Tudo o que precisa saber sobre compras na China

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A China é um país exótico e cheio de peculiaridades, despertando a curiosidade de turistas do mundo todo.

Além de atrair a atenção diversas características, como rica cultura, culinária excêntrica e templos antigos, o país desperta também o interesse dos turistas brasileiros que querem aproveitar a visita ao continente asiático para fazer Compras na China.

Você conhece nossa página de Vantagens e Descontos? Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Recomendamos todos os fornecedores que lá estão porque confiamos.

Depois que ler o texto dê uma passada nessa página e garanta diversos descontos.

Isso porque, a variedade de produtos é enorme e os preços são extremamente convidativos, além de estarem competindo em tecnologia, inovação e qualidade com grandes marcas ocidentais.

Aliás, é sempre importante esclarecer que foi-se o tempo em que fazer Compras na China significava produtos mais baratos e de baixa qualidade.  Muito pelo contrário!

Nos últimos anos, o país asiático ganhou respeito por fabricar produtos de altíssima qualidade e muito inovadores. O crescimento do comércio na China se deve também ao aumento das vendas na internet.

Por isso, se está de malas prontas ou pretende programar uma viagem para fazer turistar e aproveitar para fazer Compras na China, aqui neste conteúdo você encontrará tudo o que precisa saber sobre os melhores produtos, onde encontrá-los, as melhores cidades para comprar e turistar, quais os produtos que valem a pena investir, limite de compras, e muito mais.

Então, vem com a gente, porque aqui no Blog para Viagens, você tira todas as suas dúvidas sobre Compras na China.

O que comprar na China?

Compras-na-China-1024x768 Tudo o que precisa saber sobre compras na China
Fazer compras na China

Mesmo que já tenhamos em mente o que queremos, vale sempre a pena sabermos quais os produtos que mais valem a pena na hora de fazer Compras na China.

Afinal, como bom brasileiro, é sempre ótimo economizar, investir certo e garantir um excelente custo-benefício.

A lista de produtos que valem a pena é imensa, mas trouxemos aqui apenas aqueles que estão em alta e que dá para comprar até de olhos fechados.

Produtos eletrônicos na China

Eletronicos-na-china-1024x768 Tudo o que precisa saber sobre compras na China
Comprar eletrônicos na China

Claro que o primeiro da lista seria os produtos eletrônicos. Além das Compras na China, eles também estão entre os itens mais procurados em Compras nos Estados Unidos.

Porém, vale lembrar que alguns itens, como o celular da Samsung ou IPhone, por exemplo, não serão encontrados na China com os preços diferente das lojas brasileiras.

Mas não fique triste, como já dissemos acima, os produtos eletrônicos chineses já estão competindo com as grandes marcas ocidentais, no que diz respeito a qualidade e inovação.

Por isso, invista em celulares e outros eletrônicos made in China, porque você não vai se arrepender. Aliás, muitas marcas chinesas já caíram nas graças dos brasileiros, como a Xiaomi, com smartphones de ótima qualidade e preços bem competitivos.

Compras de Presentes na China

Lembrancinhas-da-china-1024x683 Tudo o que precisa saber sobre compras na China
Comprar presentinhos na China

Na hora de fazer as compras das lembrancinhas, você vai se acabar literalmente, porque opções de presentes não faltam no país.

Não há nada mais característico do que os leques, que têm um grande significado na cultura chinesa; além de serem fáceis de trazer, são bem leves e não vão pesar muito na sua mala.

Outra opção de presente, principalmente, para as mulheres, são as pérolas e pedras, como jade e cristal, por exemplo. Elas possuem ótimos preços e, sim, são verdadeiras.

As pérolas vendidas na China são de água doce e salgada, sendo que essa segunda opção é um pouco mais cara, mas elas ainda são mais em conta que no Brasil. Além disso, você pode trazer caligrafias, nós chineses, souvenirs de mão, estatuetas, broches e muito mais.

Compras de porcelana na China

Porcelana-China-1024x681 Tudo o que precisa saber sobre compras na China
Porcelanas

Não deixe de trazer, pelo menos, um jogo de chá de porcelana, que são muito tradicionais e famosos no país. Se ficar em dúvida na hora de escolher, as mais clássicas são as porcelanas de cores azul e branca.

Aliás, você sabia que as porcelanas também podem ser chamadas de chinas? Isso mesmo! Por isso o nome do país.

Compra de Roupas na China

Roupas-na-China-1024x576 Tudo o que precisa saber sobre compras na China
Roupas

Durante as Compras na China, esse item merece atenção redobrada para não se decepcionar depois. Isso porque, as roupas são produzidas para o tipos físicos semelhantes aos asiáticos. Então, mesmo sendo muito baratas, na hora de escolher o tamanho, fique bem atento.

