Dica de viagem: confira avaliações em sites de reserva

por Laryssa Xavier Compartilhe

O que seria de nós, viajantes, sem os sites de reserva? Já pensou? Se você é como eu, que depois de escolher o destino já corre à procura de dica de viagem e opiniões sobre hotéis e atrações, este post foi feito para você! Vamos descobrir como avaliar reviews nesses sites que são uma mão na roda na hora de planejar nossa viagem

Sites de reversa: como confiar em avaliações?

Nesse tempo em que fazemos tudo pela internet, sites como TripAdvisor, Reclame Aqui e Booking pode ser um quebra galho na hora de planejar todos os detalhes de uma viagem. O grande problema é que nem sempre nós sabemos no que confiar, já que são tantas avaliações e informações diferentes.

Essa falta de credibilidade deixa ainda mais difícil saber se tal atração vale a pena, se devemos nos hospedar em um hotel ou em outro ou se um restaurante é de boa qualidade.

Eu mesma já estive a ponto de desistir de me hospedar em um hotel que tinha um ótimo preço e com uma localização que me atendeu perfeitamente, por conta dos reviews que encontrei na internet.

Na época eu fiz a reserva mesmo assim e resolvi contar com a sorte; torcendo para que os comentários negativos fossem apenas experiências ruins de outros hóspedes ou reviews duvidosas feitas por quem apenas queria colocar em cheque a reputação do hotel concorrente.

Se não fosse mentira, eu provavelmente dormiria com baratas e em um quarto mofado, mas ainda bem que não foi isso que aconteceu.

A experiência foi ótima e serviu para analisar o quão verdadeira são algumas opiniões que encontramos em sites de reserva ou como podemos nos enganar com algumas delas.

Então, pensando nisso, resolvemos trazer a dica de viagem mais interessante para o seu planejamento: vem aprender como avaliar algumas reviews e não entrar em uma furada! 🙂

Dica de viagem: como avaliar reviews

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Saiba o que você realmente precisa

Não adianta sair lendo comentários sobre lugares se eles sequer condizem com seu perfil de viajante, não é? O primeiro passo é sempre definir quais são suas expectativas. A maioria das reviews não satisfeitas são causadas porque a expectativa da pessoa não condizia com o local escolhido ou o preço que foi pago.

Por exemplo, não adianta tentar economizar se hospedando em um hostel, com quarto compartilhado, se privacidade é um item essencial para você. Ou pagar muito barato em um hotel e esperar um quarto com hidromassagem e champanhe!

Para um mochileiro, acredito eu, uma boa cama para dormir já é luxo e suficiente. Mas e um casal em lua de mel? Será que suas exigências não pedem algo mais sofisticado? Tudo depende do tipo de viagem e do perfil do viajante!

As avaliações mais recentes são as mais importantes

Lembra que eu disse que quase desisti de me hospedar em determinado hotel por causa das avaliações negativas? Então! Bastou uma pesquisa mais aprofundada, uma atenção maior para as avaliações mais recentes, para descobrir que o hotel passou por algumas reformas e muita coisa tinha mudado.

Por isso é tão importante não se basear apenas em reviews antigos; estabelecimentos passam por reformas o tempo todo e as equipes de funcionários podem ser mudadas com frequência.

Ainda assim, vale a pena ler as avaliações negativas com muita atenção; só assim vai saber se os problemas relatados por lá são aceitáveis para você.

Reviews negativos, e agora?

A dica primordial é ficar de olho primeiro nas avaliações negativas! Até porque, a gente já faz uma reserva esperando encontrar coisa boa e é muito pior ser surpreendido para o lado negativo.

Claro, não dá para seguir a risca a opinião de outros viajantes. É o que foi dito no começo desse post, tudo depende da sua expectativa! E o que foi um problema para um, pode não ser para você.

Então, veja com atenção cada review negativo. A queixa é realmente um problema para você? Não? Ok, vá em frente. Agora, se for um problema para o seu tipo de viagem também, chegou a hora de partir para outra estratégia: observe as reclamações e veja com qual frequência elas se repetem.

Essa é a melhor maneira de separar qual dica de viagem é realmente útil e quais reviews são falsos ou frustrações de expectativas

Quer um exemplo? Em uma viagem para Londres, no hostel que fiquei, vi uma discussão entre uma hóspede e o dono do lugar. Não é preciso ser um gênio para imaginar que, se ela fizesse uma reclamação, citaria o acontecido e reclamaria do hostel, dos funcionários e da recepção que teve no lugar.

É claro que a reclamação dela seria válida, afinal, aquilo realmente aconteceu. Mas eu, por outro lado, não tive esse problema e minha estadia foi bem tranquila. Basear-se em casos isolados pode ser uma fria. O ideal é se atentar para as reclamações mais frequentes; elas sim denunciam os problemas reais.

Escolhendo empresas pela internet

Eu aposto que você também é do time que já vai logo olhando as redes socais e críticas que uma empresa recebe na hora de contratar um serviço. E isso é normal! Sempre queremos olhar os antecedentes antes de fechar um negócio para não ter dor de cabeça depois.

Sites como TripAdvisor, Reclame Aqui, Expedia e Booking são ótimos para fazer essa apuração – e agora que você já sabe como avaliar tudo que lê por lá, vai ser bem mais fácil escolher as empresas certas para fechar sua viagem!

Nosso parceiro Passagens Promo, por exemplo, é selo RA1000 no site Reclame Aqui. O selo RA1000 destaca as empresas que tem ótimos índices de atendimento e nosso parceiro é a segunda empresa brasileira a receber o selo no segmento turístico! É ou não é uma boa empresa para te acompanhar durante sua viagem?

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