Melhores destinos para fazer intercâmbio

por Priscyla Fideles Compartilhe

Saber quais são os melhores destinos para fazer intercâmbio é uma dúvida recorrente entre os estudantes que sonham com essa possibilidade. E é claro que cada um possui seus objetivos. Alguns pretendem aprimorar um idioma, enquanto outros visam uma graduação ou até mesmo uma pós.

Levando em conta os custos locais, facilidade para conseguir visto, preço de passagens aéreas, entre outras coisas, reunimos aqui alguns dos melhores destinos para quem quer estudar no exterior. Confira quais são.

Intercâmbio em Malta

melhores destinos para fazer um intercâmbio

Malta é um destino que só ganhou fama recentemente. E por isso mesmo entra na nossa lista de melhores destinos para fazer intercâmbio. Isso porque durante um intercâmbio, muitas pessoas tem a mania de fazer amizade com outros brasileiros, e acabam não praticando o idioma local.

Em Malta, a maioria dos turistas são da Ásia ou da Europa, o que vai vai ser ótimo para que você possa exercitar o seu inglês e boicotar a ideia de usar os amigos brasileiros como muleta para não precisar falar a língua local.O idioma oficial do país é o Maltês, mas praticamente todo mundo fala inglês por lá também.

O país é pequeno, o que facilita muito para que quiser visitar outros países próximos como a Itália e a Grécia. Outra vantagem de fazer um intercâmbio em Malta é que os custos de vida no país são relativamente mais baixos quando comparados com outros países europeus.

Você pode usar o site Numbeo para comparar o custo de vida em Malta e na Irlanda, por exemplo. Que é outro destino super procurado para fazer intercâmbio na Europa.

Intercâmbio em Malta é ideal para quem quer aprender inglês, ter contato com uma língua diferente (no caso o maltês), explorar paisagens incríveis e conhecer outros estrangeiros.

Intercâmbio na Austrália e Nova Zelândia

melhores destinos para fazer intercâmbio

Austrália e Nova Zelândia são dois países da Oceania que fazem sucesso e estão sempre nas listas de melhores destinos para fazer intercâmbio. Os dois países são bastante receptivos com turistas e oferecem aos visitantes várias opções de atividades ao ar livre.

A Austrália é famosa devido a facilidade que oferece aos imigrantes. É um país multicultural e que ainda permite que os estudantes que estão em um curso de no mínimo 14 semanas trabalhem no país, o que pode te ajudar a bancar os custos de vida durante o intercâmbio.

Já a Nova Zelândia é um ótimo destino para quem curte esportes radicais e tem um custo de vida relativamente mais baixo do que outros destinos procurados para fazer um intercâmbio. Para viagens de até 3 meses, não é necessário visto para entrar no país.

Você também estará autorizado a trabalhar se estiver matriculado em um curso de no mínimo 14 semanas.

E se você é fã de Senhor dos Anéis por exemplo, vai adorar saber que na Nova Zelândia existe um tour que te leva para conhecer as paisagens dos filmes. Interessante, né?

Intercâmbio na Austrália ou na Nova Zelândia são ideais para quem gosta de aventuras e quer aprender inglês. A Austrália é ideal para quem quer curtir um clima parecido com o do Brasil.

Intercâmbio na África do Sul

melhores destinos para fazer intercâmbio

A África do Sul tem sido cada mais visada pelos estudantes e consequentemente, é considerada um dos melhores destinos para fazer um intercâmbio. Isso porque além de oferecer cursos com ótimo custo benefício, o país ainda te oferece a vantagem do dinheiro local ser menos valorizado do que o real.

A facilidade de entrada também é um atrativo, já que viagens de até 3 meses não fazem a exigência de visto.

Outra vantagem de fazer um intercâmbio na África do Sul é ter a chance de combinar os estudos com algum tipo de trabalho voluntário. O país sofre muito com a desigualdade social, então se você já quis ajudar de alguma forma, esse pode ser o momento.

Além de ser muito bem recebido pela alegria dos africanos, você ainda poderá fazer safáris durante as horas vagas e conhecer muitas das belezas naturais que o país guarda.

Intercâmbio na África do Sul é ideal para quem quer aliar os estudos a oportunidade de ajudar em importantes causas sociais. Além de conhecer uma cultura única e um povo famoso pela sua alegria.

Intercâmbio nos Estados Unidos

melhores destinos para fazer intercâmbio

É inegável que os Estados Unidos é um dos melhores destinos para fazer intercâmbio. Concorrido por estudantes de todo o mundo. E talvez por isso mesmo, o país ofereça uma variedade tão grande de cursos.

