Turismo religiosos no Brasil e no Mundo: 11 rotas para praticar a fé

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

O turismo religioso é uma das vertentes que mais movimentam o mercado de turismo. Desvendar e conhecer um pouco mais acerca dos mistérios que originam a fé da humanidade é o desejo de muitos, e é através do turismo religioso que essa experiência acontece. Decorre, principalmente, do calendário de datas comemorativas religiosas de cada local. Você tem vontade de vivenciar essas experiências? Então vamos juntos.

Você conhece nossa página de Vantagens e Descontos? Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Recomendamos todos os fornecedores que lá estão porque confiamos.

Depois que ler o texto dê uma passada nessa página e garanta diversos descontos.

O que caracteriza o turismo religioso?

Características-turismo-reliigoso-1024x581 Turismo religiosos no Brasil e no Mundo: 11 rotas para praticar a fé
Reflexão

O turismo religioso está intimamente ligado a fé ou as crenças espirituais pessoais das pessoas. Cidades espalhadas por todo o mundo recebem turistas de acordo com a cultura histórica e religiosa, presente em determinado local. É caracterizado, essencialmente, pelos destinos tido como “santificados” pelos fatos religiosos ou miraculosos, que ocorreram ali por através de romarias, peregrinações e visitas a esses locais. A cultura é repassada através das gerações.

A importância do turismo religioso

Dada sua potencialidade em diversas localidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, o turismo religioso movimenta cidades inteiras. Sua relevância se traduz como sendo a manifestação mais antiga de turismo, com claras motivações culturais e espirituais. Os turistas que se deslocam para os locais com forte viés religioso alteram a economia, o comércio e geração de empregos em grandes proporções.

Classificações para uma viagem de turismo religioso

As viagens de cunho religioso são àquelas que se originam por meio de crenças espirituais. No entanto, o turismo religioso pode ser subdividido em algumas categorias. Vamos descobrir agora quais as classificações existentes:

Romaria

As romarias são caracterizadas principalmente por suas longas caminhadas. Nessa modalidade, o objetivo é enfrentar os desafios como o cansaço, fome, sede, dores, etc., tudo em nome da fé. Os destinos escolhidos são locais para agradecer, pedir graças ou favores espirituais, pagar promessas ou, ainda, apenas uma materialização de uma devoção.

Peregrinação

Peregrinação-1024x700 Turismo religiosos no Brasil e no Mundo: 11 rotas para praticar a fé
Basílica

Essa classificação de turismo religioso é uma espécie de romaria, com as mesmas características de longas caminhadas. No entanto, o objetivo principal e específico é o cumprimento de uma promessa. Assim, ao ter seus pedidos atendidos por determinada entidade religiosa, os fiéis se comprometem em determinada missão e o pagamento dessas promessas ocorrem nos locais onde os peregrinos materializam sua devoção.

Penitência

Nessa modalidade de turismo religioso, os turistas têm como objetivo a comprovação de seu arrependimento em relação aos atos que consideram errados e culpáveis perante a divindade em que acredita. Durante a caminhada, os praticantes de determinadas religiões optam pela realização de sacrifícios pessoais, tais como longos períodos de jejuns, votos de silêncio, esmolas etc. Aqui a principal missão é realizar sacrifícios no intuito de redimir os pecados.

Festas e espetáculos de cunho sagrado

As festas e espetáculos religiosos são as que mais movimentam o setor do turismo religioso. As datas do calendário com festividades ditas sagradas, trazem com maior intensidade o alto fluxo de fiéis que querem participar de tais reuniões. Pode-se considerar que tais eventos conferem às cidades a classificação de baixas ou altas temporadas.

O exemplo mais comum no Brasil são as encenações da Paixão de Cristo, onde diversas cidades preparam espetáculos grandiosos, atraindo um grande número de visitantes. Outro exemplo significativo, é a paralisação mundial para acompanhar a troca de Papas, no Vaticano. Ou seja, os eventos sagrados são responsáveis por um número de viagens muito relevantes.

Turismo religioso internacional

O turismo religioso internacional é um desejo muito buscado pelos brasileiros. Os turistas que viajam para os locais a partir de sua fé, vão em busca da satisfação de anseios de origem espiritual, quer seja para realizar pedidos, cumprir promessas ou apenas conhecer um pouco mais da história por traz de determinadas crenças. Agora iremos conhecer os 6 destinos internacionais mais famosos e procurados pelos brasileiros.

