Novelas gravadas pelo mundo para inspirar sua próxima viagem

por Priscyla Fideles Compartilhe

Não é novidade para ninguém que as novelas brasileiras fazem muito sucesso pelo mundo. É claro que na maioria delas o cenário principal é o Brasil. Mas as produções telenovelisticas tem explorado cada vez mais destinos no exterior. Aposto que uma delas vai inspirar a sua próxima viagem.

Algumas das tramas mais marcantes da TV brasileira tiveram locações no exterior. Pelo menos 2 delas você assistiu ou pelo menos ouviu alguém comentar sobre. E que tal planejar sua próxima viagem se inspirado em um desses destinos?

O Clone – Marrocos (2001)

inspirar sua próxima viagem

O clone foi uma novela marcante para toda uma geração (incluindo a minha). Além da trama em si, que conquistou muita gente, a cultura árabe também ajudou a consagrar a novela, impressionando não só os adultos, como também as crianças. É uma novela que com certeza vai servir para inspirar sua próxima viagem e quem sabe você comece até a pensar em Marrocos como destino.

Na época da novela, a dança do ventre ficou super popular. Quase todas as meninas que eu conhecia faziam aula para aprender – boatos de que eu também tentei 🙄. Outra moda que caiu no gosto dos pequenos foi a hand chain (mais conhecida como pulseirinha da Jade), atire a primeira pedra quem nunca viu ou usou uma.

O Clone teve cenas gravadas no Rio de Janeiro e em vários pontos de Marrocos, como as cidade de Kasbah Ait Ben Haddou, Ouarzazate, El Jadida e Medina de Fez. A novela fez tanto sucesso pelo mundo que ganhou até uma versão hispânica chamada El Clon, chique né?

Belíssima – Grécia (2005)

inspirar sua próxima viagem

E se o destino da sua próxima viagem fosse a Grécia? O país está entre lugares europeus mais cogitados pelos viajantes. E é claro que uma novela que teve cenas gravadas por lá, não pode ficar de fora da nossa lista. Estamos falando da novela Belíssima, que fez muita gente arrancar os cabelos quando foi exibida pela Globo no ano de 2005.

A trama teve seus primeiros e últimos capítulos gravados no país. Entre as locações escolhidas estão: Atenas, as Ilhas de Milos e Santorini, alguns dos pontos turísticos mais maravilhosos da Grécia. No Brasil, as cidades escolhidas para dar vida a ficção foram São Paulo e Rio de Janeiro – nada de novo sob o sol. Mas é claro que o enredo vivido no Brasil também pode inspirar sua próxima viagem nacional.

O objetivo do autor de gravar na Grécia era mostrar um pouco da história do país que foi berço da civilização europeia. O resultado é que Belíssima foi um sucesso de audiência e teve um dos finais mais surpreendentes da TV brasileira, onde a grande vilã, vivida por Fernanda Montenegro, saiu impune de todas as maldades praticadas durante a novela. É isso que querem dizer com “a arte imita a vida”, né? 🤔

América – EUA e no México (2005)

inspirar sua próxima viagem

Muita atenção por favor, pois vamos falar da novela que ganhou um prêmio muito importante: meu coração. Quem aí se lembra da história da Sol ( vivida por Deborah Secco)? Se você não lembra não tem problema, pode arrumar as malas porque a nossa próxima viagem, tem parada obrigatória nas fronteiras dos EUA e do México.

Sol era uma brasileira que tinha o sonho de se mudar para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Após ter o visto recusado, ela tenta a todo custo chegar ao país, se envolvendo em diversos problemas, incluindo entrar no país ilegalmente, tráfico de drogas, prisão, deportação, enfim. Se teve uma coisa que a viagem não deu, foi certo.

A novela teve boa parte das suas cenas gravadas em São Paulo, mas também foram usados cenários de Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Locações no exterior também foram feitas, como a fronteira do Texas com o México e a cidade de Miami, onde nossa sofrida personagem Sol passou deixando seu legado de brasileira que não desiste nunca. A novela com certeza pode inspirar a sua próxima viagem para a América do Norte. Só espero que você tenha mais sorte do que nossa amiga Sol.

Páginas da Vida – Holanda (2006)

inspirar sua próxima viagem

Páginas da Vida foi a novela com um dos enredos mais emocionantes da TV Globo. Tudo começa com o final trágico da história de amor entre Nanda (Fernanda Vasconcellos) e Léo (Thiago Rodrigues). Os dois estudantes viviam felizes em Amsterdã, até Nanda descobrir que estava grávida e ser abandonada pelo namorado – nesse caso são os cenários que vão inspirar sua próxima viagem e não o enredo.

Como se não bastasse o desespero de uma gravidez inesperada, ela ainda teria gêmeos. A mãe da personagem rejeitou a gravidez da filha, que foi atropelada enquanto sofria correndo pelas ruas da cidade (crianças, não façam isso!). Ela conseguiu dar a luz mas faleceu após o parto. Triste, mas é só começo, então pode assistir com os lenços do lado.

