O turismo no Uruguai tem crescido muito nos últimos anos e o Uruguai tem se tornado um dos principais destinos na América do Sul. Muito visitado por Argentinos, os pontos turísticos do Uruguai têm atraído cada vez mais brasileiros.
Você conhece nossa página de Vantagens e Descontos? Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Recomendamos todos os fornecedores que lá estão porque confiamos.
Depois que ler o texto dê uma passada nessa página e garanta diversos descontos.
Sua capital Montevidéu é a porta de entrada para quem chega de avião ou para quem cruza o Rio da Prata, vindo de Buenos Aires. Os uruguaios costumam ser receptivos e sempre dispostos a receber bem o turista.
Neste artigo você terá dicas importantes sobre os pontos turísticos do Uruguai mais visitados, informações gerais e dicas. Tudo para que sua viagem seja repleta de muita arte, cultura e gastronomia. Você ficará encantado com este país tão pequeno e, ao mesmo tempo, tão rico culturalmente.
Quando ir ao Uruguai?
Durante o verão, as praias ficam cheias de turistas, mas nos dias mais frios é possível aproveitar cidades que não dependem do mar, como Montevidéu e Sacramento. Veja como as estações do ano influenciam o turismo:
- Verão: estação que vai de dezembro a março. É a alta temporada e as cidades estão bem cheias, principalmente no litoral. Janeiro é o auge da temporada e os preços sobem em hotéis e restaurantes. Época perfeita para visitar o país e conhecer os pontos turísticos do Uruguai;
- Inverno: nos meses mais frios do inverno, julho e agosto, as praias ficam com ventos gelados e temperaturas baixas. Mas Montevidéu continua sendo um bom destino, assim como cidades com águas termais como Salto e Paysandú;
- Baixa estação: durante o outono (de abril a junho) e a primavera (de setembro a novembro) as cidades praianas ficam vazias e a maior parte do comércio fecha as portas. Os preços caem e é possível visitar cidades que não tenham relação com praias.
Cultura do Uruguai
Uruguai é um país muito pequeno, mas muito rico e diversificado quando se trata de cultura. Sua tradição gira em torno do campo e seus costumes. Seguem alguns exemplos de sua cultura:
- Tradição: o Uruguai tem o maior carnaval do mundo, durando mais de 40 dias de festa. O carnaval ocorre geralmente entre janeiro e março. O carnaval uruguaio é composto de dois desfiles coloridos chamados de Desfile de Carnaval e Desfile de Llamadas ou Comparsas. Aproveite a festa para conhecer os pontos turísticos do Uruguai
- Música e dança: a milonga, canção e dança nasceram em Montevidéu e depois se estenderam até Buenos Aires;
- Esportes: o esporte mais popular no Uruguai é o futebol. O país ganhou 2 vezes a copa do mundo e 2 vezes as Olimpíadas. Os times mais importantes são o Nacional e o Peñarol de Montevidéu
- Folclore: as danças e rituais de origem africana deram origem a um rico folclore afro uruguaio onde se destaca o candomblé, que é uma grande dança;
- Artes plásticas: destaca-se o pintor Pedro Figari, que pintou cenas bucólicas;
- Literatura: na literatura destacam-se: o escritor Eduardo Galeano, autor de mais de 40 livros, dentre eles o livro “As Veias Abertas da América Latina”, considerado um dos 10 livros mais importantes da História; e o poeta Mario Benedetti, que é muito reconhecido na Espanha
Culinária no Uruguai:
O Uruguai tem diversos pratos típicos, com destaque para:
- Chivito: prato típico contendo filé, queijo, presunto, bacon, ovos, batatas fritas, alface e tomate. Pode ser comido com ou sem pão
- Pancho: é uma versão do nosso cachorro quente. Feito basicamente com pão e salsicha, mas a salsicha é maior que o pão. Pode ser acompanhado de ketchup, mostarda, maionese e queijo
- Asado: churrasco do Uruguai. É comum ser utilizado miúdos de boi como riñones (rins), chinclulines (tripas) e molleja (uma glândula localizada no pescoço). Também inclui os cortes de carne mais tradicionais
- Mate: similar ao chimarrão brasileiro, mas utilizando uma erva diferente e mais amarga. A cuia e a bomba costumam ser menores do que a versão brasileira
- Vinho de tannat: tannat é a uva mais famosa na região, o vinho feito com esta uva é muito apreciado
- Dulce de leche: o famoso e irresistível doce de leite uruguaio. Pode ser consumido puro ou encontrado em diversos doces e bebidas
- Alfajor: doce famoso recheado com doce de leite
- Medialuna: parecido com o croissant francês, mas mais suave e adocicado. São vendidos com ou sem recheio.
Passagens aéreas para o Uruguai
O tempo de voo até o Uruguai vai depender do ponto de origem no Brasil, sendo as cidades do norte e nordeste mais distantes e o tempo de voo maior. A duração de um voo entre São Paulo (por exemplo) e Montevidéu é de aproximadamente 2 horas.
