Dicas para Viagens

Passaporte brasileiro: saiba como tirar o seu

por Laryssa Xavier Compartilhe

O passaporte é indispensável na hora de fazer uma viagem internacional. É com o passaporte brasileiro em mãos que você poderá visitar todo país fora da América do Sul (alguns, além do passaporte você precisará de visto). O documento, que é emitido pela Polícia Federal, é solicitado através de um portal online e requer sua visita presencial apenas em dois momentos: para tirar a foto e pegar as digitais e depois, no momento de buscá-lo.
Sabemos que surgem diversas dúvidas na mente do viajante no momento de tirar o documento e foi pensando nisso, que a equipe do Dicas para Viagens fez um passo a passo ilustrativo para mostrá-lo como é fácil o procedimento.

Fase Online

Documentos necessários

Antes de iniciar o processo, recomendamos que você separe os documentos necessários para realizar o agendamento online.

Carteira de Identidade: podem ser aceitos no lugar da Carteira de Identidade, no caso de crianças maiores de 12 anos, uma carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação. Para pessoas com nomes alterados após o casamento é recomendado que levem também a Certidão de Casamento.

Certidão de Nascimento: Crianças menores de 12 anos devem apresentar a Certidão de Nascimento no lugar da Carteira de Identidade.

CPF: O CPF deve ser apresentado caso não conste em nenhum outro documento como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação.

Título de eleitor e comprovantes: No momento de tirar o passaporte deve ser apresentado documentos que comprovem que você votou na última eleição. Em caso de segundo turno, os comprovantes dos dois turnos devem ser levados no dia. Uma declaração da Justiça Eleitoral também serve.

Certificado Militar: Para os homens, é necessário apresentar um documento que comprove a quitação do serviço militar obrigatório.

Emissão

Emissão passaporte brasileiro

No site da Polícia Federal, você encontrará um formulário para ser preenchido de acordo com os dados dos seus documentos para realizar a emissão do passaporte. São quatro telas que pedem seus dados pessoais, dados complementares e a documentação. É na última das telas que você terá a opção de escolher onde será atendido no momento de fazer a foto, mostrar a documentação e de tirar o passaporte. Ao final, tudo o que você precisa fazer é gerar o protocolo e guardar bem o número para levar com você no momento do atendimento.

Pagamento

Após o preenchimento dos dados, automaticamente o site da PF irá gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), um boleto no valor de R$ que deve ser pago até a data de vencimento. O comprovante de pagamento também deve ser apresentado no dia do atendimento.

Agendamento

 Agendamento passaporte brasileiro

O último passo a ser realizado online, só pode ser feito após o pagamento da GRU. Alguns postos da PF só atende mediante a agendamento de dia e horário, por isso, lembre-se de pesquisar se o local escolhido por você conta com esse procedimento. Se sim, basta preencher os dados necessários e escolher entre os dias e horários disponíveis.

Fase presencial

Posto da Polícia Federal

Com seus documentos, número do protocolo e comprovante da GRU em mãos, compareça até o posto da Polícia Federal que você escolheu para terminar o procedimento no dia e horário marcado. É lá que sua foto será tirada na hora, por isso não há necessidade de levar. Além disso, eles pegam suas digitais e assinaturas em um processo rápido e você já sai de lá com a provável data de entrega do seu passaporte.

Retirada do passaporte

 Retirada do passaporte brasileiro

Leve com você um documento original com foto no momento de retirada do passaporte. Vale lembrar que apenas o titular pode retirar o documento no local escolhido.

Agora que você sabe como tirar o seu passaporte, não deixe para depois! Planeje sua próxima aventura com a ajuda das dicas do site Dicas para Viagens e escreva nos comentários sobre quais locais você gostaria de ler um pouco mais.

  • José Masculino Silvestre

    Legal

    • Livramento Cabral

      Eu terei minha dúvidas, eu quero viajar pra Turquia.

  • Sônia Aparecida souza

    Mto bem esclarecido.

    • Sônia Aparecida souza

      Gostei do esclarecimento sobre passaporte.

  • Solange Bráz

    Excelente explicação sanou minhas dúvidas acerca da emissão dos documentos.

  • Natalia

    Gostei tbm ,mais gostaria de saber mais ou menos quantos dias para pegar o passaporte

  • Vilma

    Obrigada pelas informações como fazer e tirar o passaporte!…

  • Maria marelin

    Meu passaporte vai vencer em 4 de abril de 2018 .eu posso viajar para Itália de 12 até dia 24 de outubro.deste ano.

    • Priscyla Fideles

      Oi Maria, seu passaporte precisa ter validade de pelo menos 6 meses após sua entrada na Itália.
      No caso, seria necessário renovar o documento antes de fazer a viagem.

  • Silvia

    Ótima