Dicas para Viagens

Dicas de fotografia para sua viagem

por Priscyla Fideles Compartilhe

Na era digital, tudo se resume ao instantâneo, isso faz com que cada vez mais pessoas se interessem pelo universo da fotografia.

Não é necessário ser um profissional para tirar boas fotos naquela tão sonhada viagem internacional, com alguns toques já é possível melhorar consideravelmente a qualidade delas.

Além disso, existem inúmeros aplicativos de edição que te ajudam a dar aquele toque especial e deixar sua foto ainda mais bonita.

fotografia para sua viagem

Você não precisa ser um profissional da fotografia

Algumas dicas são básicas e por mais óbvias que possam parecer, contribuem muito para melhorar sua fotografia.

Vamos esclarecer os conceitos de recursos como brilho, saturação e contraste, utilizando o aplicativo Instagram.

Além disso também explicaremos um pouco sobre a utilidade da grade (grid) e a importância do foco e a luz do lugar.

Qual a função da grade (grid)?

A grade, é uma ferramenta utilizada para fazer o enquadramento da foto. Geralmente, o iphone possui esse recurso na câmera, mas para os demais aparelhos, a dica é imaginar uma espécie de jogo da velha na tela do celular e lembrar que o encontro das linhas, são os pontos de mais impacto visual da imagem. Isso significa que por mais automático que seja colocar o objeto no centro da cena, pode não ser o ideal.  

fotografia para sua viagem

Brilho

O brilho é o recurso que se refere a claridade da imagem, tanto nas partes mais iluminadas quanto nas que possuem pouca luz. Utilizando esse recurso encontramos a possibilidade de deixar a imagem mais brilhante ou mais opaca. Muitas pessoas utilizam o brilho na tentativa de clarear a imagem, mas essa não é melhor forma de fazê-lo. Ajustar o brilho no máximo irá no máximo trazer um tom branco sobre sua fotografia. Utilize esse recurso com cuidado.  

fotografia para sua viagem

Contraste

O contraste se refere a diferença entre as regiões mais claras e as mais escuras da imagem. Assim, utilizando o Instagram e ajustando o contraste no máximo, as regiões mais escuras ganham bastante destaque, assim como os contornos da imagem. Quando ajustado no mínimo esses mesmos contornos perdem visibilidade. Quando se encontra um meio termo para utilizar esse recurso é possível tirar o melhor da sua fotografia destacando ou não o que você deseja.

fotografia para sua viagem

Saturação

A saturação se refere a quantidade de cor na imagem. Quando o recurso é ajustado no máximo, as cores são destacadas, se tornam mais fortes e vibrantes, já quando ajustamos a saturação para a escala mínima, conseguimos uma foto preta e branca. É um ótimo recurso para quem deseja desbotar a imagem ou destacar suas cores.

fotografia para sua viagem

 

Foco

A grande maioria dos telefones hoje em dia possui foco automático, mas em algumas situações é possível que câmera não desempenhe esse papel da melhor maneira. Nesse caso, basta se atentar ao círculo ou quadrado que aparece na tela antes de tirar a foto, na maioria dos telefones, basta bater o dedo no lugar onde você deseja focar. Na foto abaixo podemos observar que a flor amarela está desfocada na primeira imagem pois posicionamos o foco nas flores de trás. Já na segunda foto, a flor amarela está em evidência e as demais flores estão desfocadas.

fotografia para sua viagem

 

Evite o flash

O flash é um recurso muitas vezes necessário, mas é possível e até mesmo recomendado evitar o uso do mesmo. Aproveitando a luz natural é possível conseguir fotos incríveis, basta fazer com que ela esteja a seu favor. Para isso, abuse de ambientes internos perto de janelas e lugares como varandas que bloqueiam a luz direta, trazendo para suas fotos um tom bem mais natural.  

 

A melhor forma de melhorar suas fotografias é praticando. Por isso, antes da sua viagem fotografe bastante para explorar o melhor de sua camera. A fotografia eterniza momentos únicos, mas as melhores lembranças ficam guardadas na nossa memória, portanto aproveite ao máximo sua viagem!!

Gostou do nosso conteúdo ou tem alguma sugestão?  Deixe aqui seu comentário!