Viajar de graça pelo Brasil: saiba como e quem tem direito

por Laryssa Xavier Compartilhe

Se você pensa que fazer uma viagem é muito caro, temos aqui um tipo que cabe em qualquer bolso: viajar de graça! Muita gente não sabe, mas existe uma lei que prevê o direito de viajar de graça pelo Brasil.

Como fazer para viajar de graça?

A gente sabe bem que cair na estrada é um dos maiores prazeres para quem adora viajar, mas muitas vezes, na ponta do lápis, financeiramente, a conta não fecha e os planos precisam ser sempre adiados.

Mas e se você soubesse que dá para viajar de graça de ônibus (e até de avião)? Este post é para você que quer descobrir como e quem tem direito de viajar pelo Brasil sem pagar nada!

E vale lembrar que TODO MUNDO tem direito à viajar de graça! Então, continue lendo porque você com certeza vai se encaixar em algum!

Crianças podem viajar sem pagar!

viajar de graça

Viajar com a criançada demanda muito planejamento, mas com certeza a questão financeira já não pode mais ser um empecilho depois deste texto! Crianças com menos de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), podem viajar de graça em embarcações interestaduais, desde que sejam transportadas no colo de um adulto pagante.

Até em ônibus internacionais essa regra pode ser aplicada, porém, de qualquer forma a criança precisa passar pelo guichê da viação para retirar seu bilhete de gratuidade. Já para viagens de avião, crianças podem viajar gratuitamente até 2 anos de idade.

Pessoas com deficiência não pagam passagem

viajar de graça

Se você possui algum tipo de deficiência física, mental, visual, auditiva ou múltipla, saiba que também é seu direito viajar de graça pelo Brasil. A Lei exige que cada empresa reserve dois assentos no veículo para pessoas com alguma limitação.

Quem se enquadra nesse grupo e quer ter acesso às passagens para viajar de graça, é preciso se cadastrar no programa Passe Livre e preencher o Formulário para Requerimento de Beneficiário, onde estará a Declaração de Composição de Renda Familiar e um Atestado Médico Padrão do Passe Livre, que deve ser assinado por junta médica do SUS.

O tempo para análise e envio da carteirinha é de até 30 dias. Aí, com a credencial em mãos, é só cair na estrada para aproveitar!

Idosos podem viajar de graça

viajar de graça

A gente sabe que o amor por viagens corre na veia dos brasileiros em geral, mas se tem um grupo que está aproveitando mesmo é a galera acima dos 60 anos. E temos uma notícia boa para esse grupo: idosos também estão na lista de quem tem direito ao benefício de viajar de graça!

É o Estatuto do Idoso que garante que as empresas reservem dois assentos gratuitos para os idosos (e caso eles já não estejam mais disponíveis na hora de fazer a reserva, pessoas acima dos 60 anos têm direito à 50% de desconto).

Para conseguir viajar de graça é necessário que o idoso busque a emissão da sua Carteira do Idoso. Primeiro, o interessado deve fazer seu Cadastro Único do Governo Federal. Depois é só comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social mais próximo, levando junto a documentação para a finalização do cadastro.

A Carteira do Idoso tem até 90 para ficar pronta, mas enquanto ela não chega, nada de ficar em cassa! Você pode usar a declaração que é disponibilizada com validade de 180 dias.

Ah, vale lembrar que para ter direito de viajar de graça, o idoso precisa ter mais de 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Caso esteja dentro dessas condições, é só adquirir o bilhete com seis horas de antecedência para viagens de até 500 km ou 12 horas para as viagens acima de 500 km.

Jovens de baixa renda têm o direito de viajar de graça

viajar de graça

Os jovens com idade entre 15 e 29 anos de baixa renda também tem direito à viajar de graça! As duas passagens gratuitas para esse grupo valem para viagens interestaduais, e caso elas já não estejam mais disponíveis, o jovem tem a opção de viajar pagando valores reduzidos.

Para conseguir ter acesso ao benefício, o jovem precisa obrigatoriamente estar dentro da faixa etária e comprovar que sua renda familiar seja menor que dois salários mínimos. Além disso, é necessário estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Se você se enquadra no perfil, leia este post para saber tudo sobre o programa ID Jovem e garantir suas viagens sem pagar nada!

Todo brasileiro pode viajar sem pagar pelo Brasil

viajar de graça

Aposto que por essa você não esperava! Todo cidadão brasileiro pode viajar gratuitamente de avião pelo Brasil! Isso porque voar pela Força Aérea Brasileira não é exclusividade de políticos nem de militares. O lado ruim é que não assim tão fácil conseguir pegar uma carona com a FAB (já que a disponibilidade de voos não é grande nem o número de vagas). 😪

Mas para quem ainda quer tentar a sorte e tem disponibilidade de datas, vale a tentativa. Preencha a ficha de interesse no Correio Aéreo Nacional mais próximo da sua região (leve com você uma cópia do seu RG e comprovante de endereço), informe o destino desejado e espere o contato. Esse contato pode acontecer em no máximo 10 dias. Se eles não entrarem em contato nesse prazo, você deve fazer o cadastro novamente.

Não existe um limite de voos que você pode fazer pela FAB e se você conseguir fazer pelo menos uma já vai ser lucro! Não dá para agendar seu voo, caso apareça uma vaga, você é informado na véspera ou até mesmo no dia. Então é bom já deixar a mala pronta pelos próximos 10 dias.

E na hora de preparar as malas, seja econômico. Caso aconteça alguma alteração de passageiros antes da decolagem, viaja de graça quem carrega menos peso de bagagem.

Ficou alguma dúvida? Acesse o site da FAB.

E aí, já está pronto para viajar?

Se você se encaixa em qualquer um desses perfis, não perca tempo! Vá logo preparar a documentação para conseguir usufruir do seu benefício de viajar de graça pelo nosso país.

Mas se você não faz parte de nenhum grupo, nem tudo está perdido! Aqui no Dicas Para Viagens, nós trazemos muitas dicas de como você pode viajar de graça ou economizar muito em suas viagens.

Com o house sitting você consegue economizar viajando com hospedagem grátis ou você pode viajar de graça realizando um trabalho voluntário. Opções não faltam… então, aproveite!