Seria o fim da cobrança do roaming internacional?

por Laryssa Xavier Compartilhe

Se você tem o sonho de viajar pelo exterior sem pagar taxas altas para usar internet, receber sms ou realizar ligações, saiba que esse momento pode acontecer – e em pouco tempo!

O Brasil foi um dos 19 países a assinar a Carta de Buenos Aires, acordo que pretende dar fim a cobrança do roaming internacional nas redes móveis até 2022. Alguns dos países mais visitados pelos brasileiros como a Argentina, o Canadá, o Chile, o México, o Uruguai e o Estados Unidos também assinaram o acordo.

O que mudaria com o fim da cobrança do roaming internacional?

Com o fim da cobrança do roaming internacional, seria possível usar o chip da sua operadora brasileira, caso haja rede, sem as caríssimas cobranças de roaming internacional. O desejo de todo viajante!

Ainda não se sabe como será feita a extinção – ou se isso de fato acontecerá! Mas podemos trabalhar em cima de uma possível redução das tarifas. As propostas ainda serão apresentadas em uma primeira reunião marcada para maio deste ano.

Vale lembrar que as ações são implementadas de acordo com a prioridade de cada uma e o fim da cobrança do roaming internacional é de prioridade média.

Quanto custa usar o celular no exterior?

fim da cobrança de roaming internacional

O preço das operadoras para o uso do celular no exterior variam de acordo com o destino, demanda e o plano que o cliente já possui. É importante ficar atento às taxas da sua operadora se você não quiser gastar a mais com o chamado roaming internacional.

Os preços variam para clientes que são pré-pagos ou pós-pagos. Podem variar ainda mais com os pacotes mensais ou promoções especiais, se comparados com o valor das diárias. Em todos eles, porém, são poucos minutos para chamadas e franquias bastante limitadas.

Confira quais são os preços dos planos das operadoras brasileiras e entenda como funciona o roaming internacional de cada uma delas.

Roaming internacional Vivo

Para quem usa um chip da vivo e quer usar também durante a viagem, a operadora oferece uma opção para quem vai para o exterior.

fim da cobrança de roaming internacional

Os benefícios oferecidos pela operadora para as diárias são:

❗️ Franquia de internet 2G, 3G ou 4G.

❗️ 50 minutos de ligações no país ou para o Brasil (ligações para outros países é cobrado 1,99/min).

❗️ SMS ilimitado para qualquer operadora.

Os serviços de internet, voz e sms para quem escolhe a opção de roaming internacional da vivo são válidas até 23:59 no horário local do país de destino!

Roaming internacional Claro

Já na Claro, os serviços variam para as linhas pré, pós-pago e controle. Clientes pré-pago e controle só tem a opção de roaming internacional pago por minuto, com variação de valores dependendo do país de destino.

Agora, os clientes Claro pós-pago, além do roaming internacional diário, podem escolher o Pacote América ou o Pacote Mundo que valem durante 30 dias da data de ativação ou até durarem os dados. Para ambos os pacotes, só é válida a ativação para clientes que já tenham roaming ativo.

Se você ainda não tem e deseja ativar o seu é bem simples. O ativamento é feito automaticamente após o pagamento da primeira fatura do plano.

fim da cobrança de roaming internacional

Roaming internacional Tim

A tim oferece duas opções para os clientes que querem usar o roaming internacional em suas viagens. Para os planos de Tim pós-pago o Pós Liberty Passport funciona como um roaming internacional diário. Ele é ativado logo após o pagamento da primeira fatura e conta com os serviços de dados e voz.

fim da cobrança de roaming internacional

O pacote Passport é válido por 30 dias ou enquanto durarem as franquias e conta com 30 minutos de ligações + uma franquia de dados escolhida pelo viajante. Assim, você pode montar o plano perfeito para sua viagem ajustando a franquia de acordo com sua necessidade.

fim da cobrança de roaming internacional

Roaming internacional Oi

Já as opções disponibilizadas pela operadora Oi são válidas apenas para clientes pós-pago. Nenhum plano de roaming internacional é elegível para clientes controle ou pré-pago.

Para quem é cliente pós-pago, a operadora oferece pacotes de voz e internet com valores variados para os destinos. Em todos são 30 minutos de ligações recebidas e realizadas, nacionais e internacionais. Já a franquia de internet conta com 50MB enquanto durar os dados.

Também há a opção de cobrança de minutos avulsos e SMS. Na maioria dos países a cobrança por minuto é de U$ 1,85 e U$ 1,54 por SMS. Mas em alguns destinos como a Índia, por exemplo, o valor do minuto pode ser mais alto.

E aí, ficou animado com a ideia do fim da cobrança do roaming internacional?

Nós do DPV ficamos na torcida para que realmente aconteça o fim da cobrança do roaming internacional, ou quem sabe uma redução?! Enquanto isso não acontece, confira as ofertas do nosso parceiro Travel Mobile para ficar conectado em suas viagens!