O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Localizado na divisa entre Ásia e Europa, este lindo país conta com cenários e infraestrutura que impressionam os turistas, pois há muito o que fazer na Turquia. E não é por acaso que o turismo vem crescendo vertiginosamente, recebendo mais de 30 milhões de visitantes ao ano.

Você conhece nossa página de Vantagens e Descontos? Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Recomendamos todos os fornecedores que lá estão porque confiamos.

Depois que ler o texto dê uma passada nessa página e garanta diversos descontos.

Por isso, embarcando nessa viagem é possível ter experiências únicas e raras. Aproveite o nosso artigo para tirar todas as suas dúvidas e começar o seu planejamento agora mesmo.

O que fazer na Turquia?

O-que-fazer-na-turquia-1024x669 O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais
Visitar museu na Turquia

O país está localizado em uma das regiões mais antigas do mundo, por isso, a cultura presente no local é forte, intensa e muito rica. Além disso, ao descobrir o que fazer na Turquia, você verá que o país tem um verdadeiro festival sabores, cores e aromas.

Permita-se vivenciar as belezas impressionantes da Capadócia, passear nos mercados de Istambul, e conhecer toda a cultura e tesouros presentes nas diversas de mesquitas.

Na verdade, o que fazer na Turquia com certeza não será uma preocupação. Toda a rede de turismo no país é organizada e, por onde quer que você ande, encontrará atrações e belíssimas paisagens e se encantar e curtir uma inesquecível experiência.

Documentação necessária para viajar para a Turquia

Documentos-para-ingressar-na-turquia-1024x683 O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais
Documentos

Se já definiu a Turquia como seu próximo destino de viagem, saiba que não há exigência de visto de turismo para brasileiros. O prazo de permanência no país é de três meses (90 dias). Não há obrigação de vacina para o país, mas recomendamos fortemente que você esteja imunizado contra a febre amarela e leve consigo o seu cartão internacional de vacinas.

A contratação de um seguro viagem também não é obrigatória como na Europa, e por isso não costuma ser solicitada na imigração na Turquia. No entanto, a contratação vale muito a pena! Isso porque não há sistema público de saúde para turistas e qualquer simples consulta pode custar muito caro. Confira abaixo todos os documentos que você precisará para entrar na Turquia:

  • Passaporte com no mínimo 6 meses de validade;
  • Passagem de volta ou de saída da Turquia dentro de 90 dias;
  • Reservas de hotéis ou carta convite;
  • Seguro viagem, embora não seja obrigatório, é muito recomendável;
  • Comprovantes de que você possa pagar os custos enquanto estiver no país (não há um valor mínimo estipulado por dia, mas você deve comprovar que tem como se manter no país).

Clima na Turquia

Clima-na-turquia-1024x683 O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais
Fim de tarde na Turquia

Certamente, o clima certamente influenciará o seu roteiro na hora de escolher o que fazer na Turquia. O país tem estações bem definidas e, por isso, você conseguirá escolher a melhor data, dependendo dos seus principais interesses. O verão de lá quando é inverno no Brasil, é muito quente e pouco chuvoso. Já o inverno da Turquia ocorre quando é verão por aqui, e é bastante gelado e chuvoso, inclusive você pode encontrar neve em diversas regiões.

Quando ir para a Turquia?

Você provavelmente não conseguirá aproveitar tudo o que fazer na Turquia em uma única viagem. Os meses mais quentes são junho, julho e agosto são considerados época de alta temporada e, por essa razão, os preços mais altos e há um número muito grande de turistas. Em contrapartida, é a melhor época para aproveitar as praias.

No entanto, o auge da primavera é entre abril e maio. O outono, por sua vez, ocorre nos meses de setembro e outubro. Por serem estações transitórias, muitas pessoas indicam essas épocas como as melhores para conhecer o país, pois as temperaturas são mais amenas e não chove tanto. Prepare-se apenas para noites mais frias e dias não tão quentes.

Quantas horas de voo do Brasil para a Turquia?

Os voos que saem do Brasil até a Turquia podem ter seu tempo variado, e tudo depende das circunstâncias da passagem que você adquirir. O voo com escalas pode demorar até 30 horas, enquanto um voo direto demora algo em torno de 13 horas. No entanto, os voos diretos costumam ser muito mais caros do que os que fazem conexão. Então, quem quer economizar mais, acaba escolhendo fazer uma parada em algum país.

Passagens aéreas para Turquia

Geralmente, as passagens aéreas costumam ser um dos itens mais caros da viagem. Então, se você conseguir um bom desconto na hora da compra, você vai conseguir economizar muito dinheiro. Por isso, ao definir o que fazer na Turquia e quando comprar as passagens, tenha em mente que o valor sofre significativas alterações e algumas variações são imprevisíveis, como por exemplo a alta do dólar e do euro. 

Dessa forma, indicamos que comece suas pesquisas com antecedência, em dias e horários variados. Assim que encontrar um preço atrativo, agarre suas passagens. Para ficar por dentro das melhores promoções, consulte sempre a página da Passagens Promo! Aqui você encontrará as melhores opções de passagens, garantindo sempre as melhores condições.

