Dicas para Viajar com Bagagens Especiais
Bagagem especial
Geralmente paira no ar dúvidas quanto minha necessidade é transportar bagagens especiais, pensando nisso criamos este artigo para ajudar quem também tem essa dúvida. Esperamos que as informações seja útil para você e você consiga transportar sua bagagem especial.
Você conhece nossa página de Vantagens e Descontos? Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Recomendamos todos os fornecedores que lá estão porque confiamos.
Depois que ler o texto dê uma passada nessa página e garanta diversos descontos.
É considerado como bagagem especial os artigos esportivos em geral, tais como pranchas de surfe, bicicleta, etc, além de instrumentos musicais, obras de arte, objetos frágeis e até mesmo armas. Cada companhia aérea possui suas regras em relação a esse tipo de bagagem, a maioria podendo ser incluída na franquia de bagagem despachada comum.
Por inúmeros fatores as pessoas acabam tendo problemas recorrentes ao tentar embarcar com bagagens especiais, seja por falta de informação, ou pela divergência das regras entre as companhias aéreas, que acabam por confundir os viajantes, é comum encontrar casos de insatisfação relacionados a este tipo de bagagem.
Outra informação importante, é que algumas companhias fazem o passageiro assinar um documento se eximindo da culpa caso ocorra qualquer dano a esse tipo de bagagem, mas muitas vezes esse documento acaba sendo anulado pela Justiça, com embasamento no código do consumidor que leva em consideração o contrato de prestação do serviço de transporte.
Vamos fazer um breve comparativo entre as companhias e algumas dessas cargas que são consideradas especiais, mas as palavra final será sempre da companhia aérea.
Bicicleta na bagagem
“Bicicleta: De lazer ou corrida, com apenas um assento, sem motor e com guidões fixos e pedais soltos, devidamente embalados. Restrições: Não serão aceitas embalagens danificadas, ou que não resistam à manipulação dos elementos despachados. Não serão aceitos equipamentos danificados.”
Bagagens especiais na Gol
A Gol exige a retirada dos pedais e do alinhamento do guidão com o quadro, a retirada da roda dianteira, afixando-a ao quadro da bicicleta. E para a embalagem da bike, além das opções da mala-bike ou do bike-case, o ciclista pode colocar a bicicleta em uma caixa de papelão ou “embalagem de plástico resistente”.
Bagagens especiais na Azul
Em seu site a companhia não deixa muito claro suas regras a respeito do transporte de bicicletas, a única informação deixada pela Azul é que é obrigatório o uso de case para despachar o objeto.
Bagagens especiais na Latam
Segundo o site da companhia, sua bicicleta deve estar devidamente embalada, com os pneus esvaziados, sem pedais e com o guidão preso à lateral. Se a sua bicicleta for desmontável, as alças de transporte devem ser presas às laterais e os pedais devem ser retirados ou embalados.
Cartuchos pequenos (com até 50 ml) de gás não inflamável que contenham dióxido de carbono ou outro gás sem risco secundário podem ser transportados como bagagem de mão ou no compartimento de cargas em quantidade não superior a 4. As bicicletas de adultos e/ou de tamanho superior a 26 polegadas são consideradas de dimensões superiores.
A Latam é uma das companhias mais procuradas por quem quer viajar com a bicicleta.
Instrumentos Musicais
Levar instrumentos musicais na Gol
Se o instrumento musical for pequeno, você pode transportá-lo na bagagem de mão, desde que ela não ultrapasse a franquia de 5 kg e dimensões (comprimento, largura e altura) somadas de 115 cm. Se o instrumento for maior, ele precisa ser despachado. Para tanto, não se esqueça de acondicioná-lo em um case rígido e apropriado.
No caso de violoncelos e berimbaus, você pode comprar um assento extra para levá-los na cabine. A GOL não se responsabiliza por danos causados aos equipamentos durante o transporte.
Levar instrumentos musicais na Azul
Exemplares pequenos podem ser levados como bagagem de mão. Porém, os de tamanho maior, devem ser transportados no porão da aeronave ou em um assento adicional (comprado separadamente) dentro da cabine de passageiros.
É importante que o instrumento esteja bem protegido, de forma que partes pontiagudas não fiquem expostas. Instrumentos que possuem peso ou dimensões superiores às permitidas pela companhia aérea deverão ser transportados como carga.
Levar instrumentos musicais na Latam
Instrumentos pequenos podem ser transportados com você na cabine, desde que não superem os limites de bagagem de mão. Se ultrapassarem as medidas estabelecidas, devem ser transportados no compartimento de carga e estão sujeitos a cobrança de taxa por excesso de bagagem.
Para transportar seu instrumento você deve embalá-lo de forma adequada para evitar qualquer dano a outros objetos. Como medida de precaução, recomendamos que você leve os instrumentos em recipientes especiais para objetos frágeis.
