Passeio de trem para Morretes: uma viagem imperdível saindo de Curitiba

por Priscyla Fideles Compartilhe

Que Curitiba é uma cidade cheia de atrações você já sabe, né? Mas você já ouviu falar do passeio de trem para Morretes? Pois bem, essa é uma das atrações mais procuradas por quem visita a capital paranaense e já foi eleito como um dos melhores passeios de trem do mundo pelo The Guardian e Wall Street Journal.

Como é o passeio de trem para Morretes?

A rota do passeio de trem para Morretes, que conquista o coração cada vez mais dos turistas, é feita em uma ferrovia inaugurada em 1885, é considerada até hoje como uma obra prima da engenharia. Entre as obras que chamam a atenção dos viajantes, está o viaduto São João, que apesar de ser um projeto brasileiro, foi construído na Bélgica.

Os trilhos por onde desliza o trem, cortam a Serra do Mar e apresentam ao passageiro uma paisagem exuberante, que inclui contemplar o maior trecho contínuo da Mata Atlântica do Brasil. Enquanto estiver passando pelo viaduto do Carvalho, você pode ter a sensação de que o trem está voando.

No caminho, além das várias pontes e dos túneis que atravessam a Serra do Mar, você também vai ver lindas cachoeiras, como a Véu da Noiva, por exemplo. O trajeto leva cerca de 4h15 mas podem ocorrer paradas e atrasos porque o trem turístico divide a ferrovia com trens de carga.

O que fazer em Morretes?

passeio de trem para Morretes

Mas não pense que o passeio de trem para Morretes vale só pela paisagem. Isso porque o destino final é uma cidadezinha histórica localizada no litoral do Paraná e amada pelos curitibanos, já que fica a apenas 80 km da capital. É uma cidade super tranquila e ideal para quem quer fugir do agito da cidade grande.

O Centro Histórico da cidade é uma das maiores atrações locais, cheio de casarões antigos e lojinhas de artesanato, o lugar vai te render ótimas fotos. Nos dias mais quentes, os visitantes aproveitam para se refrescar e até praticar esportes náuticos no Rio Nhundiaquara.

É justamente ali nas margens do rio, que você vai encontrar os melhores restaurantes para provar o famoso Barreado, que é um prato típico da região e consiste em uma mistura de carne cozida, farinha de mandioca, arroz e banana.

Quanto custa e onde comprar a passagem?

A empresa que realiza o passeio de trem para Morretes é a Serra Verde Express. Os trens saem de Curitiba às 08:30h nos dias de semana da alta temporada, todos os dias de saída da média e baixa temporada e às 09h30 nos finais de semana da alta temporada (JAN, FEV, DEZ e 15 a 31 JUL) e feriados.

No site da empresa você vai encontrar as seguintes opções e preços:

passeio de trem para Morretes

passeio de trem para Morretes

Passeio de trem para Morretes

O retorno para Curitiba pode ser feito no mesmo trem, saindo de Morretes às 15:00h (ou às 15:45h nos meses de Janeiro e Fevereiro). Mas o mais recomendado é voltar com transporte rodoviário, assim você vai ter a chance de conhecer a estrada da Graciosa, considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil.

Gosta de viajar de trem?

Se você curte fazer viagens de trem, vai ficar feliz em saber que no Brasil existem vários outros passeios além do passeio de trem para Morretes. São vários que ligam cidades históricas como São João Del Rei (MG) e Tiradentes (MG), por exemplo.

E por falar em Minas Gerais, você sabia que existe um trem que liga a capital mineira a capital do Espírito Santo? Ficou curioso? A gente conta tudo pra você aqui! Confira nossas dicas e comece já a planejar a sua viagem.