Turismo na Rússia: quando ir, documentação e cidades turísticas

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

O país é amplamente conhecido por sua imensidão territorial, pelas temperaturas gélidas e pela vodka, por isso fazer turismo na Rússia está cada vez mais comum e atraente. O país é um dos poucos que possuem território em dois continentes, Ásia e da Europa.

Além disso, faz fronteira marítima com o Japão e com o Alasca. Com tantas e tão diversificadas atrações, fazer turismo na Rússia certamente vai ser a sua próxima viagem. Vamos nessa?

Você conhece nossa página de Vantagens e Descontos? Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Recomendamos todos os fornecedores que lá estão porque confiamos.

Depois que ler o texto dê uma passada nessa página e garanta diversos descontos.

Turismo na Rússia: informações úteis

Informacoes-uteis-russia-1024x625 Turismo na Rússia: quando ir, documentação e cidades turísticas
Busque informações

De fato, a Rússia é um país imenso, na verdade, é o maior do mundo. Por isso, você deve conhecer bem esse destino ao montar o seu roteiro de viagem para fazer as escolhas mais inteligentes para sua estadia, a menos que sua viagem tenha a duração de alguns meses, é claro.

Algumas pessoas acreditam que o país é frio e perigoso pela dificuldade do idioma e da cultura, mas você não deve se preocupar, apenas conhecer as principais características do país.

Em virtude de suas dimensões intercontinentais, há muita coisa interessante e diferente para conhecer durante o turismo na Rússia. As chances de você se surpreender positivamente e adorar o país é imensa! As aventuras que você encontrará vão desde palácios suntuosos, jardins belíssimos, catedrais encantadoras, bons restaurantes a espaços culturais de referência mundial. 

Prepare-se para tomar nota de todas as nossas dicas e aproveitar ao máximo.

Documentação necessária para viajar para a Rússia

Para fazer turismo na Rússia, os brasileiros não precisam de visto para uma estadia de até 90 dias. Leve consigo apenas o seu passaporte com, no mínimo, 6 meses de validade.

Atenção: é de suma importância guardar, com cautela, o canhoto do formulário de imigração que você preencher na entrada, pois você terá que devolvê-lo na saída no país.

O idioma é um problema?

Essa questão é sempre uma polêmica. Ora, os russos falam russo! Diferentemente de outras partes do mundo, em geral, os locais não gostam de ser abordados em inglês, principalmente por não dominarem o idioma.

Por isso, ao fazer turismo na Rússia, esqueça aquela história de que o inglês é a língua “mundial”.

Caso precise de alguma informação, procure abordar jovens, pois suas chances da população nessa faixa etária saber se comunicar em inglês é maior.

Uma outra opção, sempre muito eficiente, é utilizar um aplicativo de tradução na internet, Google Tradutor. Nele você consegue encontrar todas as traduções ou, pelo menos, descobrir os significados principais.

Como é o clima da Rússia

Clima-na-russia-1024x683 Turismo na Rússia: quando ir, documentação e cidades turísticas
Clima na Rússia

Predominantemente continental, o clima da Rússia é quase sempre gelado. Devido a imensidão de seu território, possui quatro climas distintos: ártico, subártico, temperado e subtropical. Ao definir as suas datas para viagem, saiba que, em geral, as estações são bem definidas.

O inverno é sempre longo e com neve; a primavera possui temperaturas mais amenas; já o verão é curto e quente e o outono, por fim, é chuvoso. A alta temporada ocorre de junho a agosto.

Nessa época, diversas partes do mundo buscam fazer turismo na Rússia por conta do verão e das férias. As temperaturas são amenas e com bastante sol, com mínimas em 13°C e máxima de 23°C.

Durante a alta temporada, ocorrem as famosas noites brancas. O sol demora a se pôr e deixa as noites com cara de dia por muitas horas.

Além disso, é nessa época em que ocorrem os principais festivais. Como ponto negativo, os preços sobem e os lugares ficam lotados, resultando em filas.