Os demais instrumentos estão sujeitos a aprovação, segundo o texto que segue: “As companhias aéreas tem o direito de recusar qualquer bagagem que coloque em risco a segurança do voo. Essa recusa pode ocorrer devido peso, tamanho ou que o tipo não seja indicado para o transporte na aeronave. Por exemplo: instrumentos musicais e equipamentos esportivos volumosos, ou qualquer item que não possa ser levado no porão do avião.”
Não se esqueça da página de Vantagens e Descontos. Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá.
Ah, se você tiver qualquer aborrecimento com um dos fornecedores indicados na nossa página conta pra gente ok?
Bagagens Restritas
Gol
Explosivos, gases, líquidos inflamáveis e alguns tipos de armas são proibidos no transporte aéreo de passageiros, segundo as restrições da ANAC.
Azul
Estamos impedidos de transportar esse tipo de equipamento, por falta de segurança do mesmo para transporte aéreo. Restrição válida para voos domésticos e internacionais
Alguns objetos não são transportados pela Azul:
- Caiaques
- Asa delta
- Equipamentos de grande cubagem
Latam
Os seguintes itens não podem ser levados nem na bagagem despachada, transportada no compartimento de carga, nem com você na cabine, como bagagem de mão.
- Animais, plantas e seus derivados.
- Elementos perigosos
Padrão de bagagens restritas para as demais companhias internacionais.
Não podem ser transportados na bagagem de mão:
Armas de fogo, líquidos, géis, aerossóis e objetos perfurocortantes (como facas, lixas, cortadores de unhas, barbeadores, ferramentas ou pinças) só podem ser levados no compartimento de carga do avião.
Os seguintes itens não podem ser levados nem na bagagem despachada, transportada no compartimento de carga, nem com você na cabine, como bagagem de mão.
- Elementos perigosos
- Armas de fogo
- Armas brancas
São permitidos mas com restrições:
- Frutos do mar
- Bebidas
- Líquidos
- Animais vivos
- Baterias de eletrônicos
- Aerossóis
- Perecíveis
- Fósforo e isqueiro
- Medicamentos
- Desportivos
- Restos mortais
Prancha de Surf no avião
Transportar prancha de surf na Gol
A prancha é incluída na franquia de bagagem para voos nacionais, não existe taxa, desde que não ultrapasse os limites pré estabelecidos pela companhia.
Para voos nacionais e na América do Sul
Volume máximo: 158 cm (altura + largura + comprimento).
Peso máximo: que não excedam 32 kg, nem como excesso de bagagem.
Franquia de bagagem: 23kg independentemente da quantidade de bagagem.
Para voos na América do Norte
Volume máximo: 158 cm (altura + largura + comprimento).
Franquia de bagagem: 2 volumes de até 32 kg cada (saindo do Brasil ou 1 volume de 23 kg (saindo de outros países).
Condições gerais: sujeitos à cobrança de excesso por peso, quantidade e/ou dimensão.
Transportar prancha de surf na Azul
A prancha é incluída na franquia de bagagem para voos nacionais, não existe taxa, desde que não ultrapasse os limites pré estabelecidos pela companhia.
Para voos nacionais
Franquia de bagagem: 23kg independentemente da quantidade de bagagem.
Condições gerais: sujeitos à cobrança de excesso por peso, quantidade e/ou dimensão.
Transportar prancha de surf na Latam
A prancha é incluída na franquia de bagagem para voos nacionais, não existe taxa, desde que não ultrapasse os limites pré estabelecidos pela companhia.
Para voos nacionais e na América do Sul (exceção para Colômbia, Peru e Bolívia)
Volume máximo: 292 cm (altura + largura + comprimento).
Franquia de bagagem: 23 kg.
Peru: 40 kg. Bolívia para Assunção, São Paulo e Buenos Aires (e vice-versa): 30 kg.
Para voos na América do Norte e Europa
Volume máximo: 158 cm (altura + largura + comprimento).
Franquia de bagagem: 2 volumes de até 32 kg cada.
Condições gerais: máximo 3 pranchas em cada capa.
*Sujeito à cobrança de excesso por peso, quantidade e/ou dimensão.
Regras básicas para as demais companhias.
Para voos na América do Sul
Volume máximo: 2 metros (não são aceitas pranchas tipo long).
Franquia de bagagem: 23 kg.
Condições gerais: sujeito à aprovação prévia para transporte. Somente até 2 capas de pranchas por voo e máximo de 2 pranchas por capa, portanto é necessário verificar disponibilidade no voo.
Passei aqui pra te lembrar de acessar a página de Vantagens e Descontos. Esperamos que você consiga encontrar alguma vantagem para você com os nossos parceiros.
Lá tem cupom de desconto, links com descontos, indicação de serviços. Vale a pena!