Guia de Viagem: o que fazer em Aracaju
O ar de uma cidade do interior com a diversidade de uma metrópole: seja bem vindo à capital sergipana! Se estiver em dúvida do que fazer em sua viagem para Aracaju, prepare-se para encontrar muitos contrastes – centro histórico e edifícios modernos, feiras regionais e grandes shoppings, comidas típicas e restaurantes com cardápio sofisticado.
Você conhece nossa página de Vantagens e Descontos? Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Recomendamos todos os fornecedores que lá estão porque confiamos.
Depois que ler o texto dê uma passada nessa página e garanta diversos descontos.
São tantas atrações que fica até difícil escolher o que fazer – e foi pensando nisso que nós, do Dicas Para Viagens, preparamos um guia de viagem para te ajudar a montar o roteiro para sua viagem para Aracaju!
Quando ir para Aracaju
Dá para conhecer Aracaju em qualquer época do ano, afinal, no inverno ou no verão faz calor e você pode aproveitar as praias sergipanas, que são referências no quesito infraestrutura, o ano inteiro.
Para quem quer curtir as praias, a época perfeita para fazer sua viagem para Aracaju é entre setembro e março, uma vez que o período chuvoso na cidade vai de maio a junho.
Agora, se o plano é aproveitar as festas temáticas na capital, na segunda quinzena de julho acontece o Forró Caju e em janeiro, o Pré-Caju, uma preparação para o carnaval.
Alta temporada
Na alta temporada tem muita coisa para fazer em Aracaju. Vá esperando encontrar muitos turistas lotando as praias. Como no período de dezembro a março é verão na região, muita gente vai ao Nordeste passar as férias e os preços dos hotéis e passagens aéreas costumam aumentar bastante.
Mas se você também quer curtir as férias de verão em uma viagem para Aracaju, a dica é procurar passagens aéreas e hospedagem com antecedência, já que fica mais difícil encontrar com a proximidade ao período.
E vale levar um dinheiro extra, porque é provável que os barraqueiros de praia e restaurantes também elevem os preços.
Baixa temporada
Para economizar, a dica é viajar durante a baixa temporada. O preço das passagens aéreas e da hospedagem caem nesse período, e ainda tem muita coisa para fazer em Aracaju.
Para quem gosta de tranquilidade, os meses de abril a junho e de agosto a novembro são os melhores períodos para conhecer Aracaju.
Mas é importante saber que durante esses meses, você não encontrará estabelecimentos abertos até tarde e praias lotadas, no entanto, a economia vai ser muito maior.
O que fazer em uma viagem para Aracaju
Onde comer em Aracaju
Em Aracaju, o que não faltam são opções de restaurantes para fazer uma boa refeição. Para os fãs de frutos do mar, há muitos restaurantes que servem pratos como moquecas, camarões e sushis.
Já para quem quer aproveitar para conhecer os pratos mais típicos, dá para provar a famosa buchada de bode, surubim na brasa e carne de sol com pirão de leite.
Na dúvida de onde comer na viagem? Confira alguns restaurantes que você precisa conhecer durante sua viagem para Aracaju!
Cariri
Cariri é um restaurante clássico em Aracaju! Muito conhecido pelo ambiente decorado e o cardápio com mais de 50 pratos, lá é o lugar ideal para provar a culinária regional.
Durante a noite, espere encontrar forrozeiros para embalar o jantar e animar o pessoal, que até arrisca alguns passos de dança. Um verdadeiro mergulho na cultura nordestina!
Avenida Santos Dumont, s/n, Passarela do Caranguejo, Atalaia, Aracaju – SE
Telefone: (79) 3243-1379
Mangará
O restaurante Mangará já é uma atração em Aracaju. A decoração é tipicamente nordestina e conta com artesanatos, esculturas de cangaceiros e bandeirinhas coloridas de festa junina. Os pratos também são típicos: buchada de bode, peixe, camarão e cordeiro. E ainda tem a sessão de doces para quem não resiste às delicias nordestinas.
Avenida Beira Mar, 1024, 13 de Julho, Aracaju – SE
Telefone: (79) 3246-2874
Muratto Restaurante
Para os fãs de comida japonesa, o Muratto Restaurante é considerado pelos sergipanos como o melhor restaurante de Aracaju. Com um local mais requintado, eles tem muitas opções de pratos que vão desde sushis à carne vermelha – e risotos de dar água na boca! Além disso, o restaurante oferece todos os drinks famosos na capital feitos com vodka nacional por apenas R$ 10.
Rua Dr Bezerra de Menezes, 102, Coroa do Meio, Aracaju – SE
Telefone: (79) 3255-2376
Não se esqueça da página de Vantagens e Descontos. Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá.
Ah, se você tiver qualquer aborrecimento com um dos fornecedores indicados na nossa página conta pra gente ok?
Onde fazer compras em Aracaju
Se você quer saber o que fazer em Aracaju, onde comprar com certeza é uma das suas dúvidas, certo? Gosta de comprar artesanatos e lembrancinhas durante uma viagem? Você estará no lugar certo! Além dos objetos da cultura regional, lá também dá para encontrar artigos de praia, caso tenha esquecido de levar algum. Para compras menos artesanais, uma volta nos shopping da cidade é o ideal.
