Programas de milhas: saiba como eles funcionam

por Priscyla Fideles Compartilhe

Se você viaja muito, com certeza já deve ter ouvido falar sobre os programas de milhas. Viajar usando milhas tem sido a saída encontrada por muita gente para economizar na hora de comprar passagens aéreas. Mas você sabe como esses programas funcionam?

Acumulando milhas, você pode viajar gastando bem menos, ou mesmo sem gastar nada. Isso porque ao atingir o valor exigido, você pode trocar as milhas em passagens aéreas nacionais, internacionais, hospedagem e serviços como upgrade na passagem, produtos, roupas e até combustível.

Como acumular milhas?

Para acumular milhas, o viajante deve estar cadastrado em um dos programas de milhas das companhias aéreas.

Os programas funcionam como uma estratégia de fidelização. Dessa forma, todas as vezes que você compra passagens na companhia cadastrada ou em alguma loja parceira, você acumula milhas.

Para participar dos programas de milhas, é preciso entrar no site da companhia e se cadastrar. Consulte quais são as lojas parceiras para dar preferência na hora de fazer suas compras.

Ao finalizar o cadastro, você irá receber um número de fidelização que deve ser disponibilizado sempre que você fizer uma compra de passagens ou de produtos em lojas cadastradas.

Como funcionam os programas de milhas de cada companhia?

Já falamos qual o processo para acumular milhas e como funciona. Isso é um ponto em comum para todos programas de milhas. Mas é claro que cada um possui suas peculiaridades. E é delas que vamos falar aqui.

Avianca – Programa Amigo

A Avianca possui um programa de milhas chamado Amigo. Através dele o viajante acumula pontos a cada passagem comprada na companhia. Os pontos possuem valores fixos, que independem da distância do voo e podem ser resgatados a partir de 10.000.

A Avianca possui 3 categorias do programa de fidelidade: Amigo, Amigo Prata e Amigo Ouro. Quanto maior a categoria do viajante e quanto maior o valor da tarifa, mais pontos você acumula.

Um diferencial do Amigos para os outros programas de milhas é a possibilidade de criar uma conta família. Onde até 4 parentes de primeiro grau podem acumular e combinar suas milhas. Elas tem validade de até 2 anos após a data em que foram adquiridas.

Azul – Programa TudoAzul

Na Azul, os viajantes já tem a vantagem de ser premiados com 1.000 pontos ao fazer o cadastro no programa. Além disso, ações simples como check-in online também acarretam em pontos.

A grande diferença entre o TudoAzul e os demais programas de milhas, é que o acúmulo de pontos acontece de acordo com os reais gastos. Se você está na categoria TudoAzul, a cada real gasto, são gerados 2 pontos.

Já na categoria TudoAzul Safira, cada real pode ser convertido em até 4 pontos. A possível fazer o resgate a partir de 5.000 pontos e as milhas tem validade de até 2 anos.

Gol – Programa Smiles

Um dos programas de milhas mais conhecidos é o Smiles. Com ele você acumula milhas não só na Gol, mas também voando com as companhias Delta, Air France, KLM, Qatar, Aerolíneas Argentinas, TAP Portugal, Copa Airlines, Air Canada, AeroMexico, Emirate, Korean Air, Etihad Airways e Alitalia.

Outra vantagem do Smiles é a grande rede afiliada de lojas, como Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio, Extra, e muitos outros.

Para trocar as milhas para uma viagem nacional ou pela América do Sul é necessário acumular 10.000 pontos. Para América do Norte e América Central, são necessários 25.000 pontos e Europa 35.000.

São quatro as categorias do programa, Smiles, Prata, Ouro e Diamante. A quantidade de milhas acumuladas a cada viagem, vai depender da distância entre os trechos e do valor da tarifa. As milhas tem validade de 36 meses.

Latam – Latam fidelidade

A Latam participa do maior programa de fidelidade do Brasil, a rede Multiplus. Ao se cadastrar no programa, o viajante não só acumula pontos voando com a Latam, mas também acumula ao voar com outras 27 companhias que fazem parte do grupo Star Alliance.

A grande vantagem do programa Multiplus em relação aos outros programas de milhas é a grande rede de estabelecimentos que fazem parte do grupo. Isso facilita muito para quem não costuma voar tanto.

O Programa de Fidelidade da Latam possui 5 categorias, cada uma com seu multiplicador (os multiplicadores são multiplicados ao valor da passagem aérea e convertido em pontos):

Latam – 2,5 para voos domésticos // 5 para voos internacionais
Gold – 4 para voos domésticos // 8 para voos internacionais
Platinum – 6 para voos domésticos // 10 para voos internacionais
Black – 7 para voos domésticos // 11 para voos internacionais
Black Signature – 8 para voos domésticos // 12 para voos internacionais

Funciona da seguinte maneira: Vamos supor que você comprou uma passagem de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro, que custou 200 reais e a sua categoria é Latam, o cálculo será feito assim:

  • 💰 R$ 200,00 x 2,5 = 500 pontos Multiplus

A quantidade mínima de pontos para resgatar para viajar pela América do Sul, é de 10.000 pontos. Enquanto para América do Norte é de 20.000. É importante ficar de olho pois a companhia pode soltar algumas promoções durante o ano, que alteram o número de pontos exigidos.

Como acumular pontos pelo cartão de crédito?

Assim como as companhia aéreas possuem os programas de milhas, os bancos também costumam possuir um programa de fidelidade vinculado ao cartão de crédito.

Dessa forma, qualquer pessoa com um cartão de crédito, está apta a participar do programa e acumular pontos no pagamento da fatura. A quantidade de pontos por valor pode variar de um programa para o outro.

Esses pontos podem ser usados para comprar produtos em lojas parceiras, podem ser transferidos para os programas de milhas e até usados para conseguir descontos na anuidade do cartão.

Consulte o seu banco para saber como transferir os pontos do seu cartão de crédito para um dos programas de milhas escolhido.

Se interessou por algum dos Programas de Milhas?

Com tantas vantagens de se cadastrar nos programas de milhas, você provavelmente já deve ter se interessado e escolhido o seu favorito.

E se você faz parte do Clube Smiles – ou está pensando em fazer –, vai gostar de saber que é possível fazer reserva de hotel com milhas! Quer saber mais? Confira no nosso texto sobre Reserva de Hotéis com milhas Smiles e comece a planejar sua próxima viagem!