Dicas para Viagens

7 segredos para tornar sua viagem de carro mais agradável

por Laryssa Xavier Compartilhe

O carro tem sido a escolha de muita gente quando se refere ao meio de transporte para viajar, seja por comodidade, segurança ou conforto. No entanto, pegar a estrada, apesar de ser um processo de liberdade, pode ser cansativo e problemas podem acontecer. Para isso, preparamos um post com segredos para tornar sua viagem de carro mais agradável e deixá-lo preparado para todos os imprevistos que podem teimar em acontecer.

1 Gasolina e Pedágio

Gasolina e Pedágio

Diferente das viagens de avião e ônibus, em que o viajante não precisa se preocupar com isso, as viagens de carro precisam de uma preocupação extra com a gasolina e o pedágio que será pago no decorrer do caminho. É importante se preparar e sair com o tanque cheio para evitar imprevistos no meio do caminho e pesquisar, antes de sair de casa, postos de gasolina disponíveis pela estrada para que o abastecimento possa ser feito sem maiores dificuldades.

2 Revisão do veículo

Revisão do veículo

Além de ser um risco para a segurança de todos os passageiros, circular com o carro em mau estado pode acarretar punições com multa. Antes de cair na estrada, certifique-se de que o automóvel esteja nas melhores condições e tenha passado pelas revisões necessárias. Coisas como alinhamento, balanceamento, calibração, nível de óleo precisam passar por manutenção de tempos em tempos. Os demais equipamentos de segurança também devem ser conferidos para que a viagem ocorra bem.

3 Pesquise o roteiro

Pesquise o roteiro

Informe-se sobre o trajeto antes de iniciar a viagem. Em caso de caminhos desconhecidos, tenha sempre em mãos coisas que possam te ajudar a encontrar o destino final sem maiores dificuldades. No mundo tecnológico, os navegadores por GPS são os favoritos dos viajantes, no entanto, lembre-se que até mesmo a tecnologia pode ser falha, então, leve com você um mapa do local para evitar imprevistos.

4 Segurança

Segurança

Além da revisão do automóvel, é de suma importância que o motorista e os passageiros estejam seguros até o destino final, e, para isso, é necessário que o condutor esteja descansado e bem disposto para pegar o volante por tantas horas. Confira abaixo outras dicas que precisam ser consideradas para preservar a segurança de todos:

Estradas conhecidas: Evite estradas desconhecidas, principalmente durante a noite. Caso acontece algum imprevisto como a gasolina acabar, por exemplo, parar em uma rua deserta para pedir ajuda é mais perigoso e difícil. Fazer pausas regulares em locais desertos também não é o recomendado, por isso, procure dirigir sempre por caminhos conhecidos.

Cinto de segurança: Além de obrigatório, o uso do cinto de segurança é indispensável para proteger os passageiros em caso de freadas mais severas ou até mesmo acidentes, deste modo, certifique-se, antes de ir para a estrada, que todos estejam utilizando-o.

Cadeirinha de bebê: A cadeirinha de bebê é um item obrigatório na viagem, caso você esteja indo com crianças. Não é permitido que a criança viaje deitada no banco traseiro ou vá sentada no banco do passageiro caso não tenha idade para tal. Elas precisam de cadeirinhas apropriadas e que devem ser instaladas sempre no banco de trás. Até um ano de idade, o bebê conforto deve ser instalado virado para trás por questão de segurança. Já na idade de 1 a 4 anos, a cadeirinha pode ser colocada virada para frente. De 4 aos 7 anos de idade, o uso de um assento de elevação é obrigatório. O não uso desses utensílios, além de colocar a vida da criança em risco, podem acarretar multas.

Casinhas de transporte – animais: Para quem não abre mão de viajar com seu pet, alguns cuidados devem ser tomados. Não é recomendado levar os animais no colo durante viagens de carro, pois, além de ser perigoso para o animal em caso de um forte impacto, ele pode distrair o motorista. Desta forma, o certo é levá-los dentro das casinhas de transporte e prendê-las com a ajuda do cinto de segurança no banco traseiro.

6 Cuidado com crianças

Cuidado com crianças

Ao viajar com crianças, programe mais paradas do que o seu roteiro original pedia. Isso porque a chance deles ficarem entediados é maior e pode ser difícil conseguir controlá-los depois. Leve objetos que as distraiam por um longo tempo, como livros, dvd’s portáteis e brinquedos que não ocupem tanto espaço.

7 Distrações

Distrações

Um dos maiores perigos é dormir ao volante, por isso, evite dirigir muito cansado. Faça paradas regulares para relaxar o corpo e esticar os músculos. Se já estiver ficando tarde, evite dirigir durante a noite, sendo assim, o recomendado é que você pare para dormir um pouco e prossiga com a viagem no outro dia pela manhã. É importante, também, que um dos passageiros sempre mantenha-se acordado junto ao motorista para evitar que ele adormeça no meio do caminho. Para isso, vale abusar de distrações como brincadeiras faladas, músicas e muito mais. Prepare uma playlist animada para a sua viagem e divirta-se. No entanto, nada de dançar, de mexer no celular ou virar para dar bronca nas crianças enquanto dirige, como motorista sua obrigação é prestar atenção à pista.

Gostou das nossas dicas? Siga nossa página no facebook para ficar por dentro das novidades e compartilhe com os amigos!