5 Documentos Necessários para Viagem a Europa

Fique atento aos 5 documentos necessário para viagem a Europa.

Os Viajantes Brasileiros não precisam ter um visto no passaporte para visitar a maioria dos países da Europa – Claro, isso é válido se a viagem for de turismo.

A dispensa de um visto não significa que os viajantes terão entrada garantida nos países do velho continente.

Ao chegar em um dos países do velho continente será necessário que o viajante passe pela imigração e é na imigração que será validada a entrada no país.

Para evitar problemas é bom anotar e providenciar com a devida antecedência os seguintes documentos:

  • Passaporte, atenção a data de validade do passaporte.
  • Seguro Viagem com a cobertura mínima de 30.000 Euros.
  • Comprovante da reserva da hospedagem ou uma carta-convite.
  • Comprovantes financeiros.
  • Tickets de bilhetes aéreos de ida e volta.

Para informarmos com mais clareza é muito importante que os viajantes entendam a diferença entre os conceitos: União Européia, Tratado de Shengen e Europa.

A União Européia e o Tratado de Shengen

Nem todo o país do continente europeu faz parte da União Européia a exemplo A Inglaterra determinou, em voto popular, que em breve sairá da organização da União Européia.

A Suíça jamais assinou entrada na União Européia. Mas que diferença isso faz pra quem vai pra Europa? É importante saber que todos os países da UE dispensam o visto de brasileiros a turismo, mas nem todos os países da Europa são da União Européia.

Mesmo alguns países como a Rússia, Noruega, Islândia e a própria Suíça não exigem visto de brasileiros. Então se você vai pra Europa e vai passar por países da União Europeia, não vai precisar de visto, mas se o país não fizer parte da organização é importante verificar se o visto é exigido ou não.

A Moldávia por exemplo exige o visto que será solicitado na imigração.

Os países que fazem parte da União Européia são Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Suécia e, claro, o Reino Unido, que está de saída.

Existe também um acordo anterior, de 1985, o Tratado de Schengen. Esse acordo rege a circulação de pessoas nos países membros.

A Suíça é novamente um exemplo: embora não faça parte da União Européia, ela é signatária do Tratado de Schengen.

Isso significa que qualquer voo para lá partindo de outros países membros do tratado – França, Espanha e Itália, por exemplo, é considerado doméstico.

Se você entrar na Europa em Paris e de lá pegar um voo para a Suíça, esse segundo voo será doméstico e você passará pela imigração apenas na França.

A situação é inversa com a Inglaterra, que até o momento não saiu da União Europeia, mas não assinou o Tratado de Schengen. Isso significa que se você for de Paris para Londres você obrigatoriamente passará pela imigração.

As regras de entrada na Inglaterra são feitas por legislações nacionais, não pelas adotadas por tratados internacionais.

Os países que fazem parte do Tratado de Schengen são Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia,França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

Documentos para entrar na Europa

Seguro de Viagem obrigatório

A não exigência do visto para circular nos países do Tratado não isenta em hipótese alguma a exigência de um seguro viagem com a cobertura de despesas médicas e hospitalares mínima de 30.000 Euros.

O Seguro de Viagem poderá ser solicitado na Imigração, caso seja e o você não tenha um seguro poderá ser deportado.

Indicamos um parceiro que concedeu aos nossos leitores um desconto de 5% utilizando um cupom exclusivo “DICAS05” esse parceiro é o Seguros Promo e você pode acessar já aplicando o desconto clicando neste link.

A Seguros Promo é um comparador de seguro viagem e lá você vai encontrar vários seguros de viagem de várias seguradoras. É importante observar se o Seguro cobre a exigência de 30.000 Euros.

No caso a Seguros Promo toma o cuidado de apresentar Seguro Viagem para Europa que atenda essa exigência.

  • Um dos seguros que indicamos o Seguro Viagem da Assist Trip, uma assistência que tem todos os seguros através da Zurich que é referencia e Seguros no Brasil e no Mundo.
  • Também damos ênfase aos seguros da Assist Card e Travel Ace que são os mais tradicionais ofertados para Brasileiros que vão para Europa.
  • Um dos seguros de melhor custo benefício é o Assist Trip – AT 40 que atende bem as necessidades e para uma viagem de 14 dias o valor gira em torno de R$ 155,00 por pessoa, pouco mais que R$ 10,00 por dia. A cobertura média e hospitalar deste plano é de 40.000 USD, mesmo em dólar ela atende a necessidade de ser superior a 30.000 Euros.

Então fica a dica, acessem a Seguros Promo e façam um orçamento on-line. No site você pode contratar o seu seguro viagem e receber sua apólice on-line. É realmente muito fácil.

