O que fazer na Alemanha: cidades turísticas, mapa e quando viajar
Há tantas riquezas históricas, culturais, arquitetônicas, artísticas e gastronômicas no país, que muitas vezes é difícil decidir o que fazer na Alemanha. Sem dúvidas, é um dos países europeus mais interessantes de serem visitados.
Assim, se você está se planejando para conhecer esse destino, aproveite todas as dicas práticas que abordaremos neste artigo para te ajudar a preparar o seu roteiro sobre o que fazer na Alemanha.
Você conhece nossa página de Vantagens e Descontos? Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Recomendamos todos os fornecedores que lá estão porque confiamos.
Depois que ler o texto dê uma passada nessa página e garanta diversos descontos.
O que fazer na Alemanha: cultura, arquitetura, gastronomia e cerveja
A cada ano cresce o turismo de brasileiros que viajam para a Europa. Um dos mais queridos é justamente a Alemanha. Mas também, não poderia ser diferente. O país abriga suntuosos castelos, belíssimas catedrais, museus, montanhas e florestas contrastando com modernos arranha-céus.
Além disso, há uma diversidade de lojas, pubs, centros financeiros, além de diversos eventos e festivais, que garantem o crescimento do turismo.
A gastronomia também oferece um show à parte. Embora não seja um país muito grande, cada região possui suas próprias receitas e tradições.
Um dos ingredientes mais utilizados na culinária alemã são a carne de porco, o repolho, a batata e as salsichas (wurts). Ademais, conhecer as fábricas e degustar as cervejas mais famosas do mundo, certamente deverão constar no seu roteiro sobre o que fazer na Alemanha.
O que é preciso para entrar na Alemanha?
Os brasileiros que pretendem ficar até 90 dias na Alemanha não precisam de visto. A regra também vale para qualquer outro país que faça parte do Tratado de Schengen.
No entanto, há uma exigência de contratação de seguro de viagem internacional com cobertura de pelo menos 30 mil euros.
Não deixe de consultar a página da Seguros Promo (link com desconto) para garantir os melhores preços e condições para o seu seguro.
Além das documentações básicas, há algumas peculiaridades que você precisará ter em mãos antes de embarcar:
- Passaporte válido por, no mínimo, 6 meses;
- Passagem de ida e volta;
- Contratação de Seguro de viagem;
- Reserva de hotel ou carta convite (caso sua hospedagem seja na casa de um amigo ou parente);
- Extrato bancário ou comprovante de recursos financeiros para se manter no país durante o período de turismo;
- Possuir o valor mínimo diário exigido para subsistência (costuma ser de 60 euros por pessoa e 600 euros por qualquer período). O montante poderá ser apresentado em dinheiro, cheques de viagem ou cartões de crédito.
Melhor época para viajar para Alemanha
Uma das principais questões a serem analisadas ao planejar uma viagem é o clima. A Alemanha é um país majoritariamente frio e as estações do ano são bem definidas.
As temperaturas no verão (julho a setembro) são amenas, variando de 18°C a 24°C. Nas estações de transição, a temperaturas são um pouco mais frias, oscilando de entre 8°C e 18°C.
Agora, se sua viagem for no inverno (dezembro a março) você deve encontrar temperaturas negativas, chegando a mínima de -5°C.
Não existe uma época ruim ou desaconselhável para visitar o país, tudo dependera dos seus interesses ao decidir o que fazer na Alemanha.
A alta temporada ocorre do começo de maio ao fim de outubro. Por sua vez, o inverno tende a ser bem rigoroso, por isso só vá se você gostar bastante das temperaturas bem baixas.
O que fazer na Alemanha no inverno
Se ao decidir o que fazer na Alemanha, sua viagem ocorrer no inverno, programe-se para os passeios em locais fechados e prática de esportes na neve.
Infelizmente, algumas atrações turísticas podem estar fechadas devido ao mal tempo, ou então para a reforma devido a época de baixa temporada.
Pode ser um pouco difícil caminhar longas distâncias em razão do frio ou da neve, que podem alterar seu roteiro.
O que fazer na Alemanha no verão
Ao preparar o seu roteiro sobre o que fazer na Alemanha, optar por viajar no verão será sempre uma ótima pedida. Embora seja alta temporada, com preços dos hotéis e passagens mais caras, vale a pena.
As cidades recebem inúmeros turistas estrangeiros e o clima é de muita animação, já que o período quente dura pouco.
Tenha paciência com algumas filas, mas nada muito preocupante, pois de modo geral, o país é sempre muito organizado.
As atrações turísticas estarão lotadas de visitantes no verão, assim como os hotéis e transportes.
Aproveite para curtir todos os festivais que estarão acontecendo nessa época. Para uma viagem tranquila, reserve tudo o que for possível com antecedência.
Ademais, se você gosta de cerveja, no finalzinho do verão, ocorre a Oktoberfest, o mais tradicional festival da cerveja do planeta, que tem início no meio de setembro.