Você encontra roupas bem baratinhas em mercados e feirinhas chinesas.. Mas se não se adequa a esse padrão, não se preocupe, na China há lojas de departamentos, como Forever, H&M e outras marcas chinesas também.

Onde fazer compras na China?

Fazer Compras na China é o mesmo do que estar em um paraíso. A variedade de produtos e preços é de deixar todo mundo enlouquecido, ainda mais para os brasileiros que adoram uma promoção e descontos.

Somado a isso, os produtos chineses estão cada vez mais valorizados pelos brasileiros, o que estimula ainda mais o turismo no país asiático. Com tantas opções, é difícil escolher os melhores destinos para fazer compras, então, separamos as principais cidades para comprar bem e muito barato.

Pequim

Pequim-1024x683 Tudo o que precisa saber sobre compras na China
Pequim

Capital da China, Pequim é um grande centro de negócios dos mais diversos tipos. Para quem vai fazer Compras na China, ela é ainda melhor, já que a cidade oferece uma variedade incrível de produtos orientais e marcas do ocidente, encontrados desde lojas mais sofisticadas até em comércios menores.

Na sua visita à cidade, faça um tour pela Xidan Comercial Street, que é uma avenida moderna com os mais diferentes meios de transporte.  Se quer comprar pérolas e joias, vá até o Mercado das Pérolas. Porém, se sua intenção é comprar produtos eletrônicos, não deixe de dar uma passadinha nas lojas das marcas Xiaomi e Huawei.

Onde se hospedar em Pequim

Com mais de 20 milhões de habitantes, a cidade conta com muitas opções de hospedagem. Na hora de viajar para fazer Compras na China, escolha acomodações nas regiões Wrangfujing, que fica na região central e é bem movimentada, na Qianmen, perfeita principalmente para os foodies.

Para quem gosta de badalação, a região moderna Sanlitun tem uma vida noturna muito agitada. Mas se quer uma região menos turística, escolha Gulou e Nanluguoxiang.

Vantagens e descontos

Não se esqueça da página de Vantagens e Descontos. Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá.

Ah, se você tiver qualquer aborrecimento com um dos fornecedores indicados na nossa página conta pra gente ok?

Shangai

China-Shangai-1024x626 Tudo o que precisa saber sobre compras na China
Shangai

Não podemos de deixar a cidade mais populosa e o maior centro comercial do país de fora. Em Shangai, você encontra as marcas internacionais mais famosas de moda e também diversas lojas de departamento.

A sua primeira parada deve ser na Jiali, a “Cidade Insone”; esse nome foi dado, porque os mercados ficam abertos 24 horas por dia. Visite também o comércio Yuyuan, chamado de o Reino da Arte e do Artesanato. Lá, você encontra uma variedade incrível de artigos de ouro e prata, além de artesanatos e antiguidades.

Onde se hospedar em Shangai

Uma das melhores opções é o The Bund, por ser uma região muito bonita, com prédios em estilo europeu, forte presença ocidental, além de ser uma região que preserva também as marcas da colonização.  Além disso, The Bund possui a melhor vista da cidade.

Se quer provar do que Shangai tem melhor para te oferecer, hospede-se no Fairmont Peace Hotel, um dos mais tradicionais e chiques hotéis da cidade. O The Peninsula Shanghai também é um clássico e considerado de um hotel alto padrão.

Mas se você mochileiro e não pretende investir muito em acomodação, uma ótima opção é o Captain Hostel ou um hotel mais baratinho, como o Riverview on the Bund. 

Yiwu

Yiwu-China-1024x562 Tudo o que precisa saber sobre compras na China
Yiwu

Ela até pode não estar entre as mais conhecidas pelos brasileiros, mas, sem dúvida, é uma das mais cidades mais belas da China, além de ser um paraíso das compras.

O Furtian Market deve ser o primeiro centro de compras do seu roteiro, pois lá você encontra uma diversidade de produtos a preços baixíssimos por atacado e varejo.

Esse shopping center é um verdadeiro sonho, porque é possível encontrar de tudo e mais um pouco, como maquiagem, material escolar, óculos, brinquedos, mochilas, roupas, e muito mais. Aproveite!

Onde se hospedar em Yiwu

Com ótima localização, o Meihao Manju Hotel é uma opção bem confortável e fica pertinho do centro de compras Yumi International Expo Center. Se, além de fazer Compras na China, você também não dispensa luxo, o Wanda Realm Yiwu é o lugar perfeito.

