Dicas para Viagens

Existe hora certa para comprar passagens aéreas?

por Priscyla Fideles Compartilhe

Muitos dos leitores que acompanham o Dicas, vem por meio do Facebook nos questionar se realmente existe hora certa para comprar passagens aéreas. Uma dúvida comum que sempre passa pela cabeça dos viajantes.

Nós já demos algumas dicas de como economizar com passagens aéreas e agora vamos sanar de vez essa questão se existe ou não uma hora certa para comprar passagens aéreas.

A primeira coisa que você precisa saber é que não existe uma fórmula pronta para encontrar passagens aéreas. É preciso acompanhar os preços, pesquisar com antecedência e ficar atento para as promoções. Para te ajudar a encontrar sua passagem, criamos esta lista com algumas dicas, confira:

Cuidado com o tempo de antecedência

As companhias aéreas estão sempre recomendando que os viajantes comprem suas passagens com antecedência. Elas fazem isso porque quanto antes os lugares estiverem ocupados, melhor será. Mas nem sempre é um bom negócio para o cliente.

Acontece que se você comprar a passagem com muito tempo de antecedência, pode acabar se arrependendo e ficando no prejuízo. Por isso, quando for fazer uma viagem nacional, leve em conta o seguinte período:

  • pesquisar e comprar passagens aéreas entre 25 e 45 dias antes da viagem

Mas se a sua viagem for internacional, é preciso considerar o seguinte período:

  • pesquisar e comprar passagens aéreas entre 60 e 90 dias dias antes da viagem

E se surgir alguma promoção, não exite em comprar passagens aéreas fora desse período.

Cadastre-se em alertas de preço

A melhor forma de saber se o preço da passagem está realmente baixo é acompanhando os valores. E os alertas de preço servem justamente para isso, te manter informado sobre as oscilações no preço da passagem.

Muita gente confunde as coisas e acredita que o alerta de preço só é enviado para o e-mail quando as passagens ficam mais baratas, mas os alertas normalmente são enviados sempre que o preço sofre uma mudança, para mais caro ou para mais barato.

Comprar passagens aéreas na alta ou na baixa temporada?

No Brasil, a alta temporada é composta pelos feriados, os meses de janeiro, julho, final de dezembro e início de fevereiro. Todos os outros meses são considerados baixa temporada.

É claro que muita gente – principalmente as famílias – só tem a opção de viajar durante a alta temporada, que compreende o período das férias escolares da criançada. E é justamente nesse período que os preços sobem, tanto dos voos quanto das hospedagens, porque a procura costuma ser maior.

Durante a baixa temporada é mais fácil encontrar passagens na promoção e os gastos com a viagem estarão definitivamente mais em conta. Os hotéis e pousadas estarão menos movimentados e para atrair o público, podem diminuir os preços da hospedagem.

Não se esqueça de contratar o Seguro Viagem

comprar passagens aéreas

Na hora de comprar passagens aéreas, poucos viajantes se preocupam com a contratação do seguro viagem. Já falamos diversas vezes sobre a importância desse serviço, mas se você ainda não sabe pra que serve, vai gostar de conhecer alguns dos benefícios do seguro viagem:

  • Coberturas para assistências médicas
  • Coberturas para casos de extravio de bagagem
  • Assistências odontológicas e farmacêuticas
  • Assistências jurídicas em caso de acidente de trânsito
  • Reembolso em caso de viagem cancelada
    • Os leitores do Dicas tem acesso a um cupom de desconto de 10% para comprar o seguro no nosso parceiro Seguros Promo, é só utilizar o código DICAS10 na hora de finalizar a sua compra.

      Siga o Dicas nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) e fique por dentro de todos as novidades e vantagens de ser um leitor do nosso site!