Dinheiro ou cartão? Qual a melhor forma de levar dinheiro uma viagem internacional

Durante o planejamento daquela tão sonhada viagem para o exterior, é comum ter dúvida na hora de escolher a melhor forma de levar dinheiro. Quem já passou pela experiência sabe que é preciso organização e controle para não tomar nenhum susto no final da viagem. Vamos falar um pouco de cada uma das formas de levar dinheiro para uma viagem internacional e destacar as vantagens e desvantagens de cada uma.

Dinheiro em espécie

Dinheiro em espécie para sua viajem internacional

  • Vantagens

Levar dinheiro para a viagem é a melhor forma de economizar. Isso porque você foge do IOF de 6,38% cobrado pelos cartões e fica sujeito apenas ao IOF de 1,1% na hora de comprar a moeda. Outra vantagem do dinheiro é que com ele, você tem mais facilidade para controlar os gastos. É a melhor opção para viagens curtas pois o montante será menor.

  • Desvantagens

Pode parecer óbvio, mas a grande desvantagem desta opção é a falta de segurança. Sempre estamos sujeitos a furtos, roubos e até mesmo a possibilidade de perder o dinheiro. Imprevistos acontecem. Há o risco também de pegar notas falsas ou tenha que enfrentar um câmbio ruim.

  • Algumas dicas
  1. Antes da viagem consulte o câmbio da moeda local através do Banco Central do Brasil;
  2. Não existe um limite de dinheiro para levar ao exterior, mas se for levar mais de 10 mil reais você precisa declarar à Receita Federal;
  3. Na hora de escolher hotéis, opte por aqueles que possuem cofre nos quartos;
  4. Invista em pochetes ou doleiras para carregar o dinheiro.

Cartão pré-pago para viagem internacional

  • Vantagens

Esta é a opção preferida dos viajantes. Além da segurança de não precisar andar por aí com dinheiro, o cartão pré-pago funciona de forma prática. Você carrega a quantidade que quiser e pode utilizar o cartão para as funções de crédito, débito e saque.  É possível cadastrar o seu celular para receber sms informando sobre a quantia que foi gasta para não ter nenhuma surpresa no fim da viagem. E caso seja necessário, você pode fazer uma recarga online.

  • Desvantagens

Assim como os outros cartões, o pré-pago também não foge dos 6,38% de IOF e a cotação levada em conta será a do dia da carga. Também será cobrada uma taxa por saque, o valor vai depender da tarifa da casa de câmbio ou banco conveniado.

Cartão de Crédito

Cartão de Crédito para sua viajem internacional

  • Vantagens

Assim como o cartão pré-pago a maior vantagem do cartão de crédito é a segurança. Em caso de roubo/furto ou perda do cartão você pode solicitar o cancelamento do mesmo. Ele também é útil em caso de imprevistos com seu dinheiro. Além disso, você acumula milhas nos programas das companhias que poderão te ajudar na próxima viagem.

  • Desvantagens

A maior desvantagem para os cartões será sempre o IOF que atualmente é de 6,38%. O valor final da compra é calculado apenas no dia do fechamento da fatura, levando em conta a cotação do dia. Isso pode ser vantajoso ou não, vai depender da oscilação da moeda. Alguns lugares não aceitam cartão, por isso é bom se resguardar com uma quantia em dinheiro.

Cartão de Débito

Cartão de Débito para sua viajem internacional

  • Vantagens

Novamente a segurança como vantagem principal. Com o cartão de débito, você pode sacar o dinheiro e pagar estabelecimentos que não aceitam cartão como meio de pagamento, por exemplo. Outra vantagem é que como o valor é debitado na hora, você não tem surpresas no final do mês com a mudança de câmbio, já que é levada em conta o valor da moeda no momento do pagamento.

  • Desvantagens

Assim como na opção de cartão pré-pago, também é cobrada a taxa por saque que varia de acordo com a tarifa do banco ou da casa de câmbio. Para ativar o serviço, lembre-se de avisar o banco que irá fazer uma viagem internacional e pretende usar o cartão, até mesmo para não correr o risco de que ele seja bloqueado por suspeita de fraude.

Para definir qual a escolha ideal pra você é preciso analisar o destino, o tempo da sua viagem, a moeda local, o câmbio e o seu banco também mas depois de saber as vantagens e desvantagens de cada um isso fica muito mais fácil.

Se você já fez uma viagem para o exterior sabe o quanto é ruim chegar ao destino completamente cansado por causa do tempo dentro do avião. Pensando nisso, temos aqui algumas dicas para encarar uma viagem longa de avião, desta forma você chegará descansado ao seu destino e conseguir aproveitar tranquilamente todos os dias de viagem.  🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *