Chegar ao destino e descobrir que teve a bagagem extraviada ou danificada é o pesadelo de todo viajante. Aquele medo de perder seus pertences e prejudicar sua viagem pode causar muita dor de cabeça.
Todos estamos sujeitos a este tipo de imprevisto. O melhor a fazer é nos informar para saber como nos prevenir e o que fazer caso ocorra.
Você conhece nossa página de Vantagens e Descontos? Certamente vai encontrar economia para sua viagem lá. Recomendamos todos os fornecedores que lá estão porque confiamos.
Depois que ler o texto dê uma passada nessa página e garanta diversos descontos.
Uma forma de se sentir mais tranquilo é contratar um seguro viagem que garanta que, caso sua bagagem se extravie, você seja indenizado. O seguro também pode cobrir gastos com o atraso na entrega da bagagem e outros benefícios.
Confira aqui todas as informações para evitar este problema, o que fazer caso tenha a bagagem extraviada e como funciona o seguro viagem!
Bagagem extraviada: o que é?
Ter a bagagem extraviada é hoje em dia um problema mais comum do que se pensa e isto pode acontecer por diversos motivos que listaremos adiante.
Quando esse tipo de imprevisto acontece, podemos ficar perdidos e sem saber o que fazer. Com conhecimento, podemos resolver tudo de forma rápida e eficaz, para evitar que isso estrague a programação de sua viagem.
Como reduzir o risco de bagagem extraviada?
Podemos tomar algumas precauções para evitar que este tipo de problema aconteça. Siga estas dicas para minimizar as chances de extravio:
- Planeje seu voo: faça um bom planejamento de seu deslocamento. Escolha horários tranquilos em que possa chegar com antecedência. Dê preferência a conexões com tempo viável para não haver correria;
- Faça o check-in com antecedência: não deixe para despachar a bagagem em cima da hora de embarcar e, se possível, evite conexões entre companhias aéreas diferentes;
- Compre bilhetes juntos: É muito comum procurar comprar trechos isolados de forma separadamente, porém quando isso ocorre você corre o risco de pegar a bagagem e despachá-la novamente. Pode ser que não dê tempo caso ocorra algum atraso.
- Etiquetas antigas: limpe sua bagagem de etiquetas de voos anteriores e confira se a nova etiqueta contém as informações corretas;
- Identifique sua mala: faça uma tag com seu nome, endereço, e-mail e telefone e coloque em local visível tanto dentro quanto fora da mala;
- Utilize cadeados: sempre coloque cadeados em suas malas. No caso de viagem aos EUA, utilize o modelo com selo TSA, pois, podem abrir sua mala na alfândega. Esteja sempre atento e não descuide de seus pertences;
- Escolha da mala: evite malas muito caras de grifes famosas, pois, isto chama a atenção de criminosos;
- Personalize sua mala: de preferência para malas coloridas. Caso sua mala seja comum, a diferencie das demais. Isto pode ser feito colocando lenços e fitas coloridas, adesivos ou desenhos em spray. Isso evitará que outro passageiro se confunda e pegue sua mala por engano;
- Fotografe: fotografe sua mala no momento de despachá-la, assim, caso ela se perca a fotografia vai ajudar a identificá-la. Além disso, se ocorrer danos, a fotografia poderá ser utilizada como prova de suas condições no embarque;
- Adquira um seguro contra bagagem extraviada: contratando o seguro de viagem você garante a indenização em caso de problemas.
Objetos valiosos e de primeira necessidade como agasalho, troca de roupa, itens de higiene pessoal, remédios, cartões, dinheiro, joias e eletrônicos; devem ir na mala de mão. Se a bagagem despachada se perder, você estará prevenido.
Causas mais frequentes de extravio de bagagem:
Conexões
É o problema mais frequente: o passageiro troca de avião e a mala fica para trás. As empresas fazem de tudo para que não ocorra atraso nos voos e neste momento de correria algumas bagagens podem ser deixadas.
Perda da identificação da mala
A etiqueta de identificação pode se desprender e a mala fica sem destino até que alguém reclame por ela.
Falha da companhia aérea
Pode ocorrer alguma falha em algum momento do transporte, sendo de responsabilidade da companhia aérea ou da terceirizada responsável. Estas falhas podem ocorrer por erro humano, tempo curto para despacho de bagagens ou grande quantidade de itens, entre outros.
Furto
Uma pessoa mal-intencionada pode furtar a bagagem na área interna, na esteira ou na parte externa. Pode também acontecer de um passageiro confundir a bagagem e retirar a mala errada por engano.
Minha bagagem foi extraviada: o que fazer?
Ao desembarcar no seu destino, você vai até a esteira e aguarda sua mala. O tempo vai passando e seu nervosismo vai aumentando. Depois de um tempo você constata que tem um problema e você teve a sua bagagem extraviada.
A primeira coisa a fazer é manter a calma, pois, quando ficamos nervosos não conseguimos raciocinar direito e confundimos as emoções. Então respire e procure ajuda. Procure algum funcionário perto da esteira e, caso não encontre, vá ao guichê da companhia aérea e apresente o seu comprovante de despacho de bagagem.