As passagens aéreas podem ser o item mais caro em sua viagem para conhecer os pontos turísticos do Uruguai, por isso, precisa ser muito bem pesquisado. Existem ferramentas de busca que ajudam a comparar preços, como a Vai de Promo. Não deixe de consultar!
Seguro Viagem para o Uruguai
Diferente da maioria dos países da Europa, o Uruguai não exige seguro viagem para entrada do turista no país. Mas, de qualquer forma, é muito recomendável fazer um. Não é possível prever quando teremos um problema de saúde, sofreremos algum acidente ou quando pode ocorrer algum outro problema como extravio de bagagem, furto, roubo, entre outros.
O Uruguai possui serviço de saúde público somente para os nativos, assim, se um turista precisar de atendimento, o mesmo será cobrado. Não deixe nada atrapalhar sua visita aos pontos turísticos do Uruguai.
As seguradoras indicadas pelo site do Seguros Promo (link com desconto) atendem 24 horas por dia, todos os dias da semana e aceitam ligações a cobrar do exterior. Você pode viajar sem se preocupações.
Melhores pontos turísticos do Uruguai por cidade
O que não faltam são pontos turísticos do Uruguai. O país tem uma extensa oferta de locais que devem integrar seu roteiro. Preparamos uma lista os pontos turísticos de algumas cidades para visitar no Uruguai e conhecer mais este país encantador.
Mapa cidades turísticas do Uruguai
O Uruguai é um país pequeno, com uma população de 3,5 milhões de habitantes, mas um mapa do local, pode te ajudar a se localizar melhor, por lá. Seu território é bastante diversificado, possui belas praias, destinos rurais e o encanto de sua capital Montevidéu. Vamos dar ênfase às cidades turísticas abaixo:
- Montevidéu;
- Punta del Este;
- Colonia del Sacramento;
- Piriápolis;
- Carmelo;
- Punta del Diablo;
- Salto;
- Rivera;
- Paysandu.
Não se esqueça da página de Vantagens e Descontos. Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá.
Ah, se você tiver qualquer aborrecimento com um dos fornecedores indicados na nossa página conta pra gente ok?
1. Pontos Turísticos em Montevidéu
Localizada no centro-sul do país, a capital é um dos principais pontos turísticos do Uruguai. A cidade possui cerca de 30 km de litoral. Local onde tradição e modernidade coexistem em harmonia. Montevidéu possui diversas praças arborizadas e monumentos centenários. No roteiro do turista não podem ficar de fora:
- Puerta de la Ciudadela;
- Plaza Independencia;
- Palácio Legislativo de Montevidéu;
- Parque del Prado;
- Fortaleza General Artigas ou Fortaleza del Cerro;
- Letreiro da cidade;
- Pocitos;
- Catedral;
- Teatro Solís;
- Mercado Agrícola;
- Museu Juan;
- Estádio Centenário;
- Museu Blanes;
- Museu Torres Garcia;
- Palácio Estévez;
- Museu do Carnaval;
- Museu Histórico Nacional;
- Torres.
2. Pontos Turísticos em Punta del Este
Puenta del Este é uma península de praias limpas e bem cuidadas, repleta de casas de alto padrão e resorts sofisticados. A cidade é bastante procurada por artistas e milionários. Durante o verão ela fica lotada de turistas. Dentre os pontos turísticos, destaca-se:
- Museu Casapueblo;
- Monumento de Ahogado;
- Museu Rallí;
- Parque de Las Esculturas;
- Museu do Mar;
- Splash Aqua Park;
- Porto de Punta del Este;
- Cassinos;
- Praias Mansa e Brava;
- Prática de esportes náuticos como: windsurfe, jet ski e surfe.
3. Pontos Turísticos em Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade em 1995. Cidade possui ruas de pedras e construções antigas, muitas árvores e um charme de cidade do interior. Fundada por portugueses, ela foi por muitos anos, motivo de disputa entre Portugal e Espanha. Em sua visita não deixe de fora:
- Basílica do Santíssimo Sacramento;
- Puerta de la Ciudadela;
- Farol de Colonia do Sacramento;
- Circuito de museus: são pequenas casas que abrigam a História da cidade, como o Museu Português, o Museu Espanhol, o Museu Indígena, o Museu do Azulejo, o Museu e Arquivo Histórico Regional, a Casa de Nacarelo, entre outros;
- Plaza de Toros;
- Passear à beira do Rio Prata.
4. Pontos Turísticos em Piriápolis
O nome da cidade teve origem no sobrenome de seu fundador Francisco Piria. Tem como principal atrativo 25 kms de praias de areias brancas, águas mornas e transparentes. Mas também conta com passeios ecológicos, lugares históricos, cerros com mirantes, movimento urbano e vida noturna. Entre seus atrativos podemos destacar:
- Praia central;
- Pan de Azucar;
- Praia de Punta Negra;
- Praia de San Francisco;
- Cerro San Antonio ou Cerro Del Ingles;
- Cerro del Toro;
- Castillo de Piria.
