índia

Guia de Viagem: o fazer, comer e onde ir na Índia

por Laryssa Xavier Compartilhe

Vai visitar a terra de Gandhi, mas não sabe onde ir em meio a tantas atrações? Aqui você vai encontrar opções do que fazer, comer e onde ir na Índia. Venha descobrir os principais passeios para se fazer no país e voltar de lá completamente encantado!

O que fazer e onde ir na Índia

Diferentes religiões e modos de vida milenares ainda fazem parte da vida dos indianos. Com tantos monumentos e variedade de passeios, pode ser difícil decidir onde ir na Índia.

Se você está pensando em conhecer o país, confira nossa lista com os melhores destinos da Índia e suas atrações.

Delhi, a capital indiana

onde ir na Índia

Delhi é a capital do país e o melhor destino para ver a Índia sem filtros, com trânsito caótico, muita gente e poluição. E é claro, com monumentos incríveis que você precisa conhecer!

A cidade é dividida em duas partes, assim, a dica é reservar pelo menos dois dias para conhecer a New Delhi e a Old Delhi. Na parte antiga, você vai encontrar ruas estreitas, becos, muitas mesquitas e templos. Já em New Delhi, a sede do governo, a cidade é moderna, com grandes avenidas e muitos monumentos.

Você vai se surpreender com o contraste de Delhi! Confira os pontos mais interessantes da capital indiana:

  • New Delhi

Não dá para deixar de fora do roteiro o mais antigo mausoléu de Delhi, a Tumba de Humayun, e o Laxmi Narayan Temple: um templo hindu muito importante na Índia, inaugurado por Mahatma Gandhi para que as pessoas pudessem entrar no templo independente de qual fosse sua casta.

Outra atração imperdível em Delhi é o India Gate! Assim como o Arc The Triomphe está para a França, o India Gate está para a Índia. O arco do triunfo indiano é um monumento em homenagem aos 70 mil indianos mortos durante a Primeira Guerra Mundial.

E já que o que não falta na Índia são os templos, que tal conhecer o maior templo hindu do mundo? O Akshardham Temple foi construído em apenas 5 anos e é uma das principais atrações de New Delhi.

  • Old Delhi

Já na região de Old Delhi, separe um tempo para conhecer a Mesquita Jama Masjid, a maior mesquita da Índia, e o Red Fort, antigo palácio da família real.

O que fazer em Agra

onde ir na Índia

É impossível deixar Agra para fora de qualquer post sobre o país, ainda mais quando falamos sobre o que fazer na Índia – afinal, é lá que está o famoso Taj Mahal, o principal cartão-postal do território.

Em Agra, prepare-se para encontrar ruas bem estreitas e o característico trânsito caótico da Índia. Mas as grandes atrações mesmo são os monumentos, que fazem até parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Alguns pontos interessantes em Agra:

O famoso Taj Mahal, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno e foi construído em memória à uma das esposas do Imperador Shah Jahan – o monumento é conhecido como a maior prova de amor que já existiu!

A fila para comprar ingressos é grande, por isso o recomendado é comprar antes. E vale lembrar que é obrigatório o uso de meias descartáveis para pisar no mármore.

O Agra Fort já foi residência de muitos Imperadores e também declarado Patrimônio da Humanidade. O Forte Vermelho de Agra é todo em arenito vermelho e mármore branco, e é uma parada quase obrigatória para quem está na cidade.

Agra é também o lugar perfeito para quem gosta de comprar presentes e lembrancinhas na viagem. Quase tudo é feito em mármore branco, assim como o Taj Mahal. Só não pode esquecer de barganhar!

Jaipur, a cidade rosa

onde ir na Índia

Jaipur, capital do estado do Rajastão, é também conhecida como cidade rosa (pink city) e foi pintada em homenagem ao Príncipe de Gales quando ele chegou no local. Assim como tudo na Índia, é uma cidade caótica, mas no bom sentido!

Se você está de passada pela cidade, coloque o City Palace na seu roteiro. O complexo é formado por dois palácios: o Chandra Mahal e Mubarak Mahal, sendo que o Chandra Mahal ainda é a casa da família real.

Aproveite para conhecer também a Hawa Mahal, a fachada construída para que as mulheres da realeza pudessem ver a cidade sem serem vistas – tem o formato da coroa do deus hindu Krishna.

