Se você teve a viagem cancelada por causa do furacão Irma, não se preocupe, você não foi o único, e com certeza não irá sair prejudicado por causa desse desastre ambiental que vem deixando o mundo inteiro de cabelo em pé.
Entenda o furacão Irma
Esse fenômeno já causou 17 mortes e deixou milhares de pessoas desabrigadas durante sua passagem pelas ilhas do Caribe, atualmente ele está se movendo para regiões como Cuba, Bahamas e para o estado norte americano da Flórida. O Irma é considerado o furacão de categoria 5 com a maior duração de toda história da meteorologia.
Por isso, companhias aéreas como a Latam, Avianca, American Airlines e Azul já cancelaram cerca de 27 voos que tinham como destino ou ponto de partida o estado da Flórida, nos Estados Unidos. Portanto, se você tem alguma passagem comprada para essas regiões, verifique o site da companhia para saber se você teve sua viagem cancelada.
Quais medidas foram tomadas pelas companhias aéreas?
Cada companhia aérea adotou suas próprias medidas a respeito dos cancelamentos. A Latam vai permitir a alteração nas datas sem multa ou diferença nas tarifas para viajantes que tiveram a viagem cancelada para Punta Cana (República Dominicana), Miami, Havana (Cuba) e Orlando, entre os dias 5 e 11 setembro.
A Gol informou que ainda não cancelou nenhum voo até o momento, mas está permitindo a remarcação dos voos de forma gratuita, assim como a Azul, que está analisando as possibilidades de cancelar voos, por isso, fique atento aos comunicados emitidos no site da companhia.
A American Airlines já cancelou alguns voos para os destinos que foram atingidos pelo furacão e nos próximos dias deverá cancelar outros. A companhia não está fazendo cobranças para alterações de última hora nos voos.
Para mais informações sobre cancelamentos e reembolsos, consulte o site da companhia aérea.
Como proceder em caso de Viagem cancelada ?
Muitos passageiros podem se sentir perdidos e frustrados ao receber o comunicado de viagem cancelada. Mas existem algumas regras que protegem os viajantes. Por isso, é importante se informar sobre os seus direitos para poder exigir o cumprimento das leis, caso se sinta prejudicado.
A primeira informação importante é que em caso de atraso ou cancelamento do voo, a companhia tem a obrigação de te informar o motivo e arcar com suas despesas materiais para garantir que você tenha o mínimo de conforto durante esse tipo de situação.
Segundo as regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), mesmo no caso do furacão Irma, onde o culpado pelo atraso ou até mesmo cancelamento da viagem, é um desastre natural, o passageiro tem direito a assistência material.
Isso vale tanto para situações em que o voo atrasou por causa do mau tempo, quanto para situações em que o mau tempo fez com que o viajante perdesse o voo. Nesse caso, você pode receber seu dinheiro de volta ou remarcar seu voo.
Mas se no final das contas, você ainda se sentir prejudicado, tem o total direito de abrir uma ação contra a companhia aérea para pedir indenização, para isso, procure o Procon ou o Poder Judiciário e não deixe de registrar sua reclamação junto a ANAC.
Quer saber mais sobre seus direitos em caso de atraso e cancelamento de voo? Confira nosso texto e saiba tudo sobre o assunto!