Dicas para Viagens

Viajar com o animal de estimação

por Priscyla Fideles Compartilhe

Quem tem animal de estimação e tenta sempre incluir o pet em todos os acontecimentos importantes provavelmente já passou por aquela situação angustiante de ter uma viagem marcada e não ter com quem ou onde deixar o(s) bichinho(s).
Muita gente tem receio de que algo possa acontecer durante a viagem, que seja um processo muito burocrático, caro, ou até mesmo, perigoso. Mas pra quem não considera a opção de deixar o pet com alguém, ou em algum hotelzinho, vamos dar algumas dicas básicas para viajar com o animal de estimação sem susto.

Planejamento

A primeira coisa que você precisa saber é que da mesma forma que você precisa seguir alguns procedimentos antes da viagem, seu pet também irá. Isso quer dizer que você precisa se programar antes, para providenciar toda a documentação necessária e garantir que seu companheiro tenha uma viagem tranquila.

Meios de transporte

Viajar com o animal escolha Meios de transporte

Viajar de carro com o pet
É a maneira mais fácil de viajar com o animais, uma vez que o GTA (Guia de Transporte de Animais) não é exigido. A preocupação aqui é com o conforto e a segurança do animal. Nossas leis de trânsito proíbem o transporte de pessoas ou animais nos compartimentos de carga, como porta malas, por exemplo.

Também não existe nenhuma lei que exija que cães e gatos sejam transportados com coleira ou dentro de uma caixa de transporte, portanto, fica ao seu critério decidir o que deixará seu pet mais confortável. O ideal é que ele seja transportado no banco traseiro, protegido com cinto de segurança.

Viajar de ônibus com o pet
É necessário consultar a empresa a respeito de suas regras individuais sobre o transporte de animais, nem todas fazem esse serviço. Além disso é necessário planejar com antecedência pois normalmente as empresas que prestam esse serviço, limitam o número de animais por viagem.

Todas as empresas cobram uma passagem extra pelo transporte do animal, uma vez que ele irá ocupar uma poltrona, como qualquer outro viajante, sendo transportado ao lado do dono em uma caixa própria para esse tipo de viagem. A saúde do seu bichinho deve ser atestada por um veterinário e as vacinas devem estar em dia.

Viajar de avião com o pet
Todas as companhias aéreas transportam animais, mas assim como as empresas de ônibus cada uma possui suas regras individuais. Algumas permitem o transporte dos bichinhos na cabine, em uma caixa de transporte, junto ao dono, desde que o peso e dimensão da caixa + o animal, esteja dentro dos padrões definidos pela companhia.

O atestado do veterinário com a avaliação da saúde do animal é indispensável, assim como remédios para controle de enjoo e ansiedade, se necessário. É preciso reservar com antecedência o lugar do seu pet, pois o número de animais transportados também é limitado. Consulte a companhia aérea para saber o valor da taxa cobrada para o transporte.

Prepare seu bichinho

Prepare seu bichinho para viajar

Procure se informar sobre os procedimentos necessários e as documentações exigidas com antecedência. Coloque em dia as vacinas do seu pet, peça a avaliação de um veterinário para garantir que o animal está apto para encarar uma viagem, além disso, procure saber se ele irá precisar de algum medicamento durante a viagem, como remédios para controlar enjoos e ansiedade.

Como escolher a caixa de transporte ideal

A caixa perfeita para o seu bichinho, é aquela que faça ele se sentir confortável, ou seja. o ideal é que a caixa tenha espaço o suficiente para que o animal consiga dar uma volta de 360º em torno de si mesmo e que ele consiga ficar em pé sem ficar com o pescoço dobrado.
Quer ficar por dentro de todas as nossas dicas para viagem? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais Facebook, Twitter e Google.

Antes de viajar compre o seguro viagem acesse o site Seguros Promo com o cupom de desconto DICAS10 e ganhe 10% de desconto