Cidades da Itália: lista com as 7 cidades mais bonitas da Itália

Se o seu sonho há muito tempo é se aventurar pela Bela Itália, esse conteúdo foi feito para você! Se quer saber mais sobre a sua história, arte, arquitetura e belezas naturais, além da magnífica culinária, e ainda viver momentos inesquecíveis, mas não sabe bem como fazer e por onde começar, confira esse conteúdo! Veja aqui quais as cidades da Itália são mais encantadoras e que você não pode deixar de conhecer em sua viagem!

Você conhece nossa página de Vantagens e Descontos? Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Depois que ler o texto dê uma passada nessa página. Recomendamos todos os fornecedores que lá estão.

Cidades da Itália: história, arte, arquitetura e belezas naturais

Se aventurar pelas cidades da Itália é como se ver num filme. Tanto que vários produtores do cinema escolhem suas cidades para as gravações e retratam as suas belas paisagens e o seu modo de vida, o que instiga mais ainda quem tem a vontade de conhecer esse lugar encantador.

Alguns exemplos de filmes para te inspirar a viajar são “Sob o Sol da Toscana” de Audrey Wells, “O Turista” de Florian Henckel von Donnersmarck, que retrata a inebriante Veneza, “ Comer, rezar e amar” de Ryan Murphy, que mostra o prazer de não fazer nada ou seja “dolce far niente”, entre outros.

A Itália é um país formado por uma península e várias ilhas ao Sul da Europa. Comumente conhecida por seu formato de Bota, esse país é banhado pelo Mar Mediterrâneo, com belas praias e campos verdejantes, principalmente na região da Toscana. Essa é uma cidade maravilhosa de se conhecer na Primavera, sendo excelente para o turismo, com toda estrutura que garante diversão e conforto aos seus visitantes.

Uma ótima dica de viagem é se programar e comprar vários ingressos pela internet, para as atrações e passeios. Assim se evitará as longas filas das bilheterias e ganhará um tempo precioso para ver o que realmente importa. 

Um ótimo meio de locomoção nas cidades da Itália são as viagens de trem que costumam ser mais vantajosas. Esse serviço na Itália funciona muito bem, e os trens muitas vezes são bem rápidos, o que torna a viagem menos demorada de um lugar para outro. As estações de trem estão presentes em vários destinos, o que facilita muito e torna a viagem mais divertida, como mostraremos a seguir.

Quando viajar para a Itália

Por ser um país com ambientes variados, há clima para todos os gostos: vai do clima frio dos Alpes onde você poderá apreciar a neve e, também, poderá aproveitar o clima mediterrâneo das praias com verões quentes; ficando a sua escolha e ao seu gosto o que vai visitar.

Seguro Viagem obrigatório para a Itália

Se estiver programando sua viagem, não se esqueça de que não só para as cidades da Itália, mas para toda a Europa é obrigatório fazer um seguro viagem. Caso você não tenha feito e seja exigida a apresentação pela imigração, você poderá ser impedido de entrar na Itália. Então fique atento a contratação do seu seguro viagem.

Acesse Nossa página de Vantagens se precisar de um seguro viagem. Lá temos parcerias com descontos legais te esperando.

O seguro viagem é importante para as viagens não só para a Itália mas para toda a Europa, o seguro deve ter uma cobertura mínima de 30 mil euros, além de poder existir novas taxas caso sejam acionados serviços extras. É sempre mais vantajoso contratar o seguro mais completo, para evitar aborrecimentos desnecessários.

O custo de um seguro viagem legal para Europa gira em torno de R$ 10,00 a R$ 15,00 por dia de viagem. Recomendamos, inclusive, que se contrate um dia a mais. Caso o voo atrase e sua mala sofra algum dano o seguro irá garantir a cobertura 🙂

Lista das cidades da Itália para conhecer e se encantar

Vamos mostrar a seguir uma lista com as 7 cidades da Itália mais bonitas, interessantes e, também, as mais visitadas por pessoas de todo o mundo. Trouxemos informações relevantes de cada uma delas, para que você possa planejar o seu roteiro com mais detalhes e com mais certeza de que você conhecerá todos os lugares incríveis que desejar. Confira!

Mapa das cidades da Itália

Não deixe de adquirir um mapa das cidades da Itália antes da sua viagem. Por lá, você certamente conseguirá um mapa para se localizar durante a sua viagem; mas se você providenciar um mapa enquanto programa a sua viagem, você poderá planejar o seu roteiro com mais facilidade.

1. Roma

vittorio-emanuele-roma-1024x552 Cidades da Itália: lista com as 7 cidades mais bonitas da Itália

Roma é uma das cidades mais lindas do mundo! Cheia de história, você sem dúvidas se surpreenderá com essa visita!

