Cidades históricas que você tem que conhecer

São muitos os motivos que levam as pessoas a se apaixonar pelas cidades históricas. E ao redor do mundo, são tantos lugares para conhecer que seria difícil escolher um só.

Por isso, selecionamos alguns destinos nacionais e internacionais especialmente para você que é apaixonado por lugares históricos.

Cidades históricas brasileiras

Ouro Preto – Minas Gerais

Cidades históricas brasileiras Ouro Preto

Declarada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1980, a cidade de Ouro Preto já tem mais de 300 anos e foi palco de importantes eventos da história brasileira. Só depois da Inconfidência Mineira e da Independência, a cidade recebeu o nome de Ouro Preto, antes disso, era conhecida como Vila Rica.

A cidade foi pioneira na intensa busca pelo ouro no período colonial e até hoje conserva parte desses tesouros no interior de suas igrejas. Em uma visita a cidade, não deixe de percorrer suas charmosas ruas de pedra e visitar o Museu da Inconfidência, e igrejas como a São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo.

Salvador – Bahia

Salvador - Bahia

Com mais de 400 anos de história, Salvador foi a primeira capital brasileira. A cidade se tornou símbolo da resistência e luta pela independência do Brasil, já que ali foram travadas importantes vitórias até que o Brasil finalmente se tornasse independente. O centro histórico se concentra no Pelourinho, que recebe visitantes durante todo o ano.

A cultura da Bahia é única e ela conseguiu absorver como nenhuma outra a essência brasileira. Só em Salvador você vai encontrar essa rica mistura de religiões, etnias e crenças que juntas contribuíram para que Salvador fosse declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1985.

Paraty – Rio de Janeiro
Paraty - Rio de Janeiro

Paraty é uma cidade linda, acolhedora e reserva belíssimas paisagens. Mas o que chama atenção mesmo são suas construções históricas, igrejas e casarões que sobreviveram aos mais de 300 anos desde a fundação da cidade. E graças ao calçamento das ruas, será inevitável explorar Paraty através de deliciosas caminhadas.

A cidade teve grande importância na economia graças aos engenhos de cana-de-açúcar além de ter sido, por muito tempo, o porto que filtrava as pedras preciosas que saiam de Minas para Portugal.

Com a construção de um novo caminho da Estrada Real, a cidade foi economicamente esquecida, o que preservou bastante sua originalidade, atraindo cada vez mais visitantes.

Cidades históricas internacionais

Atenas -Grécia

Atenas -Grécia

Habitada há 3.400 anos, Atenas é uma das cidades históricas mais antigas do mundo. E com todos esses anos de existência, é claro que a cidade carrega uma enorme bagagem cultural, histórica e artística. Berço de grandes filósofos como Platão e Sócrates, a cidade conseguiu preservar várias de suas construções milenares.

As atrações principais ficam por conta da Acrópole e do Partenon. Não deixe de visitar o Estádio Panatenaico, que sediou a primeira Olimpíada da era moderna. Atenas está recheada de atrações incríveis, um prato cheio para quem é apaixonado por história.

Jerusalém – Israel

Jerusalém - Israel

Tradicionalmente conhecida pelos fiéis como Terra Santa, Jerusalém é um lugar com muita história para contar. Ao longo dos seus mais de 3 mil anos, a cidade já foi destruída, atacada, sitiada, capturada e recapturada. O que faz com que ela seja não só uma das mais antigas do mundo, como uma das mais importantes também.

A melhor parte de visitar essa cidade é que a maioria de suas atrações – religiosas ou não – ficam bem próximas umas das outras. Muitas empresas locais organizam passeios diários com roteiro previamente planejado para que você possa conhecer as principais atrações da cidade, sem correr o risco de esquecer de algum lugar.

Lisboa – Portugal
Lisboa - Portugal

Lisboa não é só mais uma entre as diversas cidades históricas, como também uma das mais antigas da Europa. Tão antiga que a história da cidade parece ter se perdido no tempo. Existem indícios de que em 1.200 a. C. já havia habitantes na região, atraídos pela proximidade com o Rio Tejo.

Atualmente a cidade está cercada de atrações históricas. Visitantes podem se encantar com o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, as vinícolas da região e o fantástico Oceanário de Lisboa.

E aí? Já montou seu roteiro?

Com tantas cidades históricas para visitar, pode ser difícil escolher uma preferida. Então que tal começar por um lugar especial aqui mesmo no nosso país? Confira nosso texto sobre a Estrada Real e descubra como e por que você precisa fazer essa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Passagens com até 30% off!
Aproveite!
Ida e Volta
Somente Ida
De:
Para:
Ida:
Volta:
Passageiros:
Adultos
+ de 12 anos
Crianças
2 a 11 anos
Bebês
- de 24 meses