O que fazer na Turquia: cidades turísticas

Uma das principais características encontradas ao pesquisar o que fazer na Turquia é sua localização entre dois continentes ao mesmo tempo. Dessa forma, em razão da diversidade continental, além das cidades e monumentos turísticos existentes, esse destino está cada vez mais atraindo turistas brasileiros que querem viajar para conhecer um dos países mais exóticos e dois continentes ao mesmo tempo.

Há tantas coisas para ver, conhecer a fazer que fica difícil decidir o que fazer na Turquia, porque existem inúmeros locais incríveis para visitar para conhecer. Cada pedacinho do país é rico em cultura e em história, além, é claro, de ser um país muito bonito, repleto de paisagens e passeios exóticos.

Mapa da Turquia

Turquia-1024x681 O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais
Mapa na Turquia

Muito embora tenha parte do território turco esteja na Europa, a Turquia não faz parte da União Europeia. O pedido de ingresso no bloco tramita há mais de 30 anos, mas tem encontrado resistência sob alegações de supostas violações aos direitos humanos. No entanto, não se preocupe. O país é considerado seguro pela Embaixada Brasileira e também pelos turistas. Veja agora as principais cidades para você explorar em sua estadia.

1. Istambul

Istambul-1024x679 O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais
Istambul

A cidade de Istambul é a única em todo o mundo que ocupa dois continentes diferentes, com parte de seu território na Europa e outra na Ásia. Essa separação é feita pelo “Estreito de Bósforo”, um canal que liga o Mar de Mármara (extensão do Mar Mediterrâneo) ao Mar Negro. Ao escolher o que fazer na Turquia, dedique tempo para conhecer essa cidade tão fascinante e esteja em continentes diferentes separados por uma simples ponte.

Explore todas as mesquitas e construções antigas que estão espalhadas por todos os lados, e não se assuste se parecer que você está em um filme antigo. Ademais, a cidade é famosa por seus diversos mercados, sendo ideal para fazer compras e mergulhar inteiramente na cultura turca. Além de tudo isso, a cidade também conta com bons restaurantes e museus. Sugerimos pelo menos 3 noites em Istambul para conhecer as principais atrações oferecidas.

2. Göreme (Capadócia)

Capadocia-1024x683 O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais
Capadócia

A Capadócia não é somente uma cidade, mas sim uma região. Ao planejar sua viagem e definir o que fazer na Turquia, tente conhecer e se hospedar nas cavernas da na Capadócia. Prepare-se para curtir uma atração que, em especial, irá superar todas as expectativas: o passeio de balão na Capadócia. É lindo, emocionante e indescritível, pois, todos os dias, antes do amanhecer, os balões tomam o céu da cidade e tornam ali um lugar quase mágico.

O cenário belíssimo foi cuidadosamente esculpido pelas lavas dos vulcões da região e por suas erosões ao longo dos séculos. Não por acaso, toda a economia da região é baseada em turismo e você encontrará diversas opções na cidade para se hospedar e passeios para curtir. Sem dúvidas, é um dos principais destinos do país, recebendo centenas de milhares todos os anos.

3. Ancara

Ancara-1024x683 O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais
Ancara

Ancara é a capital do país e está localizada no caminho entre os dois destinos turísticos mais visitados da Turquia, que são Istambul e a Capadócia. Embora não abrigue monumentos imponentes quanto nas outras cidades, Ancara possui um rico legado histórico, com diversos museus e sítios arqueológicos, que são repletos de relíquias. Vale a pena incluir em seu roteiro sobre o que fazer na Turquia essa importante cidade turca.

4. Alanya

Alanya-1024x768 O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais
Alanya

A cidade de Alanya fica em torno de montanhas rochosas e conta com uma longa extensão de praias em torno de todo o seu território. A cidade é famosa por ter abrigado piratas na época romana. Por isso, tem uma abundância de locais históricos para explorar, principalmente com passeios de barco, mergulhos e museus que contam histórias desde o século 6. Inclua em seu roteiro a cidade de Alanya, pois é um universo que vale a pena ser visitado.

Não se esqueça da página de Vantagens e Descontos. Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá.

Ah, se você tiver qualquer aborrecimento com um dos fornecedores indicados na nossa página conta pra gente ok?

5. Bodrum

Bodrum-1024x678 O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais
Bodrum

Se você está em dúvida sobre conhecer cidades mais afastadas de Istambul, saiba que Bodrum deve constar eu seu roteiro sobre o que fazer na Turquia. A cidade é banhada pelo Mar Egeu e é aqui que você encontrará a grande costa azul da Turquia. Sem dúvidas, a cidade de Bodrum é uma das mais lindas de todo o país. Além de muito charmosa, é excelente para visitar em família ou em casal.

A cidade ainda abriga as ruínas do Mausoléu de Halicarnasso, que já foi uma das maravilhas do mundo antigo. A infraestrutura da cidade conta com diversos restaurantes de frutos do mar, bares e locais para fazer compras. Mesmo com a agitação dos turistas, o lugar se mantém calmo, principalmente com ajuda das águas cor esmeralda, que acabam virando refúgio para aqueles que buscam sossego.

