Conheça as principais festas populares ao redor do mundo

por Laryssa Xavier Compartilhe

O calendário do mundo é recheado com muitas festas populares e todo festeiro que se preza já fica de olho nas datas especiais para marcar aquela viagem. Nós aqui do Dicas para Viagens somos a favor de um turismo de experiências; e não há nada melhor para conhecer a cultura de um lugar, do que participando de suas comemorações regionais.

Por isso, fizemos este post para listar as principais festas populares ao redor do mundo para você já ir logo se programando para viver tudo isso de perto. Confere aí!

Aproveite o festival Holi na Índia

Você provavelmente já ouviu falar do famoso Festival das Cores, não é? Nos últimos anos até tivemos algumas edições do festival em algumas cidades brasileiras; e se você gostou do que viu por aqui, tente imaginar como deve ser um sonho participar o Holi na Índia, o país sede do festival?

O Holi é a maior e mais tradicional celebração entre as festas populares indianas. E se assim como eu, você também morre de vontade de participar da festança, já dá para começar a planejar sua viagem para a Índia em 2019! No próximo ano, a celebração acontece de 20 de março à 21 de março.

Mas nada de só seguir o fluxo jogando pó colorido para o ar sem entender o principal motivo do festival, hein? A festa tem raízes nas crenças hinduístas. No período de celebração, os indianos festejam a vitória do bem contra o mal, tudo baseado em lendas hindus, comemorando a morte da deusa do mal, Holika, e a chegada da primavera!

Então já sabe, não é? Chegou na Índia para comemorar o festival Holi é só aproveitar os pós coloridos e saudar a todos com um “happy holi”! 🎊

festas populares

Tire suas roupas verdes do armário: St Patrick’s Day na Irlanda

Está aí outra festa que nossos conterrâneos abrasileiraram! Para quem curte muito as edições brasileiras, vale se preparar para passar a data na Irlanda – nada supera a festividade na terra mãe do festival.

Para começar, o St. Patrick’s Day é a principal celebração entre as festas populares da Irlanda. Já dá para imaginar como a organização é pesada, não é? O festival acontece sempre no dia 17 de março, em homenagem ao São Patrício, e já vale começar a se planejar para passar a próxima edição na Irlanda.

Se sua curiosidade é o que acontece no país nessa época, saca só: a galera se veste de verde, com direito a muitos trevos de três folhas pintados ou em adereços, e parte para acompanhar os desfiles que tomam conta das ruas da cidade. ☘

Para quem quer participar de verdade do desfile, é só fazer o cadastro no site com algumas semanas de antecedência. Massa, não é?

festas populares

E nada de estranhar com as lojas e prédios do país pintadas de verde, tudo faz parte do movimento “Go Green”: tudo, absolutamente tudo fica verde por lá; além das pessoas, os monumentos, as comidas e até a cerveja fica esverdeada!

O festival é todo organizado pelo governo, então o que não falta são atrações gratuitas e tudo mais, mas também é fácil encontrar festas privadas para quem quer uma diversão mais personalizada. Só não vale esquecer de passar na St. Patrick Cathedral em Dublin para a agradecer o São Patrício pelas coisas boas da vida!

E tem mais: a lei que proíbe consumir bebida alcoólica nas ruas da Irlanda dá uma trégua durante as comemorações! Então, para a alegria da nação, durante o St Patrick’s Day, está liberado beber sem medo de ganhar uma multa!

Quer mais um motivo para adorar o festival? Aí vai: o St Patrick’s Day é feriado! E é o mais importante do ano todo! Agora olha, se 17 de março cai em um dia de final de semana, o feriado passa para a segunda-feira! É ou não é para amar a Irlanda? ❤

Ano novo de novo na Tailândia

Você, com toda certeza, já brincou de guerrinha de água na infância. Agora imagina dezenas de ruas fechadas. Com muita gente jogando água um no outro. Bem na Tailândia. Durante três dias. Bem-vindo ao SongKran, a maior das festas populares do país!

festas populares

Muitos turistas acabam caindo de surpresa no meio do Festival das Águas, que acontece de 13 a 15 de abril, mas depois de ler este post, sua ida à Tailândia nesses dias não vai ser acidental, você vai correndo planejar tudo agora mesmo!

