Dicas para Viagens

Como saber se um site é seguro?

por Priscyla Fideles Compartilhe

Com as infinitas opções de lojas virtuais que encontramos na internet, fica cada vez mais difícil saber se um site é seguro ou não. Pessoas mal intencionadas estão por todos os lados, seja para fazer uma fraude, encher o seu computador de vírus ou até mesmo roubar os dados do seu cartão de crédito.

Identificar se um site é seguro pode ser complicado, mas vamos te dar algumas dicas para que você fique expert em reconhecer selos de segurança, informações básicas e algumas pesquisas que podem te livrar de uma avalanche de problemas.

Saiba se o site é seguro pesquisando sua reputação

Um dos lugares mais utilizados para checar a reputação do site é o Reclame Aqui. Nele você encontra reclamações sobre a empresa e pode acompanhar os processos, como resposta do site para o reclamante e até a resolução do problema.

Uma breve pesquisa pelo Google pode te ajudar a tirar essas dúvida também. Muitas pessoas deixam comentários sobre os serviços da empresa. A partir daí você consegue avaliar os principais problemas da empresa ou suas melhores qualidades. Se tiver alguma dúvida se esse site é confiável, é imprescindível buscar essas informações.

Selos de segurança

Esse é um dos passos mais simples para conferir se o site onde você pretende comprar é seguro. Tudo que você precisa fazer é checar os selos de segurança. Normalmente, eles ficam posicionados estrategicamente no rodapé da página, para que a pessoa tenha facilidade de encontrá-los. Veja no exemplo abaixo no nosso site parceiro Passagens Promo:

site é seguro

Os selos de segurança mais usados nas lojas virtuais são:

ClearSale

Um dos selos mais utilizados pelas lojas virtuais atualmente. O ClearSale é uma empresa especializada em antifraude, que usa inteligência estatística para separar os pedidos comuns dos pedidos com risco de fraude. Caso o pedido se encaixe na segunda opção, alguém da empresa contratante deverá entrar em contato com o comprador para esclarecer o fato ao invés de reprovar o pedido automaticamente.

Site Blindado

O Site Blindado é um selo bastante conhecido. A empresa é especialista em segurança para o mercado virtual e trabalha analisando a vulnerabilidade dos sites 24h por dia, sendo capaz de monitorar procedimentos nacionais e internacionais.

Certificado de segurança SSL Blindado

O objetivo deste certificado é garantir para o comprador e também para o vendedor que nenhum hacker poderá interceptar as informações inseridas pelo usuário. Ele cria uma chave, – identificada como um cadeado localizado antes da URL – que indica que apenas você e o vendedor terão acesso às informações, criptografando seus dados para qualquer tentativa de fraude.

Procurar o CNPJ da empresa

Uma empresa só pode operar legalmente e emitir nota fiscal de um produto se possuir um CNPJ. Na maioria dos sites ele fica em um lugar de fácil visualização para o leitor, normalmente no rodapé da página. Sempre desconfie de sites que não possuem CNPJ e outros dados da empresa.

Mas lembre-se que só o CNPJ, não é garantia de segurança, por isso, sempre pesquise a empresa na Receita Federal para se certificar que o CNPJ é falso e no Serasa para saber se ela possui alguma pendência ou problema com a justiça.
No site Passagens Promo, o CNPJ e o endereço estão localizados logo abaixo dos selos de segurança.

Checar a URL

Como já citamos antes, um pequeno detalhe que faz toda a diferença é o cadeado, que aparece antes da URL. Esse cadeado indica que as informações inseridas no site, serão criptografadas de forma que apenas você e o vendedor terão acesso. Isso protege os clientes dos hackers, pois mesmo que de alguma forma as informações sejam interceptadas, elas serão inúteis, já que estarão criptografadas.

Sites que começam com HTTPS também são seguros e as chances de que terceiros utilizem seus dados são praticamente nulas. Já os sites que começam com HTTP, não possuem essa mesma garantia. Segue o exemplo de um site de compras seguro:

site é seguro

Mantenha seus programas de proteção atualizados

Mesmo tomando todos os cuidados citados até agora, é importante ter em mente que a internet ainda possui uma infinidade de sites inseguros e que tem a capacidade de se infiltrar no seu computador, espalhando vírus e outras ameaças que podem colocar em risco seus dados pessoais e enviá-los para outras pessoas sem que você saiba.

Pode parecer uma dica boba mas quando se trata de proteção, todo cuidado é pouco. Por isso, mantenha seus programas de proteção sempre atualizados para não correr risco de passar por qualquer situação desse tipo.

Agora que você já sabe como evitar os sites fraudulentos, venha conferir outra dica incrível de como economizar com passagens aéreas!