O que fazer em Madrid em 3 dias: roteiro completo

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Com um custo de vida inferior ao de outras cidades europeias, Madrid fica relativamente mais barato para se conhecer, o que é um grande atrativo. Fica difícil decidir o que fazer em Madrid, então elaboramos um roteiro completo para 3 dias. Desfrute deste passeio conosco! Vamos lá?

Madrid é a capital da Espanha e uma cidade onde podemos encontrar de tudo: teatro, bares, restaurantes, museus, praças e muitas outras atrações. 

Você conhece nossa página de Vantagens e Descontos? Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Recomendamos todos os fornecedores que lá estão porque confiamos.

Depois que ler o texto dê uma passada nessa página e garanta diversos descontos.

Quando ir a Madrid?

melhor-epoca-para-ir-a-madri-1024x683 O que fazer em Madrid em 3 dias: roteiro completo
Programe a melhor data para ir para Madri

Madrid tem um clima bastante favorável para turistas, chove pouco e neva pouco. Só é um pouco desfavorável o verão, que pode ser considerado muito quente até para os brasileiros. 

Madrid possui estações do ano com clima bem definido, sendo a melhor época para visitá-la a primavera que é entre abril e junho, ou em parte do outono, no final de setembro e outubro. 

Durante o verão é muito quente e muito seco. O inverno é muito mais rigoroso do que no Brasil, mas não é tão frio quanto em outros destinos da Europa.

Um ponto que vale ressaltar também, é que entre o final de junho e o início de julho, a cidade fica lotada com as festas e a parada do Orgulho LGBT. 

Onde ficar em Madrid

Madrid é uma cidade muito grande, que conta com muitos hotéis. Seus bairros têm características bem diferentes, então, escolher hospedagem é uma decisão bem difícil.

 A dica mais importante é escolher um hotel perto de uma estação do metrô, para facilitar suas decisões sobre o que fazer em Madrid. 

Como Madrid é uma cidade bem extensa, segue uma lista dos melhores bairros para se hospedar:

  • Puerta del Sol e Gran Vía: região central de Madrid com muitas atrações turísticas, lojas e restaurantes. É a região mais turística da cidade, por isso, é movimentada o tempo todo, o que é muito bom para quem viaja sozinho. Tem opções de hotéis de luxo e econômicos;
  • El Retiro e El Prado: região com muitas áreas verdes e os melhores parques da cidade. Tem poucos hotéis, dentre eles os dois mais luxuosos da cidade;
  • Madrid de Los Austrias: região com maior concentração de atrações turísticas. Bom para escolher um hotel econômico ou alugar um apartamento
  • Barrio de Las Letras: este bairro foi revitalizado recentemente e conta com lojas, restaurantes e boa vida noturna. Bom para alugar um apartamento ou se hospedar em um hotel com preços médios
  • Barrio de Salamanca e Serrano: alguns dos bairros mais chiques de Madrid, onde fica a rua mais famosa de compras: a Calle Serrano, além do belíssimo parque do Retiro. Hospedagem com preços mais altos
  • Chueca e Malasaña: bairros da moda, ótimos para quem gosta de compras, restaurantes e uma atmosfera alternativa. Oferece poucas opções de hotéis e apartamentos.

O que fazer em Madrid em 3 dias

Com um roteiro de 3 dias, o turista consegue conhecer o que tem de mais importante na cidade. Para elaborar o roteiro, priorizamos as atrações principais, o centro histórico e o que fazer em Madrid. 

Mas se você gosta de museus, então melhor reservar mais dias para aproveitar com calma. Também seria interessante mais uns 3 dias para conhecer lindas cidades medievais próximas à Madrid, como Toledo, Segóvia e Ávila. 

Mapa dos lugares turísticos em Madrid

Há diversos bairros e regiões na cidade e em todos eles tem algo interessante para visitar. Manter um mapa em mãos é a melhor forma de não se perder e de não perder nenhuma atração de sua lista de o que fazer em Madrid. 

Dia 1 – O que fazer em Madrid

Para montar o roteiro agrupamos atrações próximas umas das outras, então ele pode ser feito a pé. Confira!

Puerta del Sol

Puerta del Sol é uma das praças mais famosa da cidade e considerada o coração de Madrid. A praça tem o formato de um semicírculo e é onde encontramos a estátua “El Oso y el Madroño”. 

Esta estátua representa um urso com uma planta chamada Medronheiro, característica da Espanha. Seu fruto é muito utilizado para fazer o famoso Licor do Madroño.

Na praça também podemos encontrar o marco zero da Espanha: o “El Kilômetro Cero”. Ele é representado por uma marca no chão com dados a respeito de sua origem.

