra salada, sanduíche, bolo de aveia, salmão e um café maravilhoso.  O The Ofis Solomon Islands é um restaurante encantador com mesas à beira mar e, claro, vistas deslumbrantes. O local possui um cardápio muito variado, com pizza, opções vegetarianas, além de um café da manhã muito tradicional. 

Não se esqueça da página de Vantagens e Descontos. Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá.

Ah, se você tiver qualquer aborrecimento com um dos fornecedores indicados na nossa página conta pra gente ok?

Onde se hospedar Ilhas Salomão

Nas Ilhas Salomão existem muitas opções de hospedagem, desde resorts mais luxuosos até hotéis e pousadas mais modestas. Tudo vai depender do quanto você pode e quer investir em acomodação.

Se quer desfrutar de dias maravilhosos em resorts, o Imagination Island é um verdadeiro sonho. Os chalés são muito bem equipados e ficam praticamente dentro da água, além, claro, de outros benefícios, como bar e recreação para toda família, acesso à internet, restaurante com cardápio variado, serviço de lavanderia e muito mais.

Quem adora um ambiente familiar, o Sanalae Apartments, em Honiara, é uma excelente escolha. Os quartos contam com ar-condicionado, geladeira, camas confortáveis, além de serviço de quarto, lavanderia e passadeira. Outra vantagem é que ele está localizado próximo aos principais restaurantes.

O Solomon Kitano Mendana também possui um clima muito familiar e os quartos contam com muitas comodidades, como ar-condicionado, geladeira, escrivaninha, internet, além de recepção 24 horas e serviço de quarto.

O hotel oferece ainda piscina e um restaurantes com pratos deliciosos. Sem dúvida, você vai adorar!

Curiosidades das Ilhas Salomão

Cabelos loiros

Como já contamos para você, cerca de 10% dos negros que nascem nas Ilhas Salomão possuem cabelos loiros. No passado, as pessoas pensavam que a interferência europeia durante a colonização do país e também a exposição ao sol tinham influências sobre essa característica.

Porém, segundo uma pesquisa  feita pela Universidade de Stanford, no Estados Unidos, revelou que o gene que caracteriza a coloração do cabelo dos nativos chama-se TYRP1, e a sua variação, presente nos loiros das Ilhas Salomão não é a mesma identificada nos europeus. 

Isso porque, os dados genéticos que determina a cor do cabelo dos europeus são diferentes da dos moradores das Ilhas Salomão. Ou seja, é pura genética.

Incrível, não é mesmo?

Divisão por gêneros

Essa é uma das excentricidades das Ilhas Salomão. Isso porque, no arquipélago, a sociedade se organiza por gênero, dividindo de uma forma muito clara as tarefas pertinentes a cada sexo. Isso mesmo!

Nas áreas rurais, por exemplo, as mulheres são responsáveis pela plantação, cozinha, além de juntar lenha e cuidar das crianças. Já os homens devem limpar a floresta, construir as casas e canoas, pescar e cuidar dos negócios.

Dinheiro de conchas

O dólar salomônico é a moeda oficial das Ilhas Salomão, porém, existe uma moeda tradicional e paralela, que são as conchas, usadas em ocasiões ligadas ao emocional, como casamentos, oferecimento de presentes e compensações.

Isso ocorre porque as pessoas do arquipélago acreditam que o dinheiro tem uma conotação muito impessoal e comercial para esse tipo de evento. Aliás, cada comunidade possui um tipo exclusivo de dinheiro de concha, alguns modelos possuem um buraco no meio, outros são feitos com moluscos gigantes e alguns modelos com desenhos esculpidos.

Somado a isso, algumas comunidades das Ilhas Salomão ainda fabricam o dinheiro tradicional e o utilizam na forma de colar com diversas tiras compostas pelas “moedas” de concha.

Dotes

Engraçado, mas é verdade. No arquipélago, algumas famílias praticam o dote, que deve ser oferecido pela família do noivo para os familiares da noiva, sendo que o dote é feito com dinheiro de conchas.

O dote deve corresponder a cerca de USD1200, um valor considerado elevado para um país com a economia ruim. O mais interessante é que devido a esse poder aquisitivo bem comprometido, alguns noivos roubam literalmente a noiva e se casam escondidos.

Como solicitar o visto para Ilhas Salomão

Assim como outros países, nas Ilhas Salomão o visto deve ser solicitado no desembarque do país. De forma geral, é concedido um visto de trânsito para 7 dias. Para solicitá-lo é necessário apresentar documentos básicos, como passaporte original válido, Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela.  É importante ressaltar que a vacina deve ter sido tomada há pelo menos 10 dias antes de viajar para o país.

Passei aqui pra te lembrar de acessar a página de Vantagens e Descontos. Esperamos que você consiga encontrar alguma vantagem para você com os nossos parceiros.

tem cupom de desconto, links com descontos, indicação de serviços. Vale a pena!

Faça seguro para as Ilhas Salomão

Além dos cuidados com a vacina e visto, é importante contratar um seguro viagem. Isso porque, com ele você vai passar suas férias de forma segura e tranquila.

O Blog Dicas para Viagem indica sempre o SegurosPromo, que é um site que compara as principais seguradoras de viagem com os principais planos. Consulte e não se esqueça de contratar um que possui uma excelente cobertura, que inclui atraso e extravio de bagagem, reembolso em caso de cancelamento e atrasos de voos, assistência médica, hospitalar e odontológica, indenização em caso de acidente durante a viagem, reembolso com despesas médicas e atendimento em português 24 horas.

Não corra o risco, contrate um seguro de viagem na SegurosPromo (link com descontos) e faça uma viagem inesquecível.

Passagens aéreas para as Ilhas Salomão

O mercado oferece hoje as mais diversas opções de compra de passagens áreas, mas antes de fechar com sites de passagens ou agências de viagens, confira o site das PassagensPromo.

Isso porque, eles oferecem as melhores opções de passagens áreas, tanto em classe econômica, executiva ou primeira classe, além de oferecer compras muito rápidas e seguras. 
Acesse o site da PassagensPromo e encontre os mais diferentes preços e condições de pagamento, além de descontos de até 35%. Não perca essa oportunidade, viaje com as PassagensPromo.

Veja mais dicas de viagens para quem vai à Oceania