Viagem barata: 6 maneiras de economizar com hospedagem

por Priscyla Fideles Compartilhe

Fazer uma viagem barata é meta de boa parte dos viajantes. E se você, assim como eu, se preocupa com o orçamento da viagem, vai ficar feliz em saber que existem várias maneiras de se hospedar pagando pouco e até mesmo sem pagar nada. É, você não leu errado.

São várias as formas de se hospedar no Brasil e no mundo, sem precisar gastar com isso. Selecionamos então algumas alternativas que vão deixar sua viagem barata, e com certeza mais divertida.

Ficou interessado? A gente te explica quais são as principais formas de economizar com hospedagem. Confere aí!

Fazer trabalho voluntário

viagem barata

Imagina só que coisa mais linda poder unir a ideia de uma viagem barata com a oportunidade de poder ajudar alguém? É o tipo de coisa que não vai só aliviar o seu bolso mas também vai te deixar com a sensação de estar fazendo a sua parte no mundo. E é aí que entra aquela questão da experiência da viagem valer mais do que o destino em si.

Existem pessoas precisando de ajuda em todos os cantos do mundo. Seja para ensinar um idioma, ajudar em projetos sociais, para cuidar do meio ambiente, trabalhar em ONGs e até em pequenas propriedades. Estamos sempre trazendo lembrancinhas dos lugares que visitamos, mas o que nós deixamos lá?

O turismo é sim um dos grandes responsáveis pela economia de certos destinos. Mas nós nunca pensamos no impacto que NÓS causamos em uma sociedade e nem na natureza durante uma viagem.

E afinal, qual é a nossa contribuição social para essas comunidades? O que você deixa de bom pelos lugares onde passa?

Se tiver a oportunidade, existem várias organizações que fazem o intermédio entre os lugares que precisam de voluntários e os viajantes. Isso é possível através do Worldpackers, o WWOOF e até pelo sistema de voluntários da ONU. Eu já estou analisando as possibilidades e pretendo viver essa experiência muito em breve. 😍

Trocar serviço por hospedagem

viagem barata

Também conhecida como permuta, essa é uma prática muito comum em hostels e albergues. Esse tipo de atividade garante a você uma viagem barata – já que a hospedagem não vai ter nenhum custo financeiro – e você só vai precisar ajudar o anfitrião com um dos seus dotes profissionais. 😎

O site pioneiro em fazer esse tipo de troca é o Worldpackers. Nele você pode escolher entre uma das muitas opções de intercâmbio de trabalho. Entre elas estão: receber os hóspedes, ajudar na limpeza, cozinhar, ensinar um idioma, fotografar, gravar vídeos, criar ou reformar sites e muitas outras coisas.

Quando fiquei hospedada no The Search House, em Búzios, conheci uma galera que trabalhava lá pelo World Packers. Tinha brasileiro, francês, argentino e todo mundo que eu conversei falou super bem do programa. Difícil não amar uma plataforma que te permite trabalhar de frente pro mar, né?

Trabalhar em fazendas orgânicas

viagem barata

E que tal fazer uma viagem barata, sem precisar gastar nada com hospedagem e ainda ter a oportunidade de aprender mais sobre a natureza? Essa é a proposta do site WWOOF! Através dele, os viajantes podem se cadastrar e escolher entre as diversas vagas para voluntariado em fazendas orgânicas.

O projeto surgiu em 1971, através da secretaria Sue Coppard, que morava em Londres mas sentia falta da vida no campo. Inicialmente, a ideia era passar um tempo com uns amigos em uma fazendo de produção orgânica, mas o projeto cresceu e hoje já reúne fazendas de diversos lugares do mundo.

O tempo de estadia pode variar bastante, você pode passar um final de semana, um mês ou até mais. Tudo é negociado diretamente com o anfitrião. Mas não vá pensando que é tudo de mão beijada assim. Vida no campo é sinônimo de suor, meus amigos.

Então, se escolher essa opção, pode ir arregaçando as mangas e ir se preparando para tirar leite das vacas, cuidar das galinhas, cortar lenha e muitas outras coisas.

Se hospedar em um mosteiro

viagem barata

Essa opção é novidade pra mim. Mas fazendo algumas pesquisas eu descobri que é possível se hospedar em mosteiros em vários lugares do mundo. Essa é uma prática mais comum na Europa, mas tem ficado cada vez mais popular entre os brasileiros que visam fazer uma viagem barata.

Barata porque em alguns lugares, a taxa de reserva pode ser uma doação livre 😮. Em outras, a taxa fica em torno de 35 euros por noite. Achei dois sites principais que são uma espécie de booking de mosteiros, o Monastery Stays e o Booking Monastery.

É importante saber que em sites de reserva como o Booking e similares, você também encontra mosteiros, igrejas e conventos para se hospedar pelo mundo. Mas o preço pode ser um pouquinho mais salgado.

Em ambos os casos, a localização costuma ser muito boa, as acomodações são simples mas confortáveis, oferecem café da manhã, mas sem serviço de quarto e em alguns casos, existe um horário para retornar ao lugar, pois normalmente não existe um porteiro. E para manter o silêncio e a rotina, alguns lugares não aceitam crianças.

Ficar na casa de um desconhecido

viagem barata

Calma, eu juro que não sou maluca. Pelo menos não a única. 😅 Existem vários clubes de hospedagem onde pessoas oferecem as suas casas para receber turistas. E não estou falando de casas de temporada ou aluguel.

É como se você abrisse as portas da casa onde mora para receber turistas de qualquer lugar do mundo, sem cobrar nada por isso.

Pode até parecer estranho mas isso já é uma prática bastante popular entre pessoas que não abrem mão de uma viagem barata. O Couchsurfing é o site com mais usuários cadastrados. Além dele existem também o Hospitality Club que funciona da mesma maneira.

Mas se você preferir privacidade, pode usar sites como o Troca de Casa e Guest to Guest, onde você faz uma troca simultânea – e temporária – de casa com outra pessoa de qualquer lugar do mundo. Ou seja, ela se hospeda na sua casa e você na dela. Interessante, né?

Montar um acampamento

viagem barata

Uma ótima ideia para quem viaja em grupo é montar um acampamento. É claro que existem lugares onde a prática é proibida. Mas onde for liberado, junte os amigos, as barracas, acendam a fogueira e façam a dança da chuva. Mentira, não precisa ser dança da chuva, pode ser dança do ventre.

E aí você me pergunta: “Mas e o banho?”, “Como vou usar o banheiro?”. Então pessoal, descobri recentemente que existem vários lugares com estrutura para receber turistas que querem acampar.

São os chamados campings, onde geralmente tem um espaço seguro para armar as barracas e banheiros com chuveiros para quem quiser tomar um banho.

Para facilitar a busca, encontrei um site chamado MaCamp, onde é possível encontrar campings espalhados por todo o Brasil. É só escolher o estado no mapa e logo em seguida a cidade que você pretende visitar.

Acho que é uma das maneiras mais simples de fazer uma viagem barata no Brasil.

Viu que não é tão difícil planejar uma viagem barata?

E aí? Curtiu nossas dicas? São várias as formas de economizar com hospedagem e fazer uma viagem barata.

Mas se ainda assim nenhuma dessas opções alternativas te agradar, você sempre pode recorrer aos hostels, que também possuem ótimo custo benefício. E nós já falamos disso aqui.

Agora que você já sabe como diminuir os gastos com hospedagem, confira também nossas dicas para economizar com passagens aéreas. E se você conhece outra maneira de se hospedar gastando pouco ou se já usou uma das formas citadas no texto, conta pra gente aí nos comentários!