Você será orientado a preencher um formulário por escrito chamado de Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB). Também conhecido por “PIR” (Property Irregularity Report). Esse formulário oficializa a ocorrência para a empresa aérea.
Você tem o prazo de 7 dias para preencher o RIB, mas o ideal é fazê-lo o mais rápido possível. Você também pode formalizar sua reclamação via SAC ou e-mail. Se houver suspeita de furto, faça também um boletim de ocorrência na polícia, informando o nome da companhia aérea, número do voo e todas as informações disponíveis.
Caso o problema de sua bagagem seja dano, tire fotos das partes danificadas e faça um relatório à companhia aérea. Em caso de furto do conteúdo da bagagem, exija que a empresa pese a bagagem e entregue um comprovante, para poder comparar os pesos da mala no embarque e no destino.
ANAC e extravio de bagagem
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é uma agência reguladora federal que é responsável por definir as regras e fiscalizar as atividades da aviação civil no Brasil. De acordo com a ANAC, as empresas aéreas têm o prazo de 7 dias para devolver bagagem extraviada para voos nacionais e 21 dias para voos internacionais. Caso a bagagem não seja encontrada, a empresa tem 7 dias para indenizá-lo. Esta regra é válida somente para extravio, ou seja, caso a mala seja localizada e ocorra um atraso em sua entrega, não há indenização.
Tenha sempre um seguro de viagem com cobertura de extravio de bagagem, com o seguro você receberá o dinheiro da indenização e terá maior tranquilidade.
Direitos do consumidor em caso de bagagem extraviada
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que a empresa pague o valor equivalente à mala e objetos nela contidos, além de despesas que o cliente venha a ter por conta do extravio da bagagem. Por isto, guarde todos os recibos de compras feitas devido à situação.
Se não concordar com o valor oferecido pela companhia aérea, é possível tentar uma negociação por meio do PROCON ou então recorrer diretamente na justiça. Lembrando que, se a viagem tiver sido adquirida por meio de agência de turismo, ela também responderá pelo incidente.
Qual o prazo para reclamar o extravio da bagagem
Você tem o prazo de 15 dias, após o desembarque, para reclamar da bagagem extraviada, mas o ideal é que isto seja feito ainda no aeroporto de acordo com as informações passadas neste artigo. Para o caso de dano na bagagem, o prazo é de 7 dias para fazer a reclamação e a empresa aérea tem até 7 dias para fazer o reparou ou substituir a bagagem.
Qual o prazo para encontrarem e devolverem a mala extraviada?
No caso de voos nacionais a empresa tem até 7 dias para encontrar e devolver a mala. No caso de voos internacionais, o prazo é de até 21 dias. Caso a bagagem não for restituída neste prazo, a empresa tem 7 dias para indenizar o passageiro.
Seguro viagem para bagagem extraviada
Os seguros de viagem oferecem vários tipos de cobertura, dentre elas a cobertura para bagagem em atraso, extravio e danos. O valor da indenização vai depender do tipo de plano contratado.
Um bom seguro de bagagem deverá oferecer:
- Auxílio na localização da bagagem perdida;
- Cobertura para atraso de bagagem;
- Extravio de bagagem;
- Danos ou furto de bagagem.
O seguro viagem não irá cobrir joias furtadas ou qualquer outro ítem na bagagem ele tem um valor da cobertura que varia de USD 200 até USD 3000. É importante ter ciência desse tipo de cobertura.
Como funciona o seguro de viagem para o extravio de bagagem
Existem dois tipos de seguro de acordo com a forma de indenização, o seguro de bagagem complementar e o suplementar:
- Seguro de bagagem complementar: quando a proteção contratada é complementar, a seguradora completa a indenização paga pela companhia aérea até o valor estabelecido na apólice. Por exemplo, se a apólice de seguro prever indenização de USD 1.000 e a companhia aérea pagar USD800 como indenização, então, a seguradora irá pagar o valor de USD200 complementando o valor de indenização.
- Seguro de bagagem suplementar: Pode ser pago de duas formas:
- Na primeira, o consumidor irá receber um valor determinado por cada quilo da bagagem extraviada.
- Na segunda, o consumidor irá receber o mesmo valor pago pela companhia aérea.
- Nas duas formas é estipulado um valor limite de indenização previsto na apólice.
Como contratar o seguro viagem com esta opção?
Quando estiver escolhendo seu seguro viagem, encontre um seguro com cobertura para bagagem extraviada. Faça uma cotação pelo nosso site comparador Seguros Promo com essa opção! Lá você encontrará as informações referentes a extravio de bagagem e as diferenças entre os planos com cobertura para danos à mala, atraso de bagagem, entre outros.
Links para a Seguros Promo
Em todos os links do site para a Seguros Promo, vai contido nele uma informação que lhe garante 5% de desconto, se optar por pagar o seguro com boleto bancário você tem mais 5% o que lhe garante, já em cima de preços excelente, um desconto de 10% no total.
Caso prefira usar o cupom da nossa parceria ele é: DICAS05
Como é feita a indenização de bagagem extraviada?