Quantos dias em Roma

Para um bom aproveitamento do tempo da sua viagem, incluindo e conhecer as maravilhas de uma das cidades da Itália mais famosas do mundo: Roma; é preciso de 02 a 03 dias, no mínimo, nessa cidade. Não deixe de visitar essa cidade se você deseja conhecer o famoso Vaticano.

O que fazer em Roma

Em Roma você pode intercalar entre os passeios culturais e históricos, como a visita ao Coliseu, ao Fórum Romano e o Monte Palatino. Faça uma verdadeira volta ao passado, ande por ruínas e prepare-se para andar bastante, pois, embora seja tudo perto, a cidade é enorme.

Um passeio pelas pequeninas ruas do Centro de Roma, para saborear a culinária italiana como um apetitoso macarrão a Carbonara acompanhado de um bom vinho da casa, não podem faltar no seu roteiro! E claro: ninguém vai a Roma e deixar de sem apreciar um delicioso Gelatto.

As praças são outras atrações imperdíveis com suas exuberantes fontes, como a belíssima Fontana de Trevi. Não se esqueça das moedinhas para fazer os seus pedidos nessa fonte dos desejos, sendo este um dos lugares mais visitados de toda a Itália; e o melhor: não custa nada!

Já no Vaticano símbolo da Igreja Católica Romana, poderá conhecer a Basílica de São Pedro construída no mesmo local em que o Apóstolo Pedro foi enterrado, com sua monumental arquitetura e Arte Sacra; bem como os museus e a magnífica Capela Sistina com as espetaculares obras de Michelangelo. 

Vale lembrar que não é permitido tirar fotos dentro da capela. Quando alguém tenta tirar fotos, os seguranças pedem para que as mesmas sejam apagadas na mesma hora e na frente deles. E se ainda tiver disposição para aproveitar a noite em Roma, uma ótima sugestão são os restaurantes e bares espalhados pela cidade, ou até mesmo fazer um passeio pelas belas praças.

Passeios em Roma

Temos várias indicações de passeios inclusive com guias pelas cidades de Roma. Confira abaixo e explore este site que indicamos. Comprar passeios pelo site é sempre mais barato mas o mais importante é evitar possíveis filas.

2. Milão

Milao-Italia-768x1024 Cidades da Itália: lista com as 7 cidades mais bonitas da Itália

Milão é uma cidade recheada de belezas históricas também, e um prato cheio para quem deseja comer bem e fazer passeios a seu aberto e apreciar ilustres igrejas católicas, além de apreciar tendências da moda!

Quantos dias em Milão

Essa é mais uma das magníficas cidades da Itália! Nela você precisaria de pelo menos 03 dias para apreciar tudo que ela tem a oferecer, como a Catedral de Milão, com seu esplendoroso terraço; a Basílica de Santo Ambrósio e a Igreja de Santa Maira delle Grazie, para e apreciar a famosa Última Ceia, do Leonardo da Vinci.

O que fazer em Milão

Além dessas dicas anteriores, em Milão você também poderá visitar a Galleria Vittorio Emanuele II, que é um lugar ótimo para apreciar vitrines e fazer umas comprinhas. O local possui grandes marcas, e você não poderá se esquecer de que estará na cidade da moda, que dita tendências não só para a Itália mas para o mundo, através do lançamento de coleções de estilistas famosos.

Já na Via Dante, você encontrará um enorme número de lojas e restaurantes e o Castelo Sforzesco com seus museus que são uma ótima pedida. 

A noite de Milão também pode ser atrativa com um grande número de restaurantes, pizzarias e Pubs; sendo as áreas divididas em Zona Navigli, Zona de Brera, Zona Porta Garibaldi e Zona Idroscalo. Esses locais encantam os turistas mais extrovertidos. Já para aqueles que não gostam de muita agitação, um passeio ao Luar pelo Duomo é mágico, além de muito romântico.

Um lugar incomum para se visitar, mas de uma riqueza arquitetônica incrível, é o Cemitério Monumental, que encanta os olhos.

Passeios em Milão

Indicamos também passeios bem legais em Milão. Compre on-line para economizar e evitar filas.

3. Florença

Florenca-italia-1024x768 Cidades da Itália: lista com as 7 cidades mais bonitas da Itália

Florença é ponto de parada fundamental para quem deseja conhecer mais sobre Toscana! Não deixe de passar por lá e conferir as belezas encantadoras do local.