6. Denizli (Pamukkale)

Pamukkale-1024x768 O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais
Pamukkale

Outra cidade apaixonante que deve estar em seu roteiro sobre o que fazer na Turquia é a cidade de Pamukkale. Sua principal atração é o Parque Natural, que mais parece um vale nevado. Os moradores locais chamam o lugar de “Castelo de Algodão”, e não é difícil entender o porquê: as areias são bem branquinhas e as águas termais que formam pequenas piscinas têm um tom azul claro compõem uma paisagem linda e única, parecendo mesmo algodões.

Além disso, saiba que é possível entrar na chamada “Piscina de Cleópatra”. O local foi construído em cima de ruínas e colunas romanas antigas, datadas de mais de meio século. Para tomar um banho de águas naturalmente quentes, você deve pagar um valor adicional, lembrando que a entrada para o Parque Natural também é paga . 

7. Éfeso

Efeso-1024x683 O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais
Éfeso

O lugar possui um contexto histórico literalmente milenar. Criada no século 11, a cidade foi dominada por diferentes civilizações ao longo do tempo. Hoje, abriga o maior sítio arqueológico do país. Em Éfeso, é possível andar por ruas feitas de mármore, visitar a Biblioteca de Celso, o Templo de Adriano e o Grande Teatro, com capacidade aproximada para 25 mil pessoas. Para os amantes de ruínas, Éfeso é um lugar imperdível.

Além de todas essas atrações, ainda é possível contemplar gratuitamente uma das 7 maravilhas do mundo: o Templo de Ártemis.  Outro ponto que é muito visitado por cristãos é a famosa “Casa de Maria”, mãe de Cristo. Segundo a história local, foi neste lugar onde ela viveu aos cuidados do apóstolo João, após a crucificação de Jesus. Com certeza deve constar nas suas escolhas sobre o que fazer na Turquia

Dicas de turismo na Turquia: cuidados, religião e aspectos culturais

Na Turquia, embora a maioria da população seja muçulmana, atualmente todas as religiões são aceitas e respeitadas. A burca, que cobre todo o corpo e o rosto das mulheres já é proibida por lei. No entanto, muitas mulheres ainda optam pelo seu uso, e normalmente elas são de países vizinhos.

Além disso, o “xador”, que é uma roupa totalmente preta e que deixa somente o rosto à mostra, é usado raramente em alguns casos como tradição familiar.

Nas ruas, a maioria das mulheres do país vestem roupas comuns e modernas, mas o uso de lenço sobre a cabeça é comum. Por isso, as turistas podem comprar alguns lenços (lindos, por sinal) que podem ser uma boa opção para se ambientar, mas não é obrigatório.

Exceto, é claro, nas visitas a mesquitas, onde além dos lenços, devem cobrir os ombros. Muito cuidado com o uso de drogas, pois além de proibido, é punido com prisão. 

Passagens aéreas para Turquia

Os valores para você garantir suas passagens aéreas para este destino ficam a partir de R$ 2.200,00, em média. Mas, muita atenção: os valores sofrem significativas alterações, de acordo com a alta temporada do Brasil e da Turquia. No entanto, se você garimpar uma boa promoção, pode conseguir um valor mais atrativo, mesmo na alta temporada. Consulte sempre a Passagens Promo! Na nossa página você encontrará as melhores opções de passagens.

Voos mais baratos para a Turquia
Passagens aéreas saindo de

Contratação de Seguro viagem

Essa recomendação é válida para todos os turistas que visitam outros países. No entanto, é muito importante que os turistas que estão indo para a Turquia contratem um seguro saúde. O país conta com excelentes centros médicos, mas qualquer tratamento ou emergência pode custar muito caro. Por isso, para aproveitar ao máximo essa maravilhosa experiência na Turquia, conte sempre com um bom seguro viagem da Seguros Promo (link com desconto).

Seguro Viagem: Ásia
gta O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais GTA 60 EUROMAX Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 23/dia*
travel ace O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais TA 60 Especial Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 16/dia*
assist card O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais AC 60 MUNDO (Exceto EUA) + TELEMEDICINA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 14/dia*

Faça já as suas malas já e aproveite todas as dicas e aproveite tudo o que fazer na Turquia!

Agora que você já conheceu um pouco mais do país e conferiu todas as nossas dicas sobre o que fazer na Turquia, você já estará preparado para planejar e vivenciar essa experiência incrível! Com todas essas informações sobre o que fazer na Turquia, certamente a sua viagem será uma experiência excelente!

Caso você ainda tenha dúvidas, sugestões e comentários sobre o conteúdo, não deixe de escrever aqui! Temos muito prazer em atender os nossos leitores e aguardamos o seu contato.

Passei aqui pra te lembrar de acessar a página de Vantagens e Descontos. Esperamos que você consiga encontrar alguma vantagem para você com os nossos parceiros.

tem cupom de desconto, links com descontos, indicação de serviços. Vale a pena!

Leia mais artigos da Ásia e Europa aqui no DPV