Mochilão pela Europa

Mochilão pela Europa, aquele sonho compartilhado por diversas pessoas. Conhecer vários países europeus em uma única viagem. Se aventurar pelas ruas das cidades, descobrir novos lugares, pessoas, explorar de fato o velho continente, esse programa atraí os perfis de turistas mais variados, de viajantes amadores a profissionais, casais, grupos de amigos e é claro, os viajantes que preferem viajar sozinhos.

Planejar um mochilão pela Europa, não é nem de longe uma tarefa fácil. Mas programando com bastante antecedência, com muita pesquisa, e tendo em mente que é praticamente impossível conhecer o continente inteiro em apenas uma viagem, você conseguirá desapegar de alguns destinos e aproveitar com mais tempo e mais profundamente outros lugares igualmente incríveis.

Para ajudar a planejar melhor sua viagem vamos dar algumas dicas de como economizar com passagens, evitar dores de cabeça, cortar alguns gastos desnecessários e garantir que seu mochilão pela Europa seja inesquecível.

Organize seu roteiro

Organize seu roteiro
A primeira dica para começar a planejar o seu mochilão, pode parecer um pouco óbvia mas é preciso abrir o mapa da Europa e definir quais países você pretende conhecer e estabelecer uma ordem para visitá-los.

O mais comum é verificar a distância geográfica entre os países escolhidos, mas também é possível montar um roteiro com base nos países que possuem pouco tempo de locomoção entre si, principalmente por transporte aéreo, já que na Europa, é possível encontrar voos com custo muito baixo.

É sempre importante lembrar que a Europa é um continente enorme, com diversos países e atrativos mas o mais importante, ela não vai sair do lugar! Além do mais, é praticamente impossível conhecer tudo em uma só viagem. Por isso, aprenda a desapegar de alguns destinos para poder aproveitar ao máximo os lugares escolhidos para visitar.

Para expandir as experiências na viagem, você também pode apostar em bate-voltas ou pit stops, sem tornar a viagem muito cansativa. Tente com cidades próximas, com no máximo 2 horas de distância, assim, você conhece outra cidade, sem ter gastos com mais um hotel.

Pesquise o destino e passagens com antecedência

Pesquise o destino e passagens com antecedência
Os valor das passagens varia de acordo com a época da viagem, por isso, se programe com o máximo de antecedência possível para ter tempo de pesquisar os valores das passagens e planejar com calma o seu passeio. A antecipação desses cuidados pode diminuir e muito o valor final da viagem.

Ao planejar um mochilão, um dos erros mais comuns entre os viajantes é adquirir passagens de ida e volta desembarcando e embarcando no mesmo lugar, sem consultar outras opções. Além de não se atentar ao valor do retorno para a cidade onde você precisa embarcar na hora de retornar ao seu país de origem.

Um exemplo, você embarca em São Paulo com destino a Madri, faz todo seu roteiro pelo continente e termina na cidade de Atenas. Se você comprou passagens de ida e volta saindo de Madri, é preciso analisar o valor deste deslocamento, se cada deslocamento dentro da Europa ficar por menos de 100 euros ou 110 dólares, você estará fazendo um bom negócio.

Mas é sempre importante pesquisar por outras opções, como passagens com multidestinos. Assim, seria possível evitar o deslocamento até a cidade onde você desembarcou no início da viagem. Essa análise entre custo x conforto é muito importante, talvez, a economia que em um primeiro momento possa ter parecido perfeita, pode vir a lhe causar tumultos durante o passeio.

Quanto custa um mochilão pela Europa?

Quanto custa um mochilão pela Europa
O custo de um mochilão pela Europa vai depender de uma série de fatores, como, o tempo que você pretende passar viajando, a forma que você pretende se locomover de cidade pra cidade, os lugares onde você irá se hospedar, os passeios que você pretende fazer, onde irá comer, enfim, tudo será relativo ao perfil do viajante.

Aqueles que buscam por economia, normalmente optam por hostels ou albergues na hora de escolher a hospedagem. São lugares nem sempre tão confortáveis mas sempre muito mais econômicos. Existem lugares que podem te surpreender e para evitar os enganos, é importante pesquisar a reputação do lugar antes de fechar sua hospedagem.

Apesar de parecer improvável, é possível sim comer bem e barato na Europa, basta saber procurar por lugares que ofereçam o que é conhecido no Brasil como o famoso PF (prato feito), são refeições que tem a entrada, prato principal, a sobremesa e alguns ainda oferecem a bebida. Procure e programe-se.

Para se locomover na Europa é importante lembrar que o continente é o berço das low costs, por isso, se já tiver programado seus destinos, vale a pena pesquisar os valores das passagens para os voos dentro do velho continente, que podem sair muito mais em conta do que as viagens de trem.

Verifique a documentação necessária

Muitas pessoas não sabem, mas brasileiros não precisam de visto para visitar os países da Europa que fazem parte do tratado de Schengen. Mas como nem tudo são flores, é obrigatória a contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30 mil para garantir que em caso de doença, ou acidente o viajante terá como arcar com as despesas

Além disso, você também precisa comprovar onde irá se hospedar durante a viagem e ter no mínimo €65 por dia que estiver viajando. Outra informação que muitos não sabem é que após passar pela imigração ao desembarcar no velho continente, você pode circular nos outros países sem precisar repetir o processo a cada desembarque.

Confira a validade do seu passaporte, que deve ter validade para até 3 meses após o término da sua viagem, se seu passaporte tiver data para expirar antes desse período, você poderá ser impedido de embarcar ainda mesmo no Brasil.

Pé na estrada e divirta-se

Planejar um mochilão é definitivamente um tarefa difícil. Portanto, não tente fazer tudo no calor do momento, planejamento é tudo! Além disso, planejamento pode te ajudar a economizar não só dinheiro, mas sua paciência, evitando de passar por situações completamente desnecessárias. Programe-se e torne seu mochilão pela Europa, inesquecível.

Um comentário em “Mochilão pela Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Passagens com até 30% off!
Aproveite!
Ida e Volta
Somente Ida
De:
Para:
Ida:
Volta:
Passageiros:
Adultos
+ de 12 anos
Crianças
2 a 11 anos
Bebês
- de 24 meses