Quantos dias em Florença

Se tiver disponibilidade, inclua pelo menos 02 dias para desfrutar da linda Florença ou Firenze, cidade da região da Toscana que fica as margens do Rio Arno, onde você pode conhecer a belíssima Catedral de Santa Maria Del Fiore, comumente chamada de Duomo; além de outras belíssimas catedrais antigas espalhadas pela cidade.

O que fazer em Florença

Além das belíssimas catedrais, você não pode deixar de conhecer o Museu Galleria Degli Uffizi: um dos mais famosos que se pode encontrar em Florença. Lá você encontrará, grandes obras de Leonardo da Vinci e Michelangelo. Já a estatua de Davi é uma das mais belas esculturas encontradas em Florença e ponto turístico padrão para fotos!

Um passeio pelas ruas de Florença seria é ótimo para se aventurar a pé, aproveitando para visitar vários museus e aprender um pouco da história do lugar. Não deixe de conhecer a Ponte Vecchio, a mais bonita de Florença, sendo procurada por aqueles que gostam de belas fotos (inclusive noturnas).

Passeios em Florença

Mais dicas de passeios em Florença. Explore o máximo da cidade para aproveitar sua viagem e voltar com a mala cheia de história legais.

4. Veneza

Veneza-Italia-1024x682 Cidades da Itália: lista com as 7 cidades mais bonitas da Itália

Veneza emana amor e romantismo! Certamente você já viu os famosos canais onde os turistas passeiam em barquinhos na TV, então imagine-se lá! Parece encantador, não é mesmo?! Não deixe de incluir essa cidade em seu roteiro, principalmente porque Veneza corre o risco de submergir no futuro, em decorrência do derretimento das geladeiras.

Quantos dias em Veneza

Por não ser uma cidade com tantos locais turísticos para conhecer, 2 dias em Veneza parece ser o suficiente. Mas, ainda assim, a cidade é muito bonita e aconchegante, possibilitando mais dias por lá, para quem deseja aproveitar o clima romântico do local para descansar e comer bem.

O que fazer em Veneza

A bela Veneza é uma cidade da Itália formada por pequenos e grandes canais, não possuindo estradas, como nos demais destinos da Itália. Nela pode se conhecer desde palácios góticos renascentistas, até igrejas famosas como a Piazza San Marco, onde fica localizada a Basílica de São Marcos; que também fica radiante a noite, sendo um belo local para maravilhosas fotografias. 

Uma das cidades mais românticas da Itália, com seus passeios de barco pelos canais parece bem tranquila, mas ao contrário disso, não se pode esquecer das glamorosas festas de carnaval que ocorrem nos meses de fevereiro ou março, e que diferem muito do carnaval brasileiro, principalmente pelo costume de se usar lindas máscaras. Esse costume é vindo da antiguidade, onde os ricos saiam disfarçados (mascarados) e se misturavam ao povo. 

Passeios e Turismo em Veneza

Confira 4 principais passeios por Veneza.

Não se esqueça da página de Vantagens e Descontos. Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Todos os serviços e descontos listados lá foram criteriosamente selecionados com fornecedores de confiança aqui do Blog. Se tiver problema com algum fornecedor, por favor, conta pra gente.

5. Bolonha

Bolonha-Italia-1024x683 Cidades da Itália: lista com as 7 cidades mais bonitas da Itália

Toda a Itália possui excelentes restaurantes e muita comida típica boa. Mas Bolonha oferece restaurantes maravilhosos e ainda mais tradicionais. Não deixe de passar por lá para conhecer ilustres pontos turísticos e comer muita comida boa!

Quantos dias em Bolonha

Para visitar a cidade de Bolonha reserve 02 dias, já que a cidade não é muito grande e suas maiores atrações turísticas são bem próximas, sendo o Centro Arredondado.

O que fazer em Bolonha

Bolonha é uma cidade histórica da Itália que fica ao Norte, com suas lindas Torres Medievais, como as Torres Inclinadas Asinelli e Garisenda, além da Basílica de São Petrônio e a Fonte de Netuno e a Piazza Magiori.

Você poderá fazer um belo passeio a pé e se deparar com inúmeras atrações ao ar livre, além de poder comprar lembrancinhas. Durante a noite, há muitos estudantes pelos bares e restaurantes da cidade que fica bem movimentada, vale a pena conhecer.

Passeios e Turismo em Bolonha

Aproveite o máximo de Bolonha contratando passeios com guias, explore o máximo a cidade e volte com as malas repletas de histórias legais para contar.

6. Turim (ou Torino)

Turim-italia-829x1024 Cidades da Itália: lista com as 7 cidades mais bonitas da Itália

Pode-se considerar Turim um pouco mais contemporânea, em relação as demais cidades citadas. Se você gosta de futebol e informações históricas que vão além da história da igreja ou de história da arte, vá para lá!

