Guia de Viagem: Uma épica viagem para Portugal

por Laryssa Xavier Compartilhe

Se engana quem pensa que uma viagem para Portugal é apenas a porta de entrada para conhecer outras cidades da Europa. A terra dos nossos colonizadores já foi até escolhida pelo The Huffington Post como um destino obrigatório para se visitar!

Aproveite as ofertas de Passagens Aéreas

Para nós, brasileiros, tudo fica ainda mais atrativo, afinal, compartilhamos desde algumas características culturais à nossa língua, o que pode deixar a experiência de viagem mais agravável. Além disso, o clima é mais ameno do que em outras partes do continente e o país não é tão caro quanto os outros mais visitados da Europa.

Mas como montar o roteiro ideal para uma viagem para Portugal? Vamos às sugestões do que você não pode deixar de conferir na sua passagem pelo país, assim como outras dicas importantes para que sua viagem para Portugal seja um sucesso.

Sabia quando fazer sua viagem para Portugal

O primeiro passo na hora de planejar sua viagem para Portugal é escolher a data. Apesar de ser um destino interessante durante todo o ano, uma dica é dar preferência para viagens durante a primavera ou o outono, período de baixa temporada, com clima mais agradável e menos turistas.

Durante o verão, por ser alta temporada, além dos preços altos, o país fica lotado de turistas e durante o inverno, os dias mais curtos podem atrapalhar alguns passeios e é necessário mais organização já que o comércio costuma encerrar as atividades mais cedo.

  • Verão: Para quem gosta de conhecer praias, uma viagem para Portugal no verão é perfeito para aproveitar os dias de sol e mar. O dia só escurece depois de nove horas da noite e assim dá para aproveitar muito o dia e caprichar no roteiro. Mas o melhor é evitar o final de julho e o mês de agosto, pois é quando as temperaturas estão muito mais elevadas.
  • Primavera: O período de baixa temporada é ideal para quem busca preço baixo e um país mais vazio, sem muitos turistas. Outro ponto positivo é que as atrações ficam abertas até mais tarde, já que só começa a escurecer após às 20h da noite. Além disso, é o período em que Portugal está mais charmosa e bonita.
  • Outono: Apesar de escurecer mais rápido que nas outras estações, o outono ainda é uma das melhores épocas para fazer uma viagem para Portugal. O clima é ameno no verão e menos frio que no inverno. Os preços para visitar o país nessa época também são mais baixos já que não é alta temporada.
  • Inverno: A época em que o país fica mais vazio. O dia acaba sendo menos produtivo, já que escurece mais cedo e os estabelecimentos fecham mais rápido. Os pontos positivos são que, apesar do frio, em Portugal faz menos frio que em outros países europeus e em algumas partes do norte dá até mesmo para ver neve.

Lugares para visitar em Portugal

Lisboa

viagem para Portugal - Lisboa

O primeiro lugar para visitar em uma viagem para Portugal é Lisboa, afinal, a capital portuguesa não fica de fora de roteiro nenhum por ser uma das cidades mais preparadas para receber turistas no país e recebe uma quantidade enorme de visitantes por ano.

Em Lisboa, você vai se encantar com o destino histórico que faz muitas conexões com nossa história e ainda oferece um turismo muito bem estruturado e para todos os tipos de viajantes. Para conhecer melhor a cidade, a dica é passear a pé (já que as ruelas já são uma atração a parte). Para enfrentar as subidas, vale optar pelos bondinhos que são tão conhecidos.

Na cidade não dá para deixar de fora do roteiro algumas coisas: provar o famoso Pastel de Belém que você só encontra em Portugal, visitar o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos. E para quem gosta de museus, a região tem muitas opções com destaque para o Museu da Arte, Arquitetura e Tecnologia e o Museu Coleção Berardo.

Porto

viagem para Portugal - Porto

Se você gosta de história, não pode deixar de incluir Porto no roteiro da sua viagem para Portugal. Com um centro histórico incrível protegido pela UNESCO, a cidade de Porto é um dos melhores destinos para conhecer Portugal – afinal, é uma das cidades mais antigas do país.

O destino encanta os viajantes com suas construções históricas, paisagens naturais e gastronomia de primeira, marca registrada de todas as cidades de Portugal. As atrações vão desde andar pelas ruelas de Porto às pontes do Porto. Além disso, você pode aproveitar a passagem por Porto para passear pela região do Douro, que é famosa por seus vinhedos e vinhos.

Sintra

viagem para Portugal - Sintra

Uma viagem de trem de Lisboa a Sintra dura apenas quarenta e cinco minutos e pode ser feito em um ou dois dias. Para quem deseja passar por lá em sua viagem para Portugal, vai encontrar uma gama de estilos arquitetônicos e uma cidade com jeitinho de interior.

Todos os passeios em Sintra começam no centro da velha Sintra. Lá você pode ver muitas ruas de paralelepípedos com lojas e bares, cenário típico de Portugal. A principal atração da cidade são os castelos e palácios, que antigamente abrigava os nobres portugueses.

Serra da Estrela

viagem para Portugal - Serra da Estrela

Se sua viagem para Portugal é durante o inverno, a Serra da Estrela é um destino obrigatório se você gosta de neve – e lá ainda vira o centro de diversão por causa da estação de esqui e você pode praticar esportes de neve. Já no verão, a serra não perde a graça. O gelo derrete formando lagoas que deixam a paisagem ainda mais bonita.

A principal atividade na Serra da Estrela é a criação de ovelhas e com o leite, é feito o queijo mais conhecido de Portugal e que você não pode deixar de provar. A especiaria é a grande marca da culinária na cidade, até mesmo porque há poucas opções de restaurantes na região. A dica é escolher bem a hospedagem (e de preferência com tudo incluso) para quem for passar mais dias na serra.

Informações para sua viagem para Portugal

  • Documentação: Se você vai para Portugal e está em dúvida de quais documentos levar, confira o que pode ser exigido na hora de entrar no país: passaporte (com validade superior à três meses da data da viagem), passagem aérea de volta (como comprovante da data que você deixará o país), comprovante de hospedagem, comprovante de renda e seguro viagem.
  • Visto: Não é necessário obter visto se sua viagem para Portugal for a turismo, uma viagem de negócios ou para realizar coberturas jornalísticas e culturais, porém é importante saber que a duração da viagem não pode ultrapassar noventa dias! Caso seja necessário, pode ser solicitado uma prorrogação no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras dentro do território português.
  • Seguro viagem: Um item essencial para garantir sua entrada em Portugal é o seguro viagem. Seguindo as exigências do Tratado de Schengen, para visitar Portugal, assim como qualquer outro país Europeu, você precisa estar segurado por uma cobertura mínima de 30 mil euros que vai garantir assistência em caso de doenças ou acidentes durante a viagem.

No nosso parceiro Seguros Promo, além de encontrar os melhores preços do mercado, você pode comprar até 4 diferentes coberturas para encontrar a que melhor irá te atender durante sua viagem para Portugal. E com nosso cupom DICAS10, você consegue um desconto de 10% no valor do seu plano.

Confira outros Guias de Viagem no nosso site:

Viagem para Portugal passagens em promoção