A indenização por extravio de bagagem é calculada pelo peso da mala aferido no momento do despacho, independentemente de seu conteúdo. Objetos de valor não devem ser despachados, mas sim levados na bagagem de mão, porque as companhias aéreas não se responsabilizam por danos ou perdas de objetos de dentro da mala.
Se o extravio de bagagem gerar alguma despesa adicional, então esse valor também pode ser reclamado. Guarde os recibos de compras realizadas referentes ao problema.
No caso de acionamento do seguro de viagem sugerimos que confira sua apólice contratada para melhor entendimento deste recurso que pode variar de acordo com o seguro viagem contratado. Alguns não possui este benefício, fique sempre atento(a).
Qual é o valor que a companhia aérea tem que indenizar? E o seguro?
De acordo com as normas da ANAC, o passageiro que tiver a bagagem extraviada deve receber da companhia aérea uma ajuda de custo de R$305 para auxiliar nos gastos emergenciais. Caso a bagagem não seja entregue em sete dias, o valor máximo previsto é de R$ 3.450.
No caso de seguro viagem, os valores podem variar de acordo com o plano e as coberturas definidas.
O que está fora de cobertura de indenização?
A maioria dos seguros viajem não dão cobertura aos seguintes itens:
- Objetos dentro da mala furtados ou danificados;
- Danos causados a óculos, lentes de contato, aparatos bucais, joias, relógios, dinheiro e similares;
- Bagagem de mão;
- Furto, extravio ou dano enquanto a bagagem estiver de responsabilidade do segurado;
- Dano ou destruição devido ao confisco por parte de uma autoridade;
- Bagagens de pilotos, membros da tripulação, funcionários ou pessoas que tenham interesses na empresa transportadora;
- Vazamento de líquidos dentro da bagagem. Danos causados por traça, inseto ou mofo;
- A não retirada da bagagem pelo segurado assim que disponibilizada pela empresa;
- Qualquer tipo de animal.
Qual o prazo para receber a indenização por extravio bagagem?
No caso de bagagem extraviada, o passageiro tem o direito de receber uma verba para gastos emergenciais. Depois de transcorrido o prazo para que a bagagem seja encontrada, a companhia tem até 7 dias para realizar o pagamento da indenização de bagagem extraviada.
O que fazer se o valor da indenização não for satisfatório?
O passageiro deve buscar ajuda nos órgãos de defesa do consumidor. É possível tentar uma negociação por meio do PROCON, pois, ele se orienta pelo Código de Defesa do Consumidor e respeita a Convenção de Varsóvia que regula voos internacionais.
O passageiro também pode recorrer na justiça ou até mesmo registrar uma reclamação no DAC (Departamento de Aviação Civil), que tem competência legal para multar as companhias aéreas.
Extravio de bagagem dá dano moral?
Se o passageiro se sentir prejudicado por todo o transtorno causado pelos danos ou extravio da bagagem pode solicitar indenização por danos morais ao Juizado Especial Cível ou à Justiça comum. Caso a mala seja entregue danificada, tire fotos das avarias e guarde o bilhete aéreo como comprovante.
Pessoalmente, eu acho injusto solicitar ao judiciário danos morais para extravio de bagagem, existe um desgaste muito grande. É importante não ser prejudicado, mas também não prejudicar. Leve a situação de forma tranquila, afinal imprevistos ocorrem em qualquer viagem.
Ficou alguma dúvida sobre bagagem extraviada?
Neste artigo esclarecemos como funciona o processo de indenização de bagagem extraviada. Esperamos que você nunca passe por este transtorno, mas é sempre bom se manter informado. Aproveite para cotar agora mesmo o seu seguro viagem e acompanhe nossas sugestões de como curtir as viagens com segurança!
Cotação Seguro Viagem
Não deixe de pesquisar seu seguro na Seguros Promo. Lá você encontra os melhores planos, preços e seguradoras. Para fazer a busca no site, selecione o destino da viagem e a data de ida e volta. Depois, preencha seus dados de contato e clique em pesquisar.
Você será redirecionado para a tela de cotação com as opções de seguradoras, planos e coberturas onde é possível comparar até 4 alternativas de planos simultaneamente, de maneira confiável e segura. Ao terminar a pesquisa, opte pela opção que mais atende às suas expectativas e não deixe de ler atentamente o contrato para se certificar de todas as informações.
Conclusão: Se você estava com dúvidas sobre bagagem extraviada, certamente esse conteúdo deve ter sido muito útil para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem. Garanta já seu seguro de viagem com tranquilidade e segurança, porque de Seguros Promo, você pode! Caso tenha dúvidas, comentários ou sugestões sobre este tema, não deixe de escrever aqui! Teremos muito prazer em te ajudar a escolher o melhor seguro para você.
Seguros Promo
Você deve ter percebido que nosso blog é fã da Seguros Promo :)! Isso é uma verdade, recebemos feedbacks de leitores elogiando muito o trabalho da Seguros Promo e por este motivo também apoiamos quem trabalha bem.
Aqui é a Fernanda parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.
Que bom que gostou 🙂