Ele possui desde parque infantil até piscina coberta e refeições incríveis.

Há também muitas opções mais baratas, como o Jia Si Tai Hotel, o Outing Fashion Hotel e o Holiday Hotel Yumi.

Qual limite de compras no exterior?

Esse é uma questão que merece muita atenção, afinal, não pense que você pode trazer tudo que quiser. Muito pelo contrário!

A Receita Federal determina uma cota de US$ 500 é por pessoa, incluindo crianças e idosos. A multa para quem exceder esse limite é de 50% sobre o valor excedente.

Produtos isentos de declaração em Compras na China

A Receita Federal considera isentos os produtos, como relógio, câmera fotográfica e celular. Porém, esses itens devem estar em uso, ativos e fora da caixa.

Outro detalhe importante é que produtos, como notebook e tablet não são considerados de uso pessoal, portanto, eles serão taxados pela Receita. Fique atento a todos esses detalhes para não ter problemas no desembarque no Brasil.

Qual melhor meio de pagamento no exterior?

Essa é uma dúvida muito comum entre os viajantes. Na hora de efetuar o pagamento, qual a opção mais vantajosa: débito, cartão de viagem, dinheiro ou crédito no exterior?

Usar dinheiro para compras no exterior

Essa é, com certeza, uma das opções menos seguras, em razão da possibilidade de furto. Porém, a vantagem é que dinheiro em espécie é a única forma de pagamento que ainda tem IOS mais reduzido. Então, avalie as vantagens e desvantagens dessa modalidade.

Usar cartão de crédito para compras no exterior

Essa opção é uma das preferidas dos turistas brasileiros, afinal, com o aumento do IOF nos cartões de débito e de viagem, o IOF subiu para 6,38%. Ele é uma boa escolha em razão dos planos de milhagem. Sem contar a segurança em relação a furtos e extravios, podendo bloquear o cartão em qualquer momento e evitar o uso indevido. 

O único ponto que merece ser pensando é que a conversão para real considera o dia do pagamento da fatura e não o dia da compra. Então, é na sorte!

Usar cartão de viagem pré-pago para compras no exterior

Essa modalidade de pagamento possui a mesma taxa de IOS do cartão de crédito, ou seja, de 6,38%. Porém, o interessante é que você consegue estabelecer um limite de gastos, além de ser bem mais seguro que o dinheiro, por exemplo.

Aliás, essa opção também oferece o bloqueio do cartão em caso de perda ou furto, mas ele não possui seguro, como o cartão de crédito, que estorna as compras.

Usar cartão de débito para compras no exterior

Nessa modalidade, o IOF também é de 6,38%, sendo que a desvantagem é que existe um limite de compras no mesmo dia e para saques em dinheiro, que podem variar de acordo com a instituição financeira.

Qual limite de compras no free shops?

Você nem saiu do Brasil para fazer compras na China e as tentações já começaram, mas calma. 

Não se esqueça que a área do free shop no embarque é considerada internacional; então, as compras de quaisquer itens também serão computadas na cota de US$ 500 permitida para compras no exterior.

Pense nisso e segura a ansiedade!

Onde encontrar as passagens mais baratas?

As passagens áreas para China, é um investimento bem alto; por isso, a principal dica do Blog para Viagens é pesquisar muito e ter paciência, para encontrar as melhores opções para você. Então, o ideal é que, se possível, reserve sempre um tempo  para fazer buscas na internet em dias e horários alternados.

Assim, é muito mais provável que você consiga encontrar passagens para viajar para China com menor preço aumentam consideravelmente.

Se quer facilitar as buscas por passagens áreas com um bom preço, indicamos o site PassagensPromo, que sempre oferece condições incríveis e ótimos valores. 

Escolha o melhor seguro viagem

Além de comprar as passagens aéreas para sua viagem de Compras na China, preocupe-se também em comprar um seguro viagem de qualidade e confiança. Isso porque, em muitos países, os turistas não possuem direito à assistência médica e odontológica. Então, não corra o risco de precisar utilizar esses serviços e não ter condições de pagar.

Além de fazer uma viagem incrível para um dos países mais exóticos do mundo, faça um seguro de viagem. Entre em contato com a SegurosPromo (link com descontos), e surpreenda-se com os preços e as condições de pagamento.

Cupons de descontos aqui no DPV

Passei aqui pra te lembrar de acessar a página de Vantagens e Descontos. Esperamos que você consiga encontrar alguma vantagem para você com os nossos parceiros.

tem cupom de desconto, links com descontos, indicação de serviços. Vale a pena!

Veja também: Dicas de viagens para o continente asiático