Turismo na Argentina: quando viajar, mapa e cidades turísticas
A nossa vizinha latina com clima europeu atrai milhares de visitantes todos os anos, e não é por acaso. O turismo na Argentina é tão procurado por ser um destino acessível, bem próximo e repleto de atrações, para os mais variados gostos. Confira agora nesta leitura as principais dicas de planejamento de viagem para aproveitar ao máximo todos os encantos oferecidos pelo país argentino.
Turismo na Argentina: passeios, cultura e gastronomia
O turismo na Argentina possui fortes raízes gastronômicas, culturais e, claro, muita diversão. Os pratos típicos são uma parte intrínseca da cultura do país: parrillas, alfajores, doce de leite e tantas outras iguarias são essenciais para a identidade local. Do mesmo modo em que ocorre no Brasil, há diferenças culturais e culinárias bem marcantes em cada região. Essa variação decorre das condições climáticas, costumes locais, oferta de ingredientes e contexto histórico.
Os passeios também atendem qualquer perfil de turista: apaixonados por futebol, por dança, boa comida, cultura, arte, esportes… Enfim, é um país que vale a pena visitar várias vezes e explorar todas essa variedade de opções tão acessíveis e próximas de nós.
Quando viajar para a Argentina
Como no Brasil, a Argentina está situada no hemisfério sul, razão pela qual as estações do ano são correspondentes às nossas. Por isso, é fácil decidir qual é a melhor época do ano para visitar a Argentina. Primeiro, tenha em mente qual é a sua estação favorita e quais são as principais atrações do país que mais despertam o seu interesse. No entanto, tenha em mente que lá as temperaturas mínimas e máximas são sempre mais intensas.
Como regra geral, as estações transitórias são sempre as mais recomendadas para o turismo na Argentina. Isso porque na primavera e no outono as temperaturas em todas as cidades costumam ser mais agradáveis e longes dos extremos de muito calor, muito frio ou muita neve.
Aliás, se neve é o que você busca na Argentina, saiba que é muito comum nas regiões mais os Sul durante o outono e principalmente inverno. Entretanto, tenha em mente que é bem complicado a circulação nos pontos turísticos sob intensas nevascas.
Como é o turismo na Argentina
Devido à proximidade geográfica entre os dois países, além das diferenças culturais e climáticas, o turismo na Argentina é frequentemente escolhido pelos brasileiros. Por isso, os argentinos recebem bem os turistas e facilitam na hora da comunicação, arriscando-se sempre em um “portunhol” improvisado para melhor acolher seus visitantes. É uma viagem agradável e segura para planejar em família, em grupo e, principalmente, em casal.
Tipos de turismo na Argentina
O turismo na Argentina possibilita praticamente todos os tipos de viagens, contando com regiões turísticas muito variadas. Sem dúvidas, a mais procurada e tradicional é a simpática Buenos Aires, a capital e maior centro urbano do país. Ainda nessa região, é possível fazer turismo rural, com a visitação em fazendas situadas a poucos quilômetros dali.
Por outro lado, para quem prefere o ecoturismo, com roteiros mais ligados à natureza, o país oferece a região nortenha, onde ficam as províncias de Tucumán, Jujuy, Salta e Catamarca. A região abriga províncias de povoados indígenas em seu estado mais natural, onde é possível apreciar a cultura desse povo a ainda aproveitar para curtir esportes radicais, como rapel e escaladas. Além disso, a região conta ainda com imensas salinas e águas termais.
Se você procura um roteiro de turismo gastronômico, a região do Cuyo é uma das mais visitadas por turistas do exterior, tendo as vinícolas como um ponto alto da região. No entanto, as estações de esqui oferecem um turismo esportivo muito apreciado pelo europeus. A área compreende as províncias e Mendoza, La Rioja, San Juan e San Luis. Além disso, a região ainda abriga o vulcão Tupungato.
Seguro viagem para Argentina
Embora a contratação de Seguro Viagem não seja obrigatória, a recomendação de obter um Seguro Viagem para a Argentina é sempre bem disseminada. Visite a página do Seguros Promo e confira os melhores preços e condições para a contratação. Assim, caso ocorram imprevistos com você ou seus companheiros de viagem, os custos de um tratamento emergencial ou até mesmo pequenas cirurgias estarão cobertas pelo seguro.