E na Puerta del Sol podemos encontrar a estátua de Carlos III e o antigo prédio da Casa Real dos Correios. Há vários tipos de lojas nos arredores, desde grandes lojas de departamento, como H&M e Zara, como lojas mais antigas que vendem produtos tradicionais.

Plaza Mayor em Madrid

Plaza-Mayor-em-Madrid-1024x576 O que fazer em Madrid em 3 dias: roteiro completo
Plaza Mayor

É a principal praça da cidade e foi onde ocorreram acontecimentos importantes da história de Madrid. Antigamente era palco para touradas e, também, já foi o principal mercado da cidade.

A arquitetura da praça é linda, dando um ar grandioso ao coração da cidade. No centro da praça fica a Estátua Equestre de Filipe III. Na Plaza Mayor se encontram restaurantes famosos e muito movimentados. 

Mercado de San Miguel

Marcado-de-San-Miguel-1024x683 O que fazer em Madrid em 3 dias: roteiro completo
Mercado de San Miguel

É um mercado público de tempos antigos e que hoje abriga um belíssimo mercado gourmet: lugar onde é possível provar delícias, como os famosos jamones (presuntos), azeitonas, peixes, cervejas, entre outros.

Plaza de España

Plaza-de-Espana-Madrid-1024x683 O que fazer em Madrid em 3 dias: roteiro completo
Plaza de España em Madrid

A Plaza de España é um espaço de lazer com feirinha de produtos locais para comprar como lembrancinhas. Mas o destaque do local é o Monumento a Cervantes, que homenageia o famoso escrito Miguel de Cervantes e sua mais famosa obra, o Dom Quixote. O monumento é composto de estátuas dos personagens Dom Quixote e Sancho Pança.

Templo de Debod

Templo-de-Debod-madrid-1024x682 O que fazer em Madrid em 3 dias: roteiro completo
Templo de Debod em Madrid

O Templo de Debod foi um presente do governo egípcio para a Espanha. Ele possui mais de 2 mil anos e foi desmontado pedra por pedra, transportado e reconstruído em Madrid. O templo é muito bonito por dentro e por fora.

Nele há um mirante com vista panorâmica da cidade e considerado um dos melhores locais para ver o pôr-do-sol em Madrid. Não deixe de fora da sua lista de o que fazer em Madrid!

Não se esqueça da página de Vantagens e Descontos. Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá.

Ah, se você tiver qualquer aborrecimento com um dos fornecedores indicados na nossa página conta pra gente ok?

Dia 2 – O que fazer em Madrid

Confira agora a segunda ideia de roteiro que preparamos para tornar os seus dias em Madrid mais bem aproveitados e divertidos!

Catedral de La Almudena 

CatedralAlmudena-Madri-1024x720 O que fazer em Madrid em 3 dias: roteiro completo
Catedral de La Almudena em Madrid

Em frente ao Palácio Real se encontra a Catedral Santa Maria la Real de la Almudena de Madrid, uma belíssima igreja católica que começou a ser construída em 1883. A visita à catedral pode ser dividida em 3 partes:

  • Interior da Catedral: entrada pela fachada lateral, com estrada gratuita;
  • Museu da Catedral: entrada pela porta direita da fachada. Visitando o Museu é possível ter acesso à cúpula da Catedral, com uma vista linda da cidade e do Palácio Real. Com entrada paga;
  • Criptas: entrada pela porta do fundo da Catedral, com entrada gratuita.

Palácio Real em Madrid

Palacio-Real-Madri-1024x685 O que fazer em Madrid em 3 dias: roteiro completo
Palácio Real

É o maior palácio da Europa em área construída e uma das residências oficiais da Família Real. Atualmente não hospeda ninguém da família do rei e o local é mais utilizado para celebrações e eventos importantes. 

A vantagem é que o palácio está aberto ao público. O exterior é lindo e por dentro é espetacular, incluindo sua mobília e diversas obras de arte de nomes conhecidos, como Goya e Velázquez. 

Não é permitido tirar fotos no interior do palácio, somente das escadas principais e do primeiro cômodo do palácio, chamado de “Hall of columns”. Uma boa dica é adquirir seu ingresso com antecedência, pois na porta, as filas costumam ser enormes.

Plaza de Oriente e Teatro Real

Plaza de Oriente é uma praça no centro histórico de Madrid. A praça foi construída em 1844 por ordem do Rei José I, que ordenou a demolição das casas medievais que haviam no local.

A praça monumental conta com diferentes jardins e uma excelente exposição de esculturas.

 No centro da praça encontra-se a estátua de Felipe IV montado a cavalo, feita em bronze. 

