Dicas para viajar com os amigos

por Priscyla Fideles Compartilhe

Planejamento é a palavra de ordem para o sucesso de qualquer rolê. Mas quando o assunto é uma viajar com os amigos, os cuidados com a organização devem ser redobrados. Dessa forma, é garantido que todo mundo vai voltar pra casa inteiro e com muita história pra contar! 🙂

Assim como viajar sozinha é uma experiência única, viajar com amigos também é algo que todo mundo precisa viver pelo menos uma vez na vida.

Ao lado de quem a gente ama, nós sentimos uma liberdade maior para ser nós mesmos e ganhamos mais coragem para experimentar coisas novas.

viajar com amigos

Nem sempre isso é uma boa ideia.

Mas como nem tudo que reluz é ouro, é indispensável lembrar que cada um possui seus gostos, suas vontades e peculiaridades e passar mais tempo juntos vai evidenciar cada uma dessas diferenças.

Para evitar as discussões e o clima ruim, selecionamos algumas dicas de viagem para te ajudar a viajar com os seus amigos sem ter grandes dores de cabeça e, o mais importante, sem perder a amizade.

A escolha do destino

Parece até nome de filme, mas é só o primeiro passo para fazer sua viagem com amigos dar certo – reunir o grupo e definir o principal objetivo da viagem.

Vocês querem descansar ou estão dispostos a viver o destino em sua totalidade? Estão buscando um lugar com uma pegada mais histórica ou com um clima jovem? Aventura ou conforto? Tudo isso vai ajudar a chegar a um consenso final do destino da viagem.

É importante que seja uma decisão unânime para que ninguém se sinta deslocado.

A quantidade de viajantes também pode interferir no escolha final. Quanto mais gente, mais díficil vai ser agradar todo mundo. Mas com paciência e muita conversa é possível escolher um destino incrível e fazer uma viagem inesquecível.

viajar com amigos

A opinião de todo mundo deve ser ouvida

Um dos passos mais importantes de uma viagem com amigos é planejar o roteiro junto com o grupo. Escolhendo quais lugares serão visitados por todos e os que serão visitados individualmente.

Ter amigos por perto para dividir experiências é muito bom, mas vocês não precisam passar a viagem inteira grudados, né? Se alguém quiser acordar as 5 da manhã para fazer uma trilha por exemplo, nem todos precisam acompanhar.

Cada um funciona melhor dentro do seu próprio horário. E falo por experiência própria, meus amigos, não tem nada pior do que o mau humor de uma pessoa que foi tirada da cama a força.

viajar com amigos

Falar sobre dinheiro é importante

Viajar com amigos tem seus prós e contras. Mas uma coisa é certa, sempre tem aquela pessoa que leva menos dinheiro do que necessário ou que acaba gastando mais do que todo mundo. E se por acaso essa pessoa não for você, esteja preparado para escutar o famoso: “Depois eu te pago”.

viajar com amigos
(Pague o que você me deve. Não aja como se tivesse esquecido.)

Se o orçamento for mais curto e o grupo for maior, considerem alugar uma casa ou apartamento, de preferência com cozinha. Assim vocês podem revezar na hora de preparar o rango e economizar uma grana, já que não vão ter que comer em restaurantes.

Em um grupo menor, os hostels também são uma boa pedida. Além de pagar um valor mais em conta na hospedagem, vocês podem aumentar o grupo fazendo ainda mais amigos durante a viagem.

Olho no relógio

Escolhido o destino e a data, é hora de comprar as passagens. Certifique-se que todos comprem a passagem para mesma data, se possível o mesmo voo, para evitar imprevistos, desencontros e as indesejadas esperas no aeroporto.

É importante combinar previamente o horário de chegada para que ninguém fique para trás e perca a viagem. Um grupo no WhatsApp pode ajudar bastante nessa hora. Organize seu tempo e faça de tudo para chegar na hora combinada.

viajar com amigos

Talvez nem tudo.

Fique atento aos detalhes

Antes da viagem, cheque bem os detalhes, se for internacional, não esqueça de verificar os documentos exigidos no país de destino e, se algum estiver em falta, providencie com antecedência.

Em voos com conexão, um detalhe que muitas vezes passa batido são os vistos de trânsito. O destino final pode não exigir visto, mas se o país onde você fizer conexão exigir, você precisa providenciar o visto.

Em alguns países da Europa, o seguro viagem é obrigatório. Em outros países pode ser exigido um certificado de vacinação contra a febre amarela, por exemplo. Em todo caso, é só ficar esperto e providenciar tudo o que for necessário antes da viagem.

viajar com amigos

Segurança nunca é demais

Mesmo checando todos os detalhes e se assegurando que está tudo certo é impossível prever uma eventualidade. Mas depois de tanto trabalho para organizar, deixar um imprevisto estragar todos os planos não é uma opção. Por isso, não se esqueça de contratar um seguro viagem.

Se o objetivo é se aventurar, o seguro também tem planos diferenciados para prática de esportes. Assim, ninguém vai ficar na mão caso uma ideia genial – como surfar sem nunca ter feito uma aula – termine de forma trágica.

viajar com amigos

Aproveitem a viagem!

Malas prontas, passagens compradas! Hora de aproveitar a viagem. Procure se desconectar um pouco, tente relevar os problemas, as insatisfações, as desavenças com aquela pessoa que tem a personalidade forte e aproveite sua viagem com amigos.

Por mais defeitos que os outros possam ter, lembre-se que você também possui algum traço que não os agrada, e o principal, que estão todos reunidos com o mesmo objetivo, DIVERSÃO!

Aproveite as novas paisagens, conheça novas pessoas, absorva a cultura, divirta-se com seus amigos e viva o máximo de experiências possíveis! Uma viagem assim tem tudo para se tornar inesquecível!

viajar com amigos