Fique atento as opções de pagamento, no boleto, além do desconto do cupom citado acima eles oferecem mais 5% de desconto totalizando então 10% porém é necessário que sua viagem seja pra daqui a 3 dias para essa modalidade, é o tempo de compensação do boleto exigido pelo site. Se for no cartão de crédito o processo é on-line e você consegue, no mesmo dia sua apólice.

Além da obrigatoriedade do seguro viagem é muito importante contratar um para qualquer viagem, imprevistos acontecem não é verdade? Já ocorreu comigo de pegar uma infecção de garganta e precisei acionar o seguro viagem, a solução foi muito simples e direcionada.

Nessa ocasião eu não conhecia o país que eu estava muito menos a rede de hospitais, só o direcionamento correto já valeu muito a pena. Por isso sempre indico e sempre contrato um seguro viagem.

Passaporte Válido

Para passar pela imigração dos países europeus você precisa de um passaporte com a data de validade ok.

Isso serve para qualquer país da Europa. Para saber se a validade do seu passaporte está ok para sua viagem é importante que ele expire em no mínimo 6 meses em relação a data da sua passagem de volta ao Brasil.

Então se seu passaporte estiver próximo (6 meses) do vencimento indicamos que você o renove antes de fazer sua viagem a Europa.

Comprovantes de reserva em hotel ou carta-convite

Esse documento serve para comprovar que você é turista, que está viajando a lazer para fazer turismo.

Caso contrário eles podem entender que você vai para outra finalidade e assim exigirão um visto no seu passaporte para ingressar no país.

Também a imigração precisa saber onde você ficará hospedado, se é em um hotel ou em uma residência de algum parente ou conhecido. Esse documento pode ser exigido na imigração ou não mas frequentemente é solicitado.

O valor mínimo para o comprovante varia de país para país, até porque o custo de vida muda também dependendo do país – o custo de vida na Suíça é muito mais alto do que Portugal, por exemplo.

Mas, a regra geral, para entrar na Europa é preciso comprovar que você tenha pelo menos 65 euros para gastar por dia/por pessoa de viagem. E, mesmo que sua estadia seja curta, de três ou quatro dias, ainda assim é necessário comprovar que você tem o mínimo de 600 euros.

O importante é comprovar que tem esse dinheiro, você pode gastar mais ou menos.

Uma dica importante: sempre leve uma boa quantidade de dinheiro em espécie. Não precisa exagerar até mesmo por questões de segurança. Tenha sempre algum dinheiro com você, até mesmo para passar pela imigração que pode ser pedido para que você mostre o dinheiro.

Passagens de ida e volta

A exemplo do comprovante de reserva de hotel ou carta convite a turma da imigração quer ter garantias de que sua viagem é de turismo e que você vai voltar para seu país de origem.

A dica é: Imprima seus tickets aéreos e leve-os de fácil acesso para passar pela imigração, provavelmente eles serão solicitados pelo fiscal.

Uma outra indicação de site para comprar passagem aérea é o Passagens Promo, conheci este site a pouco mais de 2 anos e de lá pra cá só tenho comprado passagens aéreas com eles. O atendimento é ótimo e todo mundo que me deu um feedback esse foi positivo.

Já comprei mais de 20 passagens e nunca tive nenhum problema. O site é super ágil, fácil de utilizar.

Acesse para conferir o link é www.passagenspromo.com.br, para este site a indicação é bem expontânea apesar deles fazerem parte do mesmo grupo da Seguros Promo, não temos um cupom de desconto para oferecer mas o atendimento, os preços e a agilidade do site já vale a pena uma visita.

,p>
Essa é uma dica valiosa principalmente pra quem viaja com uma certa frequência.

Comprovantes financeiros e valor mínimo necessário

Conclusão

Tenha em mãos os 5 documentos necessário para viagem a Europa relatados neste texto.

  • Seguro Viagem
  • Passaporte Válido
  • Comprovante de onde ficará hospedado
  • Comprovantes financeiros
  • Passagens aéreas de ida e volta

Uma dúvida frequente é sobre a vacina de febre amarela que não é exigida nos países europeus.
Se ainda não contratou seu seguro viagem aproveite nosso cupom de desconto, é bem verdade que a Seguros Promo realiza promoções com cupons superiores a 5%, fique atento e aproveite outros descontos para gerar maior economia na sua viagem.

Nosso cupom já garante 5% -> DICAS05
Link do site parceiro de seguro viagem -> Seguro Viagem

Temos um outro post no site sobre a obrigatoriedade de ter um seguro viagem pra quem vai ao velho continente. Você pode acessar neste links: Seguro Viagem para quem vai para Europa é obrigatório.

Tenha uma excelente viagem para Europa :).