A baixa temporada ocorre de dezembro a março. As temperaturas caem, e juntamente com o frio, a neve começa a cair e o sol se põe por volta das 16h30.

As temperaturas nessa época vão de -9°C a -19°C. Assim, se você gosta do frio, prepare uma infinidade de casacos e aproveite as tarifas de hotéis e passagens mais baratas. Entretanto, tenha ciência de que nessa época ficam mais restritos os meios de locomoção para conhecer as atrações turísticas.

Quando ir para a Rússia?

Quando-ir-a-russia-1024x553 Turismo na Rússia: quando ir, documentação e cidades turísticas
Quando Ir

Durante o outono e a primavera é onde ocorre a chamada média temporada, compreendendo os meses de abril, maio e setembro a novembro. Durante esse período, as temperaturas são mais amenas, sem o frio intenso do inverno e sem a superlotação do verão.

As medições variam entre a mínima 3°C e a máxima 9°C, com um pouco de chuva. É uma época em que você pode aproveitar o máximo do país com um custo mais interessante.

Afinal, turismo na Rússia é perigoso?

Há uma crença ocidental que ainda dissemina que o turismo na Rússia é perigoso. No entanto, francamente, se comparado ao Brasil, o país é uma tranquilidade sem fim. Os dados oficiais confirmam um índice baixíssimo de roubos e furtos.

Você se sentirá seguro caminhando em ruas e locais bem policiados. Fique atento em relação aos taxistas e acerte sempre os valores cobrados. Os russos são impetuosos e não vale a pena entrar em uma briga.

Passagens aéreas para a Rússia

Sem dúvidas, as passagens aéreas são os itens mais caros da viagem. Por isso, é exatamente onde você pode conseguir economizar dinheiro. Por isso, saiba que os preços são voláteis e sofrem alterações diárias. Assim, consulte sempre a página da Passagens Promo! Aqui você encontrará as melhores opções de passagens, garantindo sempre as melhores promoções e aproveitando ainda mais sua viagem.

Turismo na Rússia: Cidades turísticas

Com dezenas de cidades turísticas, o país capitalista e é a nona maior potência do mundo. Por isso, prepare-se para vivenciar seus dias em locais organizados, civilizados e extremamente patriotas. Além de tudo isso, ao fazer turismo na Rússia, você verá em máxima intensidade uma mistura de clássico com exótico, aproveitando a junção de boa gastronomia, rico contexto histórico e o melhor da modernidade.

Mapa turístico da Rússia

Geograficamente falando, a Rússia é um país especial, que faz parte da Ásia e da Europa ao mesmo tempo, fazendo fronteira marítima com o Japão e com o Alasca. Somente por sua localização no globo terrestre, já é possível imaginar quantos lugares incríveis para conhecer ao fazer turismo na Rússia, não é mesmo? Confira agora as imperdíveis cidades para você conhecer.

1. Moscou

Russia-Moscou-a-noite-1024x673 Turismo na Rússia: quando ir, documentação e cidades turísticas
Moscou

Sem dúvidas, a atual capital do país é uma das principais e mais visitadas cidades, sendo um dos principais pontos turísticos da Rússia. A cidade é reconhecida como cidade global, moderna e cosmopolita.  Estando em Moscou, é possível visitar vários pontos de interesse do turismo na Rússia. Recomendamos que você fique pelo menos 4 dias nessa cidade tão repleta de atrações e com a melhor infraestrutura.

Experimente ir de metrô até a Praça Vermelha, Kremlin, as 9 cúpulas da Catedral de São Basílio, o Mausoléu de Lênin, Museu da KGB e tantos outros marcos da história local. A capital russa tem muita importância para a cultura popular do país, com relevância para o cenário da política nacional, histórica, econômica e científica.