Por fim, vale a pena ver o Jal Mahal, o “palácio das águas”, construído bem no meio do lago Man Sagar em Jaipur.

A cidade dourada: Jaisalmer

onde ir na Índia

A cidade de Jaisalmer também é chamada de cidade dourada (golden city) e fica no estado do Rajastão, próximo ao deserto Thar. Se você está se perguntando o porquê do nome, a explicação fica clara ao chegar: todas as pedras usadas nas construções tem essa tonalidade.

Para quem quer viver a experiência de passear de camelo na Índia, não pode deixar de fazer o Desert Safari nas San Sand Dunes.

Em Jaisalmer também está o Maharaja Mahal, a residência da família real. Parte do palácio hoje é um museu aberto à visitação.

Você pode aproveitar o passeio por Jaisalmer para conhecer os sete templos do Jainismo, uma das religiões mais antigas da Índia. Mas vale lembrar que é proibido entrar nos templos usando itens de couro.

Jodhpur, a cidade azul indiana

onde ir na Índia

Muito conhecida como cidade azul (blue city) por causa das casas pintadas de azul, Jodhpur é uma cidade lotada e que sofre com a poluição. Alguns pontos turísticos para conhecer na cidade são:

O Mehrangarh Fort, a 122 metros acima da cidade, é um dos maiores fortes da Índia e funciona como museu. Para conhecer é só pagar uma taxa para entrar, outra para tirar fotos e uma para o áudio guia.

Vale a pena caminhar pelas ruas do centro da cidade e aos arredores da torre do relógio. Lá é o local ideal para quem deseja conhecer a Índia de verdade.

A Veneza do Oriente: Udaipur

onde ir na Índia

A cidade dos lagos – ou Veneza do Oriente – é considerada a mais romântica do país e pode ser o destino perfeito para quem vai viajar à dois. Lá até os hotéis são atração, exatamente por serem acomodações “flutuantes”.

O maior palácio do Rajastão, City Palace, conta com um museu na área superior e uma bela vista do lago. Além disso, é ainda a residência da família real do Maharaja e uma das principais atrações da região.

Para os turistas que querem conhecer o lado religioso da Índia, um passeio imperdível é o Jagdish Temple: um templo muito sagrado para os hinduístas, tão importante para a religião hindu que é proibido fotografar o seu interior.

Até para quem não vai entrar no local, a vista do lado de fora é incrível – as paredes externas são formadas por esculturas minuciosamente talhadas.

O que comer na Índia

onde ir na Índia

Se você não é fã de tempero forte, escolher o que comer na Índia pode ser um desafio. Grande parte da gastronomia indiana é apimentada e gera estranhamento para quem não está tão acostumado.

Mas se você é daqueles turistas que não fazem uma viagem sem provar comidas típicas, irá se surpreender com os diferentes sabores indianos.

Principais pratos indianos

Em um país grande, com tanta diversidade cultural e religiosa, o que não falta são opções de receitas, pratos típicos e ingredientes.

A variedade é tanta que fica difícil dizer quais são as comidas mais populares na Índia – mas dá para saber quais são os pratos mais comuns que você vai encontrar por lá.

❗️ Se você não é vegetariano, não precisa se desesperar: o frango é uma carne fácil de encontrar em diferentes receitas. Os mais comuns são o Butter Chicken, temperado com manteiga e masala, Tandoori Chicken e Tikka Chicken, frango marinado no iogurte na versão com ou sem ossos.

❗️ Os pratos fritos tem um nome especial: pakora. É muito comum encontrar panner pakora (queijo cotage frito), chicken pakora (frango frito), aloo pakora (bolinho de batata) e palak pakora (bolinho de espinafre).

❗️ O prato frito mais famoso da Índia é a Samosa e você o encontra em qualquer lugar. É uma espécie de pastel recheado com batata, cebola e vegetais.

❗️ Se o tempero estiver forte demais para o paladar brasileiro, aposte na Lassi, bebida indiana que pode ser doce, salgada ou com gosto de manga. Por ser a base de iogurte natural, ajuda a quebrar o gosto apimentado dos pratos típicos.

Saiba mais sobre a Índia

Agora que você já sabe o que fazer por lá, que tal descobrir algumas curiosidades sobre o país? Aproveite também para ver a melhor forma de planejar sua viagem para Índia!

onde ir na Índia