Independência do Brasil: Estados que marcaram a história

por Priscyla Fideles Compartilhe

Dia 7 de setembro comemoramos o 195º aniversário da Independência do Brasil. A data é comemorada por todos os brasileiros. Em muitas capitais como Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Manaus é feito o famoso desfile de 7 de setembro, que já é uma tradição e conta com a participação das Forças Armadas, Marinha, Exército e Aeronáutica.

Mas se você quiser fazer um passeio diferente durante esse feriado, que tal visitar alguns dos estados que marcaram a Independência do Brasil? Em São Paulo, por exemplo existe até uma rota histórico-cultural. Ficou interessado? A gente conta tudo pra você!

Minas Gerais

Minas Gerais

Quem estudou a Inconfidência Mineira, sabe a importância que Minas Gerais teve no processo de Independência do Brasil. Afinal, quem não conhece o feriado de Tiradentes?

E foi na cidade histórica de Ouro Preto (antiga Vila Rica) que boa parte da história se desenrolou. Na cidade você vai se encantar pela arquitetura e pela a história que as igrejas, e todas as antigas construções guardam.

Em São João Del Rey, cidade natal de Tiradentes e Tancredo Neves, você pode fazer um delicioso passeio de maria-fumaça, além de conhecer outras cidades como Mariana, Sabará, Diamantina e quem sabe até o Inhotim. Outro passeio bastante recomendado é fazer a rota da Estrada Real, que remonta o caminho do ouro pelo Brasil.

Encontre passagens aéreas para Minas Gerais

Maranhão

Maranhão

Durante o período colonial, o Maranhão era um dos estados mais ricos do país, e possuia ótimo relacionamento com Portugal, por isso, o estado se negou a aderir à separação em 7 de setembro de 1822. Só em 28 de Julho de 1823 o estado se juntou aos demais e aceitou a Independência do Brasil.

O apoio a coroa portuguesa acabou resultando no abandono da região, que ficou economicamente prejudicada. Mas com relação as belezas naturais, o estado não deixa a desejar. Os lençóis-maranhenses são uma das principais atrações brasileiras, as dunas com areia clara, e lagoas de água doce atraem turistas de todos os lugares.

Encontre passagens aéreas para Maranhão

Bahia

Bahia

Os baianos comemoram a Independência do Brasil em duas datas diferentes. O 7 de setembro – como no resto do país –, e o 2 de julho, que foi a data que marcou o fim da guerra pela Independência do Brasil na Bahia. Que de fato ocorreu 10 meses depois do grito de Independência ou morte a beira do Ipiranga.

Como já é de costume do povo baiano não economizar na animação para as festividades, o 2 de julho é uma data que reúne mais de 500.000 pessoas todos os anos em Salvador. A festa faz uma mistura incrível de etnias e cultura, mostrando qual a verdadeira cara do Brasil.

Mas se você preferir fazer um passeio mais histórico, não deixe de visitar o Memorial da Epopéia do Descobrimento, em Porto Seguro. Que conta de forma divertida e interativa a história do descobrimento do Brasil.

Encontre passagens aéreas para Bahia

São Paulo

São Paulo

A capital de São Paulo é a metrópole mais populosa do Brasil, e apesar de ser uma cidade pra lá de urbanizada, esse estado também tem muita história pra contar. Por esse motivo, em 2012 foi criada uma rota turística com a temática voltada a Independência do Brasil. Que podem ser visitados na região do Ipiranga e no Centro de São Paulo.

A rota pode começar no lugar onde foi dado o “Grito da Independência”, que atualmente abriga uma estátua para homenager esse célebre momento da história. Depois você pode visitar o Museu do Ipiranga e aproveitar para fazer um passeio pelo Parque da Independência, que fica em frente ao museu.

No centro da cidade, você ainda pode conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, que tem ligação direta com a Independência do Brasil, já que foram seus sinos que anunciaram a chegada de Dom Pedro. A igreja fica aberta para visitação todos os dias.

Encontre passagens aéreas para São Paulo

Pernambuco

Pernambuco

Em Pernambuco estão algumas das maiores belezas naturais do Brasil, tais como Fernando de Noronha e Porto de Galinhas. Além disso, no estado também está localizada a cidade de Olinda, conhecida em todo o Brasil pelo seu carnaval pra lá de animado.

Pernambuco não ficou de fora das guerras travadas para conquistar a Independência do Brasil. No estado, ocorreu a Revolução Pernambucana, que começou em 1817 e é considerado um dos movimentos revolucionários mais importantes do período colonial.

Para os amantes da história, o estado abriga uma das igrejas mais antigas do Brasil, fundada em 1535, a igreja dedicada a São Cosme e Damião, faz parte de um centro histórico tombado pelo IPHAN. O sítio histórico de Olinda também é um lugar que merece sua visita já que é considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Encontre passagens aéreas para Pernambuco

Piauí

Piauí

A Independência do Brasil foi declarada em 1822, como já sabemos. Mas em muitos lugares do país, o processo demorou um pouco mais do que isso. No Piauí, por exemplo, só em 13 de março de 1823 ficou marcada a adesão do estado a Independência, depois da conhecida Batalha de Jenipapo.

Atualmente o estado possui inúmeras atrações, como o Parque da Capivara, que é uma unidade de conservação considerada Patrimônio Cultural. Os Cânions do Rio Poty também são uma atração incrível, principalmente para os esportistas. No Piauí também não falta opções de praias, as mais conhecidas são a Barra Grande e as praias de Luis Correia.

Encontre passagens aéreas para Piauí

Depois da declaração da Independência do Brasil, qual a nossa relação com Portugal?

A relação atual entre Brasil e Portugal é muita boa. Tanto que para viagens de até 90 dias, brasileiros não precisam de visto para conhecer Portugal. Será necessário apresentar apenas o passaporte, passagens aéreas, o seguro viagem – que é obrigatório em vários países da Europa –, e comprovar que você tem dinheiro para se manter durante a viagem.

Além disso, devido ao curso da história, Portugal e Brasil possuem muitos laços familiares. Por isso, se você tem linhas de sangue portuguesa, não deixe de se informar sobre a dupla cidadania, que traz inúmeras vantagens para quem possui.