A estátua foi a primeira do mundo a sustentar-se em pé apenas sobre as patas traseiras do cavalo. 

Na praça também há uma coleção de esculturas de vinte reis espanhóis, feitas de calcário. Se você gosta de história, esse passeio não pode ficar fora da sua lista de que fazer em Madrid.

O Teatro Real ou Ópera da Madrid foi construída por ordem da Rainha Isabel II para realização de espetáculos para a família real, hoje é aberto ao público para exibição de peças e óperas. Confira!

Jardines de Sabatini

Jardines-de-Sabatini-1024x768 O que fazer em Madrid em 3 dias: roteiro completo
Jardines de Sabatini

Ao lado do Palácio Real, os jardins são um belíssimo descanso e ponto de parada obrigatório para os visitantes da cidade. 

Com muito verde para você se conectar a natureza. Além disso, conta com uma bela vista com estátuas e fontes.

Dia 3 – O que fazer em Madrid

Para encerrar as nossas sugestões de roteiros, trouxemos uma lista com mais conteúdo histórico, para quem deseja aprender mais sobre a cultura local. Confira!

Gran Vía

Gran-Vía-Madrid-1024x682 O que fazer em Madrid em 3 dias: roteiro completo
Gran Vía

A Gran Via possui cerca de 1,4 km e é a principal e mais famosa avenida de Madrid. A avenida é bastante movimentada, tanto de dia quanto de noite. Possui muitas lojas interessantes, cinemas e teatros. 

Vale o passeio percorrê-la de ponta a ponta, admirando as lindas fachadas das lojas e fazendo compras.

Palácio de Cibeles

Palácio-de-Cibeles-1024x683 O que fazer em Madrid em 3 dias: roteiro completo
Foto do Palácio de Cibeles

É um lindo e grandioso palácio da década de 30, com lindos vitrais, portas giratórias e piso de mármore. A entrada no palácio é gratuita e, em seu interior, podemos encontrar exposições de obras de arte e salas de estar onde dá para sentar e relaxar. 

Para subir ao terraço é necessário pagar uma taxa, que vale a pena. Do terraço é possível visualizar a Praça de Cibeles e a cidade de Madrid em 360 graus.

Na praça, em frente ao Palácio, encontra-se a Fuente de Cibeles ou somente La Cibeles, com uma imagem da deusa Cibeles, símbolo da Terra, da Agricultura e da Fertilidade; em cima de uma carruagem puxada por leões. 

Neste local, os torcedores do Real Madrid costumam se encontrar para festejar títulos. Se você curte o clube, vai adorar incluir esse item na sua lista de que fazer em Madrid, para tirar muitas fotos por lá!

Museo del Prado

Museo-del-Prado-1024x683 O que fazer em Madrid em 3 dias: roteiro completo
Frente do Museo del Prado

Um passeio imperdível é visitar o Museo del Prado: um dos mais famosos do mundo. O museu possui uma coleção de obras de importantes artistas do mundo como Picasso, Rafael, Goya, Velázquez, Botticelli, Greco, Ribeira e muitos outros. 

O museu conta com áudio-guias que explicam tudo para que o turista conheça mais detalhes sobre as obras.

Museo Reina Sofia

Museo-Reina-Sofia-1024x736 O que fazer em Madrid em 3 dias: roteiro completo
Entrada do Museo Reina Sofia

O Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia é um dos mais importantes museus de arte contemporânea espanhola. Conta com obras de Picasso, Salvador Dali e Joan Miró, mas o destaque do museu é o quadro “Guernica” de Picasso. 

Ele tem horários em que o acesso é gratuito, mas as filas são imensas. Informe-se com antecedência.

Parque del Retiro em Madrid

Parque-del-Retiro-em-Madrid-1024x768 O que fazer em Madrid em 3 dias: roteiro completo
Bela manhã no Parque del Retiro

O Parque del Retiro é um parque enorme, com diversas atrações. Não deixe de conhecer:

  • Estanque Grande ou Lago Grande: já foi utilizado para pesca e competições de natação. Hoje abriga mais de 8000 peixes, tartarugas e caranguejos. Um bom passeio é alugar um barquinho a remo ou a luz solar, e aproveitar o passeio pelo lago
  • Monumento Alfonso XII: construído em 1902 como um monumento ao rei da Espanha. É uma imponente estátua equestre do rei
  • Palácio de Cristal: um belo palácio de vidro onde antigamente ficava o viveiro do rei, hoje é um local de visitação que muitas vezes é utilizado para realização de casamentos
  • Fonte do Anjo Caído: a estátua é motivo de polêmica, porque é uma das poucas que retrata o diabo no mundo. A fonte tem um pedestal que a eleva a exatamente 666 metros acima do nível do mar, o que aumentou a desconfiança da população, porque 666 é conhecido como o número da besta
  • La Rosaleda ou Jardim das Rosas.