1. Terra Santa em Israel, Cisjordânia e Jordânia

Israel-1024x576 Turismo religiosos no Brasil e no Mundo: 11 rotas para praticar a fé
Bandeira de Israel

Israel é o destino imediato ao se pensar em turismo religioso. Católicos, evangélicos, judeus e muçulmanos, acreditam na Terra Santa – Israel, como sendo o local de grandes acontecimentos descritos na Bíblia. A procura é sempre muito alta e diversas agências de viagens preparam pacotes especiais para conhecer os principais pontos turísticos da região. Para os cristãos, conhecer o túmulo onde o corpo de Jesus fora sepultado é uma experiência inenarrável, que vale a pena conhecer.

Nas cidades de Cisjordânia e Jordânia estão abrigados os principais pontos turísticos, como por exemplo o Mar Morto. São considerados os locais com mais aberturas para o turismo, mesmo tendo sua população composta por quase 90% de muçulmanos. A riqueza cultural descrita nos templos, na arquitetura e nos costumes, são características que têm atraído cada vez mais turistas. Em razão do clima extremamente seco e quente, a dica é não economizar na água e no uso do protetor solar.

2. Fátima em Portugal

A cidade de Fátima é conhecida como a ”capital da paz”, e é dedicada à Nossa Senhora do Rosário de Fátima. É comumente visitado por católicos e demais turistas que compartilham dessa fé. O local é considerado sagrado devido aos relatos de aparição da santa milagreira para três “pastorinhos”. A peregrinação é mais comum nos dias 12 e 13 de maio, bem como no mês de outubro, data em que se comemora a última aparição de Nossa Senhora de Fátima.

3. Lourdes na França

Religião-na-França-1024x768 Turismo religiosos no Brasil e no Mundo: 11 rotas para praticar a fé
Igreja na França

A cidade de Lourdes abriga um dos locais mais populares do mundo em relação ao turismo religioso. O fluxo de visitantes é tão grande que a cidade francesa possui a segunda maior rede hoteleira do país. A cidade se tornou conhecida após a aparição de Nossa Senhora de Lourdes por 18 vezes para uma garotinha. A gruta dispõe de uma fonte, cujas águas são tidas como milagrosas. Os devotos podem se banhar, beber ou ainda levar parte dessa água, sempre em busca de cura.

4. Cidade do Vaticano na Itália

Vaticano-1024x685 Turismo religiosos no Brasil e no Mundo: 11 rotas para praticar a fé
Vaticano

O Vaticano certamente abriga um dos principais destinos para a fé cristã. Embora esteja situado em jurisdição italiana, em Roma, o Vaticano é considerado um país independente, “Nação Eclesiástica”. Possui legislação, exército e governo próprio, que é o Papa. Para conhecer o Vaticano, opte por um ou dois dias. Conheça os museus, a Capela Sistina, a Praça e a Basílica de São Pedro e, principalmente, programe-se para assistir uma missão ao vivo.

5. Meca, na Arábia Saudita

Arabia-Saudita-Meca-1024x683 Turismo religiosos no Brasil e no Mundo: 11 rotas para praticar a fé
Meca

O turismo religioso na Arábia Saudita deve ser feito com cautela. Meca é considerada pelos muçulmanos como a cidade mais sacra do mundo. Apesar do elevado número de turistas, esse total é composto, principalmente, pela prática do HAJJ, uma peregrinação anual que é feita pelo menos uma vez, por todo muçulmano. Atenção: somente muçulmanos podem entrar na cidade. Aproveite as cidades no entorno para conhecer esses locais históricos.

6. Basílica de Guadalupe, México

O Santuário da Basílica de Guadalupe é o mais visitado das Américas. É um destino imperdível para o turismo religioso. A cidade comporta uma arquitetura de tirar o fôlego. Mesmo quem não é católico irá apreciar as belezas contidas na arte, na cultura e nos monumentos históricos. A cidade foi fundada em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe e atrai milhões de fiéis o ano todo, que vão para agradecer, pedir favores ou prestar cultos.

Não se esqueça da página de Vantagens e Descontos. Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá.

Ah, se você tiver qualquer aborrecimento com um dos fornecedores indicados na nossa página conta pra gente ok?

Turismo religioso no Brasil

O Brasil é um país rico em diversidade cultural, e isso é demonstrado na extensa variedade de religiões, crenças e profissões de fé. O nosso calendário oficial abrange diversas datas religiosas comemorativas. O turismo religioso, portanto, recebe forte apoio dos governos para proporcionar conforto e segurança aos turistas. Confira agora quais são os principais destinos para visitar.

1. Círio de Nazaré, em Belém do Pará

A região abriga diversos pontos turísticos e é considerada um dos principais destinos do turismo religioso no Brasil. No entanto, a principal atração da região ocorre no segundo domingo de outubro de cada ano. A imagem da Virgem Maria fica exposta durante 15 dias e depois percorre uma procissão de 3,5km e reúne milhares de fiéis. Na cidade também ocorrem romarias, peregrinações, com fortes crenças católicas e umbandistas.