Turismo na Argentina: cidades turísticas
Além dos famosos restaurantes que servem os igualmente famosos bifes de churrasco argentino, as típicas empanadas e as belas massas que você encontra na capital, o turismo na Argentina ainda oferece uma extensa gama de cidades turísticas imperdíveis.
Em Puerto Madryn e Comodoro Rivadavia é possível explorar as riquezas naturais contidas na fauna marinha. Aproveite para tirar muitas fotos e eternizar momentos marcantes nessa privilegiada região portenha. Aliás, o que não vai faltar em seu turismo na Argentina são belas paisagens. Em uma visita à El Calafate, você poderá admirar as geleiras que permanecem intactas durante todo o ano.
Essas cidades possuem um clima majoritariamente frio, dando a nítida sensação de estar curtindo um típico inverno europeu. Por fim, para os apaixonados por vinho, os argentinos estão classificados entre os melhores do mundo, e mais: possuem um preço acessível. Mendoza e Salta são os principais produtores com alta qualidade, e promovem degustações e oferecem almoços saborosos em suas vinícolas.
Mapa para turismo na Argentina
Provavelmente, ao planejar uma viagem de turismo na Argentina, você incluirá a cosmopolita capital Buenos Aires. De fato, há muitas atrações por lá, desde shows de tango, monumentos, museus e catedrais belíssimas. No entanto, o país abriga uma série de outras cidades dignas de sua visita. Confira abaixo a nossa seleção com as cidades mais encantadoras deste país tão charmoso.
1. Buenos Aires
A capital federal da Argentina é um dos destinos internacionais mais acessíveis para os brasileiros. O poder do Real sobre o Peso argentino confere um prazer a mais para os turistas. A cidade é marcada por shows de tango, pela paixão e rivalidade no futebol, pela gastronomia (as famosas parrillas) e certamente por bons vinhos. Além disso, a cidade comporta muitos bairros charmosos como Puerto Madero, a Recoleta e o tradicional La Boca.
2. Bariloche
Sempre que se pensa em Bariloche, os turistas associam à neve. No entanto, a cidade oferece muito mais do que isso, sendo atrativa inclusive durante o verão. As atividades disponíveis na cidade e o cenário natural sofrem significativas alterações a depender da época do ano que você viaja. No entanto, podemos garantir que independentemente da estação climática, você encontrará temperaturas amenas e paisagens encantadoras.
Se é neve que você procura no turismo na Argentina, você a encontrará no inverno, quando os termômetros se mantêm sempre próximos à temperatura de 0º. Vá bem preparado para encarar dias frios e noites ainda mais geladas. Não deixe de aproveitar a alta gastronomia que a cidade oferece.
3. El Calafate
O turismo em El Calafate está em constante crescimento, caindo nas graças dos brasileiros que querem explorar mais a fundo a Patagônia argentina. A cidade abriga cerca de 50 enormes geleiras, que formam uma paisagem deslumbrante. Nessa região os passeios envolvem caminhadas sobre as geleiras, passeios de barco ou trem. Além disso, você poderá ver de perto diversos animais marinhos.
4. Villa la Angostura
Se a sua viagem de turismo na Argentina for no inverno, este é mais um destino para você aproveitar as temperaturas gélidas. Localizada às margens do lago de Bariloche, porém sem a badalação e o movimento da cidade que dá nome ao lago, a Villa la Angostura é ideal para quem pretende realizar uma viagem romântica. Na região você encontrará restaurantes de alta gastronomia, hospedagens de luxo e paisagens estonteantes.
5. Puerto Iguazú
Puerto Iguazú é uma cidade pequena, contando com pouco mais de 60 mil habitantes. No entanto, o número de turistas recebidos anualmente ultrapassa a marca de 1 milhão. Boa parte deste número de visitantes se dá por via terrestre, devido à proximidade com o Brasil. Toda essa quantidade de turistas é atraída pelas famosas Cataratas do Iguaçu – que estão entre as novas Sete Maravilhas do Mundo.
As cataratas contam com mais de 2 km de atrações naturais em território argentino, com exuberantes cachoeiras que superam 70 metros de altura. Em razão da abundância de água, a vegetação no entorno ganha cores vivas, tornando a paisagem da região ainda mais paradisíaca.
6. El Chaltén
El Chaltén é o destino certo para o turista aventureiro, que gosta de esportes radicais de escalada. A cidade é majoritariamente simples, com pousadas sem luxo e culinária básica, mas como todo prato argentino, é calórico e saboroso. O que torna a cidade tão atraente para os turistas mais radicais são os dois conjuntos de montanhas espetaculares, que são desafios constantes para os melhores escaladores, que vem de todas as partes do mundo.