Passagens aéreas para Alemanha
Antes mesmo de decidir o que fazer na Alemanha, você deve se programar para a compra das passagens. A dica principal é sempre iniciar a pesquisa com alguns meses de antecedência.
Tenha em mente que o preço sofre significativas alterações e algumas variações são imprevisíveis, como por exemplo a alta do dólar e euro.
Consulte sempre a página da Vai de Promo! Aqui você encontrará as melhores opções de passagens, garantindo sempre as melhores promoções.
O que fazer na Alemanha: cidades turísticas
Se você ainda está em dúvida sobre o que fazer na Alemanha, saiba que há muito para ver, sentir, conhecer, admirar nesse país tão charmoso.
Não por acaso, é um dos mais procurados por brasileiros para fazer turismo na Europa. Sua história medieval contrasta com a história moderna, que influenciaram ativamente o cenário mundial atual em que vivemos.
As cidades turísticas abrigam vilas ancestrais quase intocadas, além de castelos imponentes e românicos. Ainda, é possível ver de perto o que restou do Muro de Berlim.
Além de toda a gastronomia e cervejarias famosas e artesanais que atraem turistas de todas as partes do mundo, você poderá vislumbrar de perto os horrores do Holocausto e a destruição causada pela Segunda Guerra Mundial.
Não se esqueça da página de Vantagens e Descontos. Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá.
Ah, se você tiver qualquer aborrecimento com um dos fornecedores indicados na nossa página conta pra gente ok?
Mapa turístico da Alemanha
O roteiro cultural sobre o que fazer na Alemanha começa pelas grandes cidades modernas, como Berlim, bem como passa pelas pequenas cidades que parecem perdidas no tempo, como Füssen.
Os festivais de cerveja, de música e de arte estão em todas as partes do país, além de paisagens de tirar o fôlego.
Há tanta coisa para ver e conhecer nesse pequeno país, que listamos abaixo as principais cidades que você não pode deixar de conhecer em sua viagem.
1. Berlim
A cidade de Berlim, é destino obrigatório para quem visita e precisa escolher o que fazer Alemanha. Possui uma história milenar, sendo considerada um verdadeiro museu ao céu aberto.
Na cidade, você encontrará várias galerias de arte, museus, eventos e festivais. Por isso, quer seja pelo fator histórico, gastronômico, arquitetônico ou festivo, Berlim merece dedicação no seu roteiro.
Indicamos passar pelo menos 4 noites na cidade para conhecer todas as atrações.
2. Munique
Famosa mundialmente, Munique é a sede principal do festival da Oktoberfest. Considerada a capital da bebida dourada, a cidade abriga diversas cervejarias.
Ou seja, não importa a época do ano, você sempre encontrará inúmeros tipos cervejas para conhecer e saborear.
Mas a cidade oferece muito mais que apenas esse líquido dourado especial!
Embora tenha parte de seus atributos ofuscados pela cerveja, Munique é considerada a cidade mais bonita da Alemanha.
Além disso, a cidade comporta inúmeros pubs, bares e restaurantes. Ainda, a cidade contém diversos museus históricos, atraindo turistas também pela arte, cultura.
É um dos berços do automobilismo e a cidade guarda uma paixão especial por carros e velocidade.
3. Hamburgo
A cidade de Hamburgo é a segunda maior cidade do país e também uma das mais visitadas. É conhecida como a Veneza germânica devido a sua localização portuária, as margens do belíssimo Rio Elba.
Além das diversas atrações turísticas culturais e românticas, em Hamburgo é sempre muito recomendada para os turistas que gostam de uma agitada vida noturna.
Isso porque a cidade conta com muitos bares descolados, restaurantes e entretenimento para todos os gostos. Opte por ficar pelo menos 3 noites nessa cidade para curtir tudinho.
4. Frankfurt
Uma das maiores cidades da Alemanha, Frankfurt é a única cidade do país cheia de arranha-céus.
Além de ser a principal cidade de destino de chegada para os turistas, a cidade possui diversos museus, restaurantes e casas noturnas com noites extremamente agitadas.
Além disso, é um dos principais polos econômicos e culturais da Europa. Um bom roteiro sobre o que fazer na Alemanha sugere uma estadia de 2 ou 3 dias na cidade.
5. Colônia
A simpática cidade de Colônia é conhecida principalmente pelos seus castelos medievais, sendo um dos destinos preferidos de casais apaixonados espalhados por todos os cantos do mundo.
Além disso, a cidade fica às margens do Rio Reno, garantindo uma atmosfera ainda mais aconchegante.
Quem visitar a cidade terá à disposição, além dos castelos medievais, museus famosos, vinhedos, cruzeiros românticos pelo rio Reno e cervejarias famosas.
6. Dresden
A cidade de Dresden possui um denso contexto histórico, por isso, atrai milhares de turistas todos os anos.
