Desde sua vitória nas eleições do ano passado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem dado declarações e tomado algumas decisões polêmicas que atualmente são discutidas por toda a população mundial.
O decreto que barrava por 120 dias a entrada dos refugiados sírios e cidadãos de países como Iraque, Síria, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen no país, foi a decisão mais comentada desde o início de seu mandato. Essa ordem foi suspensa dias depois por um tribunal americano que considerou o decreto “discriminatório e inconstitucional”.
A política protecionista de Trump tem afetado inclusive o ramo de turismo, isso porque a entrada e permanência no país foi dificultada pelo atual presidente. Para nós brasileiros, algumas medidas devem ser levadas em consideração.
O que muda para quem precisa de um visto de turista?
Antes, as entrevistas com o consulado eram obrigatórias para as pessoas de 16 a 65 anos, e tinham validade de até 4 anos. Com o decreto, as entrevistas passam a ser obrigatórias para as pessoas de 14 a 78 anos e tem validade de apenas 1 ano.
Com essa mudança, ocorrerá um aumento na demanda das entrevistas e vistos em todo o mundo, consequentemente, o tempo para marcar a entrevista e conseguir o visto podem aumentar.
É recomendado planejar a viagem e agendar sua entrevista com bastante antecedência e apesar dos inúmeros conselhos, evite comprar as passagens aéreas e reservar hotéis antes de ter essa parte resolvida.
O que muda para quem quer trabalhar nos EUA?
Pessoas com a intenção de trabalhar nos Estados Unidos, podem enfrentar certa dificuldade para conseguir o visto. Isso porque o governo Trump cogita a possibilidade de fazer alterações na política para emissão de vistos para trabalhadores.
O presidente tem defendido a ideia de que os vistos de trabalho são emitidos em excesso, o que segundo ele, gera um aumento no número de estrangeiros ocupando as vagas de americanos e faz com que os salários nacionais diminuam.
Essa medida irá afetar diretamente os trabalhadores de todos os tipos, isso porque muitos intercambistas precisam trabalhar para se sustentar no país, além é claro de quem pretende estabelecer moradia no Estados Unidos.
Atualmente quem possui o visto de estudante, tem autorização para trabalhar até um ano depois de formado. Estudantes da área de ciências, tecnologia, engenharia e matemática têm essa autorização por quase 3 anos.
Esse benefício ajudava os estudantes a ter tempo para conseguir o visto de trabalho. Agora, o governo Trump estuda o fim desta autorização.
Gostou do nosso conteúdo? Siga nossa página no facebook e fique por dentro de todas as nossas dicas e novidades!