Turismo em Lisboa: dicas, passeios e atrações turísticas

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Conhecida como uma cidade cosmopolita e repleta de opções de lazer e entretenimento, o turismo em Lisboa cresce a cada ano entre os brasileiros. Há tanta coisa para ver e fazer que muitas vezes é difícil encontrar tempo para todas as atividades. Por isso, preparamos especialmente para você este artigo.

Aqui você irá conferir as principais dicas para aproveitar ao máximo todos os momentos que passar nesta linda capital europeia.

Você conhece nossa página de Vantagens e Descontos? Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Recomendamos todos os fornecedores que lá estão porque confiamos.

Depois que ler o texto dê uma passada nessa página e garanta diversos descontos.

Turismo em Lisboa: informações úteis

Se é a sua primeira ou sua próxima viagem à Europa, fazer turismo em Lisboa certamente atenderá suas expectativas. Lisboa é a capital de Portugal e é uma das cidades mais antigas da Europa. É considerada uma cidade segura, por isso, você pode curtir seus passeios com tranquilidade.

Aproveite toda a hospitalidade que os portugueses oferecem aos seus visitantes e descubra todas as maravilhas disponíveis neste destino.

A familiaridade com o idioma e boa parte dos costumes lhe trarão muito conforto.

A gastronomia local sempre é um espetáculo à parte, por isso, prepare seu paladar para saborear queijos, massas, ótimos vinhos e desfrute de mais de cem opções diferentes de como comer o peixe mais consumido do país: o bacalhau. O turismo em Lisboa oferece tudo isso e muito mais. Confira.

Quando ir a Lisboa

Quando-Ir-a-Lisboa-1024x678 Turismo em Lisboa: dicas, passeios e atrações turísticas
Melhor época para ir a Lisboa

Durante todas as épocas do ano você pode fazer turismo em Lisboa; não existe uma época “desaconselhável” para essa viagem.

Durante o inverno, as temperaturas são amenas e agradáveis, diferente da maioria das capitais europeias. Durante a primavera, a cidade estará coberta de flores e com um clima extremamente aconchegante.

No outono os dias escurecem mais cedo, mas o sol brilha ainda mais sob um intenso céu azul durante o dia.

No verão, o clima é quente parecido com as temperaturas no Brasil, registrando temperaturas máximas próximas a 30ºC e mínimas no entorno dos 20ºC. Se você adora festas, a época mais divertida para fazer turismo em Lisboa é junho, mês dos santos padroeiros.

Nossa tradição brasileira de festas juninas tem origem portuguesa e, em Lisboa, as festas também duram o mês todo. Enfim, aproveite o carisma da cidade durante os 12 meses do ano!

Quantos dias em Lisboa?

O turismo em Lisboa oferece um vasto número de passeios e locais históricos para conhecer e descobrir. As diversas atrações são tão interessantes que é impossível não querer experimentar de tudo um pouco.

O ideal para um roteiro de turismo em Lisboa é ter, no mínimo, 5 dias para poder conhecer a cidade sem pressa. No entanto, se o seu tempo estiver curto, é possível se concentrar nas atrações mais famosas e deixar outras de lado para uma próxima visita.

Passagens aéreas para Lisboa

Você já descobriu que fazer turismo em Lisboa é viável durante todos os meses do ano. Por isso, existem poucos períodos considerados como “alta temporada”.

As maiores altas registradas ocorrem durante as festividades juninas e férias escolares: os preços tendem a ficar um pouco mais caros. Mas, se você quer garantir o melhor preço para sua viagem, confira agora mesmo o Passagens Promo e tenha a melhor oportunidade e com a certeza do melhor negócio!

Turismo em Lisboa: atrações turísticas

As atrações turísticas em Lisboa são inúmeras. Listamos neste artigo as atrações imperdíveis que você simplesmente não pode ficar de fora. Por isso, acorde cedo, coloque uma roupa e um calçado bem confortáveis e aproveite tudo o que uma das cidades europeias mais fascinantes oferece para explorar.

1. Castelo de São Jorge em Lisboa

Castelo-de-Sao-Jorge-em-Lisboa-1024x678 Turismo em Lisboa: dicas, passeios e atrações turísticas
Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge é um dos principais pontos turístico da cidade. Com certeza uma visita lhe proporcionará uma sensação inesquecível. Fica no ponto mais alto da cidade e no entorno estão os bairros mais tradicionais.

Você desfrutará de uma proximidade com o Rio Tejo e aproveitará uma das melhores preparações do bacalhau. Em seu roteiro de turismo em Lisboa, este passeio não poderá faltar.

2. Torre de Belém

Torre-de-Belem-1024x685 Turismo em Lisboa: dicas, passeios e atrações turísticas
Torre de Belém

A Torre de Belém é considerada um Patrimônio Histórico da Humanidade. E não é por acaso. A estrutura é magnífica e facilmente impressiona qualquer pessoa, principalmente pela riqueza de detalhes.

É de lá que os navios partiam para desbravas novos territórios. Vai fazer turismo em Lisboa? Não perca a chance de visitar a Torre de Belém. Aproveite o cenário estonteante para tirar muitas fotos!

