Viagem de cinema: os passos de Amélie Poulain em Paris

por Priscyla Fideles Compartilhe

O turismo cinéfilo tem crescido bastante com ajuda da internet. Isso porque são vários os sites que disponibilizam roteiros de lugares usados como cenários de filmes. Assim os fãs podem refazer o percurso dos seus personagens favoritos e viver uma verdadeira viagem de cinema.

No filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, a cidade cenário é nada mais nada menos que Paris. Quer seguir os passos da personagem na cidade Luz? A gente conta quais são os principais lugares que aparecem no filme. Vem conferir?!<

Paris: comece seu roteiro na Estação de Metrô Lamarck

O bairro principal de Paris que aparece no filme é o Montmartre. Nossa primeira parada nessa viagem de cinema é na Estação de metrô Lamarck Caulaincourt Para chegar a estação você só precisa pegar o metrô na linha 12.

Nessa estação foi gravada uma das cenas mais comoventes do filme, quando Amélie Poulain guia um senhor cego enquanto descreve entusiasmada tudo o que via pela frente. No final do passeio ela deixa ele na estação e sobe as escadas correndo.

Amelie Poulain em Paris

Amélie Poulain em Paris – caminhada pela rua Saint-Vincent

Saindo da estação Lamarck, atravesse a rua Caulaincourt, desça a rua Place Constantin Pecqueur e entre na primeira rua à esquerda. Ali, na rua Saint-Vincent, foram gravadas as cenas finais e fofíssimas do filme, onde Amélie Poulain e Nino passeiam de bicicleta. Particularmente, eu sou apaixonada com essas cenas e seria o ponto alto da minha viagem de cinema passar por essa rua de Paris.

Amelie Poulain em Paris

Na capital Francesa, pegue um cineminha no Studio 28

Saindo da rua Saint-Vincent, volte a rua Place Constantin e siga até a rua Girardon. Na descida você vai passar pela Praça Dalida, onde tem uma estátua da cantora. Seguindo o mesmo rumo até a rua Tholozé, número 10. Lá você vai encontrar o Stúdio 28, cinema onde Amélie ia para assistir filmes e observar o rosto das pessoas no escuro. Menina estranha, gostei.

Amelie Poulain em Paris

Experimente o crème brûlée do café onde Amélie trabalhava

Continuando a sua viagem de cinema pela capital francesa Paris, continue descendo pela rua Tholozé até chegar na Rua Lepic. Nessa rua está localizado o Café des Deux Moulins, onde Amélie trabalhava e onde se passaram várias cenas do filme.

Amelie Poulain em Paris

O café realmente existe e serve o famoso crème brûlée, sobremesa preferida de Amélie Poulain, aquela que ela gosta de quebrar a casquinha com a colher.

Estação Abbesses em Paris – dê uma passadinha lá

Foi na estação Abbesses que Amélie Poulain viu Nino pela primeira vez, enquanto ele recolhia fotografias rasgadas em uma cabine de fotos. A estação é uma das mais profundas de Paris e fica a 36 metros abaixo da rua. São 180 degraus para quem quiser encarar a escada. Quem não quiser pode pegar um elevador.

Amelie Poulain em Paris

Para chegar a estação, siga do Café des Deux Moulins para a rua des Abbesses e procure pela estação Abbesses. Quem sabe durante essa sua viagem de cinema você não encontra seu Nino ou sua Amélie?!

Conheça a mercearia do filme Amélie Poulain em Paris

A mercearia que ficava no caminho da casa de Amélie Poulain, é um lugar real e se chama “AU MARCHÉ DE LA BUTTE”. Fica pertinho da estação Abbesses e é parada obrigatória em Paris para os fãs do filme.

Amelie Poulain

Saindo da Estação Abbesses, siga para a Passage de Abbesses, assim que terminar de subir as escadas você vai dar de cara com a mercearia do filme.

Visite a imperdível Praça Saint-Pierre em Paris

Saindo da mercearia, caminhe até a Praça Saint-Pierre. Na praça foram gravadas uma das cenas mais divertidas do filme, quando Amélie Poulain deixa pistas para Nino pegar de volta seu álbum de fotos.

Amelie Poulain

Nino subiu correndo cerca de 200 degraus até chegar ao principal ponto do bairro de Montmartre e ao mais alto ponto de Paris, a Basílica do Sagrado Coração. Se não tiver disposição para os degraus, você pode pegar o funicular, no lado esquerdo da praça. Basta comprar o ingresso, como o do metrô. Lá em cima você será presenteado com uma vista incrível da cidade.

Siga até a estação Gare de L’est

O lugar aparece algumas vezes ao longo do filme. E foi na escadaria da Estação Gare de L’est em Paris, que Amélie Poulain desvendou o mistério do homem das fotos. Para chegar a estação, siga da Praça Saint-Pierre até a Estação Barbès – Rochechouart (linha 4).

Amelie Poulain

Na estação você também encontra as cabines de foto, são várias espalhadas por Paris. Mas se já estiver na estação, pode aproveitar para tirar fotos em um dos cenários do filme e deixar registrado sua viagem de cinema.

Visite o Canal de Saint Martin

O Canal de Saint Martin não é só um dos pontos famosos de Paris, como também um dos lugares preferidos de Amélie Poulain. É lá que a personagem vai para atirar pedrinhas na água e pensar na vida.

Amelie Poulain

O Canal de Saint Martin fica pertinho da Estação Gare de L’este, dá pra chegar caminhando.

Como seguir os passos de Amélie Poulain em Paris?

Para facilitar a sua viagem de cinema, criamos um roteiro no mapa passando pelos principais pontos que aparecem no filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. No caminho você ainda vai encontrar diversos outros pontos turísticos, além de ganhar uma nova perspectiva de Paris, fugindo do roteiro óbvio.

Em Paris, o seguro viagem é obrigatório

Não importa se você vai para a França ou outro país da Europa, o seguro é realmente necessário. Agora se você vai para Lisboa, Paris, Londres ou qualquer outro destino da Europa, você é obrigado a fazer um seguro viagem para poder entrar lá.

O seguro viagem internacional é a garantia que se você tiver qualquer problema na Europa, vai estar completamente coberto de toda a assistência necessária. E muita gente acha que ele é um custo muito alto a mais, mas na verdade, é super barato (e nele já está incluso assistência médica, assistência odontológica, seguro contra extravio de bagagem e muitas outras coberturas que podem vir a ser necessárias). É uma forma de viajar tranquilo e não ter imprevistos no exterior.

Seguros Promo é um site de comparação de preços e consolidadora online das seguradoras. Além da credibilidade, o site Seguros Promo possui outros diferenciais:

  • Você pode parcelar a compra do seu seguro em até 10 vezes sem juros;
  • Se tiver dúvidas, você pode falar com um consultor;
  • Sem taxa de cancelamento: você pode fazer o cancelamento do seguro em até 48 horas antes da viagem.

Já está programando sua viagem de cinema para Paris?

Se já estiver planejando viver essa viagem de cinema, confira aqui algumas dicas para a sua viagem à Paris e aproveite o que a cidade tem de melhor para oferecer!

Mas se os planos de viagem ainda não saíram do papel, dá uma olhadinha na nossa lista de filmes que podem inspirar sua próxima viagem e comece a se programar.