5. Pontos Turísticos em Carmelo
Carmelo está entre os pontos turísticos do Uruguai preferidos dos turistas. Entre os pontos imperdíveis destaca-se:
- Ponte giratória;
- Orla de Los Constituyentes;
- Casa de Cultura;
- Ilha Martin Garcia;
- Visita a vinícolas.
6. Pontos Turísticos em Punta del Diablo
É um Balneário de aproximadamente 500 habitantes, onde prevalece a cultura da pesca, arquitetura rustica e pedras. As ruas não são pavimentadas, são de chão batido e com pouca sinalização. Mas tem boa estrutura para receber visitantes. Seus pontos turísticos são:
- Praia dos Pescadores;
- Feira de artesanato;
- Praia da Viuda;
- Praia do Rivero;
- Monumento à Artigas;
- Parque Santa Teresa;
- Restaurantes de frutos do mar.
7. Pontos Turísticos em Salto
Localizada na fronteira com a Argentina, a cidade é uma grande produtora de laranjas, mirtilos e lã. Cidade bastante procurada pelos turistas, entre suas atrações estão museus, praças e parques. Os principais pontos turísticos são;
- Parque do Lago;
- Jardim Zoológico Municipal;
- Parque Indígena;
- Parque Harriague;
- Parques de águas termais como: Daymán, Arapey e Salto Grande;
- Parque Benito Solari;
- Parque Garcia Lorca;
- Parque Mattos Netto;
- Usina de Salto Grande;
- Museu de Belas Artes e Artes Decorativas;
- Teatro Lagarraña.
- Museu de Arqueologia e Ciências Naturais;
- Museu do Homem e Tecnologia;
8. Pontos Turísticos em Rivera
É bastante visitada por brasileiros por causa de seu número maior de Free Shops. A cidade dispõe de inúmeros pontos turísticos, confira:
- Class Free Shop;
- Valle del Lunarejo;
- Obelisco da Praça Internacional;
- Minas de Corrales, Capital del Oro;
- Fronteira da Paz (entre Brasil e Uruguai)
9. Pontos Turísticos em Paysandu
Outro destino com famosas águas termais, mas que também oferece outras atrações aos seus visitantes:
- Porto de Paysandu;
- Prédio da Alfândega;
- Termas de Guaviyú e Almirón;
- Basílica Nuestra Señora del Rosario;
- Mausoléu ao General Leandor Gómez;
- Teatro Florencio Sanchez;
- Museus Histórico Nacional e De La Tradición.
Dicas para conhecer os pontos turísticos do Uruguai
Elaboramos uma listinha com dicas e informações importantes para você se preparar para sua viagem:
- Uma boa dica para quem vai para o Uruguai é alugar um carro. Com um carro você pode conhecer vários pontos turísticos do Uruguai. As estradas do país são lindas e com paisagens maravilhosas. Mais uma vantagem: a carteira de motorista do Brasil é válida por lá
- O Uruguai é um país relativamente seguro, mas é sempre tomar cuidado com seus pertences
- Não é necessário visto para brasileiro entrar para conhecer os pontos turísticos do Uruguai. Para entrar, basta apresentar o passaporte ou a carteira de identidade emitida em menos de 10 anos
- Para incentivar o turismo, o governo uruguaio devolve parte dos impostos de turistas em compras com cartão de crédito. Então vale a pena pagar com cartão, mesmo com o pagamento de IOF
- A moeda local é o Peso Uruguaio
- Estabelecimentos menores não aceitam cartão de crédito, então troque alguns reais por pesos uruguaios para ter dinheiro em mãos
- O padrão de tomadas no Uruguai é de 3 pinos arredondados, um ao lado do outro. A corrente elétrica é de 220v
- A água da torneira no Uruguai costuma ser própria para o consumo, mas ao visitar lugares mais afastados confirme isto com algum morador ou opte por beber água mineral
- Não há atendimento médico gratuito, então faça um seguro médico internacional antes de viajar para conhecer os pontos turísticos do Uruguai
- Não há exigência de vacinas para entrar no país.
Pontos turísticos do Uruguai Neste artigo, você conheceu vários pontos turísticos do Uruguai e sua rica cultura. Se as dicas foram úteis para você, compartilhe-o com seus amigos. Para conhecer mais dicas como estas, continue nos acompanhando. Não se esqueça de registrar suas dúvidas, sugestões e comentários, aqui!
Passei aqui pra te lembrar de acessar a página de Vantagens e Descontos. Esperamos que você consiga encontrar alguma vantagem para você com os nossos parceiros.
Lá tem cupom de desconto, links com descontos, indicação de serviços. Vale a pena!