Seguro viagem: Tudo que você precisa saber!

Tem dúvidas sobre o seguro viagem? A gente esclarece o que você precisa saber para contratar o serviço, escolher a melhor seguradora e como ser ressarcido na volta, caso seja necessário. Confira tudo o que você precisa saber na hora de contratar um seguro viagem!

O que é seguro viagem?

O seguro viagem é um serviço que garante assistência aos viajantes em caso de imprevistos. Ao contratar o seguro, você tem a certeza de que não ficará desamparado caso aconteça algum contratempo antes, durante ou depois da sua viagem, sem gastar dinheiro extra com isso.

O que você precisa saber antes da viagem

Por que contratar um seguro viagem?

Além das vantagens de contratar o seguro viagem, tratar de um problema de saúde no exterior pode custar muito caro e sair do orçamento de muitos viajantes. Ninguém está imune a problemas de saúde durante a viagem e até procedimentos pequenos – como uma cirurgia de apendicite, uma das principais emergências médicas do mundo – pode sair mais caro do que o esperado.

Na Argentina, por exemplo, uma cirurgia de apêndice custa em torno de U$ 1.000. Já nos Estados Unidos, o mesmo procedimento cirúrgico pode custar U$ 35.000. Na Europa, a média de preço gira em torno dos € 8.000.

Em viagens mais radicais, em que o risco de fraturas é maior, contratar o seguro viagem é ainda mais importante. Tratar uma fratura no joelho nos Estados Unidos pode custar U$ 30.000 e na Europa de € 12.000.

Fora o atendimento médico, contratando o seguro viagem, você tem a garantia de suporte jurídico, orientação em caso de perda ou roubo de documentos, indenização por extravio de bagagem e muito mais.

Em que país o seguro viagem é obrigatório?

Se você está indo para a Europa, é provável que o seguro viagem seja um item obrigatório na sua viagem. Os países signatários do Tratado de Schengen – acordo que determina exigências aos turistas – exige que todo viajante tenha um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para garantir a cobertura de assistência médica em caso de acidente, doença ou repatriação funerária.

Os países que integram o tratado são:

  • Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça.

É importante ressaltar que é obrigatório ter o seguro viagem para entrar na maioria dos países europeus, caso seja solicitado na imigração e o passageiro não tiver posse de sua apólice ele pode ser deportado.

Outros países que exigem a contratação do seguro viagem são Cuba, com exigência de cobertura mínima de U$ 10.000, Venezuela, com cobertura mínima de U$ 40.000 e Austrália, sem cobertura mínima exigida.

O que considerar na hora de contratar o seguro viagem?

A menos que seu cartão seja de bandeira internacional e acima da categoria Platinum, confiar totalmente na cobertura do seguro viagem de cartão de crédito é um risco. A dica é consultar com a operadora do cartão para se informar sobre as coberturas que você tem direito.

É importante ressaltar que a maioria dos seguros dos cartões não contempla a assistência ao viajante que é um serviço exclusivo das seguradoras de viagem como a Assist Card, Travel Ace, Affinity, Assist Trip, Intermac, Assist Med e outras específicas que incluem a assistência de viagem em seu serviço de seguro viagem.

A assistencia consiste em encaminhar e acompanhar o passageiro no caso de sinistro. Existe um telefone no Brasil pra atender ao passageiro e fazer os devidos encaminhamentos.

Também é a assistência que realiza os acordos comerciais com a rede de hospitais no país onde está o viajante. Assim é muito mais confortável para o viajante ser encaminhado adequadamente para um hospital credenciado.

É bem provável que o viajante não precise pagar para solicitar reembolso no caso de contratar um seguro de uma seguradora de viagem específica. Já o seguro do cartão o viajante terá que arcar com os custos e posteriormente solicitar um reembolso.