3. Centro Cultural de Belém

Centro-Cultural-de-Belem-1024x768 Turismo em Lisboa: dicas, passeios e atrações turísticas
Centro Cultural de Belém

O Centro Cultural de Belém fica localizado na Praça do Império. Foi idealizado inicialmente para abrigar a sede da presidência portuguesa.

Atualmente, é um local repleto de espaços culturais para diferentes atividades, abrigando o Centro de Reuniões, o Centro de Espetáculos e o Centro de Exposições.

Durante o passeio você cruzará com diversos atores nas ruas, além é claro, de desfrutar das diversas exposições permanentes.

4. Mosteiro dos Jerônimos

Mosteiro-dos-Jeronimos-1024x682 Turismo em Lisboa: dicas, passeios e atrações turísticas
Mosteiro dos Jerônimos

Devido à sua enorme beleza, o Mosteiro dos Jerônimos é uma visita obrigatória. Foi de lá que partiram as Caravelas que foram dirigidas por Pedro Álvares Cabral e que chegaram ao nosso Brasil.

Simboliza uma época áurea de descobrimentos realizados por Portugal e confere uma identidade enorme a todos os brasileiros. Assim, o seu roteiro de turismo em Lisboa recomenda fortemente sua visita ao Mosteiro!

5. Arco Triunfal da Rua Augusta

Arco-Triunfal-da-Rua-Augusta-743x1024 Turismo em Lisboa: dicas, passeios e atrações turísticas
Arco Triunfal da Rua Augusta

No Arco Triunfal da Rua Augusta você conseguirá ver toda a cidade num ângulo de 360º. A paisagem é de tirar o fôlego. Fazer turismo em Lisboa e deixar de realizar uma visita neste local é praticamente impossível.

A cidade é realmente muito linda vista do alto. Aproveite o dia para curtir a praça do Comércio e a Rua Augusta que ficam no entorno. Ali você encontrará restaurantes locais com sabores deliciosos.

6. Monumento aos Descobrimentos

Monumento-aos-Descobrimentos-1024x685 Turismo em Lisboa: dicas, passeios e atrações turísticas
Monumento aos Descobrimentos

A maior parte dos brasileiros sente curiosidade em visitar as terras portuguesas. Conhecer de perto o país que um dia transformou para sempre o que hoje temos como Brasil.

O monumento em Lisboa “Padrão dos Descobrimentos” é o que mais se aproxima de nós. A identificação é imediata com esse monumento tão emblemático para nossa história.

Não é redundante dizer que essa também é uma parada obrigatória.

7. Museu Nacional do Azulejo

Museu-Nacional-do-Azulejo-1024x678 Turismo em Lisboa: dicas, passeios e atrações turísticas
Museu Nacional do Azulejo

O Museu Nacional do Azulejo é um dos principais e mais famosos museus de Portugal e é exatamente por isso que você, ao fazer turismo em Lisboa, precisa conhecer.

O local possui uma coleção singular, totalmente dedicada aos azulejos e cultura secular que essa arte representa. A expressão artística dos azulejos portugueses é difundida mundialmente.

A entrada do museu é paga, custando em média 5 dólares e não necessita agendamento prévio.

Turistando em Lisboa: passeios

Além dos pontos turísticos já descritos, o turismo em Lisboa lhe garantirá passeios deliciosos e divertidos.  A cidade vem ganhando destaque no turismo europeu, graças a diversidade de entretenimento, que agrada os visitantes de todas as idades, bolsos e gostos.

A população local é receptiva e você se sentirá “em casa”. Confira agora os principais passeios.

Free Walk Tour

O serviço é oferecido nas principais agências de viagem e em várias partes do mundo. Ao realizar turismo em Lisboa e contratar essa experiência, um guia local levará você aos principais lugares da cidade.

Durante todo o trajeto, o guia lhe contará as histórias e curiosidades dos principais marcos da cultura local. Você receberá dicas dos restaurantes mais procurados do momento e não há nada melhor do que conhecer a cidade pelo olhar de um residente local.

Pink Street

É a rua mais badalada da cidade e se você está com planos de fazer turismo em Lisboa, opte por incluir esse lugar no seu planejamento. A noite em Lisboa verdadeiramente acontece na “rua rosa”, que conta com uma estação de metrô bem próxima, garantido sua diversão com segurança.

É considerada uma das 12 ruas mais bonitas de todo o continente com um título concedido pelo New York Times. Curta as discotecas e bares e tenha sua diversão noturna garantida.

No meio de tantas discotecas e bares, alguns são muito famosos. Por isso, alguns valem a pena conferir mais de perto:

  • Pensão do Amor: atualmente o local abriga uma badalada discoteca. Mas antes disso acontecer, o local abrigava um bordel. Possui uma decoração burlesca, com paredes vermelhas e cheia de posters de mulheres pendurados pelas paredes. É um passeio clássico e imperdível.
  • Bar Jamaica: o bar já está na Rua Nova de Carvalho (Pink Street) há mais de 40 anos e a principal música da casa (o nome já entrega!) é o Reggae. Mas outros estilos musicais também tocam no bar.
  • Livraria-bar Menina e Moça: é uma famosa livraria com pinturas pelo teto e livros lusófonos. Planeje-se para dar uma paradinha e conhecer mais da cultura presente no local. Aproveite o passeio e aproveite um pouco da gastronomia local, acompanhada sempre de um bom drink português.

