Guia Hostel: 2 hostels em BH para ficar na Pampulha

Vai conhecer a capital mineira e quer economizar com hospedagem? A equipe do DPV visitou 2 hostels em BH que ficam pertinho da Lagoa da Pampulha, principal cartão postal e ponto turístico de Belo Horizonte. Vem conhecer um pouco mais da região!

Por que se hospedar na Pampulha?

A Pampulha é uma região que integra cerca de 11 bairros de Belo Horizonte. O lugar é conhecido graças ao Conjunto Arquitetônico planejado por Oscar Niemeyer e também por ser sede de vários pontos turísticos mineiros como por exemplo:

  • Estádio Mineirão e Mineirinho
  • Parque Ecológico da Pampulha
  • Lagoa da Pampulha
  • Casa do Baile
  • Zoológico
  • Igreja São Francisco de Assis

A região também é sede da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o que atrai muitos estudantes que vem a cidade para participar de cursos e concursos ou mesmo fazer uma pós graduação.

Também tem muito viajante que recorre aos hostels em BH para participar de eventos que acontecem na região da Pampulha, como o Festival de música Planeta Brasil e a Volta Internacional da Pampulha, que acontece anualmente em volta da lagoa.

Onde fica a Pampulha?

A região da Pampulha abrange parte das regiões Norte, Nordeste, Noroeste e Venda Nova. Para quem não conhece Minas, é importante saber que a Pampulha não fica tão perto do centro. São cerca de 8,6 km, em média 25 minutos de carro.

Mas a região é muito bem servida por várias linhas de ônibus e uma estação de metrô (1º de Maio). É claro que você também pode pedir um táxi ou uber a qualquer momento, além de poder alugar um carro, se quiser ter mais liberdade para circular na cidade.

DPV indica: hostels em BH para ficar na Pampulha

A cultura de hostel ainda não fez a cabeça do brasileiro. Por isso, pode ser uma tarefa complicada encontrar bons hostels em BH. Na região da Pampulha por exemplo, encontramos pouquíssimas opções.

É importante saber que o conceito de hostel é muito diferente do conceito de hotel. Nos hostels, as acomodações são compartilhadas. Ou seja, você divide o quarto com várias pessoas. É claro que em alguns lugares existem opções de quartos individuais, mas as outras áreas do hostel são compartilhadas, como cozinha, sala e banheiro.

Visitamos o hostel Da Orla Pampulha e o Pampulha Hostel e resolvemos indicar pra você, leitor, que busca um lugar incrível para se hospedar, mas ao mesmo tempo não pode gastar muito com a hospedagem! Ficou curioso? A gente conta tudo pra você!

Da Orla Pampulha

Como o próprio nome diz, o Da Orla Pampulha Hostel está localizado na orla da Lagoa da Pampulha. De cara já é um lugar muito bem localizado e pertinho de vários pontos turísticos que ficam no entorno da lagoa. Não por acaso, um dos seus pontos fortes no Booking é a localização.

O hostel foi criado em 2014, quando o Brasil foi sede da Copa do Mundo. Muitos outros hostels em BH surgiram nessa época com o intuito de atender a demanda dos gringos que já estavam acostumados com a cultura dos hostels e albergues. Fomos super bem recebidos no hostel e vamos contar um pouquinho disso tudo pra vocês.

GUIAHOSTEL-1 Guia Hostel: 2 hostels em BH para ficar na Pampulha

Áreas sociais

Apesar de ter piscina, o lugar que mais nos chamou atenção da casa foi a varanda. Não que a piscina não seja digna de atenção, ela é incrível. Mas a varanda é absolutamente sensacional! Lá encontramos uma sinuca, puffs, alguns livros e até um violão, mas o que conquistou o nosso coração mesmo foi a vista linda da lagoa.

guiahostel1 Guia Hostel: 2 hostels em BH para ficar na Pampulha

Como já falamos aqui, o Da Orla tem uma piscina! E cá pra nós, é uma ótima pedida para driblar os dias em que o sol resolve castigar Belo Horizonte. Mas o diferencial é que lá tem uma área de churrasqueira e o espaço é tão bacana que vez ou outra, são promovidas festas e eventos ali, além da oferta do Day-use. Vale a pena conferir!

guiahostel2 Guia Hostel: 2 hostels em BH para ficar na Pampulha

A casa também conta com uma sala de estar com sofás super confortáveis e televisão. Apesar de ser uma casa grande, o Wi-fi pega em todos os cômodos, viu? Tem também uma cozinha compartilhada, onde é servido o café da manhã e onde os hóspedes têm acesso a todos os equipamentos disponíveis, como fogão, geladeira, microondas e todos os utensílios domésticos.

guiahostel3 Guia Hostel: 2 hostels em BH para ficar na Pampulha

Quartos

O Da Orla possui um total de 7 quartos. 3 privativos e 4 coletivos. Os privativos podem receber de 3 a 4 pessoas. Enquanto os coletivos podem receber de 6 até 12 pessoas, dependendo do quarto.