As cenas iniciais da novela, foram gravadas em Amsterdã, capital da Holanda, onde Nanda e Léo moravam. O restante das cenas, depois que ela retorna para o Brasil em busca do consolo da família, foram gravadas no Rio de Janeiro. As cenas do médico infectologista Diogo também foram gravadas no exterior, em Burundi na África.

Três Irmãs – Bali (2008)

inspirar sua próxima viagem

A novela tinha como temas centrais o surf e a juventude. E é claro que dando uma olhadinha nos lugares espalhados pelo mundo, Bali ganhou o coração dos produtores. Por isso, as primeiras gravações da novela foram feitas na ilha. As locações escolhidas foram as praias de Uluwatu, Balangang, Padan-Padang e o templo de Tanah Lot, lugares incríveis que podem facilmente inspirar sua próxima viagem.

De volta para a novela, a trama contava a história das irmãs Dora (Cláudia Abreu), Alma (Giovanna Antonelli) e Suzana (Carolina Dieckmann), que vivem no balneário fictício de Caramirim. Todo o enredo gira em torno da tentativa da vilã Violeta (Vera Holtz) em montar um complexo hoteleiro na região do centro histórico da cidade.

A novela é super leve, carregada de romance e muito humor, que em grande parte fica por conta da personagem Alma, um desastre ambulante com quem eu particularmente me identifico. Além de Bali, a novela também pode inspirar sua próxima viagem para cidades como Paraty e Búzios, então já pode separar o biquíni, protetor e cair na estrada.

Caminho das Índias – Índia (2009)

inspirar sua próxima viagem

Não sei vocês, mas eu fui atingida em cheio pela onda do Are Baba e se você não sabe do que eu estou falando, provavelmente sua mamadi sabe. Caminho da Índias realmente caiu na graça do povo. Foi tanto sucesso, que ela foi a primeira novela brasileira a ganhar um Emmy Internacional, como melhor novela.

A ficção contou com duas tramas principais, o casamento arranjado de Maya (Juliana Paes) e de Raj (Rodrigo Lombardi) na Índia. E a rixa entre os irmãos Raul (Alexandre Borges) e Ramiro (Humberto Martins). As duas histórias se misturam ao longo da trama e podemos dizer que muita água rolou por baixo dessa ponte.

Maya era apaixonada por Bahuan, que na cultura indiana, era considerado um dalit (intocável). Devido a diferença das castas, os dois não poderiam ficar juntos. Mas já era tarde, Maya estava grávida de Bahuan e com casamento marcado (pela família), com Raj. Já deu pra imaginar o tamanho da confusão, né?

A novela teve cenas gravadas na Índia em cidades como Jaipur e Agra (famosa pelo Taj Mahal). No Brasil boa parte das cenas foram gravadas na cidade cenográfica, duas representando a Índia e uma representando a Lapa. As cenas da Capadócia mostradas durante a novela vão ser o suficiente para inspirar sua próxima viagem.

Salve Jorge – Turquia (2012)

inspirar sua próxima viagem

Salve Jorge foi uma trama desenvolvida em torno do tráfico de pessoas. Morena, personagem principal da novela, é moradora do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro e se vê desesperada com a possibilidade de perder a casa onde vive com seu filho e a mãe. Surge então uma proposta maravilhosa para a jovem trabalhar na Turquia.

Na tentativa de melhorar a vida da família e salvar a casa, ela aceita a proposta. E é aí que tudo começa desandar. É aquele ditado né, quando a esmola é demais, o santo desconfia. Mas como o ditado diz que quem desconfia é o santo desconfia e não a Morena, a jovem viajou crente de que ia se dar bem, só que ela acabou sendo obrigada a se prostituir sob constantes ameaças de criminosos.

Eu sei, não é beeem o cenário que você imaginou para inspirar sua próxima viagem. Mas durante a novela, foram gravadas cenas em Istambul e na Capadócia. Uma cidade cenográfica também foi construída para representar as duas cidades. Dá pra se inspirar muito vendo os passeios de balão e o cenários incríveis que estamos pouco habituados a ver pelo mundo.

E aí, qual novela poderia inspirar sua próxima viagem pelo mundo?

Marrocos, Grécia, Estados Unidos, México, Holanda, Bali, Índia, Turquia e até África. Não dá pra reclamar da falta de opções. Além disso, ainda temos os destinos brasileiros, as grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, e as cidades litorâneas.

Mas se novela não é sua praia, não se preocupe. Separamos também 7 filmes brasileiros para te inspirar a viajar. A melhor parte é que você vai poder assistir juntinho do seu amor, a Netflix, pois todos os filmes estão disponíveis no site. 😍

Se tiver algum filme ou novela para sugerir, deixa aí nos comentários que a gente vai adorar assistir!