Dicas para Viagens

Viagem cancelada por causa do furacão Irma? Saiba como proceder!

por Priscyla Fideles Compartilhe

Se você teve a viagem cancelada por causa do furacão Irma, não se preocupe, você não foi o único, e com certeza não irá sair prejudicado por causa desse desastre ambiental que vem deixando o mundo inteiro de cabelo em pé.

Entenda o furacão Irma

Esse fenômeno já causou 17 mortes e deixou milhares de pessoas desabrigadas durante sua passagem pelas ilhas do Caribe, atualmente ele está se movendo para regiões como Cuba, Bahamas e para o estado norte americano da Flórida. O Irma é considerado o furacão de categoria 5 com a maior duração de toda história da meteorologia.

Por isso, companhias aéreas como a Latam, Avianca, American Airlines e Azul já cancelaram cerca de 27 voos que tinham como destino ou ponto de partida o estado da Flórida, nos Estados Unidos. Portanto, se você tem alguma passagem comprada para essas regiões, verifique o site da companhia para saber se você teve sua viagem cancelada.

Quais medidas foram tomadas pelas companhias aéreas?

Viagem cancelada medidas foram tomadas pelas companhias aéreas

Cada companhia aérea adotou suas próprias medidas a respeito dos cancelamentos. A Latam vai permitir a alteração nas datas sem multa ou diferença nas tarifas para viajantes que tiveram a viagem cancelada para Punta Cana (República Dominicana), Miami, Havana (Cuba) e Orlando, entre os dias 5 e 11 setembro.

A Gol informou que ainda não cancelou nenhum voo até o momento, mas está permitindo a remarcação dos voos de forma gratuita, assim como a Azul, que está analisando as possibilidades de cancelar voos, por isso, fique atento aos comunicados emitidos no site da companhia.

A American Airlines já cancelou alguns voos para os destinos que foram atingidos pelo furacão e nos próximos dias deverá cancelar outros. A companhia não está fazendo cobranças para alterações de última hora nos voos.

Para mais informações sobre cancelamentos e reembolsos, consulte o site da companhia aérea.

Como proceder em caso de Viagem cancelada ?

Muitos passageiros podem se sentir perdidos e frustrados ao receber o comunicado de viagem cancelada. Mas existem algumas regras que protegem os viajantes. Por isso, é importante se informar sobre os seus direitos para poder exigir o cumprimento das leis, caso se sinta prejudicado.

A primeira informação importante é que em caso de atraso ou cancelamento do voo, a companhia tem a obrigação de te informar o motivo e arcar com suas despesas materiais para garantir que você tenha o mínimo de conforto durante esse tipo de situação.

Segundo as regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), mesmo no caso do furacão Irma, onde o culpado pelo atraso ou até mesmo cancelamento da viagem, é um desastre natural, o passageiro tem direito a assistência material.

Isso vale tanto para situações em que o voo atrasou por causa do mau tempo, quanto para situações em que o mau tempo fez com que o viajante perdesse o voo. Nesse caso, você pode receber seu dinheiro de volta ou remarcar seu voo.

Mas se no final das contas, você ainda se sentir prejudicado, tem o total direito de abrir uma ação contra a companhia aérea para pedir indenização, para isso, procure o Procon ou o Poder Judiciário e não deixe de registrar sua reclamação junto a ANAC.

Quer saber mais sobre seus direitos em caso de atraso e cancelamento de voo? Confira nosso texto e saiba tudo sobre o assunto!