Se você está se perguntando qual o motivo da comemoração, te explico: o SongKran é o Ano Novo Tailandês. Isso quer dizer que dá para você curtir nosso ano novo aqui e correr para lá, afinal, dois anos novos no mesmo ano não é nada mal, não é? 😉

A comemoração nas terras tailandesas é toda ligada à limpeza. Simbolicamente, a água que os tailandeses e turistas jogam um no outro é para “lavar a alma” das coisas ruins. Eles ainda tem a tradição de lavar imagens de Buda como demonstração de respeito e jogar água perfumada nos seus anciões para pedir bênçãos para o próximo ano.

Mas, calma, nem só de água é feito o Ano Novo Tailandês! As tradições para essa época também envolve a visita à templos para celebrar e prestar agradecimentos. Alguns templos contam com barraquinhas e danças típicas. Uma dica para quem também quer conhecer os lindos templos da Tailândia é fazer a visita bem cedinho ou você terá que disputar um espaço na multidão.

Se você não é do time que gosta de ficar molhado, é melhor organizar sua viagem para outras datas porque não tem como colocar o pé na rua sem se molhar no SongKran! Agora, para aqueles que querem mesmo é se divertir na maior guerra de água do mundo, partiu SongKran! 💦

Oktoberfest e os canecos de 1 litro na Alemanha

Se você é desses que acha que uma boa comemoração é fazendo festa e bebendo cerveja, saiba que o rei bávaro Ludwing é gente como a gente e foi assim que ele escolheu celebrar seu casamento, em outubro de 1810. E como a gente pode ver, a tradição pegou e hoje a Oktoberfest é uma das festas populares mais conhecidas e visitadas do mundo.

Para quem já teve a sorte de participar da Oktoberfest no Brasil sabe mais ou menos como é o clima. A nossa versão brasileira da festa em Blumenau é a maior fora da Alemanha e tem fama até em Munique, a cidade sede do festival.

As duas festas são incríveis e bem comentadas, mas não há nada como visitar a original, o festival pioneiro de bebedeira de cerveja alemã!

festas populares

Primeiro, vamos logo desmistificando a imagem de que a festa é apenas um evento de cervejada. Claro que a grande maioria das pessoas vão em busca disso, mas o local é muito receptivo para outros públicos, inclusive crianças! Além das tendas das cervejaria, tem parque de diversão, lojas de souvenirs e barraquinhas.

Uma grande curiosidade do evento é o nome! Para quem está se planejando para conhecer a lendária Oktoberfest é bom prestar atenção na hora de organizar a viagem. A festa não começa em outubro como o nome sugere; a festança começa em meados de setembro, quando chove pouco e faz menos frio.

A entrada para curtir a festa é franca, não precisa comprar nenhum passe ou ticket para entrar no local do evento. As únicas coisas que você paga é o que consumir. Não é preciso pagar nada para entrar nas tendas também, mas para conseguir lugar lá dentro é bom chegar bem cedo! Ou então faça sua reserva antecipadamente, se preferir.

Não importa quando ou como, só não podemos deixar de conhecer a Oktoberfest da Alemanha!

Gostosuras ou travessuras no Halloween dos Estados Unidos

festas populares

Essa é clássica, não é? Quem nunca sonhou em bater de porta em porta perguntando a famosa frase “gostosuras ou travessuras”?

É assim: chegou o halloween, é só decorar as casas, reabastecer o armário de doces e esperar as crianças e amigos que gostam de celebrar a data. Se você escolher gostosuras, tem que dar balas. Travessuras, prepare-se para ser assustado com fantasias macabras e fofas, além de ter sua casa entupida de papel higiênico.

A data é a mais importante de todas as festas populares dos Estados Unidos e se a data da sua viagem bater com o feriado, vale a pena aproveitar para se vestir a caráter e conhecer a fundo essa tradição milenar e tão importante para os americanos.

Mas vale lembrar que hoje em dia, há algumas formas de brincar no Halloween dos Estados Unidos. Para saber se a família de uma casa está ou não celebrando a data, é só ficar de olho na decoração. Casas decoradas significam que participam da brincadeira. Aí é só se divertir! 🎃

E aí, já escolheu as festas populares que você vai participar?

Eu sei, eu sei! Dá vontade de participar de todas, não é? É só se planejar direitinho para conhecer as cidades de todas as formas possíveis, inclusive as festas! Aqui você pode saber mais sobre outros festivais muito famosos na Tailândia!

Conta para a gente aí nos comentários qual delas você ficou com vontade de conhecer e boas festas!