Eu particularmente sempre contrato um seguro de viagem direto de uma seguradora do setor. Se você for contratar o serviço diretamente com a seguradora ou com empresas online, existem alguns prontos que você precisa considerar na hora de contratar o seguro viagem:

  • Escolha o plano correto para o tipo da sua viagem. Para encontrar o plano que irá atender suas necessidades, o primeiro passo é planejar seu roteiro: qual o destino, a duração da viagem e o perfil dos viajantes, se será com idosos ou gestantes, um intercâmbio, um mochilão, se vai praticar esportes radicais, etc…
  • Leia a apólice com atenção. Pode parecer óbvio, mas muita gente deixar passar informações importantes do contrato por não ler com cuidado, afinal, é na apólice do seu seguro viagem que vem as informações da sua cobertura.
  • Pesquise sobre a empresa em que você pretende contratar o seguro viagem. Veja avaliações, busque informações e caso seja possível, converse com quem já contratou o serviço.

Quais as principais coberturas do seguro viagem?

  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas

Essa cobertura garante cobertura médica, hospitalar e odontológica em caso de acidentes ou doenças graves durante o período de viagem.

  • Regresso sanitário

Se for necessário que o viajante retorne ao país de origem por causa de acidentes ou doenças graves, a cobertura de regresso sanitário garante as despesas do traslado.

  • Traslado médico

Se você estiver acidentado ou ferido e seu seguro viagem cobrir traslado médico, a seguradora garante o seu transporte para clínicas e hospitais.

  • Morte em viagem

Com a cobertura de morte em viagem, a seguradora paga o valor previsto no contrato em caso de morte por acidente, doença ou causa natural.

  • Invalidez por acidente

Pagamento de indenização para o viajante em caso de perda, redução ou impotência definitiva causada por acidente durante a viagem.

No seguro viagem para viagens nacionais a seguradora é obrigada a oferecer apenas uma dessas coberturas. Já para viagens internacionais, essas coberturas básicas são obrigatórias assim como o DMH.

Como Contratar um Seguro Viagem?

Fizemos um tutorial em vídeo super simples ensinando como contratar um seguro viagem no site da Seguros Promo. Esse tutorial é um passo a passo que vai ajudar você a escolher o melhor seguro de viagem.

Veja o vídeo:

Como acionar o Seguro Viagem?

Ligar para a seguradora ou ir para o hospital mais próximo?

A recomendação é ligar para a seguradora primeiro, pois durante o atendimento eles irão informar qual a rede de hospitais conveniada mais próxima. Assim, o viajante não precisará pagar pelo atendimento com o próprio dinheiro, para reembolsar depois.

Esse procedimento reduz a chance do atendimento extrapolar o valor da cobertura. Em alguns casos, a seguradora ainda pode mandar o médico até você, com mais comodidade.

Dependendo do caso existe também o acionamento da tele-medicina onde o atendimento é realizado pelo App da seguradora, no caso de uma amigdalite, ou dores de cabeça uma medicação prescrita pelo App já poderá resolver.

Uma orientação da seguradora que recebi foi: “Ao fazer checkin no hospital coloque o endereço da seguradora que está na sua apólice, assim eles não lhe enviarão nenhum tipo de cobrança.”

Geralmente para estes casos existem campos como “Home Address” ou “Billing Address”. Coloque nos dois campos o endereço da seguradora.

Essa orientação foi super legal porque o atendimento envolve inúmeras empresas e consequentemente inúmeras cobranças. Ao colocar o endereço da seguradora essa fará o devido encaminhamento conforme cobertura da apólice.

Não se assuste porque se você não ligar para a seguradora antes de ir para o hospital, a cobertura também valerá. O que muda nesses casos é que o segurado provavelmente terá que desembolsar o valor do atendimento para posteriormente solicitar um reembolso.

Nas grandes capitais a maioria dos hospitais são credenciados, mas uma clinica no sul da França por exemplo pode ser que não seja credenciada a nenhuma seguradora. Para este caso resta solicitar o reembolso comprovando as despesas.

Nunca deixe de solicitar todos os documentos das despesas gastas nos hospitais, você precisará de todas para ser reembolsado.

