O período gestacional requer muitos cuidados para prevenir qualquer risco a saúde do bebê que ainda se encontra em formação. Um medo comum entre as futuras mamães é a viagem de avião durante a gravidez.
São muitos os mitos a respeito desse assunto, vamos esclarecer então quais os riscos reais para esse tipo de viagem e aproveitar para deixar algumas dicas de como tornar a viagem mais confortável para a gestante.
Grávidas podem viajar de avião?
Sim, grávidas podem viajar de avião. Normalmente não existe nenhum problema em viajar até o final do 6º mês de gestação, desde que não seja uma gravidez de risco, ou que a gestante apresente as seguintes complicações: sangramento de escape, diabete, pressão alta ou já tenha tido um bebê prematuro. Nesses casos é aconselhável buscar a orientação de um médico obstetra antes da viagem.
É importante sempre checar quais as regras da companhia aérea em relação às viagens no período gestacional, principalmente no período final da gravidez. A partir do 7º mês, gestantes só podem viajar apresentando um atestado médico que conste que ela está apta para viajar e depois do 8º mês, ela só poderá embarcar no avião se estiver acompanhada de um médico.
Existe risco para a gestante ou para o bebê?
Se a gestante estiver saudável, não tiver nenhuma das complicações citadas, não existe nenhum risco. É comum que a gestante se sinta desconfortável durante o vôo, principalmente se estiver no início da gestação, devido às náuseas e os enjoos.
A pressão do ar na cabine do avião é menor do que em altitudes baixas, portanto, é normal que seus batimentos cardíacos e a pressão arterial aumentem para que você possa absorver o oxigênio. Portanto é normal ocorrer uma leve queda de pressão. É recomendado evitar os aviões menores e não pressurizados.
Como tornar o vôo menos desconfortável?
Viajar de avião pode ser bastante desconfortável, principalmente em voos mais longos, para mulheres grávidas essa situação fica ainda mais desagradável. As inúmeras idas ao banheiro, o inchaço nas pernas e nos pés, o risco do aumento de varizes mas não se assuste, para tudo existe solução.
Seguindo algumas dicas é possível evitar essas situações de desconforto:
- Reserve sua poltrona no meio do avião, que é a parte mais estável e portanto não irá causar tanto enjoo;
- Evite ficar muito tempo na mesma posição, mova as pernas, estique, movimente-se;
- Em voos mais longos, procure andar pelo avião a cada 1 hora para estimular a circulação do sangue;
- Utilize meias elásticas de média compressão evitar o risco de trombose;
- Evite tomar refrigerantes e bebidas com cafeína pois durante o voo os gases podem gerar muito mais incômodo;
- Certifique-se de que o seu assento ficará no corredor para facilitar as idas ao banheiro;
- O ar do avião costuma ser muito seco, portanto beba bastante água para se manter hidratada
Contrate um seguro viagem para gestante
Mesmo com todas as garantias de uma gravidez saudável, é sempre importante contar com o auxílio de um seguro viagem. Assim, caso venha a acontecer qualquer imprevisto durante a viagem, você não ficará em apuros longe da sua cidade natal.
O site seguros promo oferece aos clientes o melhor preço e disponibiliza uma comparação detalhada das coberturas oferecidas pelas maiores seguradoras atuantes no mercado. Confira os preços das seguradoras que garantem assistência médica para gestantes e viaje tranquila.
E com o cupom DICAS10 você, nosso leitor tem 10% de desconto na compra do seu seguro viagem, acesse já o site Seguros Promo e garanta sua tranquilidade durante a viagem!