2. São Petersburgo

A cidade é considerada o coração cultural do país, e também está entre as principais cidades da Rússia. Ao elaborar o seu roteiro de turismo na Rússia, sem dúvidas, São Petersburgo é um dos lugares incríveis que você não pode deixar de visitar. Uma das principais dicas em sua estadia é visitar o Palácio de Inverno. Com dimensões e arquiteturas simplesmente deslumbrantes, certamente atenderá suas maiores expectativas.

Além disso, você pode aproveitar um belíssimo passeio de barco. A cidade conta com aproximadamente 300 km de canais pela cidade e cerca de 800 pontes. Esse é mais um dos passeios que são obrigatórios ao visitar a cidade, e fazem parte de um dos lugares incríveis para conhecer ao planejar o seu turismo na Rússia.

Não se esqueça da página de Vantagens e Descontos. Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá.

Ah, se você tiver qualquer aborrecimento com um dos fornecedores indicados na nossa página conta pra gente ok?

3. Ustyug

Ustyug-1024x683 Turismo na Rússia: quando ir, documentação e cidades turísticas
Ustyug

A cidade é de Ustyug é muito especial e possui uma magia envolta pela época do natal. Segundo a lenda, é em Ustyug que teria nascido o Papai Noel. Este é um dos maiores destaques da cidade, mas o local oferece outras atrações. Por ser uma das cidades mais antigas, preserva muito da arquitetura original de templos, mosteiros e casas. Não deixe de visitar as Igrejas da Assunção e São Nicolau e o templo Myrrhbearers Simeon.

4. Cazã

Caza-1024x768 Turismo na Rússia: quando ir, documentação e cidades turísticas
Cazã

A cidade conta com mais de mil anos de vida e uma carga histórica de acordo. Com uma cultura mulçumana bem marcante, o lugar se apresenta eclético, dentro e fora das catedrais ortodoxas e das mesquitas. As apresentações teatrais e óperas que se espalham pela cidade são atrações imperdíveis ao planejar turismo da Rússia. Em Cazã ocorre também o Festival Internacional de Cinema Muçulmano, que demonstra diversidade e tolerância.

5. Sochi

Sochi-1024x683 Turismo na Rússia: quando ir, documentação e cidades turísticas
Sochi

Certamente você conhece a cidade por conta dos esportes de inverno. Sochi se anima ao cair da neve. Se você gosta de esportes, inclua Sochi em seu roteiro de turismo na Rússia. A paixão esportiva sedia a Fórmula 1 e Grand Prix da Rússia. Ainda, a cidade é banhada pelo Mar Negro e, a depender da época, você conseguirá curtir boas praias. A região também é conhecida pelo clima que abriga praia e neve ao mesmo tempo.

6. Nizhny Novgorod

Nizhny-Novgorod-1024x683 Turismo na Rússia: quando ir, documentação e cidades turísticas
Nizhny Novgorod

A cidade é a quinta maior cidade russa, com ares medievais, contando com edifícios que datam do século 13, pelo menos. Além disso, a cidade abriga mais de 100 nacionalidades diferentes em seu território. Não por acaso, Nizhny Novgorod é uma comunidade multicultural. Não deixe de conhecer o centro histórico, que é repleto de monumentos, catedrais com mais de meio milênio, restaurantes, lojas e tantos outros atrativos culturais.

7. Volgograd

Volgograd-1024x683 Turismo na Rússia: quando ir, documentação e cidades turísticas
Volgograd

Volgograd é conhecida por resistência durante a Batalha de Stanlingrado, contra o exército da Alemanha, sendo considerada uma das mais sangrentas de todos os tempos. Hoje, é um importante polo industrial na Rússia. Atualmente, é uma cidade moderna que foi completamente reconstruída após a destruição durante a guerra. Por isso, prepare-se para explorar com inúmeros marcos históricos aqui, em seu turismo na Rússia.

Gastronomia na Rússia

Gastronomia-Russa-1024x768 Turismo na Rússia: quando ir, documentação e cidades turísticas
Gastronomia na Rússia

Se você gosta de comer bem em suas viagens, saiba que, ao fazer turismo na Rússia, essa tarefa não será difícil. Um dos pratos mais queridos no Brasil, o strogonoff, tem sua origem na Rússia. A versão típica brasileira acompanha arroz e batata palha. O strogonoff russo é consumido com batatas cozidas e com o creme de leite substituído por sour cream, uma espécie de creme de leite. Não deixe de experimentar!

