13 curiosidades sobre a Índia que você não sabe
Se você é daqueles viajantes interessados em conhecer novas culturas, esse é o destino certo para sua próxima viagem. Confira 13 curiosidades sobre a Índia uma mistura de magia e espiritualidade, riqueza e pobreza, a Índia chama atenção por seus hábitos e costumes diferenciados.
Você conhece nossa página de Vantagens e Descontos? Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Depois que ler o texto dê uma passada nessa página. Recomendamos todos os fornecedores que lá estão.
Pensando em você que quer fazer essa viagem, contamos algumas curiosidades sobre a Índia que vão tornar sua visita mais confortável e inesquecível. Veja!
1. Se prepare para encontrar um trânsito maluco
Não é muito fã de trânsito? Pois se você está de viagem marcada para a Índia, é melhor se preparar para encarar o caos mais organizado do mundo. São carros, motos, bicicletas, pedestres e até animais disputando um espaço nas ruas do país.
Outra curiosidade sobre o trânsito da Índia são as buzinas. Lá, as buzinadas não são sinal de reclamação, mas um costume local. Muitos motoristas tem escrito na parte de trás do veículo Horn Ok Please (buzine por favor). Então, é melhor preparar os ouvidos!
2. Quem precisa de vaso sanitário?
Pode parecer estranho no começo, ainda mais quando você se deparar com um banheiro sem vaso sanitário durante sua viagem, mas essa é apenas mais uma das curiosidades sobre a Índia.
Os indianos fazem suas necessidades biológicas em banheiros públicos ou nas ruas, geralmente em uma louça no chão. Certamente você vai encontrar banheiros tradicionais em hotéis, mas é bom pensar na possibilidade de experimentar outras opções.
Uma dica para quem vai conhecer o país é levar o próprio papel higiênico, já que outro hábito indiano é não usar papel para se limpar. Eles fazem sua higiene apenas com água e a mão esquerda – papel higiênico é artigo de luxo e você só vai encontrar em hotéis.
3. Esqueça os talheres
Falando em mãos, mais uma das muitas curiosidades sobre a Índia é que o pessoal não utiliza talher para comer, e sim a mão direita, já que a mão esquerda é usada para outros fins.
E como já sabemos que os padrões de higiene indianos são diferentes do nosso, a dica é não comer comida de rua ou crua para evitar os famosos problemas digestivos. E, claro, higienizar bem as mãos antes de se alimentar.
4. Veg ou Non Veg?
Não dá para falar de comida sem falar de uma uma das maiores curiosidades da Índia, os selos de Veg e Non Veg. Como a maior parte da população indiana é participante da religião hindu e prega a não violência aos animais, os alimentos e estabelecimentos são classificados com selos – para mostrar se são de origem animal ou não.
5. Quando dizem que não é apimentado, é apimentado
Você pode até tentar encontrar comidas não apimentadas na Índia – ou ao menos perguntar se a comida é ou não apimentada. Mas a verdade é que mesmo quando um indiano diz que não é apimentado, é sim!
Não quer dizer que ele está mentindo. A diferença está no padrão de “apimentado” deles que é bem diferente do nosso e o uso de tempero forte que é uma das curiosidades sobre a Índia para saber antes de viajar.
E não pense que só de pimenta vive a comida indiana! Há também outros temperos como masala, curry, cominho e etc que deixam a comida picante. Então, se você está de viagem marcada para Índia, guarde bem esses nomes!
6. Olha a água mineral!
Pediu a comida sem tempero e ainda assim estava extremamente picante? Cuidado com a água! Em restaurantes e lanchonetes é muito comum servirem copos de água para acompanhar as refeições. Mas, calma! Você sabe a origem da bebida?
A dica é beber a água certa. Evite águas de torneira – mesmo que seja só para escovar dente e tenha certeza de que a água engarrafada não foi adulterada. Mas se você não aguentar e precisar tomar água, é só elevar o copo acima da boca e derramar a bebida, sem encostar o copo ou garrafa nos lábios.