Como entrar em contato com a seguradora?

transferenciabancariadica Seguro viagem: Tudo que você precisa saber!

A maioria das seguradoras tem atendimento 24 horas e em português. Depois de contratar o serviço, você recebe uma lista de contatos telefônicos. O contato também pode ser feito através de e-mail ou aplicativo de celular, caso a seguradora tenha mais essa facilidade.

Seguro viagem: reembolso depois da viagem

Como proceder para conseguir o reembolso?

O prazo para pedir o reembolso depende da seguradora que você contrata o seguro viagem. Para facilitar o procedimento, dê entrada assim que chegar no seu local de origem. E claro, lembre-se de guardar todos os comprovantes dos gastos, o contrato do serviço e todos os documentos que possam servir de prova em caso de transtornos.

Seguro viagem com desconto!

Leitores do Dicas Para Viagens tem desconto no seguro viagem! Com o cupom DICAS10 você tem 10% de desconto em qualquer plano de seguro no site do nosso parceiro Seguros Promo. Aproveite!

Seguros-Promo-1024x639 Seguro viagem: Tudo que você precisa saber!
Aproveite as promoções da Seguros Promo

Seguro de viagem ideal para quem vai para Europa:

O seguro de viagem ideal para quem vai pra Europa deve ter uma cobertura mínima de 60.000 Euros, principalmente se você for ficar mais de 7 dias. Essa valor irá cobrir 90% dos casos.

A diferença de preço variam de acordo com a idade do passageiro, a quantidade de dias e o valor da cobertura da apólice para as despesas médicas e hospitalares.

O seguro exigido para Europa, como já dito acima, é de 30.000 Euros. A diferença de um para o outro é bem pequena e vale a pena contratar um plano maior, no caso o dobro.

Existem também seguro viagem para Europa com cobertura de 250.000 Euros até 1.000.000 de Euros, mas confesso que é exagero.

Seguro de viagem ideal para quem vai para os EUA/América do Norte:

O seguro de viagem ideal para quem vai pra os EUA deve ter uma cobertura mínima de 60.000 dólares. O Estados Unidos tem a medicina mais cara do mundo.

Recomendo inclusive que avalie o custo x benefício para contratar um plano com cobertura de 100.000 dólares ou maior, no caso de uma ocorrência que exigirá uma cirurgia você ficará coberto com uma certa tranquilidade.

Nos estados unidos os hospitais são como balcões de negociação, eles realmente faturam muito além do que devem. Esse é um outro motivo para você entrar em contato com a seguradora antes de se dirigir a um hospital.

Eu já vi cobrar 50 USD por uma gaze em uma fatura de um amigo. Imagine se você não tiver o apoio de uma seguradora…

Seguro de viagem ideal para viagem de cruzeiro:

Quem vai viajar de Cruzeiro, existem alguns pontos mais importantes a se considerar.

Dê preferência para seguro viagem da Assist Card, geralmente ela é a única credenciada nos hospitais dos principais cruzeiros.

No caso de contratar uma outra seguradora o procedimento será o reembolso.

O plano não precisa ter uma cobertura de despesas médicas e hospitalares superiores a USD 60.000. Na maioria das vezes USD 35.000 atende bem a demanda.

Seguro de viagem ideal para África, Ásia e Oceania:

Quem vai pra um destes continentes a recomendação mais indicada é contratar um seguro viagem com a cobertura mínima de USD 60.000. Claro que se forem jovens, não tiver no roteiro nada perigoso uma cobertura de USD 40.000 atende perfeitamente.

Para estes destinos o mais importante é ter um suporte de uma assistência para que possa dar o devido encaminhamento. Principalmente se o viajante não dominar o idioma.

O importante é não viajar sem um seguro viagem.

Temos uma parceria com a Seguros Promo

Com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação on-line sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

O legal da Seguros Promo é que ela é um comparador de seguro de viagem, assim você viajante terá várias opções e poderá fazer um comparativo on-line no site deles.

FAZER COTAÇÃO NA SEGUROS PROMO »