2. Padre Cícero, Juazeiro do Norte no Ceará

A cidade cearense recebe milhares de turistas em várias épocas do ano. A cidade é conhecida por ter sido o local em que o famoso Padre Cícero passou toda sua vida. Se você aprecia o turismo religioso, não pode ficar de fora desse destino. As principais datas comemorativas ocorrem em fevereiro, com a festa de Nossa Senhora das Candeias; em julho, com a celebração do aniversário de morte do Padre e em novembro, data que se comemora o dia do Romeiro.

3. Aparecida do Norte em São Paulo

A cidade INTEIRA é movida pelo turismo religioso, e foi fundada após a aparição de Nossa Senhora Aparecida para pescadores em um rio na região. As romarias e peregrinações ocorrem partindo de vários locais, com uma estrutura extremamente organizada para os grupos participantes, com pousadas e hotéis em todas as cidades que participam do “Caminho da Fé”. São realizadas por meio de caminhadas e grupos de ciclistas.

Em todo o mês de outubro, principalmente no dia 12, a cidade fica em lotação máxima, em razão da data em que os católicos celebram a data da aparição da Santa. No entanto, o fluxo de turistas, romarias e peregrinações são intensos durante todas as épocas do ano. As missas ocorrem durante todo o dia, começando já nas primeiras horas da madrugada.

O Santuário oferece um bom serviço de acessibilidade e um estacionamento com mais de 5 mil vagas. Abriga um dos principais Santuários do Brasil – e do mundo, recebendo visitantes de todas as partes do planeta.

4. Espetáculo Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém em Pernambuco

Os espetáculos que envolvem a Paixão de Cristo são muito comuns na Semana Santa em diversas cidades. No entanto, a peça apresentada em Nova Jerusalém ganhou destaque nacional em virtude da beleza da arte apresentada. É feita em diversos cenários e o público segue acompanhando a pé (o evento oferece acessibilidade completa para os portadores de necessidades especiais). Os ingressos são disputadíssimos, por isso, recomendamos que a compra seja efetuada com ao menos 3 meses de antecedência.

5. Festa do Divino Pai Eterno, Trindade em Goiás

A festa do Divino Pai Eterno movimenta importantes destinos turísticos no país. O município de Trindade, em Goiás, ganhou destaque nacional e tem início sem data fixa, ocorrendo sempre 50 dias após a Páscoa. A cidade conta com centenas de voluntários para receber os peregrinos. A festa originou-se a partir de uma escultura da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. Mais de 2 milhões de pessoas participam da comemoração.

Outras rotas de peregrinação, romaria ou festas religiosas

Além das opções que foram apresentadas, você ainda pode encontrar relevantes destinos para conhecer através do turismo religioso. A diversidade religiosa está presente em todos os países, por isso, é possível conhecer novos lugares e suas histórias milenares. Confira agora outras opções disponíveis e bem famosas para você descobrir:

  • Medjugore (Bósnia e Herzegovina);
  • Santiago de Compostela, Espanha;
  • Iemanjá, Bahia;
  • Festa do Bonfim, Salvador, Bahia e Rio de Janeiro;
  • Bodh Gaya, Índia.

Passagens aéreas na promoção

Uma ótima dica para economizar na sua viagem é conseguir passagens aéreas em promoção. Na maioria dos destinos, a alta temporada é conhecida e divulgada a partir das festividades contidas no calendário religioso. Por isso, invista tempo com antecedência para garantir os melhores preços. Para ter certeza que está adquirindo passagens com as melhores condições, não deixe de conferir a página do Passagens Promo (link com desconto)! Acesse agora mesmo!

Aproveite nossas dicas para praticar a sua fé em nosso roteiro de turismo religioso

Há um ditado popular que diz “que a fé move montanhas”. Essa mesma fé também move turistas. Agora você já descobriu quais são os melhores destinos para fazer turismo religioso, faça planos de conhecer os lugares que mais dizem respeito às suas crenças espirituais. Mas, se você é apenas um amante da cultura histórica presentes em cada um desses destinos, também desfrutará de experiências marcantes.

Para aproveitar ao máximo todas essas experiências maravilhosas, principalmente para os destinos da Europa, contrate sempre um bom seguro viagem da Seguros Promo (link com desconto)! Não deixe de conferir os melhores preços e condições que a seguros Promo proporciona!

Se você ainda ficou com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui. Nossos especialistas em turismo religioso estão a postos para fazer da sua viagem uma experiência completa.

Passei aqui pra te lembrar de acessar a página de Vantagens e Descontos. Esperamos que você consiga encontrar alguma vantagem para você com os nossos parceiros.

tem cupom de desconto, links com descontos, indicação de serviços. Vale a pena!

Veja também outras dicas para sua viagem