Confira agora as principais especiarias para você incluir em seu roteiro de turismo na Rússia:

  • Pelmeni: é uma espécie de ravióli recheado com carne e creme de leite fresco;
  • Borsch: é uma sopa típica a base de beterraba com batata e carne. Servida quente com creme de leite russo para acompanhar;
  • Bliní: são panquecas russas servidas com diversos acompanhamentos, os mais famosos são caviar, smetana (creme de leite russo) e geleia;
  • Khinkali: é um tipo de pastel feito à base de farinha de trigo, ovos, sal e água. Ele é cozido e recheado com carne ou cogumelo.
  • Frango à Kiev: um dos pratos mais famosos da Rússia, feito com peito de frango recheado com manteiga e ervas finas, servido empanado, frito ou assado.

Dicas de viagem para turismo na Rússia

Ao fazer turismo na Rússia, você deverá ser cortês e ter ciência da cultura um pouco mais fria dos russos, típica dos europeus e asiáticos. Devido a sua extensão intercontinental, planejar bem o seu roteiro de turismo na Rússia é fundamental. Dessa forma, utilize o aplicativo Google Maps para se locomover, já que não há placas em inglês em praticamente nenhuma parte do país.

Assim, você conseguirá mergulhar na culinária e cultura local, otimizando as visitas aos museus, catedrais e mesquitas. Aliás, nesse sentido, programe-se com bastante antecedência se quiser assistir um espetáculo de dança do Teatro Bolshoi, comprando seu ingresso previamente, ainda no Brasil. Por fim, descubra os sabores dos criadores da vodka, bebida mais consumida no país e aproveite para se aquecer.

Passagens aéreas Rússia na promoção

Infelizmente, não temos um valor exato para você encontrar passagens aéreas para este destino. No entanto, nos últimos meses os valores giram em torno de R$ 4.000,00, em média. Tais valores sofrem significativas alterações, de acordo com a alta temporada do Brasil e da Rússia. No entanto, se você quer garimpar uma boa promoção, mesmo na alta temporada, consulte sempre a Passagens Promo e você encontrará as melhores opções de passagens.

Contratação de Seguro viagem

O seguro viagem, ao contrário dos países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen, não é obrigatório para turistas entrarem na Rússia. No entanto, recomendados fortemente sua contratação. Consulte a página da Seguros Promo, que entende tudo sobre o assunto a ainda te ajuda a garantir os melhores preços e condições para o seu seguro. Evite dissabores em um país cujo difícil idioma e altos custos médicos podem estragar o seu passeio.

Prepare suas malas e aproveite essas dicas para curtir o melhor do turismo na Rússia!

Acompanhando a sua extensão demográfica, o país comporta uma imensidão de conteúdos culturais, gastronômicos, artísticos e muito mais! Ao definir o seu roteiro de turismo na Rússia, inclua apreciar todas as paisagens, castelos, praias, festivais famosos e, claro, os monumentos históricos que restaram da antiga união soviética. Tudo isso faz com que a Rússia seja um dos países mais visitados do mundo com turismo crescente a cada ano.

Animado em conhecer? Após a leitura desse artigo, você já terá aprendido um pouco mais sobre todas as nuances e curiosidades desse país tão fascinante que é a Rússia. E aí, ainda ficou com alguma dúvida? Escreve para nós. Nossa equipe o maior prazer em te ajudar a planejar a sua próxima viagem.

Passei aqui pra te lembrar de acessar a página de Vantagens e Descontos. Esperamos que você consiga encontrar alguma vantagem para você com os nossos parceiros.

tem cupom de desconto, links com descontos, indicação de serviços. Vale a pena!

Veja também mais dicas de viagens para quem vai à Europa