não deve fazer no Japão

10 coisas que você não deve fazer no Japão

por Priscyla Fideles Compartilhe

A cultura japonesa é bastante diferente da cultura ocidental, com a qual estamos acostumados. Por isso, antes de embarcar para a sua viagem, é importante se informar sobre algumas coisas que você não deve fazer no Japão, para evitar as gafes e garantir a boa convivência com os japoneses.

Fazer um brinde usando tim-tim

Se você está acostumado a brindar usando a expressão “tim-tim” e está pensando em viajar para o país, melhor ir reeducando seu hábitos pois essa é definitivamente uma das coisas mais curiosas que você não deve fazer no Japão, a não ser que queira cometer uma gafe enorme, é claro.

não deve fazer no japão

Imagine a confusão, você com seus amigos em um restaurante japonês, super animados, levantando os copos e gritando “tim-tim”. Tudo vai bem até vocês descobrirem que “tim-tim” é um termo que se refere ao órgão sexual masculino. 😲 Uma situação que pode ser no mínimo embaraçosa, né? Então melhor se adiantar e mudar logo o brinde.

Molhar o arroz no shoyu

Quem nunca molhou o arroz no shoyu que atire a primeira pedra. Pouca gente se preocupa com a forma correta de comer o sushi.

Mas você só estará perdoado se estiver aqui no Brasil, viu? Os japoneses levam isso muito a sério! Então já pode anotar aí na listinha do que você não deve fazer no Japão: molhar o arroz no shoyu.

não deve fazer no japão

Você não é obrigado a usar o hashi (pauzinhos japoneses), muitos restaurantes vão disponibilizar talheres convencionais. Mas lembre-se de molhar apenas o peixe no molho, pois segundo os chefes, molhar o arroz no shoyu pode destruir o bolinho ou até mesmo deixar o sushi mais salgado do que deveria.

Entrar na casa de alguém sem tirar o sapato

Algumas pessoas já podem ter esse costume aqui no Brasil, principalmente quando chegamos na casa de alguém que está terminando de dar aquela geral na casa. Mas para os japoneses isso vai muito além de uma questão de limpeza.

não deve fazer no japão

Eles acreditam que ao tirar os sapatos para entrar na casa, você abandona todas as energias impuras que adquiriu na rua. Nas casas, escolas e até em alguns restaurantes, existe um lugar chamado genkan, normalmente fica na entrada dos lugares e é ali que as pessoas depositam seus calçados

Chegar atrasado em algum compromisso

Chegar atrasado é uma coisa que você definitivamente não deve fazer no Japão. Os japoneses prezam muito pela pontualidade e pessoas atrasadas não serão vistas com bons olhos.

não deve fazer no japão

Então já sabe né? Se arrumar um encontro com um crush japonês, pode caprichar na pontualidade e chegar até mais cedo se preferir. Mas se quiser ter alguma credibilidade, nada de se atrasar.

Espetar o hashi na comida

Como já falamos, ninguém vai te obrigar a usar os hashis só porque você está no Japão. Os restaurantes têm talheres convencionais e tudo mais. Mas se você resolver se arriscar com os pauzinhos, melhor ter cuidado com as manobras. Até apontar para outra pessoa usando o hashi, é considerado falta de educação.

não deve fazer no japão

Nem pense em espetar o hashi na comida. É considerado uma gafe terrível pois no Japão é um costume espetar o hashi em um pote de arroz e leva-ló do velório ao cemitério. Resumindo, um ritual de morte. Então já pode colocar esse tópico em caixa alta na lista de coisas que você não deve fazer no Japão.

Desrespeitar as regras de trânsito

O povo japonês é muito certinho. E bem diferente do que estamos acostumados, eles seguem a risca as leis de trânsito. Os carros realmente param nas placas de Pare, os motoristas realmente dão preferência para os pedestres, que só atravessam a rua na faixa e quando o sinal fica verde.

não deve fazer no japão

Parece até um universo paralelo, né? Mas se não quiser ser julgado, melhor andar na linha.

Falar alto no transporte público

Além de educados, os japoneses também são bastante discretos. E por esse motivo, quando você entrar no transporte público vai encontrar todo mundo calado. Exceto os turistas desavisados – mas depois de ler nossa listinha de coisas que você não deve fazer no Japão, você não será um deles.

não deve fazer no japão

E se não quiser ser visto como um sem noção, é melhor nem pensar em atender o telefone enquanto estiver usando metrôs ou ônibus. Inclusive, perto do assento dos idosos, os celulares são proibidos e devem ficar desligados para não correr o risco de interferir nos marcapassos.

Abrir a porta quando a visita for embora

No Brasil é normal acompanhar a visita até a saída, abrir a porta e até dar tchauzinho enquanto ela arranca com o carro. Mas esse é o tipo de coisa que você não deve fazer no Japão. O que a gente vê como simpatia, eles podem ver como uma tremenda falta de educação.

não deve fazer no japão

Abrir a porta para a visita sair é como se você estivesse dizendo pra ela ir embora mais rápido, ou como se estivesse feliz pela partida. Então já sabe, pode cancelar esse tipo de formalidade no Japão.

Não usar máscara quando estiver resfriado

Uma das grandes preocupações japonesas é a saúde. Então é normal ver pessoas usando máscaras por vários cantos. E normalmente, não é por nenhum motivo grave, apenas impedir que outros peguem o seu vírus. Uma simples gripe pode levar ao uso da máscara.

não deve fazer no japão

Contrariar esse costume pode fazer com que você seja visto como alguém que não se importa com a saúde alheia, ou até mesmo como pura falta de educação. Por isso, fique esperto e controle seus vírus.

Não levar uma lembrancinha para o dono da casa

Não é legal aparecer na casa de um recém-conhecido de mãos abanando. Pelo menos não se você estiver no Japão. Portanto, trate de preparar um bolinho, levar um vinho ou alguma outra coisa para agradar seu anfitrião.

não deve fazer no japão

E uma dica bônus é: se receber um presente, não abra na frente de quem te deu, só se a pessoa deixar. Sempre bom saber alguns detalhes bobos para evitar as gafes, não é mesmo?

E aí? Já anotou o que não deve fazer no Japão?

O país pode parecer meio complicado, mas uma cultura tão diferente da nossa, merece ser admirada de perto. Então, coloque na mala a listinha de coisas que não deve fazer no Japão e corre pra conferir tudo de incrível que tem pra ver e fazer nesse país maravilhoso!