Veja alguns centros de compra muito conhecidos na capital sergipana:
Centro de Arte e Cultura J. Inácio
Para os grandes fãs de souvenirs e artesanato, o Centro de Arte e Cultura J. Inácio é o lugar ideal para fazer suas compras. São muitas lojas vendendo objetos de decoração e ainda há as barraquinhas de comida típica para deixar o passeio ainda mais divertido.
Feira do Turista
Depois de passar pelo Centro de Arte e Cultura J. Inácio, você pode concluir suas compras na Feira do Turista, na Orla de Atalaia, que tem muitas opções de lojas. Lá, você encontra desde itens de vestuário à artesanatos em geral. Além disso, há também restaurantes variados.
Praias e passeios em Aracaju
Se tem uma coisa que todo mundo quer fazer em Aracaju é curtir as praias. E a capital sergipana tem um grande leque de opções para atrações turísticas. Além das praias, com um belo litoral, Aracaju tem orlas, ilhas, rios navegáveis e muito mais.
Praias
As praias são as grandes atrações em Aracaju – e juntas elas somam 35 km. A mais conhecida é a praia de Atalaia, que fica na área urbana e tem a melhor infraestrutura com calçadão com estabelecimentos e áreas para praticar esportes em quadras poliesportivas. Já no meio das praias tranquilas e calmas, o destaque vai para a praia do Saco. E há também as praias com paisagens selvagens como o caso de Pirambu, o ponto das tartarugas marinhas.
Orla de Atalaia
A atração onipresente no roteiro do que fazer em Aracaju é a Orla de Atalaia! São seis quilômetros de extensão em uma das praias mais visitadas da capital. O ponto alto do passeio é a Passarela do Caranguejo, um calçadão com bares e restaurantes que é ideal para quem gosta de aproveitar a vida noturna. Para os passeios diurnos, dá para praticar esportes nas ciclovias, pistas de skate e cooper, quadras poliesportivas e campo de futebol.
Crôa do Goré e Ilha dos Namorados
A Ilha dos Namorados e a Crôa do Goré só aparecem na maré baixa e para chegar só através dos catamarãs que partem da orla Pôr do Sol tem duração de dez a quinze minutos. Para quem busca tranquilidade, as ilhas são os locais perfeitos: pouca estrutura e paisagens naturais preservadas.
Passei aqui pra te lembrar de acessar a página de Vantagens e Descontos. Esperamos que você consiga encontrar alguma vantagem para você com os nossos parceiros.
Lá tem cupom de desconto, links com descontos, indicação de serviços. Vale a pena!
Não esqueça o seguro viagem
Para fazer sua viagem para Aracaju em segurança, não deixe de contratar um seguro viagem nacional. Leitores do DPV tem direito à 5% de desconto na compra do seguro pelo nosso parceiro Seguros Promo, basta inserir o cupom DICAS05. Aproveite!
Gostou das nossas sugestões? Confira nossas dicas de viagem para outros lugares do Brasil e do mundo! Acesse nossos Guias de Viagem e escolha seu próximo destino 😉
Gostei muito de seu Post!
Esclarecedor e agregou mais conhecimento para minha vida.
O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.
Jose Carlos
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
A vida é como uma câmera. Foque no que é importante, capture bons momentos, desenvolva a vida a partir de negativos. E, se as coisas não derem certo, tire outra foto.
Boa Tarde! Eu sou um apaixonado pela Orla de Aracaju, é a mais linda do Brasil.
Comer caranguejo, dançar um forró no bar e restaurante Cariri e tudo de bom!
O passeios dos Canions do Xingo é uma experiência Inesquecível! Recomendo a todos fazer o passeio de Xingó.
Esse Blog está de parabéns pelo conteúdo rico e os planos de hospedagens são muito bons e os preços e bem acessível para todos.
Indico e recomendo esse site para Reserva de Hotéis e Pousadas.
Continue realizando esse ótimo trabalho e realizando o sonho das pessoas que amam viajar.
Parabéns!
Muito Sucesso!
Que legal Everton, olha… eu não conheço bem Aracaju mas pelos poucos dias que estive lá o clima e a energia é contagiante.
Espero passar um tempo maior por lá.
Obrigado pelo comentário.
Ainda que não tenham águas cristalinas, as praias de Aracaju são elogiadíssimas pelos turistas do Brasil inteiro, sobretudo, em razão dos confortáveis bares e restaurantes de frente para o mar. Há muitos restaurantes de ótima infraestrutura nas praias que ficam mais a frente da Atalaia, mas o Parati é o melhor e o mais famoso da cidade.
Além das mesas na areia, há quiosques e confortáveis cadeiras, onde o visitante poderá descansar e pegar sol, entre um mergulho e outro no mar de águas mornas. Além disso, por lá você poderá provar deliciosos pratos e petiscar a vontade.
Uma dica importante: o Parati fica a aproximadamente 20 quilômetros do Centro de Aracaju, na praia do Refúgio, e enche MUITO aos fins de semana. Para escolher um lugar em alguma das mesas, programe-se para chegar cedo.
A Lagoa dos Tambaquis também é um belo passeio que eu e toda minha família se divertiu bastante com as águas cristalinas e os peixes tambaquis gigantes.
Vale muito a pena conhecer a lagoa dos tambaquis!
Que legal Ana! Obrigado pelo comentário.