Para quem gosta de encarar a aventura, mas não quer correr todos os riscos que essa escalada oferece, os trekkings até bem perto de suas bases são passatempos disponíveis para todos os turistas. Durante o trajeto, as belezas naturais dão um show à parte. É muito comum cruzar com patos selvagens, raposas, pica-paus.
7. Mendoza
Localizada ao pé da cordilheira dos Andes, a cidade de Mendoza é reconhecida mundialmente pela fabricação de excelentes vinhos, listados como os melhores da Argentina e um dos melhores do mundo. A cidade abriga mais de 1200 adegas e oferece passeios divertidíssimos, com excursões e degustações de diferentes tipos de vinhos.
8. Salta
A cidade de Salta faz fronteira com Chile, Bolívia e Paraguai. É nessa região em que os áridos desertos de terra vermelha se encontram com as montanhas nevadas, rios e vales dos Andes. O contexto histórico abarcado por Salta tem uma forte herança colonial, tanto na arquitetura dos prédios, quanto nas ruas estreitas e em seus monumentos. A região ainda é marcada pelo folclore do norte argentino, com danças típicas, “empanadas saltenhas” e muitas histórias.
9. Ushuaia
Ushuaia é a cidade mais ao sul do mundo e comporta um contexto histórico e cultural muito denso. É desse local em que partem cruzeiros e expedições para a Antártica, além de ser o principal ponto de partida para descobrir regiões ainda pouco exploradas, como o canal Beagle ou os montes glaciares da cordilheira Darwin.
O cenário paisagístico da cidade não é nada menos do que espetacular. A beleza da cidade fica por conta de seus bosques, montanhas, rios e lagos. Ushuaia ainda oferece 30km de uma estação de esqui, o complexo de Cerro Castor.
Outras cidades para conhecer na Argentina
Além de todas as cidades acima listadas para fazer turismo na Argentina, também merece destaque a cidade de Mar del Plata. É a principal cidade litorânea da Argentina, situada à 450 km de Buenos Aires, a cidade é muito visitada pelos turistas apaixonados pelo verão. Além disso, você encontrará muito agito na noite argentina em Plata, com restaurantes variados e bares que satisfazem todos os perfis de importante demanda turística.
Se o seu roteiro de turismo na Argentina permear pela região da Patagônia, não deixe de visitar Península de Valdés. A cidade abrange uma grande e belíssima extensão de natureza viva e abundante, que impressionam todos os turistas: baleias brancas, elefantes marinhos, pinguins, lhamas e raposas são algumas das espécies que agregam ainda mais encantos à beleza do local.
Dicas para aproveitar o turismo na Argentina
Conhecer nossa vizinha Argentina significa, muitas vezes, a primeira viagem internacional de boa parte dos brasileiros ao exterior. Assim como em toda viagem, planejamento é a chave do sucesso. Provavelmente você não conseguirá conhecer todas as opções incríveis de turismo na Argentina em uma única viagem, portanto, prepare o seu roteiro a fim de aproveitar melhor o tempo e conferir tudo o que conseguir, na época do ano e na região que você escolheu.
Cotação seguro viagem Argentina
Após conhecer as melhores dicas e os melhores lugares para curtir sua viagem de turismo na Argentina, ainda falta um detalhe! Antes de embarcar nessa maravilhosa aventura, é preciso dar atenção à sua saúde e segurança. Portanto, escolha um seguro viagem que tem a melhor cobertura e o melhor preço. Para te ajudar nessa cotação, conte sempre com a Seguros Promo. Aqui você encontrará o plano ideal e ainda vai receber o melhor atendimento do mercado.
Faça suas malas e aproveite tudo o que o turismo na Argentina oferece
Independentemente da sua estação do ano favorita, da data escolhida para sua viagem e qual região você irá conhecer, o turismo na Argentina conquistará um lugar especial na sua memória. Após a leitura deste artigo, você já terá aprendido um pouco mais sobre todas as nuances desse país tão fascinante que é a Argentina, e poderá curtir cada momento da sua estadia.
Ficou com alguma dúvida? Pergunte para nós, ficaremos felizes em te atender e fazer da sua viagem uma experiência ainda mais incrível.