7. Krishna ajuda quem tarde madruga
Uma das curiosidades sobre a Índia que pode causar estranheza para os turistas são os horários de funcionamento dos estabelecimentos. Isso porque a rotina dos indianos é muito diferente da nossa no Brasil e as coisas costumam funcionar só depois das 11h da manhã!
E aí? Preparado para não encontrar nem padaria aberta de manhã cedinho?
Não se esqueça da página de Vantagens e Descontos. Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Todos os serviços e descontos listados lá foram criteriosamente selecionados com fornecedores de confiança aqui do Blog. Se tiver problema com algum fornecedor, por favor, conta pra gente.
8. Rasgou? Perdeu!
Agora que você já sabe todas as curiosidades relacionadas à alimentação e ao comércio, vale conhecer mais uma: os indianos não aceitam notas rasgadas. E isso por dois motivos: eles não gostam de ter que trocá-las nos bancos e nem ficar com notas rasgadas no bolso, pois desagrada Maha Laksmi – a deusa da prosperidade.
Então, fique esperto caso, na hora de comprar alguma coisa, acabar recebendo notas rasgadas de troco. Quando for passar esse dinheiro para frente, ninguém aceitará e você vai acabar perdendo a grana.
9. Barganha é a língua oficial
Falando em dinheiro, mais uma curiosidade sobre a Índia é que a língua falada no país é a barganha! Com exceção das grandes lojas, hotéis e restaurantes, tudo é “barganhável”! Faz parte da cultura local o jogo de negociação para conseguir preços mais baixos – e na maior parte das vezes, mais justos.
10. Chuveiro elétrico? Aqui não!
Mais uma das curiosidades sobre a Índia são os chuveiros. Apesar do costume de tomar banho todos os dias, a maioria das casas não possui chuveiro elétrico.
Isso quer dizer que, em sua viagem para o país, a menos que você esteja hospedado em um bom hotel, é bom se acostumar com a idéia de que terá que encher baldes d’água para se lavar.
E nada de estranhar caso se depare com duas torneiras no local, geralmente elas são usadas uma para tomar o banho e outra para lavar os pés.
11. Demonstração de afeto em público NÃO!
Uma das curiosidades sobre a Índia que mais contrastam com a nossa cultura é a proibição de demonstração de afeto em público entre homens e mulheres. Pode parecer estranho, mas casais não se abraçam nem andam de mãos dadas nas ruas.
Já os homens, quando amigos, não tem problemas em demonstrar carinho e andam de mãos dadas e se abraçam sempre. É uma cultura muito diferente da nossa, não é?
12. Cuidado com a vestimenta
São tantas regras de vestimenta que uma das maiores curiosidade sobre a Índia são as roupas usadas lá. As mulheres indianas nunca saem com as pernas e ombros à mostra e os homens quase nunca saem de bermuda. E nenhum deles usam as tão conhecidas blusas de elefantinhos que nós, ocidentais, sempre associamos à eles.
As diferenças não ficam por aí, não! Mulheres casadas só vestem roupas coloridas enquanto as viúvas usam apenas um sári branco. E nada de andar com o cabelo solto!
Uma dica valiosa para quem tem dúvidas do que vestir em uma viagem para a Índia é respeitar o código de vestimenta local. Apesar dos avanços, uma grande parte do país ainda é muito conservadora, então é importante se precaver e evitar alguns tipos de roupas. Nada curto ou decotado por amor à Krishna!
E tenha sempre em mãos um Sari, assim você pode se cobrir caso se sinta desconfortável ou precise entrar em lugares religiosos.
13. Uma viagem pé no chão
Para finalizar, o costume mais presente na Índia, que indifere de classe social ou nível cultural, é o hábito de tirar os sapatos para entrar em casas indianas, templos sagrados e até para comer. Então, se prepare para ficar muito descalço durante sua viagem para a Índia – esqueça a sujeira e aproveite a riqueza cultural!
Agora que você já sabe os maiores hábitos do povo indiano, está pronto para programar sua viagem para conhecer mais curiosidades sobre a Índia? Confira nossas passagens promocionais e garanta seu seguro viagem com desconto com nosso cupom DICAS05.
Namastê!