Quantos dias em Turim

Para aproveitar suas atrações seria necessário no mínimo 03 dias, afinal, esta é a quarta maior cidade da Itália, que já foi a antiga capital da Itália. Lá se localiza a sede do famoso time de futebol Juventus, para os apaixonados pelo esporte.

O que fazer em Turim

Em Turim tudo pode ser conhecido a pé. Suas principais atrações são Pallazo Reale di Torino, Palazzo Carignano e Pallazzo Madama.  

Uma curiosidade muito interessante é que nesta cidade da Itália você pode ver uma réplica do Santo Sudário (pedaço de tecido que envolveu o corpo de Jesus depois da crucificação, já que o verdadeiro que também se encontra em Turim, no Duomo di Torino e só é mostrado de acordo com a autorização da Igreja Católica). 

Lá também você pode encontrar o Museu Egípcio de Turim que só é menor que o Museu do Cairo em relação as obras egípcias. Um outro ponto interessante é que nesta cidade se localiza a FIAT, que possui um museu que mostra a evolução do carro no tempo, dos carros mais antigos aos atuais.

Na Via Valprato há uma antiga área industrial na qual você pode encontrar bares, discotecas e dançar até o dia raiar. Há por toda a cidade vários restaurantes para quem quer um programa mais sossegado.

Passeios e Turismo em Turim

Mais dicas de passeios em Turim pra você aproveitar.

7. Pisa

Pisa-italia-1024x683 Cidades da Itália: lista com as 7 cidades mais bonitas da Itália

Pisa é famosíssima! Sua torre é conhecida por todo mundo! Simplesmente não há como você ir para a Itália e não a conhecer de perto!

Quantos dias em Pisa

Também na região de Toscana, Pisa é muito bela, mas não há tanto o que conhecer por lá além de restaurante gostosos, lindas praças e a famosa Torre de Pisa. Por isso, 2 dias por lá, parecem ser suficientes.

O que fazer em Pisa

Aqui a atração principal é a torre inclinada, e quem vai a Pisa, uma das cidades da Itália que fica na Região da Toscana, não sai de lá sem uma foto tirada como se estivesse segurando a própria torre. Você poderá ainda se aventurar a subir seus 296 degraus. 

E para conhecer essa incrível cidade você precisaria de pelo menos um dia inteiro, pois, embora seja uma cidade pequena, ela é importante, sendo que nela se concentra 03 universidades como a Escola Superior de Santa Ana, a Universidade de Pisa e a Escola Normal Superior.

A Praça Duomo também chamada de Praça dos Milagres, a Catedral e o Camposanto; são outras boas atrações dessa cidade. Uma atração muito conhecida em Pisa é o Festival de Luzes, que ocorre geralmente no mês de junho, em que são colocadas 10.000 velas que iluminam em torno do rio Arno.

Passeios e Turismo em Pisa

Veja 4 passeios imperdíveis em Pisa.

Outras cidades da Itália para visitar

Além dessas dicas, confira ainda outras cidades da Itália muito bacanas e que você pode incluir no seu roteiro, sem medo:

  • Nápoles;
  • Sorrento;
  • Verona;
  • Siena;
  • Palermo;
  • Gênova;
  • Catânia.

Passei aqui pra te lembra de acessar a página de Vantagens e Descontos. Esperamos que você consiga encontrar alguma vantagem para você com os nossos parceiros. Lá tem cupom de desconto, links com descontos, indicação de serviços. Vale a pena!

Conclusão: pronto para fazer as malas?

Se você adora viajar, conhecer coisas novas, lugares novos, com pessoas interessantes e culturas diferentes, ou se é a primeira vez que se aventura numa bela viagem às cidades da Itália, estas dicas poderão ser muito úteis. Escolha as melhores cidades, as que mais atenderem às suas expectativas de passeio e faça o seu próprio roteiro. 

Vale lembrar que de tudo o que possa querer nessa vida, nada se compara a uma viagem bem aproveitada! Nada e nem ninguém poderá lhe tirar o prazer de ter vivido momentos inesquecíveis e ter não só aprendido história, mas ter vivenciado a mesma visitando lugares incríveis, como é o caso das cidades da Itália que são verdadeiras escolas nesse quesito.

Se você gostou destas dicas, compartilhe este conteúdo com seus amigos! Para mais dicas como estas, continue nos acompanhando. Se quiser, deixe seu comentário sobre o tema!

Gostou deste post? Leia também sobre o que fazer em Londres.