laternas

Viaje para Tailândia: Conheça o Festival das Lanternas

por Priscyla Fideles Compartilhe

Não é novidade pra ninguém que a Ásia é um continente repleto de destinos incríveis. Na Tailândia por exemplo, você vai encontrar várias ilhas paradisíacas, um apelo religioso muito forte em todos os cantos, um agito urbano típico das cidades asiáticas e um evento mágico conhecido como Festival das Lanternas.

Já ouviu falar? O evento tem atraído cada vez mais turistas para cidades como Chiang Mai, que promove o festival, todos os anos. A festa dá forma a um dos cenários mais incríveis do mundo.

O que é o Festival das Lanternas?

festival das lanternas

O evento conhecido como Festival das Lanternas, é na verdade a junção de 2 festivais que acontecem simultaneamente.

Ambos são realizados na lua cheia do 12º mês do calendário lunar tailandês – o que normalmente corresponde ao mês de novembro no calendário convencional. São eles: o Loy Krathong e o Yi Peng.

Loy Krathong

festival das lanternas

Originalmente o evento – que hoje é conhecido por muitos como Festival das Lanternas – surgiu como uma maneira de homenagear Buda.

As pessoas se reúnem perto de rios e canais para soltar pequenas jangadas que carregam uma vela, incenso e flores. As oferendas são chamadas de krathongs.

Algumas pessoas colocam mechas do cabelo como forma de “abandonar o lado negro de si mesmo”. Os tailandeses acreditam também que essa tradição é uma espécie de recomeço, uma oportunidade de se libertar dos sentimentos negativos.

É considerado um sinal de sorte se sua vela permanecer acesa até você perdê-la de vista.

Yi Peng

festival das lanternas

Já o Yi Peng foi um festival criado para marcar a transição do período chuvoso, para o inverno. Assim, a cidade fica toda colorida e iluminada, com fogos de artifício, lanternas coloridas espalhadas pelas ruas, os delicados krathongs nas águas e as maravilhosas lanternas flutuantes iluminando o céu.

Nas lanternas, as pessoas escrevem seus desejos. Tudo que engloba o ritual tem um significado. A chama da vela, representa a longevidade e liberá-las no céu é como mandar embora os problemas.

Como se preparar para o Festival das Lanternas?

festival das lanternas

O Festival das Lanternas está cada vez mais famoso entre os turistas. E por esse motivo, você deve se programar com antecedência. Confira algumas dicas para curtir ao máximo o evento:

  • Não deixe para reservar sua hospedagem em cima da hora, pois a cidade fica lotada de turistas durante o Festival das Lanternas;
  • Chegue cedo ao local do evento se quiser um bom lugar;
  • Se for durante o dia para garantir seu espaço, leve protetor solar, comidas e bebidas;
  • O trânsito na região é uma loucura, no dia do evento então, pode ficar impossível se locomover de carro, então melhor deixar ele pra trás;
  • As melhores opções de transporte são os songthaews (uma espécie de táxi compartilhado), e os ciclomotores, que podem ser alugados na cidade;
  • Lanternas são vendidas na entrada do evento;
  • Não é necessário levar uma lanterna por pessoa, já que é preciso pelo menos 2 pessoas para conseguir levantar uma.

Não se esqueça que o evento é religioso, portanto, é necessário fazer silêncio durante as orações e se vestir de maneira apropriada, cobrindo os ombros e tudo mais.

Para se inspirar…

Quem gosta de animações pode ficar inspirado assistindo ao filme “Enrolados”, da Disney. Em uma das cenas, as lanternas flutuantes são lançadas em homenagem a princesa perdida. O cenário é bastante parecido com o Festival das Lanternas, vale a pena dar uma conferida:

Aproveite para conhecer Bangkok!

A capital tailandesa fica a 700 km de Chiang Mai. E se você for até o país para curtir o Festival das Lanternas, não perca a oportunidade de conhecer Bangkok!

E para te ajudar a planejar, montamos um guia de viagem super completo para você aproveitar tudo o que Bangkok tem a oferecer! Leia nosso Guia e saiba mais sobre essa cidade pra lá de peculiar.