Top 10 itens de acampamento que não podem faltar

por Laryssa Xavier Compartilhe

Uma dúvida muito comum para quem vai acampar pela primeira vez é sobre os itens de acampamento essenciais para não passar por nenhum sufoco. No entanto, até aqueles viajantes mais acostumados podem acabar esquecendo alguma coisa importante em casa.

Isso porque muitas coisas precisam ser levadas em conta na hora de arrumar a mochila – e o tipo do seu camping influencia muito no momento de fazer o checklist. Mas, para te ajudar, confira nossa lista com itens que não podem faltar em qualquer tipo de acampamento.

Tipos de acampamento: escolha seu camping ideal

Cada tipo de acampamento tem alguma característica diferente de outros e isso influencia diretamente no que levar com você para o camping. Para acampamentos mais roots, por exemplo, você pode precisar colocar itens de acampar a mais na mochila.

Para começar, que tal descobrir qual tipo de acampamento combina mais com você? Saiba tudo sobre isso.

Acampamento bivaque

No acampamento bivaque, o campista dorme ao relento, podendo ser em um saco de dormir, colchão inflável ou uma rede. Nesse tipo de camping, tudo é feito ao ar livre e com o maior conforto possível com os itens de acampar necessários.

Acampamento selvagem

O acampamento selvagem é aquele sem estrutura e que não é feito em locais privados. O lugar é da escolha do campista, pode ser em florestas, em praias, no topo de alguma montanha ou qualquer outro lugar. Por ser um tipo de camping sem estrutura, há alguns itens de acampar que ajudam a ter uma boa estadia.

Acampamento estruturado

Os acampamentos estruturados, apesar da organização, não perdem em nada no quesito aventura. A diferença está na estrutura que o campista vai encontrar no local. Há áreas próprias para a montagem das barracas e tem banheiros, iluminação noturna e pontos de energia.

Checklist para camping: Itens de acampamento que não podem faltar

itens de acampamento
itens de acampamento
1. Mochila

É claro que o primeiro dos itens de acampamento para providenciar é a mochila. Afinal, o que é uma aventura sem uma mochila cargueira nas costas? Não dá para ir para um camping levando mala de rodinha ou de mão, porque você pode precisar andar para outros lugares levando seus pertences ou até fazer uma trilha para chegar ao camping.

2. Barraca

Quando se fala em itens para acampar logo vem a tão importante barraca em nossa mente. Talvez esse seja o item mais difícil para escolher na hora de se preparar para o camping. A dica é sempre fazer sua escolha baseada na marca, no tamanho e no modelo da barraca. E, claro, o clima local de onde você irá acampar.

Opte sempre por barracas impermeáveis e fique atento ao tamanho. Barracas para duas pessoas são ideais para duplas, porém sem espaço para as mochilas. Se você precisa acomodar duas pessoas mais os itens de acampamento, pegue sempre tamanhos maiores.

Se o seu camping é em um local mais frio, a melhor opção é uma barraca menor, pois conserva mais a temperatura corporal. Já em locais quentes e que fazem muito calor, escolha barracas maiores para ter mais ventilação e circulação do ar.

3. Lanternas

Lanternas é um dos itens de acampamento mais úteis para os campistas, isso porque nem sempre o camping é iluminado e procurar as coisas dentro da barraca ou cozinhar no escuro é muito complicado.
Uma boa opção são os headlamp, aquela pequena lanterna que fica presa à cabeça e deixa as mãos livres para fazer o que você precisa. Seja para o headlamp ou para uma lanterna comum, não esqueça de levar pilhas extras. Não adianta nada levar a lanterna e ficar sem luz do mesmo jeito, não é?!

4. Saco de dormir

Sacos de dormir são os itens de acampamento mais práticos. É leve, tem alguns próprios para temperaturas mais amenas e outros que aguentam temperaturas muito baixas. Na hora de comprar, fique atento a temperatura indicada, há diferentes sacos para diferentes temperaturas, é só procurar a que melhor irá te atender.

5. Repelente

Não dá para falar em acampamento e não lembrar em mosquitos, ainda mais nos acampamentos bivaques e os selvagens, quando os campistas estão geralmente em mais contato com a natureza e sem grandes estruturas.

A dica é usar repelente sempre e repassar periodicamente para garantir o efeito. Dependendo de onde você for acampar, aqueles repelentes comuns podem não ser o suficiente. Se puder, opte por repelentes caseiros ou os extremes, que duram por mais tempo.

6. Itens de higiene

Separe os itens de higiene que você acha fundamental e que não passaria alguns dias sem usar. Mas jamais esqueça o principal: papel higiênico! Nunca se sabe o que vai encontrar nos banheiros dos campings – sempre temos que lidar com a possibilidade de faltar. E para quem vai acampar no meio do nada, levar papel é ainda mais indispensável.

7. Caixa térmica

Caixa térmica (bolsa ou cooler) é fundamental para fazer camping ao ar livre. Assim você pode preservar os alimentos e mantê-los protegidos do calor, umidade e animais que possam rondar o local. Uma boa dica é nunca comer dentro da barraca ou jogar restos de comida perto dela, pois ao contrário você vai dar de cara com animais indesejados.

8. Dinheiro

Sempre leve com você uma quantidade de dinheiro vivo. Dependendo de onde você for acampar, pode ser muito difícil encontrar estabelecimentos que aceitem cartão – e que tenham sinal de internet para tal. Leve o necessário para passar os dias e mais um extra para o caso de imprevistos.

9. Cadeados

Não dá para acampar com tranquilidade sem cadeados! É importante você sempre ter pelo menos um para trancar sua barraca – seja na hora de dormir ou para guardar seus itens de acampamento lá dentro quando você precisar sair.

10. Kit primeiros socorros

Monte seu kit de primeiros socorros e nunca o deixe para trás. Além dos medicamentos que você possa fazer uso diariamente, leve alguns remédios que podem ajudar. Antialérgicos são fundamentais, além disso, ande sempre com medicamentos para dor de cabeça e muscular. Eles podem ser muito necessários!

Preparado para acampar?

Agora que você já viu quais são os itens de acampamento fundamentais para fazer um camping, confira nossa lista de lugares para se aventurar e escolha o destino da sua próxima viagem!