O que fazer em Madrid: outros passeios turísticos

Para quem for ficar mais de 3 dias em Madrid, existem muitas outras opções de o que fazer em Madrid. 

Uma boa opção é o Teleférico de Rosales. Ele foi construído como uma opção de transporte ecológico e para evitar o trânsito de veículos da cidade. 

Ele liga dois importantes bairros, Argüelles e Casa de Campo. O trajeto dura 11 minutos e dispõe de uma incrível vista do parque Casa de Campo, do Rio Manzanares, da Catedral de Almudena e muitos outros pontos turísticos.

Outro passeio imperdível é conhecer o Estádio Santiago Bernabéu. Ele é o estádio oficial do time de futebol Real Madrid, o clube mais popular da cidade e um dos maiores do mundo. 

Um visitante pode ter acesso a sala de troféus, aos vestiários, ao banco de reservas e ao estádio em si.

Um passeio familiar, que vai agradar adultos e crianças, é visitar o “Parque de Atraciones de Madrid”. 

Ele é um parque de diversões com montanhas-russas e outros brinquedos radicais. Uma sugestão de passeio noturno é ir assistir a um Show de Flamenco. 

Os turistas se surpreendem com a emoção que a música e os artistas transmitem.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Madrid

  • Transporte: o transporte público é excelente, o sistema do metrô é intuitivo e fácil de aprender. As passagens podem ser compradas em máquinas automáticas espalhadas nas estações;
  • Transfer do aeroporto: há um ônibus expresso que liga o aeroporto ao centro da cidade e funciona 24 horas por dia
  • Madrid City Tour: são duas linhas de ônibus que percorrem todos os pontos turísticos da cidade. Bom para quem não quer caminhar muito e deseja mais comodidade. O turista compra o bilhete para o dia todo e pode usar o ônibus quantas vezes quiser
  • Segurança: Madrid é uma cidade segura, mas é preciso cuidado com seus pertences por causa de batedores de carteira. Atenção especial ao utilizar o transporte público
  • Madrid card: é um cartão turístico e cultural que oferece entrada em mais de 50 atrações, entre elas: museus, palácios e teleférico. Você pode escolher a validade do cartão: tem validade de 24 horas, 48 horas, 72 horas ou 120 horas. Outra vantagem é que o cartão dá acesso preferencial na maioria das atrações, o que evita pegar filas enormes.

Passei aqui pra te lembrar de acessar a página de Vantagens e Descontos. Esperamos que você consiga encontrar alguma vantagem para você com os nossos parceiros.

tem cupom de desconto, links com descontos, indicação de serviços. Vale a pena!

Seguro viagem obrigatório para Madrid

Todos os países que pertencem ao Tratado de Schengen exigem um seguro obrigatório de 30 mil euros para cobrir despesas por doença ou acidente. 

Além de ser obrigatório, o seguro viagem é uma forma de viajar tranquilo e preparado para qualquer imprevisto.

O site do Seguros Promo (link com desconto) reúne as melhores seguradoras do mercado. Ele tem uma ferramenta de comparação que mostra as coberturas e preços facilitando a escolha de acordo com seu perfil. Não deixe de contratar o seu seguro viagem para aproveitar com tranquilidade tudo o que você planejou sobre o que fazer em Madrid.

Passagens aéreas para Madrid

A duração da viagem do Brasil para Madrid vai depender da origem e se haverá conexões. Saindo de São Paulo são quase 10 horas de voo direto até Madrid, então o melhor é o voo noturno, pois, assim é possível ir dormindo e aproveitar o dia no destino.

As passagens aéreas são o item mais caro na viagem para a Europa, por isso, precisa ser muito pesquisado. Existem ferramentas de busca que ajudam a comparar preços, como a Passagens Promo. Não deixe de consultar!

Bate e volta para Toledo

Fazer um bate e volta para Toledo é um passeio imperdível. Toledo é uma cidade medieval, toda murada, estrategicamente construída em uma colina. Algumas igrejas da cidade têm terraços com uma vista fantástica de toda a região. Não deixe de conferir!

Conclusão: empolgado com a viagem para Madrid?Agora você tem em suas mãos um ótimo roteiro para conhecer as maravilhas de Madrid. Prepare seu próprio roteiro com o que fazer em Madrid e boa viagem! Se gostou deste artigo, compartilhe-o com seus amigos. Não se esqueça de registrar suas dúvidas, sugestões e comentários, aqui!

Veja Também: Viagens para Europa e super dicas