Além disso, o hostel faz a separação de quartos mistos e femininos, sendo os mistos mais baratos do que os femininos. Mas caso você seja uma mulher viajando sozinha e tenha uma vaga no quarto feminino sobrando, eles fazem a transferência de quarto sem cobrar nenhum acréscimo.

guiahostel4 Guia Hostel: 2 hostels em BH para ficar na Pampulha

Dois dos quartos compartilhados são suítes e apenas um dos privativos possui banheiro dentro do quarto. Nos outros, o banheiro fica do lado de fora. Todos os quartos contam com ar condicionado ou ventilador de teto. Toalha de banho e roupa de cama estão inclusos no preço das diárias.

Todos os quartos possuem armários, você pode levar o seu cadeado, ou optar pelo sistema de caução oferecido pelo hostel, eles te emprestam o cadeado com a chave pelo valor de R$ 10 e ao final da viagem, você devolve o cadeado e eles devolvem o dinheiro. Simples né?

Café da Manhã

Nem todos os hostels em BH incluem o café da manhã na diária. Mas no Da Orla você não vai ter essa preocupação. O café da manhã está incluso em todos as reservas e o hostel ainda oferece um jantar, pago à parte já na hospedagem.

Como já falamos, o hostel também conta com uma cozinha equipada, assim você pode fazer a sua própria comida a qualquer hora do dia.

Diferencial do Da Orla

Outro diferencial do Da Orla é que o hostel conta com um espaço para academia, não é pra qualquer um né? Inclusive é um dos únicos hostels em BH que oferece esse tipo de serviço. Com uma taxa extra, o hóspede pode fazer seus exercícios físicos no espaço, ou pode optar também pelo auxílio de um personal trainner. Sua chance de ficar fitness, aproveita!

GUIAhostel5 Guia Hostel: 2 hostels em BH para ficar na Pampulha

Uma das coisas mais procuradas por quem se hospeda nos hostels em BH são as bicicletas, principalmente na região da Pampulha. Pensando nisso o Da Orla trabalha com o aluguel de bicicletas com descontos especiais para os hóspedes. Vale a pena dar uma voltinha ao redor da lagoa – ou pelo menos em um pedacinho dela.

Pampulha Hostel

Assim como o Da Orla e muitos outros hostels de BH o Pampulha Hostel surgiu na época da Copa do Mundo 2014 – que foi sediada no Brasil –, e segue até hoje recebendo hóspedes de todos os lugares. O hostel fica a 8 km do centro de Belo Horizonte e a apenas 900m da Lagoa da Pampulha.

guiahostel6 Guia Hostel: 2 hostels em BH para ficar na Pampulha

Áreas sociais

A estrutura do Pampulha Hostel também é surpreendente. A piscina que fica no quintal é aquecida e é livre para o uso de todos os hóspedes. Assim como a sauna, que fica bem pertinho da piscina. O hostel também disponibiliza cadeiras de sol para quem quiser pegar aquele bronze.

guiahostel7 Guia Hostel: 2 hostels em BH para ficar na Pampulha

Outro espaço coletivo que costuma agradar bastante os hóspedes dos hostels em BH no geral, é a sala de estar. É ali que os hóspedes podem descansar, assistir TV e no caso do Pampulha Hostel ainda dá pra contar com jogos de tabuleiro, um PS3, 2 computadores de uso liberado para os hóspedes e o nosso querido amigo Wi-fi.

guiahostel8 Guia Hostel: 2 hostels em BH para ficar na Pampulha

A cozinha do Pampulha Hostel fica do ladinho da piscina. Toda equipada, ela também é de uso liberado para os hóspedes. Assim como a churrasqueira, que cai como uma luva para curtir os dias de sol na piscina. Lá você também pode preparar sua próprias refeições como almoço e janta por exemplo.

guiahostel9 Guia Hostel: 2 hostels em BH para ficar na Pampulha

Quartos

Uma das coisas que diferencia o Pampulha Hostel dos demais hostels de BH é que todos os quartos são flexíveis, ou seja, dependendo da demanda, o mesmo quarto pode ser privativo ou coletivo. Os quartos acomodam de 4 a 8 pessoas e todos são suítes e possuem ventilador de teto.

guiahostel10 Guia Hostel: 2 hostels em BH para ficar na Pampulha

Café da Manhã

O café da manhã do Pampulha Hostel é bastante elogiado. Está incluso em todas as diárias e é servido diariamente na cozinha do hostel. É importante lembrar que com a cozinha equipada também é possível cozinhar a sua própria comida.

guiahostel11 Guia Hostel: 2 hostels em BH para ficar na Pampulha

Diferencial do Pampulha Hostel

O Pampulha Hostel oferece um diferencial difícil de encontrar nos demais hostels em BH, o estacionamento. As vagas são limitadas, mas avisando com antecedência é possível deixar seu carro em um estacionamento coberto e super seguro.

Confira nossas dicas do que fazer em BH

Com a hospedagem escolhida, aproveite também para conferir nossas dicas de passeios imperdíveis para se fazer em Belo Horizonte!