Mercado da Ribeira

Mercado-da-Ribeira-1024x683 Turismo em Lisboa: dicas, passeios e atrações turísticas
Mercado da Ribeira

O Mercado da Ribeira é também chamado de Time Out Market. Sem dúvidas, é o mercado mais tradicional de Lisboa e é mais uma visita imperdível durante a sua viagem.

Aqui você poderá fazer uma verdadeira imersão na gastronomia e experimentar a culinária portuguesa de uma forma muito autêntica e inesquecível.

Atualmente, o Mercado da Ribeira conta com mais de 30 espaços, divididos entre restaurantes, bares, pastelarias, etc.

Mas não é só! O local ainda abriga uma sala de espetáculos, esplanada para os dias mais quentes, postos de flores e souvenirs. Funciona até tarde da noite durante todos os dias e está localizado em uma região de fácil acesso aos turistas.

Não se esqueça da página de Vantagens e Descontos. Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá.

Ah, se você tiver qualquer aborrecimento com um dos fornecedores indicados na nossa página conta pra gente ok?

A maior parte dos restaurantes são de chefs de cozinha portugueses famosos, mas os preços ainda se mantêm acessíveis. No mercado da Ribeira você vivenciará tudo o que há na comida típica do país.

Reserve um espaço especial para a sobremesa e não deixe de pedir um docinho na tradicional Manteigaria, como os ainda mais tradicionais pastéis de nata.

Feira da Ladra em Alfama

Feira-da-Ladra-em-Alfama-683x1024 Turismo em Lisboa: dicas, passeios e atrações turísticas
Feira da Ladra

A Feira da Ladra é uma feirinha que no decorrer dos anos se tornou um lugar turístico e atualmente é uma das mais tradicionais da cidade.

Nessa feira você encontrará de tudo um pouco, desde objetos usados, objetos novos, artesanatos, souvenires, utensílios variados, etc.

O melhor de tudo são os preços: você pode garimpar vários itens gastando muito pouco.

Se você pretende fazer turismo em Portugal, não deixe de visitar esse local extremamente receptivo e aconchegante.

A feira ocorre todas as terças e sábados. Começa a funcionar por volta das 10h da manhã e vai até às 16h. Lá você encontrará turistas de todas as partes do mundo, além dos portugueses locais, que adoram esse tipo de comércio. Vale a pena conferir!

Turismo em Lisboa e arredores: cidades turísticas próximas

Portugal é um país com raízes históricas milenares e, por isso, abriga diversos locais históricos que valem a pena conhecer.

A Vila de Sintra é uma das cidades mais românticas de Portugal, abrigando castelos e um charme inenarrável. A famosa Cascais abriga lindas praias, há apenas 35 minutos de trem de Lisboa.

A cidade de Évora possui muitas características romanas, com ruas e pequenas igrejas medievais garantes o carisma local. A cidade de Fátima é uma ótima pedida para os devotos, e a cidade mais importante para os católicos.

Passagens aéreas para Lisboa, Portugal

Vai fazer turismo em Lisboa? O preço das passagens não costuma ter grandes oscilações e custam, em média, R$ 2.000,00. No entanto, este é um valor aproximado e pode sofrer significativas alterações.

O valor sempre dependerá da época do ano, da cotação do dólar e, principalmente, da antecedência com que você comprar suas passagens.

Para garantir a melhor opção de preço, não deixe de conferir a página do Passagens Promo! Lá você encontrará as melhores opções de passagens, garantindo sempre as melhores promoções. Confira!

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre turismo em Lisboa, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para qualquer país da Europa é que não deixem de fazer um Seguro Viagem Internacional. É obrigatório.

Por isso, para aproveitar ao máximo essa maravilhosa experiência, sem imprevistos, conte sempre com um bom seguro viagem da Seguros Promo! Não se esqueça de conferir nossos melhores preços e condições!

Prepare as malas já e aproveite essas dicas para curtir o melhor do turismo em Lisboa!
Após a leitura deste artigo, você já estará preparadíssimo para planejar e vivenciar essa experiência incrível! Com todas essas informações sobre o turismo em Lisboa, certamente a sua viagem será um sucesso!

Caso tenha dúvidas, sugestões e comentários sobre o conteúdo, não deixe de escrever aqui! Temos muito prazer em atender os nossos leitores e aguardamos o seu contato.

Passei aqui pra te lembrar de acessar a página de Vantagens e Descontos. Esperamos que você consiga encontrar alguma vantagem para você com os nossos parceiros.

tem cupom de desconto, links com descontos, indicação de serviços. Vale a pena!

Veja mais dicas para viagens ao Velho Continente Europeu