Saiba como tirar o visto americano

A maior dúvida de quem vai visitar os EUA pela primeira vez é como tirar o visto. Com a mudança de governo no país, algumas regras mudaram, entre elas a faixa etária que fica isenta da entrevista com o Consulado. Antes, a entrevista era obrigatória apenas para pessoas de 16 a 65 anos. Com o decreto, as entrevistas passam a ser obrigatórias para as pessoas de 14 a 78 anos e possui validade de apenas 1 ano.

Com tanta burocracia, vamos te ajudar a tirar o visto americano com um passo a passo bem legal, e citar alguns links úteis para concluir essa etapa da forma mais rápida e prática.

Passo – Preencha o formulário

visto americano

O primeiro passo é preencher o formulário de solicitação de visto – também conhecido como formulário DS-160, em inglês. O site também está em inglês, mas basta selecionar o Consulado que você deseja fazer a entrevista – ou seja, aquele que esteja mais perto de você – que ao passar o mouse sobre o texto, o mesmo será traduzido para o Português. As cidades que estão disponíveis são: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Brasília.

Não se esqueça de salvar o que foi preenchido a cada página e anote o número de Application ID. Dessa forma, caso aconteça algo com o computador antes de finalizar o formulário, suas informações estarão salvas e você não vai precisar começar tudo de novo. Depois de preencher o formulário, lembre-se de imprimir a comprovação. Este é o documento oficial de solicitação de visto, portanto, não deve conter erros ou rasuras.

Passo – Agende sua entrevista

entrevista visto

Com o formulário preenchido, é hora de agendar sua entrevista. Em alguns casos é necessário fazer a entrevista no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e no Consulado, mas essa informação é dada apenas pelo sistema. Caso precise fazer as duas entrevistas, lembre-se que é preciso fazer a entrevista no CASV primeiro, pois ele funciona como um pré-atendimento do Consulado Americano.

Tenha em mãos seu passaporte e a confirmação da sua solicitação de visto, com o código de barras, localizado no canto superior direito da página. Através do site oficial de Agendamento do Departamento do Estado Americano você faz o cadastro e a partir daí é só seguir os passos descritos no próprio site para fazer o agendamento.

Através deste mesmo site, você emite o boleto para fazer o pagamento da taxa do visto americano, que atualmente é de US$160 (para consultar o valor de outras categorias de visto, clique aqui). Essa mesma taxa também pode ser paga através de um cartão de crédito internacional. Este pagamento é feito para o governo americano, por isso a necessidade de usar um cartão internacional.

Passo – Comparecer ao CASV no dia agendado

Se no seu caso for necessário, no horário e na data marcada, você deve comparecer CASV. Para entrar você precisa levar seu passaporte atual e antigos – se tiver – e a confirmação da solicitação de visto americano juntamente com a confirmação do agendamento. É importante não esquecer nenhum desses documentos pois sem ele, você não consegue nem entrar na unidade.

Nesta etapa, o viajante irá tirar as fotos e colher as impressões digitais dos 10 dedos das mãos. As informações serão enviadas ao Consulado Americano. Não se esqueça que todos os documentos pedidos são oficiais, por isso não serão aceitas rasuras ou escritas.

Passo – Comparecer ao Consulado no dia agendado

consulado visto americano

Existem 4 Consulados dos EUA no Brasil, eles estão localizados nas cidades de Brasília, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro (todas as opções estão disponíveis para seleção no site de preenchimento do formulário). No momento do agendamento, você deve escolher o de sua preferência e comparecer na data e horário marcados.

Basta comparecer com o passaporte atual, os antigos se tiver, a confirmação da solicitação do visto e a confirmação de agendamento. Novamente, sem esses documentos, você não entrará no Consulado Americano.

Nesta etapa também será necessário levar documentos que comprovem seus vínculos com o Brasil, tais como documentação de carros ou imóveis no seu nome, diplomas ou declaração de alguma faculdade (caso ainda esteja matriculado), uma carta da empresa onde trabalha e extratos bancários dos últimos meses.

Lembrando que seu passaporte fica com o Consulado, caso seu visto seja aprovado, você receberá seu documento no endereço cadastrado.
[td_smart_list_end]

Agora é só aguardar…

Se você já seguiu todos os passos, agora é só aguardar. O prazo para a entrega do do visto é de até 10 dias após a entrevista. Caso ele seja aprovado, basta esperar que seu passaporte – que fica com o Consulado até a aprovação – chegue até o endereço cadastrado no momento do agendamento. Se você tiver escolhido retirar o documento no CASV, é só entrar na conta de agendamento e marcar um dia para fazer a retirada.

Não se esqueça que sem o passaporte, não tem visto. E você irá precisar dele não apenas para uma viagem aos EUA, mas também para a maioria de suas viagens para o exterior. Se ainda não tirou o seu, veja aqui como é fácil!

Não perca nenhuma dica! Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades. Além disso, você pode acompanhar nossa página no Facebook e Twitter e ficar sabendo ainda mais rápido das atualizações! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Passagens 30% OFF confira
Ida e Volta
Somente Ida
De:
Para:
Ida:
Volta:
Passageiros:
Adultos
+ de 12 anos
Crianças
2 a 11 anos
Bebês
- de 24 meses