Os maiores obstáculos são: o preço dos cursos – que costuma ser bem alto – e a burocracia para conseguir tirar um visto americano. Mas é claro que muita gente não fica inibida com isso.

A maioria das pessoas abraça a ideia de que não existe lugar melhor no mundo para aprender a falar inglês americano do que os Estados Unidos.

A qualidade de ensino no país também é um atrativo, que faz muita gente suar a camisa para conseguir bancar os custos com as escolas locais.

Intercâmbio nos Estados Unidos é ideal para quem quer aprender o inglês com nativos, conhecer pessoas de todo o mundo e visitar vários dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo.

Intercâmbio no México

melhores destinos para fazer intercâmbio

Se você está pensando em quais são os melhores destinos para fazer intercâmbio e aprimorar o seu espanhol, o México é uma ótima opção. Muita gente vê a Espanha como a primeira opção, mas o México costuma ter um preço melhor e é menos visado por outros brasileiros.

Lembre-se sempre que quanto menos brasileiros no destino, maior será a prática do idioma local.

O México também oferece diversas opções de lazer, como Cancún por exemplo, onde estão localizadas algumas das praias mais bonitas do mundo. Além disso, o México coleciona cerca de 26 patrimônios mundiais tombados pela UNESCO.

Outro fator que faz do México um ótimo destino para fazer um intercâmbio são os próprios mexicanos. A receptividade dos moradores é sempre muito semelhante a nossa. Sem contar a cultura e os costumes que são simplesmente apaixonantes.

Intercâmbio no México é ideal para quem quer aprender espanhol e economizar uma grana, enquanto explora um país maravilhoso com uma cultura pra lá de marcante.

Intercâmbio na Irlanda

melhores destinos para fazer intercâmbio

A Irlanda é um dos melhores destinos para fazer intercâmbio. Um dos preferidos dos brasileiros, devido ao baixo custo de vida no país. Além de ter contato com o inglês o tempo todo, quem escolhe a Irlanda para fazer um intercâmbio ainda tem a vantagem de estar no continente europeu.

O processo de visto para estudantes também é bastante simples e pode ser obtido ao dar entrada no país. Se você estiver matriculado em curso com mais de 25 semanas de duração, também pode trabalhar no país por até 20 horas semanais.

E se você gosta de festas e cerveja, a Irlanda é definitivamente o destino ideal pra você. Foi lá que começou a tradição do Saint Patrick’s Day, que atualmente acontece em várias partes do mundo.

O país tem uma vida noturna agitada durante todo ano. Para se ter uma ideia só na capital Dublin, existem cerca de mil pubs.

Intercâmbio na Irlanda é ideal para quem quer estudar na Europa e ter permissão para trabalhar ao mesmo tempo. E além disso, ainda ter diversas opções de lazer para curtir os intervalos.

Intercâmbio no Canadá

melhores destinos para fazer intercâmbio

Não poderíamos encerrar a lista sem falar do Canadá. O país é um dos melhores destinos para fazer intercâmbio na América do Norte. É uma opção alternativa para quem não tem como bancar os altos preços dos Estados Unidos.

Os cursos canadenses costumam ser em média 30% mais baratos do que os americanos.

No Canadá, você terá contato com dois idiomas: inglês e francês. E a burocracia para entrar no país é beeem menor do que nos Estados Unidos. Também é possível conseguir um visto para trabalhar durante seu intercâmbio, tudo vai depender das especificidades do seu curso.

Outro lado positivo de escolher o Canadá como destino é que o país conta com paisagens incríveis, como as Cataratas do Niágara, por exemplo. E você vai viver tudo isso rodeado de várias culturas em um só lugar, já que o Canadá é um país multicultural e famoso por acolher muito bem os imigrantes.

Intercâmbio no Canadá é ideal para quem quer aprender inglês ou francês e faz questão de que seja na América do Norte.

E pra você? Quais são os melhores destinos para fazer intercâmbio?

São várias as opções para quem pretende fazer um intercâmbio. Analise bem as características de cada destino e escolha o que mais combina com o seu perfil de estudante. Reunimos também uma lista de países que aceitam que brasileiros trabalhem no país, confira aqui.

Não se esqueça que o seguro viagem é importante para qualquer destino. E durante um intercâmbio ele geralmente é indispensável. Faça sua pesquisa no nosso parceiro Seguros Promo e use o nosso cupom DICAS10 para conseguir 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!