A cidade foi dizimada pelos bombardeios durante o final da Segunda Guerra Mundial em 1945. Hoje, reconstruída, é uma das cidades mais visitadas da Alemanha.
Além do centro histórico, a cidade possui ativa vida noturna, lojas mais modernas e bairros alternativos.
Além disso, é muito famosa por sua arquitetura barroca e pelos artesanatos de porcelana.
7. Düsseldorf
A cidade de Düsseldorf ocupa um dos primeiros lugares do ranking das melhores cidades para se viver e trabalhar na Alemanha. Chegou até mesmo a ocupar o quarto lugar – mundialmente.
É também reconhecida como capital da arte e da moda, contando com excelente infraestrutura para toda a sua oferta cultural e de lazer oferecida aos turistas e moradores.
A cidade também é famosa por produzir uma das melhores cervejas. Por tudo isso, ao produzir o seu roteiro sobre o que fazer na Alemanha, inclua Düsseldorf e aproveite o centro fashion do país, com vastas opções para compras, alimentação e luxo.
8. Füssen
A cidade Füssen é pequena e possui um centro histórico igualmente pequeno e charmoso, com arquitetura singular, que parece ter saído de um conto de fadas.
Essa pequena cidade é uma das mais bonitas e importantes da famosa rota romântica. Isso porque a cidade abriga diversos restaurantes, cafés e lojinhas.
A iluminação das ruas também é um show à parte.
A visita aos castelos de Hohenschwangau e Neuschwanstein são destinos certos para os turistas ao escolherem o que fazer na Alemanha.
Uma dica é aproveitar e comprar os ingressos antecipadamente e para os dois castelos, já que um fica praticamente ao lado do outro e o ingresso para os dois fica mais barato.
9. Marburg
É conhecida como uma cidade estudantil, sendo uma ótima opção de apenas 1 dia para o seu roteiro sobre o que fazer na Alemanha. Os principais pontos turísticos são os castelos, a Igreja de Santa Elisabeth e a torre conhecida como Kaiser-Wilhelm-Turm, conhecida como a Torre da Rapunzel.
Você consegue fazer tudo isso em um dia, e ainda aproveitar o comércio local cidade. Ideal para aproveitar o clima frio e apreciar as ruas e construções suntuosas.
Dicas para aproveitar o turismo na Alemanha
Se você já se decidiu sobre o que fazer na Alemanha, saiba que o idioma local é bastante intimidador. Mas não se preocupe, você conseguirá se comunicar perfeitamente com o inglês.
Uma boa dica é aprender algumas palavrinhas básicas do idioma alemão, e essa dica vale para todos os países. Além disso, tenha em mente que os europeus costumam ser mais diretos do que os brasileiros e latinos em geral, por isso, não se assuste. Não é grosseria, é franqueza.
Passagens aéreas para a Alemanha
Você consegue encontrar passagens aéreas para este destino a partir de R$ 2.800,00, em média. O preço sofre significativas alterações, de acordo com a alta temporada do Brasil e da Alemanha.
No entanto, se você garimpar uma boa promoção, pode conseguir um valor atrativo, mesmo na alta temporada. Consulte sempre a Vai de Promo! Na nossa página você encontrará as melhores opções de passagens, garantindo sempre as melhores promoções.
Contratação de Seguro viagem
Além de importante para qualquer viagem, ao escolher o que fazer na Alemanha, saiba que a contratação do Seguro Viagem é obrigatória! Uma vez integrante do Tratado de Schengen, quem deseja entrar no país é obrigado a contratar um seguro viagem.
Ao fazer a cotação de um seguro, certifique-se se o mesmo oferece cobertura mínima de 30 mil euros para o turista — este valor estabelecido é também de comum acordo pelo tratado.
Consulte a página da Seguros Promo, que entende tudo sobre o assunto a ainda te ajuda a garantir os melhores preços e condições para o seu seguro.
Prepare as malas e embarque na aventura sabendo tudo o que fazer na Alemanha
Embora não seja um país grande em sentido geográfico, o país comporta uma imensidão de conteúdos culturais, gastronômicos, artísticos e muito mais!
Ao definir o que fazer na Alemanha, inclua em seu roteiro apreciar todas as paisagens, castelos, cervejarias e, se possível, não deixe de conhecer um pouco mais sobre a história do holocausto e todas as suas consequências, que deixaram marcas até hoje no país.
Agora, após a leitura desse artigo, você já terá aprendido um pouco mais sobre todas as nuances desse país tão fascinante que é a Alemanha. E aí, ainda ficou com alguma dúvida?
Escreve para nós. Nossa equipe o maior prazer em te ajudar a planejar a sua próxima viagem.
Passei aqui pra te lembrar de acessar a página de Vantagens e Descontos. Esperamos que você consiga encontrar alguma vantagem para você com os nossos parceiros.
Lá tem cupom de desconto, links com descontos, indicação de serviços. Vale a pena!
Um comentário sobre “O que fazer na Alemanha: cidades turísticas, mapa e quando viajar”